>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Entendendo os modos da câmera

Aqui vamos passar rapidamente pelos modos no seletor de modo da sua câmera. Vamos falar sobre eles na ordem do menor controle para o maior controle do fotógrafo.

Modo automático:  Esse modo é conhecido entre os fotógrafos esnobes como "Modo Idiota". Quando você usa esse modo, você basicamente transforma sua câmera em um ponto e fotografa (embora com melhor qualidade de imagem devido ao sensor maior). Nesse modo, o computador em sua câmera controla todas as configurações de sua câmera e você não pode fazer nada a respeito.

Não use este modo. Se você realmente deseja que o computador configure tudo para você (o que eu não recomendo), use o modo Programa, que é discutido a seguir.

Modo de programa:  Nesse modo, o computador da sua câmera define todas as configurações de exposição. No entanto, se desejar, você pode ajustar a abertura ou a velocidade do obturador para cima ou para baixo. Quando você faz isso, porém, o computador fará um ajuste correspondente para manter a exposição onde acha que deveria estar. Em outras palavras, se você diminuir a velocidade do obturador em um clique, o computador abrirá a abertura em um clique para compensar a alteração que você acabou de fazer e manter a mesma exposição.

Geralmente, em um mostrador diferente ou às vezes no menu da câmera, você também pode dizer à câmera para subexpor ou superexpor também. Isso é conhecido como Compensação de Exposição. Isso lhe dá controle adicional sobre a câmera. Aplica-se nos próximos dois modos listados aqui também.

Se você ainda não entende a exposição ou ainda não se sente à vontade para operar as configurações da câmera por conta própria, você pode usar este modo. O computador não permitirá que você se desvie de uma exposição automática, então sua foto deve ficar boa, mas você pode ajustar a abertura ou a velocidade do obturador à medida que ganha um pouco de confiança com sua câmera. Você deve priorizar o modo de prioridade de abertura ou o modo manual assim que puder.

Modo de prioridade do obturador:  Não vou me debruçar sobre esse modo porque ninguém o usa. Basicamente, você define a velocidade do obturador e o computador define a abertura. Suponho que possa ter algum aplicativo em que você absolutamente deve usar uma determinada velocidade do obturador, mas isso é bastante remoto e, em qualquer caso, existem outras maneiras de fazer isso. Esqueça este modo.

Modo de prioridade de abertura:  Junto com o Manual, este é um dos modos comumente usados ​​por fotógrafos avançados. Você define a abertura e o computador em sua câmera define a velocidade do obturador.

Como a abertura é fundamental para determinar a profundidade de campo, muitos fotógrafos querem se concentrar nisso e deixar que o computador cuide da velocidade do obturador para eles. Portanto, este modo faz muito sentido. É frequentemente descrito como o melhor de todos os mundos; que é o controle do fotógrafo onde importa (abertura) e a velocidade de um computador onde normalmente não importa (velocidade do obturador).

É claro que às vezes a velocidade do obturador é importante. Mas é simples mover a configuração de abertura de olho na mudança correspondente na velocidade do obturador feita pelo computador.

Devo mencionar que o fotógrafo sempre definirá o ISO nesse modo também.

Modo manual:  É como soa. O fotógrafo tem controle total sobre a abertura, velocidade do obturador e ISO. O computador não oferecerá nenhuma orientação.

Muitos fotógrafos avançados usam este modo. Ele ajuda você a dominar a câmera e, depois de se acostumar, pode se mover rapidamente. As desvantagens são que você não pode ajustar as configurações tão rápido quanto o computador, e às vezes você esquece de alterar uma configuração.

Isso é tudo para as descrições. Você deve ter um bom controle sobre os modos de câmera agora. Para levá-lo para casa, no entanto, ofereço-lhe uma analogia.

Você controla o futuro da humanidade

Como você sabe, a maioria das histórias de ficção científica do fim do mundo envolvem humanos cedendo um pouco de controle demais aos robôs, até que um dia os robôs se perguntam por que precisam desses humanos irritantes por perto e assumir (pense em Matrix ou O Exterminador do Futuro). Há muito a aprender com esses filmes para sua fotografia. Quando se trata de sua câmera, não ceda muito controle ao robô em sua câmera. Nunca se sabe, pode tomar conta. Ao mesmo tempo, o robô pode ser útil e melhorar sua vida.

Então, escolha a configuração da sua câmera e leia abaixo o cenário futuro que você criou com sua escolha.

Modo totalmente automático:  Você cedeu o controle do mundo para os robôs. Idiota. Tudo está perdido.

Modo de Programa: Você cedeu o controle do mundo para os robôs, mas construiu uma substituição. Movimento interessante. Arriscado, obviamente, mas há esperança de uma aquisição humana no futuro.

Modo de prioridade de abertura:  Você está vivendo em equilíbrio com os robôs. Bom trabalho. No entanto, não fique muito confortável.

Manual:  Só por segurança, você aboliu completamente os robôs. Você pode ser acusado de ser excessivamente conservador, mas definitivamente não haverá robôs atrapalhando seu futuro (fotografias).

Ok, estou apenas me divertindo aqui. Só para esclarecer, você deve estar trabalhando para usar o modo de prioridade de abertura ou o modo manual em todas as suas fotografias. Você pode usar outros modos como uma muleta se estiver apenas começando, mas deve fazer um esforço real para se afastar deles o mais rápido possível.