>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

A melhor câmera para fotografia de rua em 2022


Escolher a melhor câmera para fotografia de rua não precisa ser difícil, mas pode levar algum tempo para pesar as opções. Felizmente, com todas as câmeras disponíveis hoje, é difícil fazer uma má escolha!

Dito isto, existem algumas câmeras de fotografia de rua que se destacam entre seus pares – graças a uma combinação única de recursos.

Embora a fotografia de rua possa ser feita com quase qualquer câmera, de telefones celulares a formatos médios, existem algumas características a serem observadas ao escolher seu equipamento. Um tamanho pequeno, controles manuais fáceis de usar, um obturador silencioso e um tempo de resposta rápido são muito apreciados ao capturar fatias da vida em espaços públicos.

Outros recursos como uma tela inclinável, um filtro ND embutido, um visor brilhante e vedação contra intempéries são bons, mas não são decisivos para a maioria dos fotógrafos. Em última análise, você precisará decidir o que é importante para você e escolher de acordo, mas se não tiver certeza por onde começar, essa lista será útil.

(Observação:em termos de classificação, as três principais escolhas são classificadas em ordem; depois disso, todas as câmeras são igualmente boas, seguidas por quatro menções honrosas que não chegam ao corte.)

1. Fujifilm X100V


Em 2010, a Fujifilm lançou o X100 original, que apresentava um conjunto inovador de recursos, incluindo um visor híbrido óptico/eletrônico e um sensor APS-C. Rapidamente se tornou um sucesso descontrolado.

A X100V é a quinta iteração desta câmera e, ao longo dos anos, a Fujifilm a refinou constantemente para fotografia de rua. Abertura, velocidade do obturador, ISO e compensação de exposição têm seus próprios botões de controle, o que os torna simples de ajustar em tempo real. O visor híbrido permite fotografar com um telêmetro antigo ou um mirrorless ultramoderno, e a tela sensível ao toque retrátil facilita a composição de ângulos baixos.

Outros benefícios para fotógrafos de rua incluem uma lente fixa de 23 mm acoplada a um sensor APS-C, que resulta em um campo de visão equivalente a 35 mm – perfeito para fotografia de rua. A lente é nítida e brilhante com uma abertura máxima de f/2, para que você possa tirar fotos com facilidade e nunca se preocupe em perder uma foto devido à pouca luz. O obturador de folha embutido torna a fotografia praticamente silenciosa, o que é ótimo se você valoriza a discrição.

O X100V é pequeno, mas não exatamente no bolso, e possui um conjunto completo de botões e mostradores personalizáveis ​​para se adequar ao seu estilo. Se você quer uma câmera praticamente sem concessões projetada desde o início para atiradores de rua, a Fuji X100V é uma opção fantástica; é, na minha opinião, a melhor câmera para fotografia de rua hoje.

Prós:

  • Qualidade de imagem excelente
  • Controles fáceis de usar
  • Visor híbrido óptico/eletrônico estilo rangefinder (o único desse tipo entre todas as câmeras nesta lista)
  • Lindos arquivos JPEG com uma ampla variedade de simulações de filmes disponíveis

Contras:

  • A vedação contra intempéries requer a compra de um anel adaptador para a frente da lente
  • O foco automático não é tão rápido quanto alguns de seus pares
  • Caro, especialmente para fotógrafos casuais
  • Sem estabilização de imagem

2. Ricoh GR III


A linha de câmeras Ricoh GR é a favorita dos fotógrafos de rua há anos, e com razão. A terceira iteração desta venerável série de câmeras continua a tradição de ser pequena em tamanho, mas com bastante impacto, e oferece quase tudo que um fotógrafo de rua poderia desejar.

Uma lente de 18 mm acoplada ao sensor APS-C resulta em um campo de visão de 28 mm; isso é um pouco mais largo que o Fujifilm X100V e mais parecido com o que você pode ver em um telefone celular. Algumas pessoas gostam do ângulo mais amplo, mas acho o campo de visão de 35 mm muito mais agradável e versátil. A qualidade da imagem é excelente e as fotos com alto ISO ficam ótimas. Muitos fotógrafos juram pelos JPEGs preto e branco da Ricoh, então se você gosta de fotografar em monocromático, essa pode ser uma boa opção.

A Ricoh GR III tem muitos botões, mas não tantos controles dedicados quanto a Fujifilm X100V e outras câmeras nesta lista. Não é tão fácil alterar rapidamente as configurações, mas muitas funções personalizadas podem ser mapeadas para botões específicos para facilitar as coisas. A abertura máxima de f/2.8 não é tão brilhante quanto a Fuji X100V, mas a câmera compensa com estabilização de imagem integrada; isso torna a fotografia com pouca luz um pouco mais prática, desde que você esteja fotografando assuntos parados. Uma tela sensível ao toque sem inclinação facilita a composição de fotos, mas a falta de um visor dedicado certamente é algo a ser considerado se você preferir compor suas fotos aproximando a câmera.

Prós:

  • O tamanho pequeno facilita o transporte no bolso ou na bolsa
  • Muito mais acessível que o Fuji X100V e algumas outras opções nesta lista
  • Excelente qualidade de imagem
  • Estabilização de imagem integrada

Contras:

  • A lente f/2.8 não é tão brilhante quanto a Fujifilm X100V
  • A falta de um visor embutido significa que as fotos devem ser compostas usando a tela LCD traseira
  • A duração da bateria não é boa, então você pode levar uma sobressalente

3. Sony RX100 VII


A linha Sony RX100 existe há muitos anos e passou por inúmeras iterações para se adaptar às demandas dos fotógrafos. A mudança mais dramática nos últimos anos é a lente, que costumava ter um alcance focal muito menor, mas agora vai de 24 mm a 200 mm (em medidas equivalentes de 35 mm). Isso torna a RX100 VII uma excelente câmera para muitos gêneros, incluindo fotografia de rua.

Embora a lente não seja tão brilhante quanto a Fuji X100V ou a Ricoh GR III, sua abertura máxima de f/2.8 na extremidade ampla é ótima para fotografia de rua durante o dia. Isso diminui rapidamente para uma abertura máxima de f / 4.5 à medida que você aumenta o zoom, mas a maioria dos fotógrafos de rua normalmente fotografa em largura, em oposição à telefoto.

O sensor de 1″ da Sony RX100 VII é o que permite que esta câmera tenha uma lente tão versátil. E embora não seja páreo para a qualidade de imagem de seus irmãos APS-C e full-frame e alto desempenho ISO, a Sony compensa isso em termos de pura proeza tecnológica.

A câmera RX100 VII é repleta de recursos normalmente encontrados em câmeras sem espelho de última geração que custam milhares de dólares. O foco automático é ágil e confiável e inclui rastreamento de assunto e AF ocular, a gravação de vídeo é excelente e o visor pop-up é um benefício para fotógrafos de rua. Uma tela sensível ao toque traseira, um conjunto relativamente robusto de controles manuais e vários botões personalizáveis ​​significam que você pode configurar a câmera para fotografar como deseja obter as fotos de rua que, de outra forma, perderia. No final das contas, a razão pela qual esta câmera ganha um lugar na minha lista é devido à sua combinação única de recursos e tamanho; nenhuma outra câmera oferece tanto em um corpo tão pequeno.

Prós:

  • O tamanho muito pequeno torna a câmera extremamente portátil e de bolso
  • Tecnologia incrível, de vídeo 4K a foco automático rápido e confiável
  • Lente versátil com distância focal de 200 mm na extremidade longa
  • A estabilização óptica ajuda você a obter fotos nítidas de objetos parados com pouca luz

Contras:

  • A abertura f/2.8 só está disponível na extremidade mais ampla da faixa focal
  • O sensor de imagem pequeno resulta em menor profundidade de campo e desempenho de ISO alto inferior em comparação com outras câmeras
  • O visor pop-up não é acessível instantaneamente

4. Panasonic Lumix LX100II


Embora a Panasonic Lumix LX100 II não seja tão repleta de recursos quanto outras câmeras da lista, ela se comporta muito bem no mundo da fotografia de rua. É fácil de usar e inclui autofoco rápido e controles responsivos, incluindo mostradores dedicados para velocidade do obturador e compensação de exposição. A lente embutida de 24-75 mm (equivalente a 35 mm) é ótima para fotos em grande angular, bem como cortes mais apertados, e a abertura f/1.7 brilhante é perfeita para fotografia com pouca luz, embora diminua para f/2.8 quando ampliada a 75mm. Os fotógrafos de rua vão adorar o tamanho pequeno desta câmera, embora a lente se destaque do corpo o suficiente para causar problemas no bolso ou na bolsa.

A Panasonic inclui muita tecnologia em suas câmeras, e a Lumix LX100 II possui uma variedade de recursos de alta tecnologia que a tornam adequada para fotógrafos de rua. Os pontos de foco automático cobrem quase todo o quadro para que você possa focar em praticamente qualquer lugar, e os modos de corte integrados permitem que você enquadre suas fotos em uma variedade de proporções diferentes.

A tela sensível ao toque facilita muito o foco, o que pode ser útil para fotos instantâneas, e o visor eletrônico é ótimo para compor suas fotos com cuidado. Os fotógrafos de rua também apreciarão o anel de abertura, que lhe dá controle total sobre a abertura sem exigir uma visita aos menus da câmera.

Prós

  • Discos de controle manual para velocidade do obturador e abertura
  • A lente de zoom embutida cobre uma faixa focal útil para fotografia de rua
  • Tamanho pequeno

Contras

  • A qualidade da imagem não é tão boa em valores ISO mais altos
  • A abertura f/1.7 só está disponível na extremidade mais ampla da faixa de distância focal
  • O visor não é tão nítido quanto os outros nesta lista, o que torna a composição de algumas fotos um pouco frustrante

5. Canon G1 X Mark III


A Canon G1 X Mark III combina o melhor das câmeras compactas e suas irmãs DSLR/sem espelho de sensor maior; o resultado é uma ferramenta de imagem bastante adequada para muitos tipos de fotografia de rua.

O apelo geral da G1 X Mark III é um pouco prejudicado por seu tamanho, bem como por algumas limitações da lente embutida, mas qualquer pessoa depois de uma câmera de fotografia de rua deve considerá-la. O enorme sensor de imagem APS-C da G1 X III proporciona fotos excelentes em uma variedade de condições de iluminação, e uma longa lista de especificações técnicas impressionantes torna esta câmera excelente para fotos de rua.

A composição é simples com o LCD traseiro, e a Canon vai um passo além do que a maioria, oferecendo uma tela sensível ao toque totalmente articulada. O foco automático não é particularmente digno de nota, especialmente ao rastrear assuntos em movimento, mas isso geralmente não é a principal preocupação dos fotógrafos de rua.

A faixa focal de 24-72 mm (equivalente a 35 mm) da lente zoom significa que você pode obter fotos amplas e retratos de rua, mas a faixa de abertura da lente é definitivamente inferior ao ideal. A abertura máxima f/2.8 (quando reduzida) é respeitável, mas a abertura f/5.6 quando ampliada limita severamente a funcionalidade desta câmera com pouca luz.

No entanto, as fotos de alto ISO ficam ótimas, e os fotógrafos de rua vão adorar a abundância de mostradores de controle e botões de função para acessar as configurações comumente usadas. O visor eletrônico é nítido e nítido e, embora não seja tão bom quanto as câmeras de ponta da Canon, certamente é bom o suficiente para fotografia de rua.

Prós:

  • Excelente qualidade de imagem, especialmente em comparação com algumas câmeras nesta lista com sensores muito menores
  • O obturador de folhas permite que você use velocidades de sincronização de flash internas muito rápidas
  • O filtro de densidade neutra integrado permite explorar mais possibilidades criativas

Contras:

  • A pequena abertura máxima limita a utilidade da lente embutida, especialmente quando ampliada
  • A duração da bateria não é boa
  • A lente não é tão nítida quanto as outras nesta lista

6. Nikon Z5


A inclusão da Nikon Z5 nesta lista pode parecer um pouco estranha, mas ouça-me. A Nikon Z5 não foi projetada especificamente para fotografia de rua como a Ricoh GR III ou Fuji X100V, e é maior e mais pesada que a Canon G1 X Mark III. Você também precisa anexar uma lente porque não inclui uma como a Panasonic LX100 II e outras.

Mas tem uma qualidade de destaque para fotografia de rua:atualmente é a câmera sem espelho full-frame mais barata do mercado. Portanto, para fotógrafos de rua que valorizam a qualidade da imagem acima de tudo, definitivamente vale a pena dar uma olhada na Nikon Z5.

Além de um sensor full-frame, a Nikon Z5 tem muitos outros recursos para fazer os fotógrafos de rua se sentarem e prestarem atenção. Sua tela de toque flip-out permite fotografar de cima para baixo, e possui controles manuais mais do que suficientes e configurações personalizáveis. Possui um visor brilhante, foco automático rápido, estabilização de imagem integrada e um obturador totalmente eletrônico (opcional) para disparos discretos.

A Nikon Z5 pode ser combinada com as lentes Z da Nikon, muitas das quais são excelentes para fotografia de rua. Lembre-se de que o Z5 é caro, pesado e francamente incômodo ao lado de seus homólogos ágeis e de bolso. Mas para atiradores de rua full-frame, é uma das melhores opções disponíveis.

Prós:

  • Qualidade de imagem requintada e desempenho de foco automático
  • Slots duplos para cartão de memória
  • A estabilização de imagem integrada ajuda você a obter ótimas fotos com velocidades de obturador mais lentas

Contras:

  • Maior do que quase todas as câmeras nesta lista; não cabe no bolso
  • Muito poucas lentes de montagem Z pequenas disponíveis, o que limita seu apelo para fotografia de rua

7. Olympus PEN E-PL10


A série Olympus PEN tem sido amada por fotógrafos de rua e, embora não esteja à altura de alguns de seus pares, a PEN E-PL10 definitivamente se destaca em áreas-chave. Ele possui um sensor Micro Four Thirds, que fica confortavelmente entre o sensor de 1″ da série RX100 e os sensores APS-C oferecidos por câmeras como a G1 X Mark III e Fuji X100V. Ele atinge um bom equilíbrio entre tamanho e capacidade, com recursos que atraem muitos fotógrafos de rua.

Como a Nikon Z5, a PEN E-PL10 requer uma lente separada, mas as lentes Micro Four Thirds são muito menores do que suas contrapartes Nikon/Canon/Sony. Por exemplo, a lente 14-42mm (equivalente a 28-84mm) mostrada na foto acima torna a E-PL10 aproximadamente do mesmo tamanho que a Fuji X100V quando a lente é reduzida para 14mm. E há uma enorme variedade de lentes MFT, muitas das quais são ótimas para fotos casuais de rua.

A PEN E-PL10 não é tão rica em recursos quanto alguns de seus irmãos mais orientados para profissionais, como a OM-D E-M1 Mark III, mas possui um complemento completo de controles manuais para que você possa obter precisamente a foto que deseja. re depois. Alguns fotógrafos de rua podem lamentar a falta de um visor dedicado, mas a tela sensível ao toque traseira articulada torna a composição de fotos fácil e agradável.

A E-PL10 também se destaca graças à estabilização de imagem integrada e foco automático rápido e confiável. E a PEN E-PL10 é muito mais barata que outras câmeras desta lista, o que a torna uma ótima opção para quem quer começar a fotografar de rua.

Prós:

  • Uma das menores câmeras com lentes intercambiáveis ​​do mercado
  • Excelentes controles manuais e estabilização de imagem integrada
  • Barato, mesmo considerando o custo de uma lente

Contras:

  • Um sensor Micro Four Thirds significa que fotos com ISO alto não são excelentes
  • Sem visor dedicado
  • Atiradores de rua sérios podem superar o conjunto de recursos da câmera rapidamente

Menções honrosas


As câmeras listadas abaixo são todas adequadas para fotografia de rua, mas geralmente as considero discrepantes nesse tipo de discussão. Embora todos valham a pena considerar, cada um é limitado por alguns fatores importantes, e eu geralmente recomendaria uma das câmeras iniciais nesta lista em vez de uma das menções honrosas.

No entanto, se dinheiro, tamanho ou acesso à tecnologia mais recente não são suas principais preocupações, veja os modelos listados abaixo.

8. Leica Q2


A Leica Q2 é o sonho de um fotógrafo de rua sem compromissos. Tudo nesta câmera é ideal para fotografia de rua, desde seu sensor full-frame até sua lente 28mm f/1.8 extremamente nítida até o brilhante visor óptico, construção durável e vedação contra intempéries.

Embora você possa comprar vários Fujifilm X100Vs e um Ricoh GR III pelo mesmo preço de um Leica Q2, você estaria fazendo alguns compromissos e trocas no processo que simplesmente não precisa pensar com o Leica. Portanto, se dinheiro não é problema e você não se importa com uma lente enorme saindo do corpo da câmera, a Leica Q2 é minha principal recomendação.

9. Sony RX1R II


Se você está procurando uma câmera de fotografia de rua ideal, mas não pode comprar a Leica Q2, a Sony RX1R II deve estar no topo da sua lista. É semelhante à Leica em muitos aspectos, com especificações que superam quase todas as câmeras no topo desta lista, mesmo que não atinja as mesmas alturas que sua contraparte alemã.

Se o Q2 estiver no topo do pódio, o RX1R é um segundo lugar muito próximo. É caro, mas não tanto quanto o Q2. Tem uma lente 35mm f/2 que não é tão ampla ou brilhante quanto a Q2. Ele tem um visor, mas aparece como um periscópio em vez de ser elegantemente embutido no corpo da câmera. Enquanto a tela traseira se abre para maior versatilidade, a câmera sacrifica a vedação contra intempéries como resultado.

Em suma, a Sony RX1R II é uma câmera excelente por boas razões, mas geralmente não é uma que eu recomendaria para a maioria dos atiradores de rua casuais.

10. Sony a6100


A Sony a6100 não foi projetada para fotografia de rua, mas não a ignore. É uma câmera pequena, completa e altamente capaz que também atende muito bem às necessidades dos fotógrafos de rua.

A Sony a6100 é uma câmera APS-C completa que aceita todas as lentes de montagem tipo E da Sony e inclui uma tecnologia impressionante para ajudá-lo a capturar as imagens que você procura. Tudo o que você esperaria de uma câmera adequada está aqui:controles manuais, um visor brilhante, ótimo foco automático e uma tela traseira flip-out. É pequeno o suficiente para carregar, mas não tão de bolso quanto o Ricoh GR III ou Sony RX100 VII. Eu recomendaria emparelhá-la com a lente pancake f/2.8 de 20 mm (equivalente a 30 mm), que essencialmente transforma esta câmera em uma Fujifilm X100V.

Estritamente do ponto de vista da fotografia de rua, prefiro o X100V - mas alguns podem apreciar a tecnologia e a capacidade de trocar as lentes oferecidas pelo a6100.

11. Fujifilm X-E4


Quase não parece justo relegar a Fujifilm X-E4 ao fundo da categoria de menções honrosas. De muitas maneiras, parece ser uma das melhores câmeras para fotografia de rua que você pode comprar! Mas embora esta câmera tenha uma extensa lista de recursos que atraem fotógrafos de rua, não posso recomendá-la sobre a Fuji X100V.

A X-E4 e a Fujifilm X100V compartilham muitos elementos comuns, desde o tamanho do sensor até a tela retrátil, controles manuais e até um visor integrado. Mas, embora a X-E4 seja mais nova e mais barata, ela não vem com uma lente e, quando você adiciona uma que seja adequada para fotografia de rua, o preço é quase o mesmo de uma X100V.

E a X100V possui uma lente de grande abertura, melhores controles manuais e um visor híbrido óptico/eletrônico que atrairá muitos fotógrafos de rua. Como uma câmera de lente pequena, capaz e intercambiável, a X-E4 é ótima. Mas para fotografia de rua, o X100V é a melhor escolha.

A melhor câmera para fotografia de rua:palavras finais


A fotografia de rua tem tudo a ver com capturar os momentos sinceros do cotidiano que compõem o mundo ao nosso redor. E quase todas as câmeras são capazes de tirar essas fotos – telefones celulares, câmeras de bolso e até DSLRs com lentes grandes.

Não há nenhuma regra que diga que a câmera que você já possui não será adequada para fotografia de rua. E suas únicas limitações inerentes são aquelas que você define para si mesmo. Mas se você está procurando a melhor câmera para fotografia de rua, espero que esta lista tenha sido útil e tenha lhe dado algumas coisas para pensar!

Perguntas frequentes sobre câmeras de fotografia de rua

Posso usar meu celular para fotografia de rua?
Os telefones celulares são ótimos para fotografia de rua, desde que haja muita luz. Quando as luzes se apagam, a qualidade da foto diminui drasticamente, especialmente se você estiver fotografando assuntos em movimento. (O Modo Noturno em telefones celulares quase sempre exige que seus assuntos fiquem muito quietos.)
Qual ​​é a melhor distância focal para fotografia de rua?
Este é em grande parte uma questão de gosto pessoal, mas qualquer coisa entre 25 mm e 35 mm geralmente é ideal para fotografia de rua. Muito mais largo que 25mm e as pessoas começam a parecer um pouco distorcidas. Muito mais estreito que 35 mm, e você terá problemas para encaixar tudo no quadro.
Posso usar uma DSLR para fotografia de rua?
Embora as DSLRs tradicionais certamente possam ser usadas para fotografia de rua, não as recomendo quando há tantas opções excelentes sem espelho disponíveis. As DSLRs são grandes e visíveis, e o disparo Live View geralmente usa foco automático com detecção de contraste (o que não é altamente confiável para configurações dinâmicas de fotografia de rua).
Preciso de proteção contra intempéries na minha câmera?
A menos que você esteja fotografando em condições climáticas extremas, você provavelmente não precisa de vedação contra intempéries. É bom ter paz de espírito e eu não recomendaria isso, mas contanto que você tome cuidado para não deixar sua câmera ficar encharcada de chuva ou coberta de poeira, provavelmente ficará bem.
Preciso focar manualmente ao tirar fotos de rua?
Muitos fotógrafos de rua gostam de fotografar manualmente, o que é muito simples graças ao foco de pico em câmeras modernas sem espelho. No entanto, o foco automático funciona perfeitamente e não há nada de errado em usá-lo para fotografia de rua.