>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

As melhores lentes de câmera para fotografia de viagem em 2022


Como fotógrafo profissional de viagens, muitas vezes me perguntam sobre equipamentos de câmera e, em particular, as pessoas me contactam para me perguntar qual é a melhor lente de câmera para fotografia de viagem. Muitas vezes, as pessoas compraram uma câmera com uma lente intercambiável, como uma câmera sem espelho ou DSLR, e estão procurando atualizar seu kit para atender às suas necessidades.

Eu já escrevi um guia para as melhores câmeras para fotografia de viagem, mas como isso abrange apenas a câmera e não as lentes, achei que faria sentido acompanhar um guia atualizado regularmente para as melhores lentes de câmera - especificamente para fins de fotografia de viagem . Afinal, uma câmera não é muito boa sem uma lente!

Obviamente, este guia pressupõe que você tenha uma câmera com lentes intercambiáveis, o que significa uma câmera sem espelho ou uma câmera DSLR. Dentro desses dois grupos existem inúmeros fabricantes de câmeras e lentes. E, na maioria das vezes, as lentes feitas para um sistema de câmera não funcionarão em outro sistema.



Portanto, para este post, primeiro reuni uma visão geral do que procurar ao escolher uma lente de viagem, que fornecerá algumas dicas em termos de recursos a serem considerados. Dessa forma, independentemente da marca e do tipo de sistema, você saberá o que procurar ao comprar uma lente de câmera.

Em seguida, forneci recomendações específicas para os sistemas de câmera mais populares, incluindo Canon, Nikon, Panasonic e Sony. Mesmo que seu fabricante específico ou montagem de câmera não seja mencionado, você deve ter uma boa ideia deste post sobre o que procurar em uma lente de viagem, quais especificações são importantes e uma ideia de preço.

Falando em preço, bem como um guia para a melhor lente para fotografia de viagem para cada marca de câmera, também sugeri algumas opções para a melhor lente de viagem econômica para cada sistema de câmera. Eu sei que as lentes são caras, e nem todo mundo tem um orçamento enorme para gastar! Vamos começar.

O que pensar ao escolher uma lente para fotografia de viagem


Escolher uma lente para viajar é um pouco diferente de escolher uma lente para outras situações. Você não se preocupará apenas com a qualidade da imagem, mas também com o tamanho e o peso.

Embora seja maravilhoso ter uma grande variedade de lentes caras para levar conosco em todas as nossas viagens, a realidade das viagens é que há muito o que podemos levar conosco, e quando você está fora de casa o dia todo , você provavelmente não quer carregar muito.

Portanto, para fotografia de viagem, é melhor tentar se concentrar em obter um número menor de lentes que funcionem bem em uma ampla variedade de situações. Dessa forma, é provável que você os leve com você e os use.

Claro, sempre haverá compromissos – é difícil encontrar uma lente que faça tudo bem, não custe muito e seja leve! Mas para fotografia de viagem, acho que existem algumas boas opções de lentes de viagem por aí.

Você tem algumas opções para tipos de lentes. Minha sugestão seria investir em duas lentes – uma walkaround e uma prime rápida. Uma f/1.8 50mm seria o ideal.

Alguns fabricantes vendem um kit de viagem, como este pacote da Canon, que pode ser uma ótima maneira de obter boas lentes.

Se você quiser investir apenas em uma lente porque não se vê trocando de lente com frequência ou carregando mais de uma lente, então você vai querer uma boa lente walkaround, e é nisso que este guia se concentrará.

O que é uma lente walkaround que você pergunta? Bem, é uma lente que “faz tudo”. Ele cobre uma boa variedade de distâncias focais, o que significa que você pode obter fotos em grande angular e ampliar objetos mais distantes. É basicamente uma lente de tamanho único para suas necessidades de fotografia de viagem.

Muitas vezes você descobrirá que, se investir em uma câmera, ela virá com uma lente que será suficiente como uma lente de passeio. Estas funcionarão bem, mas tendem a não ser as lentes de alta qualidade.

Se você leva a fotografia mais a sério e seu orçamento permite, recomendo que você compre sua câmera preferida “somente corpo” e depois invista em uma lente walkaround mais bonita, como as que eu recomendo, em vez das lentes padrão do kit. Não se surpreenda se a lente for mais cara que a câmera – boas lentes são caras e um investimento digno.




Considerações de preço – quanto gastar em uma lente de câmera para fotografia de viagem.


Falando em dinheiro, fiz o meu melhor para fornecer uma variedade de lentes em vários preços. Lentes mais caras tendem a ser mais capazes, mas também podem ser mais pesadas, então nem sempre são a melhor solução para fotografia de viagem.

Para os que estão preocupados com o orçamento, também estou fornecendo minha melhor lente de viagem econômica sugerida para cada categoria. Eu aprecio que nem todo mundo tem um grande orçamento para uma nova lente, então quero oferecer algumas opções de bom valor também.

Se nenhuma das lentes neste post se encaixar no seu orçamento, meu conselho seria ficar com a lente do kit que vem com sua câmera ou verificar o mercado de lentes de segunda mão na Amazon no eBay. Para saber mais sobre como comprar equipamentos de câmera de segunda mão, consulte meu guia para comprar equipamentos de câmera usados.

Agora, antes de nos aprofundarmos nas recomendações de lentes de viagem individuais, vamos dar uma olhada em algumas das principais terminologias e outras considerações que você precisa estar ciente ao procurar uma lente para fotografia de viagem.


Abertura


Dentro de uma lente, há um orifício que deixa a luz passar para o sensor da câmera. Este orifício é referido como uma abertura. Uma abertura pode mudar de tamanho, com uma abertura maior deixando mais luz entrar e uma abertura menor deixando menos luz.

Uma abertura pode ser pensada como a pupila do seu olho. Quando está claro lá fora, é menor, então entra menos luz. Quando você está em um ambiente mais escuro, talvez à noite, ele se abre muito para deixar mais luz entrar.

O número importante para as aberturas da lente é o tamanho do furo, que ditará o desempenho da lente em situações de pouca luz. Uma abertura mais ampla também permite maior controle sobre a profundidade de campo. Veja meu guia para profundidade de campo para saber mais sobre isso.

Quando você observa as especificações de uma lente, ela sempre terá a abertura mais ampla listada como uma das principais especificações. Será um número, algo como 2,8, 4,0 ou 5,6. Também pode ser escrito como f/2.8, que é a forma formal de denotar a abertura. Quanto menor o número, mais largo o buraco.

Algumas lentes, e em particular as lentes walkaround que veremos, terão o que é conhecido como abertura máxima variável. Isso significa que a abertura realmente mudará à medida que você aumenta e diminui o zoom ou altera a distância focal. Isso ocorre porque, à medida que o barril da lente fica mais longo, a abertura máxima fica menor.

Por exemplo, você pode ver uma lente com uma abertura de f3.5-5.6. Isso significa que, na grande angular, a abertura é f/3.5, mas quando você aumenta o zoom, a abertura cairá, até f/5.6 quando você estiver com o zoom total.

Para fotografia de viagem, como na maioria das fotografias, quanto maior a abertura melhor – mais luz entrando significa melhor desempenho com pouca luz, tornando a lente mais versátil para uma variedade de situações fotográficas. Isso é particularmente útil para situações como tirar fotos das estrelas ou fotografar as luzes do norte.

A desvantagem é que as lentes de abertura mais ampla tendem a ser maiores, mais pesadas e mais caras. Isso será considerado na seleção da lente.


Distância focal


A distância focal de uma lente está diretamente relacionada à quantidade de ampliação que ela fornece. É um número medido em milímetros (mm), sendo a regra geral que quanto maior o número em milímetros, mais ampliação você obtém, e quanto menor o número em mm, menos ampliação você obtém.

Se você já usou uma câmera compacta (também conhecida como apontar e disparar), estará acostumado a que isso seja descrito em termos de zoom óptico – por exemplo, uma câmera pode ter zoom óptico de 10x. Isso significa que a diferença na ampliação entre a configuração de maior redução e a configuração de maior zoom é de 10x.

Em termos de distância focal, cada duplicação da distância focal resulta em uma duplicação da ampliação. Portanto, uma lente de 100 mm basicamente tornará tudo duas vezes maior que uma lente de 50 mm.

Infelizmente, as coisas ficam um pouco confusas depois disso, porque as distâncias focais têm um efeito diferente em câmeras diferentes. Isso ocorre porque as câmeras possuem diferentes tamanhos de sensores, o que afeta a distância focal, no que é conhecido como fator de corte.

Para pegar o exemplo dos sistemas de câmeras Canon DSLR. Existem dois tipos principais de câmeras disponíveis, as câmeras de tamanho APS-C, como a linha Rebel de consumidor, e os sensores de tamanho de quadro completo em câmeras mais profissionais, como a linha Canon 6D ou 5D.

Algumas das lentes da Canon funcionarão em ambos os sistemas de câmera, mas fornecerão distâncias focais diferentes. Nas câmeras full frame, a distância focal será a esperada. No sensor APS-C, há um “fator de corte” de 1,6, pois o sensor é menor. Portanto, uma lente de 100 mm em um sensor de tamanho APS-C dará o mesmo resultado em termos de imagem que você conseguiria com uma lente de 160 mm em uma câmera full frame.

Felizmente, todos os fabricantes de lentes usam o mesmo padrão de distância focal, portanto, ao comprar lentes para seu sistema específico, tudo o que você precisa saber é o fator de corte. Você pode então multiplicar isso pela distância focal para obter a distância focal equivalente.

Não se preocupe se isso não estiver muito claro, pois para as lentes que recomendo, listarei a distância focal e a distância focal equivalente, quando relevante. A distância focal equivalente é o que você realmente precisa se preocupar, pois permitirá que você compare as lentes com mais eficiência.

Para fotografia de viagem, você quer uma lente que vá de bastante ampla (16 mm – 30 mm) na extremidade ampla, até bastante ampliada (70 mm – 150 mm) na extremidade estreita. Isso lhe dará boa flexibilidade, permitindo filmar cenas amplas, como prédios nas ruas da cidade, até ampliar os detalhes. Uma boa lente de referência é uma 24-70 f/2.8, que é geralmente conhecida como a lente walkaround escolhida por fotógrafos profissionais.

Existem algumas lentes walkaround que oferecem distâncias focais muito maiores, bem acima de 200 mm, incluindo algumas das recomendações deste guia. Esteja ciente de que sempre há compensações a serem consideradas e, embora possam oferecer uma enorme versatilidade, geralmente às custas do peso e da qualidade da imagem e, em particular, da nitidez da imagem, na extremidade mais longa da faixa de zoom (acima de 200 mm geralmente ).

Não estou dizendo para não investir nessas lentes, apenas para estar ciente de que não existe uma lente perfeita para todas as situações!


Filtrar Thread


Quando você compra uma lente, é sempre uma boa ideia pegar um filtro UV para proteger a frente. Você também pode querer um filtro polarizador (leia sobre filtros polarizadores aqui) ou um filtro de densidade neutra (veja meu guia para filtros de densidade neutra aqui).

Você notará que esses filtros vêm em tamanhos diferentes, e o tamanho da rosca do filtro na lente, medido em milímetros, informa qual é esse tamanho. É basicamente apenas uma medida do diâmetro da lente, que é a extremidade em que você coloca o filtro. Ok, essa foi fácil.


Estabilização de imagem


Os fabricantes de lentes de câmeras têm todos os tipos de termos divertidos que usam para estabilização de imagem. Estes incluem IS (Canon), OIS (Panasonic), VR (Nikon), OS (Sigma), VC (Tamron) – a lista continua.

Embora os nomes e a tecnologia subjacente variem, o objetivo é o mesmo – compensar qualquer movimento introduzido pela pessoa que segura a lente (que é você), para ajudá-lo a fotografar em velocidades mais baixas do obturador sem obter fotos borradas.

Como regra geral, a velocidade mínima do obturador para a qual você pode segurar uma lente é o inverso da distância focal. Portanto, se você tiver uma lente de 200 mm, não desejará fotografar em velocidades do obturador inferiores a 1/200 de segundo. Uma lente de 50 mm seria 1/50 de segundo.

As tecnologias de estabilização de imagem existem para ajudá-lo a tirar fotos em velocidades de obturador mais baixas do que isso, e elas geralmente são classificadas em termos de quantas “paradas” extras elas oferecem para você brincar. Um “stop” é um diálogo de fotografia para reduzir pela metade, ou dobrar, a luz.

Então, se você fosse de 1/100 de segundo para 1/50 de segundo da velocidade do obturador e não mudasse mais nada, isso seria 1 ponto.

As modernas tecnologias de estabilização de imagem oferecem entre 3 e 5 paradas de estabilização. Para colocar isso em termos práticos, se você estiver fotografando com uma lente de 200 mm a 1/200 de segundo, 3 pontos permitem que você segure a mão até 1/25 de segundo. 5 paradas permitem que você segure a mão e ainda obtenha imagens nítidas tão lentas quanto 1/6 de segundo!

Como você pode ver, a estabilização de imagem pode fazer uma enorme diferença, e definitivamente vale a pena pensar na hora de procurar uma lente. É claro que, como em tudo, há compensações, e uma lente estabilizada de imagem geralmente será mais cara e um pouco mais pesada do que uma versão não estabilizada equivalente.


Peso


O peso é uma consideração bastante importante quando se trata de escolher uma lente de viagem, pois a ideia é que você usará a lente para viajar. Eu não sei você, mas quanto menos eu tiver que carregar, melhor, especialmente se eu vou ficar de pé o dia todo. Então, definitivamente, mantenha o peso de sua compra em mente.


Tamanho


Além do peso, você vai querer levar em consideração o tamanho da lente da câmera. A portabilidade pode ser um fator importante para uma lente de fotografia de viagem, principalmente se você estiver viajando e preferir levar apenas bagagem de mão. Portanto, considere o tamanho da lente em termos físicos ao tomar uma decisão.


Compatibilidade de montagem


Quando você conecta uma lente a um corpo de câmera, obviamente ela precisa se encaixar no lugar. É como um quebra-cabeça com duas peças – a lente tem que ter o formato certo para encaixar no lugar e travar firmemente.

Além disso, como a câmera precisa se comunicar com a lente para definir coisas como abertura, foco e zoom, as conexões eletrônicas entre a lente e o corpo da câmera precisam ser alinhadas e compatíveis.

O sistema usado é conhecido como montagem de lente. Você basicamente “monta” a lente na câmera. A maioria dos fabricantes de câmeras tem seu próprio sistema ou sistemas de montagem de lente, portanto, ao comprar uma lente, você precisa garantir que ela seja compatível com o tipo de montagem da sua câmera.

Muitos fabricantes têm várias montagens de lente, dependendo do tipo de câmera. Por exemplo, as câmeras Canon podem ter uma montagem EF-S, uma montagem EF, uma montagem EF-M e uma montagem RF.

É muito importante ao comprar uma lente garantir que ela tenha um suporte de lente compatível para sua câmera. Observe que algumas lentes funcionarão com várias montagens de lente – por exemplo, uma lente EF funcionará em uma montagem EF e EF-S. No entanto, uma lente EF-S só funcionará com uma montagem de lente EF-S e não com uma montagem EF.

Normalmente, o tipo de montagem é esclarecido no nome da lente. Por exemplo, a Canon EF 16-35 f/4L IS é uma lente “EF”, que você pode ver no nome da lente. Portanto, isso funcionará com um corpo de câmera Canon EF ou Canon EF-S.

Se você estiver comprando uma lente de um fabricante terceirizado, como Tamron ou Sigma, saiba que eles geralmente fazem várias versões de cada lente, com montagens diferentes. Portanto, certifique-se sempre de comprar a versão que se encaixa na sua câmera.



Bem, isso resume alguns pensamentos sobre os vários fatores, recursos e terminologia que você precisa considerar ao comprar uma lente de viagem.

Agora, vamos mergulhar em algumas recomendações específicas em vários sistemas de câmeras para dar uma ideia do que está disponível em diferentes faixas de preço.

Observe que estas são principalmente lentes walkaround adequadas para viagens, e não para uma função específica, como macrofotografia ou astrofotografia. Se você estiver interessado neste último, consulte nosso guia de fotografia da aurora boreal, que tem algumas recomendações específicas de lentes para situações noturnas.




A melhor lente micro quatro terços para fotografia de viagem


A câmera Micro Four Thirds é uma escolha popular para fotógrafos. Esses sistemas sem espelho são leves e portáteis, mas oferecem tudo o que você esperaria de uma câmera estilo SLR maior, incluindo controles manuais completos e excelente qualidade de imagem.

Existem vários fabricantes, sendo os mais populares Panasonic e Olympus. Usamos e amamos nossa Panasonic GX8, que é uma parte essencial do nosso equipamento de fotografia de viagem.

Ambos os fabricantes têm seu próprio sistema de estabilização de lente proprietário que aproveita as vantagens da tecnologia de estabilização tanto no corpo da câmera quanto na lente. Isso significa que, embora as lentes funcionem em diferentes câmeras micro quatro terços, para aproveitar ao máximo a tecnologia de estabilização, você precisa combinar as marcas - portanto, uma lente Panasonic precisa ir em um corpo de câmera Panasonic para obter os melhores resultados.

Em termos de fatores de corte, as câmeras micro quatro terços têm um fator de corte de 2x, então você precisa dobrar as distâncias focais para obter a distância focal equivalente.

1. Panasonic Lumix G Leica 8-18mm F2.8-4.0




Com uma distância focal equivalente a 16-36 mm, esta é a lente a ser obtida se você gosta de fotografar com grande amplitude. Pessoalmente, minha lente grande angular é a lente que mais uso, então é isso que eu usaria neste sistema de câmera, mesmo que não seja tão flexível em situações de disparo quanto algo com maior alcance focal. Ele não possui estabilização de imagem, mas como a lente é tão leve, isso é um problema menor, e a estabilização de imagem em grande angular não é tão crítica.

Peso: 11,11 onças / 315 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


2. Panasonic Lumix G Leica DG 12-60mm Power O.I.S. F2.8-4.0




Como uma lente de viagem walkaround, é difícil argumentar com essa lente de 12-60 mm da Panasonic, que oferece uma distância focal equivalente a 24-120 mm e resultados nítidos em toda essa distância focal, mesmo fotografando com a abertura máxima. A abertura diminui um pouco à medida que você aumenta o zoom, mas esta é uma lente leve que fará praticamente tudo o que você deseja e inclui estabilização de imagem (Power O.I.S).

Peso: 11,29 onças / 320g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


3. Olympus M.Zuiko Digital ED 7-14mm f/2.8




Minhas escolhas para o sistema Olympus micro quatro terços são essencialmente suas versões das lentes Panasonic acima. Esta é a grande angular, com uma distância focal equivalente a 12 mm – 28 mm.

Com uma abertura fixa de f/2.8, esta é uma lente muito rápida em todas as distâncias focais, embora isso a torne um pouco mais pesada.

Ele também vem com vedação contra poeira e intempéries. Ela não possui estabilização de imagem baseada em lente, mas a maioria das câmeras Olympus MFT possui estabilização no corpo que compensa isso.

Peso: 1,17 lb / 543 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


4. Olympus M.ZUIKO Digital ED 12-100 F4.0 IS PRO




Com uma distância focal equivalente a 24-200, esta é praticamente a distância perfeita para fotógrafos de viagens. É à prova de água e poeira e possui estabilização de imagem equivalente a incríveis 6,5 stops quando usado com uma câmera Olympus compatível.

Essa distância focal adicionada adiciona algum peso e volume. Se você preferir uma lente mais leve e uma abertura mais rápida em detrimento da distância focal, confira a Olympus M.ZUIKO Digital ED 12-40 F2.8 mais barata.

Peso: 1,23 lb / 561 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


Melhor lente micro quatro terços de baixo custo

1. Panasonic Lumix G Vario 12-60mm f/3.5-5.6 POWER O.I.S




Esta é essencialmente uma versão mais lenta da lente Panasonic 12-60mm acima, pela metade do preço. Também é significativamente mais leve que essa lente. Impressionantemente para uma lente nessa faixa de preço, ela vem com estabilização de imagem, bem como um corpo à prova de respingos e poeira, tornando-a ideal como uma lente de viagem.

A um preço semelhante, há também a lente 14-140mm f / 3.5-5.6 ligeiramente mais pesada da Panasonic, mas enquanto você ganha muito em distância focal, perde essa resistência às intempéries, então depende de você.

Peso :7,41 onças / 210 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui



2. Olympus M.Zuiko ED 14-150mm f/4-5.6 II



Esta lente tem uma fantástica distância focal equivalente a 28 – 300 mm, o que significa que permitirá que você tire fotos de quase tudo o que você deseja. Também possui vedação contra intempéries e uma reputação de nitidez. Ok, então essa abertura variável a torna um pouco mais lenta do que as lentes mais caras, mas isso economiza peso e custo, e a esse preço, isso é uma pechincha.

Peso: 10 onças / 284g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


A melhor lente sem espelho para fotografia de viagem para câmeras Sony


Para os propósitos deste guia, falarei sobre as lentes E-mount da Sony, que funcionam em seus sistemas de câmeras sem espelho, incluindo modelos APS-C, como o a6600, bem como modelos sem espelho de quadro completo, como a linha a7.

Observe que existem dois tipos de lentes de montagem E, lentes “FE”, que funcionarão em câmeras Sony de tamanho APS-C e full frame, e lentes não FE projetadas apenas para sensores de tamanhos APS-C. Embora você possa usar uma lente não FE em uma câmera full frame, ela reduzirá a resolução da imagem e o campo de visão para ser equivalente a um sensor de tamanho APS-C, então eu desaconselho isso.

Existem também as lentes da série “G”, que são as lentes mais profissionais da Sony – semelhantes às da série “L” da Canon. Estes oferecem maior qualidade de imagem e desempenho, geralmente com um preço mais alto para combinar.

Algumas câmeras Sony oferecem estabilização de imagem no corpo, mas o ideal é que você a queira na lente. A tecnologia de estabilização de imagem da Sony é conhecida como OSS (optical stable shot).

1. Sony 18-105mm f/4 OSS G




Com uma distância focal equivalente de 27 mm – 158 mm e uma abertura fixa em toda essa distância focal, esta lente é ideal para fotografia de viagem. É também uma lente da série G, o que significa que é uma lente de qualidade superior em comparação com as lentes padrão não G. Ele foi projetado principalmente para as câmeras com sensor APC-C da Sony, portanto, não é realmente recomendado para seus corpos de quadro completo, mas tem um preço muito bom.

Peso: 15,06 onças / 427 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


2. Sony E 18-135 f/3.5-5.6 OSS




Com uma lente de montagem E para compatibilidade com câmera APS-C, essa lente é firmemente voltada para fotógrafos de viagens que desejam uma ótima lente Sony Walkaround a um preço que não vai destruir o banco. Com estabilização de imagem e bom desempenho em uma boa distância focal, essa lente é uma ótima pechincha se você estiver procurando por uma atualização fácil da lente do kit.

Peso: 15,06 onças / 427 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


3. Sony FE 24-70mm f/4 OSS




Cobrindo a distância focal clássica de 24-70 em uma câmera full-frame (36-105mm em um APS-C), esta é uma lente relativamente rápida que oferece excelente qualidade de imagem e portabilidade a um preço relativamente acessível. Há também uma versão f/2.8 “G” dessa lente que é aproximadamente duas vezes mais cara e também mais pesada, mas pode valer a pena se você precisar daquela parada extra de luz.

Peso: 15,03 onças / 426 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


4. Sony FE 24-240mm f/3.5 – 6.3 OSS




Cobrindo uma faixa focal verdadeiramente impressionante de 24-240mm (36-360mm APS-C), esta lente Sony FE é talvez a melhor lente walkaround para o sistema Sony. Pode ter uma abertura variável, mas, considerando o desempenho das câmeras da Sony, mesmo com altas classificações ISO, você provavelmente não notará muito isso.

Se você deseja uma lente que pode fotografar tudo, desde a vida selvagem distante até retratos e paisagens, esta é uma ótima opção a um excelente preço. Esteja ciente de que é mais pesado que as outras opções devido a essa distância focal estendida.

Peso: 1,72 lb / 780g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


5. Sony FE 16-35 f/4 OSS




Se você está atrás de algo mais amplo, então esta é a lente ideal, especialmente para câmeras full frame (os proprietários de APS-C devem considerar a 10-18mm f/4 mais barata para trabalho em grande angular).

Com uma abertura fixa relativamente rápida, recursos super amplos e até estabilização de imagem, esta é a lente para fotógrafos de paisagem e arquitetura.

Peso: 1,14 lb / 518 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


6. Sony 18-200 f/3.5-6.3 OSS




Se você estiver no sistema de sensor APS-C da Sony, convém considerar essa lente em vez da lente de 24-240 mm acima, pois oferece um equivalente mais amplo de 27 mm na extremidade ampla. Também é uma lente relativamente leve, dada a faixa focal, tornando-a uma boa opção para fotógrafos de viagens que tentam manter o peso baixo.

Peso: 1,16 lb / 524 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


Melhor lente sem espelho econômica para Sony

1. Lente Sony FE 28-70mm f3.5-5.6 OSS


Embora esta possa não ser a lente mais rápida, especialmente nas distâncias focais mais longas, ela cobre uma distância focal útil e oferece estabilização óptica de imagem. Também é muito leve e tem um ótimo preço.

Sendo uma lente FE, isso funcionará em corpos Sony de tamanho full frame e APS-C - neste último, ofereceria uma distância focal equivalente de 38 a 105 mm, o que é útil para muitas situações, exceto para trabalhos particularmente amplos. Uma lente de bom valor.

Peso: 10,41 onças / 295 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


2. Sony 55-210mm f4.5-6.3 OSS




Se você está procurando um pouco mais de alcance, talvez para complementar a lente do kit que veio com sua câmera Sony, esta é uma das lentes de zoom telefoto com melhor preço da Sony, que também é incrivelmente leve para o alcance focal oferecido.

Claro, não é a lente mais nítida do mundo, especialmente na extremidade de 200 mm (equivalente a 315 mm), mas possui estabilização de imagem e é uma pechincha.

Peso: 12,16 onças / 345g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


A melhor lente DSLR para fotografia de viagem para câmeras Nikon


Durante muito tempo, as duas principais escolhas para fotógrafos que procuravam equipamentos para câmeras eram a Nikon e a Canon. Isso certamente mudou, mas esses dois fabricantes definitivamente representam a maior porcentagem de câmeras vendidas hoje.

Como ambos existem há tanto tempo, existem literalmente centenas de lentes para escolher para cada sistema, tanto fabricadas pelos próprios fabricantes quanto lentes fabricadas por terceiros.

Peneirar essas opções para encontrar a lente de viagem perfeita é definitivamente um desafio, mas reduzi as várias opções para algumas das melhores opções para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.


1. Nikon 28-300mm f/3.5-5.6G VR




Uma lente walkaround ideal a um bom preço para usuários de quadro completo da Nikon (conhecido como FX na fala da Nikon). Essa lente cobre uma faixa focal muito ampla com uma abertura razoavelmente rápida e oferece estabilização de imagem (a Nikon a chama de VR, para redução de vibração).

Os proprietários de corpos de câmera com sensor de tamanho APS-C da Nikon (formato DX) devem considerar a lente 18-300mm abaixo ou a Tamron 18-400mm f/3.5-6.3, que dará um pouco mais de flexibilidade na extremidade ampla.

Peso: 1,76 lb / 800 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


2. Nikon 18-300mm f/3.5-6.3G VR II



Os usuários das câmeras com sensor de corte da Nikon (conhecidas como DX) definitivamente vão querer conferir essa lente, que oferece uma excelente variedade de distâncias focais e estabilização de imagem (a Nikon chama de VR, para redução de vibração) em um pacote leve e barato.

Há também uma versão 18-200 que pode ser encontrada marginalmente mais barata, mas como pesa o mesmo eu usaria esta.

Peso: 1,21 lb / 550g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


3. Nikon 24-70mm f/2.8E VR




A lente 24-70mm f/2.8 da Nikon é uma das lentes mais populares para fotógrafos de todos os tipos, principalmente em corpos full frame. Sua abertura rápida em toda a distância focal a torna ótima para fotografia com pouca luz e trabalhos de retrato, e o ângulo relativamente amplo a torna uma ótima lente de paisagem.

Tem até estabilização de imagem! É caro e pesado (considere o equivalente Sigma também), mas se for a única lente na sua bolsa, você pode não se importar tanto.

Peso: 2,35 lb / 1070 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


4. Nikon DX 16-80mm f/2.4-4E VR




Esta lente é apenas para sensores de corte, mas oferece uma excelente faixa de distâncias focais, uma faixa de abertura rápida e é conhecida por produzir imagens muito nítidas. Também é muito leve, tornando-se uma ótima opção para fotografia de viagem, e possui estabilização de imagem a um preço razoável.

Peso :16,93 onças / 480g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


Melhor lente DSLR econômica para Nikon

1. Nikon 18-140mm f/3.5-5.6 VR




Para uma câmera DX, esta é uma excelente lente Nikon que cobre uma ampla faixa focal, possui estabilização de imagem e produz imagens nítidas. Tem um preço muito bom para o que você recebe, é relativamente leve e servirá bem como uma fotografia de viagem ao redor da lente.

Peso: 1,08 lb / 490 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


2. Nikon 24-85mm f/3.5-4.5G VR




Os usuários do formato FX com um orçamento mais apertado devem definitivamente considerar esta lente, que oferece desempenho razoavelmente rápido e uma boa variedade de distâncias focais em um pacote acessível e leve que também inclui estabilização de imagem.

Peso: 1,02 lb / 465 g
Verifique o preço na Amazon aqui, B&H aqui e Adorama aqui


A melhor lente DSLR para fotografia de viagem para câmeras Canon


Como a Nikon, o sistema de câmera da Canon existe há muito tempo e há uma incrível seleção de lentes para escolher, tanto diretamente da Canon quanto de fabricantes terceirizados como Sigma e Tamron. Essa enorme quantidade de opções pode ser esmagadora, mas farei o possível para fornecer algumas opções para você começar.

Observe que a Canon possui três sistemas principais de montagem de lente – EF, EF-S e RF. Os dois primeiros são para suas câmeras DSLR, o último é para seu novo sistema de câmera sem espelho full frame. Esta é uma nova montagem, lançada em 2018. Menciono isso porque há um adaptador Canon, o que significa que todas as lentes EF e EF-S funcionarão em câmeras de montagem RF.

As lentes EF se encaixam em todas as câmeras da Canon (RF com adaptador), enquanto as lentes EF-S se encaixam apenas em câmeras de montagem EF-S (e câmeras RF com o adaptador).

As câmeras EF-S são essencialmente todos os modelos focados no consumidor, como a série Rebel. A Canon tem seu próprio sistema de estabilização, que chama de IS (estabilização de imagem).

1. Canon EF 16-35 f/4L IS




Esta lente ultra grande angular da Canon é incrivelmente nítida e uma excelente escolha para os amantes de paisagem e arquitetura. É a nossa lente atual para esses fins em nossa bolsa de fotografia de viagem.

Whilst the f/4 aperture isn’t too wide, this lens features image stabilisation technology that promises up to four stops of stabilisation, which makes this a great choice for low-light work. It’s also not too heavy. APS-C owners should consider the cheaper and significantly lighter 10-18mm IS instead.

Weight:1.35 lb / 615 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


2. Canon EF 24-70 f/2.8L II




This is the walk around lens of choice for many full frame Canon professionals as it offers sharp performance and a fast fixed f/2.8 aperture across the frame. This lens is great for everything from portraits to landscapes, and is one of the most popular lenses amongst Canon shooters.

This lens is quite pricey and fairly heavy though, so do also consider the Sigma equivalent which is significantly cheaper and includes image stabilisation, which is notably absent from this Canon lens.

Peso :1.77 lb / 805 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


3. Canon EF 24-105 f/4 L IS II




If the Canon 24-70 above is a bit pricey, or you’d prefer image stabilization and a slightly longer focal length, then the excellent EF 24-105 f/4 L is a great choice. Despite the longer focal length, it’s actually a slightly lighter option.

This lens will work with both full frame and crop sensor cameras, on the latter it will have an equivalent focal length of 38 – 168mm.

Weight: 1.75 lb / 795g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


4. Tamron 28-300mm f/3.5-6.3 Di VC




There are lots of third party options for Canon, with Tamron being a popular choice for value oriented buyers. This Tamron covers an excellent focal range in a relatively lightweight, low-cost design.

This 28-300mm is a great walkaround lens choice covering a wide focal range, especially for full frame shooters who don’t want the weight or cost of Canon’s L series lenses.

Weight: 1.19 lb / 540 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


5. Tamron 18-400mm f/3.5-6.3 VC




Owners of APS-C Canon cameras should definitely consider this incredible Tamron lens, which offers a mind blowing focal length (29 – 640mm equivalent) on Canon’s crop sensor cameras. It also has image stabilisation and an aperture range which is not too bad considering that incredible zoom. It’s also very well priced, and less heavy than you might expect for the focal length.

If you’d prefer a first party lens walkaround lens for your Canon APS-C camera, another option is the Canon EF-S 18-200 f/3.5-6.3 IS, which is a tiny bit lighter, but loses a lot of that lovely focal length, and is also slightly more expensive.

Weight: 1.56 lb / 710 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


Best Budget DSLR Lens for Canon Cameras

1. Sigma 18-300 f/3.5-6.3 DC OS




If you’re looking for a lens that covers a very wide focal range, produces sharp images, and won’t break the bank, look no further than this excellent Sigma. This will only work on Canon’s APS-C range such as the Canon Rebel line, or Canon SL2, but it offers excellent performance, image stabilization and an incredible focal range (29mm – 480mm equivalent) in a well priced and lightweight package.

Peso: 1.28 lb / 584 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


2. Tokina 11-20mm f/2.8 PRO DX




Lovers of wide-angle photography should shortlist this Tokina lens for Canon’s EF-S camera mount. With a very wide f/2.8 aperture, and a superwide focal length, this lens is perfect for landscape photography, low-light photography, and even taking pictures of the stars. Well priced too!

Weight: 1.23 lb / 560 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


The Best Mirrorless Lens for Travel Photography for Canon Cameras


Canon also makes mirrorless cameras, which come in two mount types, EF-M and RF.

The EF-M mount launched in 2012, and is for Canon’s EOS M range of cameras. These mirrorless cameras feature an APS-C sized sensor, and are primarily aimed at consumers and prosumers.

The RF mount launched in 2018, and is Canon’s newest mount. This features on Canon’s full frame and APS-C mirrorless cameras, including the R5, R6, R7 and R10.

It’s worth noting that Canon produces an RF mount adaptor and an EF-M mount adaptor for both EF and EF-S lenses. This means you can use EF and EF-S lenses on the Canon EF-M mount cameras, as well as Canon RF mount cameras.

So if you have an EF-M or RF mount camera, you might still prefer to buy one of the previously mentioned EF lenses, as these have the widest compatibility, and will work across all Canon’s cameras.

That said, an EF-M lens will be smaller and lighter, whilst the RF lenses take full advantage of the wider size of the mount, meaning these lenses can offer wider apertures. RF and RF-S lenses also have additional control rings on the lens itself, which can make for fast on the fly settings adjustments.

Whilst there aren’t currently as many EF-M, RF or RF-S lenses on the market as there are EF and EF-S lenses, there are still plenty to choose from. Here are some options that should work well for travel photography, across a range of budgets.

1. Tamron 18-200 f/3.5-6.3 Di III VC



Tamron’s EF-M walk around lens offers an excellent 29-320mm equivalent focal length. You get a reasonably fast f/3.5 aperture on the wide end, which stops down to f/6.3 as you zoom in. You also get Tamron’s vibration compensation feature (VC).

Given the focal range, the lens is relatively lightweight, and you get good performance for a reasonable price. Definitely one to consider if you’re looking for a native EF-M mount lens.

Weight: 1.55lb / 459g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


2. Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM



If you don’t need lots of zoom, this 24-70mm equivalent lens from EF-M Canon offers excellent performance in a diminutive package. It offers sharp images, image stabilization, and a really low weight at an affordable price. It’s also often offered as a kit lens with some of Canon’s EOS M cameras, which can make for a great bargain.

Weight: 4.6oz / 130 g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


3. Canon RF 24-240mm f/4-6.3 IS USM




Moving onto the RF lenses for Canon’s full frame mirrorless cameras, and the first in our list is this versatile 24-240mm option. This offers an excellent focal range for travel photography, making this a good choice as a walkaround lens. You get a fairly fast f/4 aperture at the wide end, although this does drop off to f/6.3 as you zoom in.

You also get Canon’s image stabilization and fast, silent autofocus system. It’s also relatively light and compact for a full frame lens with this range, and the price is good for what you get.

Weight: 1.65lb / 750g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


4. Canon RF 24-105mm f/4L IS USM




Naturally Canon also has a range of their premium “L” lenses available for the RF mount. The 24-105 f/4 is an excellent RF mount lens for travel photography, offering a useful focal range as well as a fixed f/4 aperture throughout the whole focal length.

You also get image stabilization, fast and silent autofocusing, in a relatively compact and lightweight lens.

Weight: 1.54lb / 700g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


5. Canon RF 15-35mm f/2.8L IS USM




If, like me, you love wide angle photography, then you are definitely going to want to check out Canon’s awesome 15-35mm wide angle lens for the RF mount. The RF mount has allowed Canon to go all the way to 15mm with their wide angle zoom, and you get a fast f/2.8 aperture through the focal length as well.

You also get image stabilization and fast and silent autofocusing. It’s not cheap by any stretch of the imagination, but performance is superb.

This lens is the part of what photographers refer to as the “holy trinity” of lenses that professional photographers aim to have in their kitbag. They are all expensive, but image quality and performance can’t be beaten. If you are looking for the rest of the “holy trinity” of RF lenses, Canon also has the Canon RF 24-70mm F2.8 L IS USM and the Canon RF 70-200mm F2.8 L IS USM available for purchase.

Weight: 1.85lb / 840g
Check price on Amazon here, B&H here and Adorama here


6. Canon RF-S 18-150mm f/3.5-6.3 IS STM


In 2022, Canon launched the first of their mirrorless APS-C sensor cameras with an R mount, the EOS R7 and the EOS R10. These cameras actually come with an RF mount, meaning they are compatible with RF lenses and EF &ES-S lenses. For RF and EF lenses, you do get a 1.6x crop factor.

Canon has also launched RF-S lenses. Despite the name, the RF-S mount is the same as the RF mount, the only difference is that these lenses are designed for the new cameras, meaning they are smaller and lighter as they don’t need to produce such a large image.

The lens we recommend you consider as a walk around lens is the RF-S 18-150mm. On a R7 or R10, this has an equivalent focal length of 28.8-240mm, which is ideal for most travel photography situations.

You also get built-in image stabilization, and the maximum aperture of f/3.5 is very good. It’s also remarkably light.

Weight: 10.9oz / 310g
Check price on B&H here and Adorama here


Leitura adicional


Well, that sums up my guide to the best travel lenses for travel photography! I hope you found it informative and useful in your quest to find the perfect travel lens for you. Before you head off, I want to share with you a few more resources that will help you on your photography journey.
  • My guide to picking the best travel camera – after all, a lens isn’t much good without a great camera to pair it with! We also have guides to the best point and shoot cameras, the best mirrorless cameras, the best cameras for hiking and backpacking, the best action cameras, and the best DSLR cameras for travel photography.
  • Photos need editing to get the best out of them. See our guide to the best photo editing software for our suggestions. If you’re looking for something to edit your photos on, see our guide to the best laptops for photo editing
  • If you’re looking for something for someone else, see our guide to the best gifts for photographers for ideas
  • My series of Photography Tips, which I am always expanding and updating with posts like this one
  • My always expanding series of Photography Location Guides, to help you get the best shot in locations around the world.
  • An overview of my Travel Photography Gear, in case you wondered what a professional photographer has in his bag
  • A Beginners’ Guide to Improving your Travel Photos for those starting out in travel photography. We also have a guide to how to use a DSLR to help you if you are starting out with this type of camera system.
  • Our reasons why you need a travel tripod


Quer melhorar sua fotografia?


Se você achou este post útil e deseja melhorar sua fotografia em geral, confira meu curso online de fotografia de viagem.

Desde o lançamento do curso em 2016, já ajudei mais de 2.000 alunos a aprender a tirar fotos melhores. O curso abrange praticamente tudo o que você precisa saber, desde o básico de como uma câmera funciona, até composição, luz e edição de fotos.

Ele também abrange tópicos mais avançados, incluindo astrofotografia, fotografia de longa exposição, fotografia com flash e fotografia HDR.

Você recebe feedback meu à medida que avança, acesso a webinars, entrevistas e vídeos, além de participação exclusiva em um grupo do Facebook, onde pode obter feedback sobre seu trabalho e participar de desafios regulares.

Está disponível por um preço único incrível para acesso vitalício, e acho que você deveria dar uma olhada. O que você pode fazer clicando aqui.



And that’s it for my guide to picking the best camera lens for travel photography. I’ll be keeping this post updated as new lenses are released for the various systems, so you can always check back for advice if you need it. I’m also happy to answer your specific questions about picking a lens for your camera system – just pop them in the comments below and I’ll do my best to give my thoughts and advice!