>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras de Segurança

Correção:câmera de segurança embaçada à noite


A principal reclamação das pessoas que possuem um sistema de câmeras de segurança CCTV é ter certas câmeras que estão embaçadas ou embaçadas à noite.

E é um fato que a maior parte do crime acontece à noite, o que significa que uma câmera de CCTV embaçada ou embaçada irá derrotar todo o propósito de ter um sistema de câmeras de segurança.

Se você tiver uma câmera de segurança que mostre uma imagem borrada ou embaçada, corrigir o problema é muito importante. Existem várias razões pelas quais uma câmera de segurança mostra uma imagem embaçada ou enevoada durante a noite (ou mesmo durante o dia).

Este guia discute algumas abordagens sobre como consertar uma câmera de segurança que exibe imagens borradas ou embaçadas. Leia e siga a sugestão até eliminar esse problema do seu sistema de câmeras de segurança.

Como corrigir:câmera de segurança embaçada à noite


Como mencionamos anteriormente, há muitas razões pelas quais a imagem da câmera de segurança pode ficar embaçada ou embaçada:pode ser um problema físico com as luzes IR ou o vidro ou, às vezes, relacionado ao software (embora seja bastante raro). Abaixo, coletamos algumas dicas sobre como corrigir o problema de imagem embaçada/embaçada.

O problema de reflexão de IR (sangramento de IR)


Hoje em dia quase todas as câmeras de segurança IP são analógicas HD, usam luzes IR (infravermelhas) embutidas para iluminar a área e capturar imagens durante a noite. Basicamente, as luzes IR são o que fazem a câmera de segurança enxergar no escuro.

No entanto, muitas vezes essa luz IR é refletida de um objeto próximo e volta “cegando” a lente da câmera (olho).

Essa reflexão de luz é o que faz com que a imagem fique embaçada ou enevoada. Em alguns casos, o reflexo é tão pesado que a câmera fica praticamente inutilizável.

Abaixo está uma foto de uma câmera de segurança dome. Os “pontos” ao redor da lente da câmera são, na verdade, as luzes IR, quando escurece, elas acendem automaticamente e iluminam a área sob vigilância.
Como dissemos, a luz emitida pelo bloco IR pode ser refletida em uma superfície sólida externa (como uma parede) ou do próprio vidro da cúpula. Como resultado, a imagem aparecerá embaçada ou embaçada no sistema de CFTV.

De um modo geral, essa reflexão IR é mais comum em câmeras estilo dome, mas até câmeras bullet ou PTZ podem apresentar o mesmo problema. Existem algumas coisas que você pode fazer para corrigir a reflexão de IR (ou sangramento de IR) em um sistema de câmera de segurança.

1. Anel de borracha ausente na câmera


Como você deve ter notado, há um anel de borracha localizado ao redor da lente da câmera que é pressionado firmemente contra o vidro.

Este anel de borracha é usado para evitar sangramento IR, que é um termo técnico para luzes IR. Certifique-se de que o anel de borracha esteja lá e não esteja danificado.

Se a borracha estiver faltando, as luzes IR atingirão a lente da câmera e farão com que a imagem pareça embaçada/embaçada. Em alguns casos, instaladores novatos de CFTV removem esses anéis de borracha enquanto apontam a câmera e nunca os colocam de volta.
Inspecione a câmera e certifique-se de que a borracha esteja firmemente pressionada contra o vidro (não solta). Tem que ser tão “apertado” que o mesmo anel de borracha possa ficar um pouco deformado ao bater na tampa de vidro (o que é bom).

2. Cúpula/tampa de vidro suja


Pode acontecer que a câmera de segurança tenha coletado poeira, graxa ou até impressões digitais no vidro. Nesse caso, as luzes IR irão refletir naquela superfície suja e atingir a lente da câmera, criando o efeito embaçado/embaçado.

Inspecione a tampa de vidro de perto e limpe qualquer sujeira ou poeira localizada lá. Muitas vezes as câmeras são instaladas em ambientes empoeirados, o que significa que elas ficarão sujas rapidamente.

Além disso, é recomendável limpar suas câmeras de vez em quando, não espere até que você não consiga ver nada na filmagem.

Ao mesmo tempo, verifique a tampa de vidro quanto a arranhões. Se houver arranhões, a luz IR pode retornar e cegar a lente. Se você vir arranhões, tente alisá-los lentamente com um pouco de papel moído. Ou você pode substituir completamente a tampa de vidro, que é a maneira recomendada.

3. Reflexo de um objeto sólido próximo à câmera


Se houver uma superfície sólida perto da câmera, as luzes IR podem atingir o objeto e retornar à câmera. Tecnicamente, é assim que a câmera deve detectar a luz quando está escuro, no entanto, se um objeto estiver muito próximo da câmera, a imagem pode ser afetada pelo reflexo.

Esses objetos refletivos podem ser superfícies metálicas, portas, cercas, paredes, etc. Inspecione o posicionamento da câmera e verifique se há objetos próximos à câmera que possam causar o problema de embaçamento/embaçamento.

Recomendações adicionais:evite deixar plantas na frente da câmera, principalmente plantas com folhas grandes. Além disso, não coloque a câmera de segurança em cantos apertados porque as paredes estarão muito próximas e as luzes IR serão refletidas.

Se você tentou todas essas dicas e a imagem do CFTV ainda está embaçada ou embaçada, tente instalar a câmera em um local diferente e veja se a imagem fica melhor.

A lente está desfocada


Se a imagem da câmera estiver embaçada ou embaçada durante a noite e o dia, o problema pode ser o foco.

A lente de cada câmera precisa focar a luz no ponto certo no sensor de imagem da câmera. Se estiver fora de foco, a imagem ficará embaçada ou enevoada (dia e noite).
As câmeras de segurança usam diferentes tipos de lentes, algumas fixas e outras varifocais. De qualquer forma, o princípio de funcionamento é o mesmo:a luz passa pela lente e deve ser coletada/dirigida para o ponto certo no sensor de imagem da câmera.

1. Câmera de segurança com lente varifocal


Uma lente varifocal é uma lente personalizada que pode ser ajustada para vários tamanhos de lente. Por exemplo, muitas câmeras varifocais são de 2,8 mm a 12 mm, o que significa que você pode ajustar a câmera e passar de uma lente de ângulo branco (2,8 mm) para uma mais estreita (12 mm) ou algo entre elas.

Se sua câmera estiver embaçada, você precisa ajustar a lente varifocal girando os parafusos para a esquerda e para a direita até obter uma imagem nítida.

Basicamente, ajustando o foco ou o zoom, você pode tornar a imagem clara e nítida. A imagem abaixo mostra uma lente varifocal típica com seus controles de foco e zoom.
A maneira recomendada de ajustar a câmera é observar as imagens ao vivo e simplesmente girar os controles da câmera para a esquerda até você estamos satisfeitos com a distância (zoom) e clareza (foco) da imagem.

2. Câmera de segurança com lente fixa


Como o nome sugere, neste tipo de câmera de segurança a lente é fixa, o que significa que você não pode girá-la até obter o foco certo.

Esse tipo de câmera já vem ajustada para a distância e foco corretos assim que saem da linha de fábrica. Por exemplo, uma câmera de lente fixa de 3,6 mm é ajustada para 3,6 mm e você não tem “permissão” para ajustar nada.

No entanto, mesmo que a câmera deva ser ajustada, a imagem ainda pode parecer desfocada (embaçada/embaçada). Isso acontece porque a câmera de alguma forma não está ajustada perfeitamente ou o sensor de imagem está incorreto.

Obviamente, há uma maneira de ajustar a lente você mesmo. Abra a câmera e, usando as mãos ou um alicate, gire a lente no sentido horário até que a imagem fique clara e nítida. Vá devagar e com cuidado, geralmente, um pouco de volta irá focar a câmera.


Um exemplo da lente fixa é mostrado na imagem acima. Observe os fios, torcendo um pouco a lente você pode corrigir a imagem borrada na tela.

Lente ruim


Em alguns casos, a lente da câmera é simplesmente ruim. Você pode tentar todos os truques do livro e ainda não corrigir o problema embaçado/embaçado. Muitas câmeras de baixo custo vêm com lentes baratas que não funcionam da maneira que deveriam. Sempre recomendamos optar por fabricantes de CFTV estabelecidos .

Além disso, muitas câmeras têm o chamado problema de filete IR. Este é um filtro que fica entre a lente e o sensor de imagem.

Quando a luz passa pela lente, ela atinge esse arquivador e, em seguida, atinge o sensor de imagem. No entanto, em alguns casos, o filtro IR está danificado ou é de baixa qualidade e não filtra a luz adequadamente, causando o problema de embaçamento/embaçamento na imagem.

Se você se deparar com uma câmera com uma lente ruim, você pode devolver o produto ou pedir ao fabricante para garantir. Na maioria dos casos, você tem que devolvê-lo. É muito padrão consertar o filtro IR de uma lente danificada.

Redefinição de fábrica da câmera


Em raras ocasiões, o problema pode estar relacionado ao software. Talvez um bug no software ou simplesmente as configurações da câmera estejam confusas. Se você já tentou todas as etapas, a última dica é tentar redefinir a câmera de fábrica.

Se você estiver usando uma câmera analógica HD, poderá redefinir as configurações de fábrica por meio da interface da câmera. Brinque com a alternância na trança e encontre a opção "Redefinir". Uma vez reiniciado, a câmera piscará e voltará a ficar online após 5-10 segundos.

Se você estiver usando câmeras IP, poderá redefinir as configurações de fábrica usando o botão de reinicialização na própria câmera. Normalmente, ele está localizado na placa-mãe da câmera, encontre-o e mantenha-o pressionado por 10 a 15 segundos enquanto a câmera está ligada. Aguarde e a câmera ficará online novamente, verifique se a imagem está nítida.

Conclusão


Neste artigo, discutimos maneiras e truques para consertar uma câmera de segurança que mostra uma imagem borrada ou embaçada. Certifique-se de que a câmera esteja focada e ampliada corretamente, certifique-se de que o anel de borracha esteja localizado na câmera e que não haja uma superfície sólida próxima à câmera.

Além disso, sempre opte por câmeras de segurança CCTV que tenham boas críticas e feedback de seus usuários.