>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

10 dicas não técnicas para melhorar sua fotografia agora

Parece que toda vez que alguém dá dicas sobre como melhorar a fotografia, eles começam com algo técnico. Isso é compreensível; há um monte de coisas técnicas para aprender na fotografia. Ao mesmo tempo, parece que deve haver alguns não técnicos coisas que poderiam ser feitas hoje - agora - para melhorar.

Acontece que existem. Aqui estão minhas 10 dicas não técnicas que você pode usar agora para melhorar suas fotos. Experimente-os no tempo líquido que você está fotografando. Garanto uma melhoria instantânea na sua fotografia ao ar livre.

1. Abaixe-se no chão

Todos nós adoramos uma boa foto cênica, mas muitas vezes elas parecem fotos comuns. Todos nós parecemos ter que aprender a lição de que uma ótima vista não é igual a uma ótima imagem.

O fato é que a maioria das grandes fotografias de paisagens dá a ilusão de que você pode entrar direto na imagem. Isso é feito abaixando-se no chão para que seu primeiro plano seja um close-up de um padrão, plantas ou algum tipo de formação no chão.

Na próxima vez que você estiver naquele belo local, não tire a foto de pé. Em vez disso, agache-se e veja a cena dessa maneira. Ao olhar pelo visor ou pelo LCD, preocupe-se mais com o primeiro plano (ou o terço inferior) da imagem.

O plano de fundo cuidará de si mesmo, pois foi o que fez com que você colocasse a câmera na frente dos olhos.

2. Preencha o quadro

Isso não pode ser exagerado o suficiente.

Todos nós costumamos colocar alguns elementos de fundo em nossa imagem para que nossos espectadores reconheçam o local ou o contexto da imagem. O problema é que os iniciantes sempre colocam muito contexto na imagem e isso dilui o assunto. De qualquer forma, nós, humanos, somos incrivelmente perceptivos e podemos colocar o contexto da foto com apenas as mais ínfimas pistas.

Da próxima vez, tente incluir apenas  o sujeito.

3. Coloque seu assunto um pouco fora do centro

Quase nenhuma ótima imagem tem o assunto bem no meio da imagem. Além disso, as linhas-chave quase nunca estão no meio da imagem. Aqui estão algumas diretrizes para evitar que você centralize itens em seu porta-retratos:

  • Decida qual é o seu assunto e mova-o um pouco para fora do centro.
  • Se você tem uma linha do horizonte, não a coloque bem no meio, mas um pouco para cima ou um pouco para baixo. Se você quiser acentuar o céu, coloque a linha do horizonte um pouco para baixo. Por outro lado, se você quiser acentuar o primeiro plano, coloque a linha do horizonte um pouco mais alta na imagem.
  • Se você estiver fotografando uma pessoa, coloque-a levemente para o lado (geralmente do lado oposto ao tamanho para o qual ela está olhando para parecer que ela está olhando> a imagem).

Você ficará surpreso com os resultados que essa pequena mudança fará em suas composições.

4. Tornar mais escuro

Diferentes níveis de exposição criam diferentes humores. Isto é especialmente verdadeiro para a subexposição. Cria uma sensação de drama e às vezes mistério. Outro benefício de subexpor ligeiramente suas imagens é que isso faz com que suas cores pareçam mais saturadas. Não exagere, mas da próxima vez tente diminuir um pouco o nível de exposição.

5. Aproxime-se

Um primo próximo da dica "preencher o quadro" (vale a pena repetir) é se aproximar do assunto. Agora aproxime-se. Agora aproxime-se ainda mais. Na verdade, você ainda pode não estar perto o suficiente. Mantenha-se nisso.

6. Aguarde ação

Então, você tem uma ótima cena pronta. Talvez seja uma paisagem, talvez uma cena urbana. Vá em frente e tire a foto, mas depois reconheça que você provavelmente acabou de tirar a mesma foto que todos os outros.

A cena não vai a lugar nenhum. Aguarde um desenvolvimento interessante. Pode ser uma pessoa andando pela cena. Pode ser um bando de pássaros. Pode ser qualquer coisa, então mantenha os olhos abertos. Esse algo extra pode ser o que diferencia sua foto de inúmeras fotos da mesma coisa.

Você não precisa esperar o dia todo, mas mais um minuto ou dois podem fazer toda a diferença.

7. Enquadre o assunto

Muitas vezes você se deparará com um assunto interessante, mas sem antecedentes interessantes. Uma ótima solução para esse problema é usar um quadro dentro do seu quadro. Pode ser um quadro completo ou parcial. Os exemplos mais óbvios são portas, janelas e galhos de árvores, mas quase tudo pode ser usado.

8. Fortaleça-se

Logo antes de sair para tirar fotos, veja a melhor fotografia que encontrar. Se você ainda não tem seus lugares favoritos, comece com a página Popular em 500 px. Fazer isso antes de sair parece sempre tirar fotos melhores.

Sei que você não acredita em mim, mas faz uma GRANDE diferença. Experimente e você será um crente.

9. Faça várias exposições

Não basta tirar uma foto e sair, supondo que você acertou a. Tire fotos de diferentes ângulos. Desça e depois suba. Fique atrás de seu assunto e depois na frente dele. Os profissionais chamam isso de “trabalhar a cena” e não é incomum que eles tirem dezenas de fotos da mesma coisa de perspectivas ligeiramente diferentes.

Lembre-se de que com a fotografia digital não custa nada tirar fotos – então aproveite e tire muito deles.

10. Excluir, excluir, excluir (ou pelo menos não mostrar a ninguém)

Em relação à dica anterior, depois de terminar de fotografar, não mostre às pessoas todas as fotos diferentes que você acabou de tirar da mesma coisa!

Quando você olha para uma ótima foto pendurada na parede ou na capa de uma revista, ela também não mostra as outras 300 fotos que o fotógrafo tirou naquele dia não são tão bons. Eles apenas mostram o melhor.

Pegue uma página do livro deles e mostre apenas suas melhores fotos. Isso pode ser um fator limitante agora, mas você ficará surpreso com a rapidez com que sua coleção de ótimas fotos cresce.

Faça isso hoje

Essas são todas as dicas que você pode colocar em prática hoje. Você não precisa de nenhum equipamento especial. O custo total de todos os equipamentos extras necessários para colocar essas dicas em ação é de US$ 0. Então experimente e você verá uma melhora imediata.