>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Compensação de exposição explicada




Uma das perguntas que recebi recentemente me pediu para explicar a compensação de exposição. Neste artigo, responderei às 4 perguntas essenciais sobre esse assunto.

O que é compensação de exposição?


A compensação de exposição é sua capacidade de alterar os valores de exposição de algo diferente do que a câmera define para você.

Vamos voltar para explicar isso melhor. Quando você estiver usando qualquer modo de câmera diferente do Manual, sua câmera escolherá automaticamente as configurações de exposição para você com base na quantidade de luz disponível. Por exemplo, se você estiver no modo Programa, ao segurar a câmera para tirar uma foto, a câmera definirá a velocidade do obturador e o tamanho da abertura com base na quantidade de luz disponível. Ele faz isso usando o medidor interno para avaliar a quantidade de luz disponível para determinar o nível de exposição adequado e, em seguida, escolhendo as configurações que permitirão a quantidade adequada de luz na câmera para fazer uma exposição correta.

Se você quiser alterar o valor de exposição que a câmera definiu para você, use a compensação de exposição. Em outras palavras, a compensação de exposição é apenas sua capacidade de se afastar do nível de exposição que a câmera define para você.

Por que você gostaria de usá-lo?


Se a câmera está medindo a luz disponível, determinando o nível de exposição adequado e fazendo as configurações de exposição de acordo, por que você deseja alterar essas configurações?

Há algumas razões.

A principal razão é porque o medidor da câmera nem sempre está certo. O medidor da câmera está apenas olhando para a cena à sua frente e definindo o valor da exposição calculando a média de tudo para 18% de cinza (mais sobre como isso funciona neste artigo sobre medição da câmera). Se você tiver uma cena escura à sua frente, a câmera tentará deixar 18% de cinza, o que a ilumina e pode levar a uma superexposição. Por outro lado, se você tiver uma cena brilhante à sua frente, a câmera também tentará tornar os 18% cinza, o que provavelmente a tornará mais escura do que você deseja. A compensação de exposição permite ajustar para isso.

O problema é agravado se você usar a medição pontual. Na medição pontual, a câmera está apenas medindo uma pequena parte da cena. É uma ferramenta poderosa para controlar a exposição (veja este artigo sobre como usar a medição pontual para controlar a exposição), mas você precisa entender o que está fazendo. Se o medidor estiver definido em um ponto particularmente claro ou escuro, a câmera ignorará o restante da cena e definirá os valores de exposição com base nesse ponto único. Você precisa ser capaz de ajustar os níveis de exposição para obter uma exposição adequada, e a compensação de exposição permite que você faça isso.

Finalmente, você pode simplesmente não gostar da exposição “correta” que a câmera define para você. Você pode querer escurecer a cena para adicionar um pouco de humor ou drama. Você pode querer iluminar as coisas. A fotografia é, em última análise, um esforço artístico e altamente subjetivo, então a compensação de exposição oferece uma ferramenta para colocar isso em prática.

Como você faz isso?


Agora que você sabe o que é compensação de exposição e quando pode usá-la, vamos falar sobre como configurá-la.

Na maioria dos casos, não importa a marca da câmera, sua câmera terá um pequeno botão com um +/- nele. Esse é o botão que você pressiona para alterar a compensação de exposição. Enquanto pressiona esse botão, gire o dial principal da câmera para a direita ou para a esquerda (por dial principal, estou me referindo ao dial onde seu dedo indicador direito descansará naturalmente enquanto você segura a câmera, geralmente ao lado do botão de liberação do obturador). Isso mudará a compensação de exposição. Girar o dial para um lado reduzirá a exposição e o outro aumentará.

Algumas câmeras de última geração têm um segundo mostrador ou roda na parte de trás da câmera. Essas câmeras geralmente não terão o botão +/-, mas esse segundo dial será usado para compensação de exposição. A vantagem é que você pode simplesmente girar o mostrador com o polegar direito sem precisar pressionar nenhum botão.

Você altera a compensação de exposição em incrementos denominados paradas. Se você não estiver familiarizado com esse conceito, confira este artigo chamado F-Stops Made Simple. Cada clique do mostrador geralmente altera as configurações de exposição em 1/3 de uma parada.

Como funciona?


Então, o que a compensação de exposição realmente faz? Você sabe que isso muda a exposição, mas como isso acontece? Mudando a abertura? Ou a velocidade do obturador?

A resposta é que depende de qual modo você tem sua câmera. Vou explicar o que está acontecendo para cada um dos modos de câmera.
  • Prioridade de abertura – Se você não estiver fotografando no modo Manual, recomendo que use o Modo de prioridade de abertura (A ou Av no seletor de modo). No modo de prioridade de abertura, a compensação de exposição altera a velocidade do obturador. Lembre-se de que no modo Prioridade de Abertura, você define a abertura e a câmera define uma velocidade de obturador correspondente. Se você alterar a abertura, sua câmera apenas definirá uma velocidade de obturador correspondente diferente e não haverá alteração no nível de exposição. A compensação de exposição permite alterar a velocidade do obturador (e o valor geral da exposição) mantendo a mesma abertura definida originalmente.
  • Prioridade do obturador – Se você estiver no modo de prioridade do obturador, a compensação de exposição altera a abertura. É basicamente o inverso do modo de prioridade de abertura. Você já definiu uma velocidade do obturador e a câmera definiu uma abertura correspondente. A compensação de exposição, portanto, altera a exposição, permitindo que você altere o tamanho da abertura.
  • Programa – No modo Programa (P no seletor de modo), a compensação da exposição altera a velocidade do obturador. Pelo menos foi o que aconteceu nas câmeras que testei. É possível que o seu funcione de forma diferente, ou que você possa alterá-lo no menu. Tal como acontece com tantas coisas, esta é uma boa desculpa para pegar o manual da câmera e examiná-lo.

O manual realmente não tem “compensação de exposição”. Isso ocorre porque a câmera nunca define um valor de exposição para você em primeiro lugar. Você define tudo sozinho. Sempre que altera a abertura ou a velocidade do obturador, altera o valor da exposição.

Finalmente, devo observar que você não pode usar a compensação de exposição no modo Automático. No modo Auto, você não tem absolutamente nenhum controle sobre a exposição – a câmera faz tudo por você. Essa é uma das razões pelas quais você nunca deve usar esse modo.

Conclusão


A compensação de exposição é como você ajusta a exposição definida pela câmera quando não está no modo Manual. É uma maneira de fornecer controle adicional sobre sua câmera quando você estiver em um modo diferente, como o modo de prioridade de abertura. Use o botão +/- ou o dial na parte de trás da câmera para alterá-lo. Ele lhe dará controle manual total sobre sua câmera sem estar no modo Manual.