>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Modos de foco automático




Que tipo de nome é AI Servo? Quando você olha para os modos de foco automático em sua câmera – se você usa Canon – esse será um dos modos. É um nome ridículo.

Estou reclamando desse nome por um motivo. E é isso que entender e escolher um modo de foco automático pode ser realmente fácil se os fabricantes de câmeras não usassem nomes tão obtusos. Essencialmente, todo o assunto se divide em uma decisão sobre se a câmera deve
  • (a) foco em um ponto estacionário e não alterar o foco, ou
  • (b) tentar rastrear um assunto em movimento e mude o foco.

É isso.

Mas em vez de usar nomes úteis reais (algo como “estacionário” e “rastreamento”), os fabricantes de câmeras dificultam desnecessariamente esse assunto usando nomes como AI Servo. E também não estou apenas escolhendo a Canon – a Nikon não é melhor. Os modos de foco automático da Nikon são chamados de “AF-S” e “AF-C”. Isso é útil? Não muito.

Então vamos desmistificar um pouco esse assunto. Primeiro, vamos simplificar os nomes. Depois disso, falarei um pouco mais sobre como os modos funcionam e quando você pode usá-los.

Nomeando os modos de foco automático


Como já mencionei, os únicos modos de foco que você usará são (a) estacionário ou (b) rastreamento. Eu vou ter mais sobre como eles funcionam em um segundo. Mas, por enquanto, este gráfico deve explicar um pouco os modos de foco automático, então pelo menos você saberá o que o modo de foco automático da sua câmera está fazendo:



(A nomenclatura da Nikon realmente começa a fazer um pouco de sentido quando você sabe que o “S” significa “Único” e o “C” significa “Contínuo”.)

Mantenha este gráfico em mente enquanto falamos sobre os dois modos aqui. Se você vir outros modos de foco automático em sua câmera, vá em frente e ignore-os. Sério, os únicos dois modos que você precisará usar são estacionário e rastreamento (ou o que quer que eles sejam chamados em sua câmera).

Foco Estacionário (“One Shot” no mundo Canon, “AF-S” no mundo Nikon)


O primeiro e mais comum modo de foco automático é o que chamo de foco estacionário, e o que a Canon chama de One Shot e a Nikon chama de AF-S. Este modo de foco é simples. A câmera simplesmente foca em uma coisa e, depois de configurá-la, o foco não se move. Está definido e pronto. Você define seu foco em algo, e o foco permanece definido até que você tire a foto. Você pode acenar com sua câmera em todo o lugar e o foco não mudará (a menos que você o redefina).

Este modo é obviamente ótimo onde seu assunto não está se movendo. Nesse caso, você apenas se concentra no que deseja e tira a foto. Além disso, você provavelmente achará esse modo útil mesmo quando estiver de frente para um objeto em movimento. Você só precisa se mover rapidamente para definir o foco e tirar a foto. Você também pode antecipar o ponto de foco e definir seu ponto de foco para esse local.

Rastreamento (“AI Servo” no Canon World, “AF-C” no Nikon World)


O único outro modo de foco automático que você deve usar é o que eu chamo de modo de rastreamento, e o que a Canon chama de AI Servo e a Nikon chama de AF-C. Este é o modo de foco que tenta rastrear um assunto em movimento. Essencialmente, quando você define seu foco (pressione o botão do obturador até a metade), sua câmera tentará identificar o assunto e, em seguida, mudará continuamente o foco para manter esse assunto em foco. Também é chamado de foco “preditivo” porque a câmera está adivinhando o que o assunto fará à medida que as coisas mudam no quadro.

Este modo de foco automático é obviamente mover onde você tem um assunto em movimento. Eu pessoalmente não gosto e quase nunca uso. Ele tem sido usado com grande sucesso, no entanto, por fotógrafos esportivos que obviamente lidam com assuntos em movimento, bem como fotógrafos de vida selvagem rastreando animais em movimento com suas câmeras. Se você fotografar muitos esportes e vida selvagem, poderá usar muito esse modo. Caso contrário, fique com Estacionário (One Shot ou AF-S).

Esqueça os outros modos


Os fabricantes de câmeras também tentam enganar suas câmeras com outros modos. Tudo isso deve ser ignorado.

Em particular, a Canon inclui um modo em suas câmeras chamado AI Focus. É uma espécie de cruzamento entre foco estacionário e rastreamento, o que parece promissor, exceto que não funciona muito bem. Eu nunca fui capaz de usá-lo e, enquanto eu pensava que era apenas eu, fiz algumas leituras recentemente, onde a maioria dos outros declarou que esse modo era inútil. Deve ser evitado.

A Nikon também inclui outros modos em suas câmeras. Estes devem ser ignorados também.

Os modos de foco automático a serem usados


Então, qual modo você deve usar?

Sempre que puder, use o modo de foco automático estacionário (One Shot na Canon e AF-S na Nikon). Ele simplesmente funciona melhor e é o mais fácil de usar. Mesmo onde o assunto está se movendo um pouco, você deve ser capaz de definir o foco e tirar a foto rapidamente. Tenha em mente que só porque seu assunto está se movendo não significa necessariamente que seu foco está mudando muito. Por exemplo, se você estiver à margem de um evento esportivo e um jogador estiver correndo pelo campo, ele pode estar essencialmente à mesma distância de você, de modo que seu foco não mude. Certifique-se de verificar isso.

No entanto, onde você está tendo dificuldade em focar por causa de um assunto em movimento, mude para o foco automático de rastreamento (AI Servo na Canon e AF-C na Nikon). Assim, por exemplo, quando você quiser pegar um pássaro em voo ou algo se movendo rapidamente, isso será um salva-vidas. Eu acho que você vai encontrar essas ocasiões poucas e distantes entre si. A melhor prática é mantê-lo no modo estacionário e apenas alternar para o modo de rastreamento quando necessário.