>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Guia de compensação de exposição

Compensação de exposição:principais conclusões

  • A exposição refere-se ao brilho de uma imagem
  • Geralmente, sua câmera obtém a exposição correta, mas quando a função de exposição da sua câmera falha, a compensação de exposição permite aumentar ou diminuir a exposição
  • Use compensação de exposição negativa ao fotografar assuntos escuros
  • Use compensação de exposição positiva ao fotografar assuntos claros
  • Não tenha medo de super ou subexpor deliberadamente para obter resultados artísticos

Você quer saber o que é compensação de exposição?

Você quer entender como a compensação de exposição pode ser usada para fotos incríveis?

Você veio ao lugar certo.

Porque este artigo compartilhará tudo o que você precisa saber para fotos impressionantes usando compensação de exposição. Você descobrirá o que é e como usá-lo; quando você sair, você será um mestre em compensação de exposição.

Vamos começar.

O que é compensação de exposição?


Para entender a compensação de exposição (também conhecida como EV ), você deve entender os básicos de exposição :

A exposição é o nível de brilho em uma imagem.

Portanto, uma foto bem exposta é bonita e brilhante, sem ser muito brilhante. Segue uma foto bem exposta:

Enquanto uma foto superexposta é excessivamente brilhante, assim:

Contra uma foto subexposta e, portanto, muito escura:

Faz sentido?

Agora, quando você usa um modo de câmera semiautomático, como Prioridade de Abertura, Prioridade de Obturador ou Programa, você decide algumas das configurações da câmera.

Mas sua câmera decide as configurações restantes, com base em sua leitura da cena.

Então, quando você usa o modo de prioridade de abertura, você seleciona a abertura. E sua câmera selecionará uma velocidade do obturador que produzirá uma boa exposição.

Mas às vezes…

Às vezes, sua câmera seleciona um ruim exposição. Pode escolher uma velocidade do obturador muito curta, resultando em uma foto escura. Ou pode escolher uma velocidade do obturador muito longa, resultando em uma foto extremamente brilhante.

É quando você precisa de compensação de exposição.

Como a compensação de exposição informa à sua câmera, Ei, torne esta foto mais brilhante do que o seu medidor diz .

E então sua câmera irá iluminar a foto em resposta, distorcendo sua escolha de velocidade do obturador (supondo que você esteja usando Prioridade de Abertura).

Então, aqui está um processo básico passo a passo para usar a compensação de exposição:

Primeiro, você tira uma foto, deixando o medidor da câmera fazer o trabalho de exposição.

Segundo, você olha para o histograma no LCD e percebe que a foto está muito escura ou muito clara. Então você disca um pouco de compensação de exposição, dizendo à sua câmera para fazer algumas alterações na abertura ou na velocidade do obturador.

Finalmente, você tira uma segunda foto – que deve ficar linda.

Usando a compensação de exposição:modos de câmera


A compensação de exposição só pode ser usada em alguns modos de câmera:
  • Modo de programa.
  • Modo de prioridade do obturador.
  • E modo de prioridade de abertura.

Depois de definir sua câmera para um desses modos por meio do seletor de modo, você pode ativar a compensação de exposição.

Procure um botão com o +/- ícone ou gire a roda na parte traseira de sua câmera. Um deles provavelmente permitirá que você trabalhe com o recurso de compensação de exposição, mas se não, dê uma olhada rápida no manual da sua câmera.

Ao usar a compensação de exposição, lembre-se de que o + símbolo indica maior brilho. Portanto, se você adicionar uma compensação de exposição positiva, terá uma foto mais brilhante.

E o símbolo indica diminuição do brilho. Esta é uma compensação de exposição negativa e fará com que sua câmera escureça a foto.

Você também pode discar em diferentes quantidades de compensação de exposição. As câmeras geralmente permitem que você defina a compensação de exposição em incrementos de 1/3 de ponto, para que você possa adicionar +1/3, +2/3, +1, etc., geralmente até +2. Você pode fazer o mesmo na direção negativa, adicionando -1/3, -2/3, -3, geralmente até -2. Observe que uma mudança de 1/3 de ponto corresponde a um único passo na abertura ou velocidade do obturador (por exemplo, 1/125s a 1/160s ou f/1.4 a f/1.8).

Quando usar a compensação de exposição no campo


Às vezes, você não percebe que sua câmera vai ter a exposição errada. Então você tem que confiar no LCD da sua câmera para decidir se a exposição está desligada e você tem que fazer alterações em tempo real.

Este processo pode ser experimental. Pode envolver adicionar um pouco de compensação de exposição, depois tirar uma foto, depois adicionar um pouco mais, depois tirar uma foto e assim por diante.

E tudo bem. Esteja preparado para experimentar e experimentar diferentes quantidades de compensação de exposição.

Outras vezes, sua câmera terá a exposição errada de maneira consistente.

E se você conhece essas maneiras, pode prever quando haverá problemas – e pode selecionar sua compensação de exposição com antecedência para melhorar as coisas.

Dito isso, observe que é difícil ter certeza sobre a compensação de exposição, porque as câmeras modernas possuem algoritmos de medição complexos que lidam com situações claras e escuras. Portanto, você nunca pode saber com certeza se sua câmera vai superexpor ou subexpor – exatamente quando provavelmente vai!

Em outras palavras:

Esteja preparado para qualquer coisa.

Compensação de exposição e assuntos escuros


As câmeras frequentemente superexpõem assuntos escuros.

Veja bem, sua câmera pensa que todas as cenas devem ser cinza médio e usa esse entendimento para selecionar as configurações de exposição.

Mas assuntos escuros, como um casaco escuro ou um prédio preto, supõe-se ser escuro. Eles não deveriam ser cinza médio; cinza médio é muito mais brilhante do que a realidade.

Assim, sua câmera irá superexpor um assunto escuro.

É aí que a compensação de exposição negativa é útil.



Se você estiver fotografando um assunto escuro, tente discar em torno de -1 de compensação de exposição e, em seguida, verifique o LCD. Se as coisas ainda estiverem muito claras, disque -2; se as coisas estiverem muito escuras, disque -2/3. Em seguida, continue a fazer alterações até acertar a exposição.

Se o seu assunto for realmente escuro, como uma pedra escura como breu, você pode começar com um valor de -2. Mas tenha cuidado e certifique-se de verificar a exposição no LCD da sua câmera.

Compensação de exposição e assuntos leves


Muitas vezes você vai se deparar com situações em que sua câmera pensa que a cena deve ser um cinza médio, mas na realidade a cena é muito mais clara.



Portanto, sua câmera tentará subexpor a cena, a menos que você esteja lá com a compensação de exposição positiva.

Por exemplo, se sua câmera medir neve brilhante, ela frequentemente fornecerá um valor de exposição muito escuro. Você deve discar a compensação de exposição +1, tirar uma foto e revisá-la no LCD. Em seguida, decida se você acertou na exposição ou se precisa fazer alterações adicionais.

O mesmo pode acontecer se você estiver fotografando um prédio branco, ou mesmo se estiver fotografando uma cena com céu claro – sua câmera determina uma exposição muito escura e apenas a compensação de exposição pode salvar o dia.

Compensação de exposição e fotos artísticas


Há mais uma vez que você pode querer usar a compensação de exposição:

Se você está deliberadamente tentando superexpor ou subexpor suas fotos.

Postagens relacionadas
Como funciona a fotografia High Key Como corrigir uma foto superexposta High Key vs. Low Key Lighting
Por exemplo, você pode usar superexposição deliberada para produzir um efeito luminoso e arejado. Nesta situação, vale a pena discar um pouco de compensação de exposição positiva.

Você também pode usar a subexposição deliberada para criar um efeito mais escuro e sombrio. Disque alguma compensação de exposição negativa para manter a foto suficientemente escura.

Compensação de exposição vs correção de exposição no pós-processamento


Você pode estar se perguntando:

Você não pode simplesmente fazer a correção da exposição no pós-processamento? E se sim, por que você tem que se preocupar com a compensação de exposição em campo? Não seria mais fácil deixar sua câmera lidar com a exposição e depois consertar as coisas enquanto edita suas fotos?

Você pode fazer a correção da exposição no pós-processamento.

Mas aqui está a coisa:

Você só pode corrigir a exposição até certo ponto.

Se você superexpôs drasticamente sua foto no campo, nenhuma quantidade de edição de fotos a salvará.

E se você subexpôs drasticamente sua foto, não poderá evitar a perda de detalhes de sombra, não importa o quanto aumente o controle deslizante de exposição.

Além disso, a correção de exposição pós-processamento geralmente afeta sua foto. Em particular, corrigir a subexposição pode enfatizar o ruído, que parece ruim.

Portanto, é melhor expor corretamente na câmera.

Guia de compensação de exposição:conclusão


Agora que você sabe tudo sobre compensação de exposição, você deve estar pronto para usá-la em campo.

E você poderá capturar exposições perfeitas, de forma consistente.

Então saia e tire algumas fotos - apenas esteja preparado para usar esse recurso EV!

O que é compensação de exposição?


A compensação de exposição é um método de ajustar suas fotos para ficarem mais claras ou mais escuras. Quando sua câmera foi exposta incorretamente para uma foto, você pode usar a compensação de exposição para fazer as alterações necessárias – e acabar com uma imagem detalhada e bem exposta!

Quando você deve usar a compensação de exposição?


Você deve usar a compensação de exposição sempre que estiver trabalhando com uma cena incomumente escura ou incomumente clara. Sua câmera irá sugerir uma exposição incorreta; você pode responder ajustando a exposição na direção certa com compensação de exposição. Você também pode usar a compensação de exposição para um efeito artístico (se quiser uma foto escura e mal-humorada ou clara e arejada).

Você pode usar a compensação de exposição com o modo Manual?


Não, você não pode usar a compensação de exposição com o modo Manual. Para compensar uma foto muito escura ou muito clara, basta ajustar a velocidade do obturador, a abertura ou o ISO.

Quais modos de câmera permitem compensação de exposição?


Você pode usar a compensação de exposição ao fotografar com o modo de prioridade de abertura, modo de prioridade do obturador ou modo de programa. O modo manual não permite compensação de exposição, porque você ajusta a abertura, a velocidade do obturador e o ISO de forma independente; O modo automático não permite compensação de exposição porque faz tudo por você.