>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

12 melhores câmeras para fotografia de retrato (em 2022)


Você está procurando a melhor câmera para fotografia de retrato, mas está se sentindo sobrecarregado com todas as opções? Você veio ao lugar certo.

Obviamente, você pode fazer um retrato com qualquer câmera. No entanto, se você planeja comprar sua primeira câmera séria ou deseja atualizar seu equipamento para fotografar retratos, esta lista apresenta muitas opções que valem a pena considerar.

Incluí alguns modelos profissionais de primeira linha, mas você deve ter em mente que a melhor câmera para fotografia de retrato não precisa ser a mais cara; portanto, você também encontrará algumas câmeras de nível básico e recomendações conscientes do orçamento.

Então, sem mais delongas, vamos começar.

1. Canon EOS 5D Mark IV


A EOS 5D Mark IV é uma câmera profissional full-frame com um sensor de 30 megapixels, que oferece grande profundidade de cor e faixa dinâmica, mesmo em ISOs altos.

Seu rastreamento AF e detecção de rosto AF garantem que você obtenha as imagens mais nítidas para retratos estático e fotos de ação, e mesmo se você perder o foco por alguns milímetros, a tecnologia Dual Pixel RAW permite que você mude o foco no pós-processamento. Por exemplo, se você deixar os cílios afiados em vez do olho, você pode fazer alguns ajustes e – voila! – o olho parece afiado. Outra vantagem da tecnologia Dual Pixel RAW é a capacidade de ajustar o bokeh no fundo para um efeito mais agradável.

A câmera tem uma construção robusta e vedação ambiental, o que o torna perfeito para sessões de retrato ao ar livre. Apenas lembre-se de que não é à prova de água, poeira ou congelamento.

A duração da bateria é de cerca de quatro horas, então você não precisa se preocupar em interromper seu fluxo criativo. E a 5D Mark IV também possui dois slots de cartão de memória, essenciais para profissionais que precisam de backups no local de seu trabalho.

2. Canon 6D Mark II


Se você deseja atualizar para uma câmera full-frame, mas não está pronto para mudar para um modelo profissional, a Canon 6D Mark II é a câmera DSLR de nível básico perfeita para fotografia de retrato. Possui um sensor de 26 megapixels de alta qualidade e bom desempenho de ruído em valores ISO mais altos, mesmo que não esteja no mesmo nível das principais câmeras do mercado atual.

A 6D Mark II inclui AF Dual Pixel com 45 pontos AF de tipo cruzado para que você possa garantir imagens nítidas, mesmo quando o assunto está em movimento. E graças ao disparo contínuo de 6,5 qps, você pode capturar a cena de ação ocasional.

O AF sofre um pouco em situações de pouca luz, mas você pode resolver isso com o Live View. Para reproduzir suas fotos ou fotografar no Live View, use a tela flip de 3 polegadas com uma tela sensível ao toque de ângulo variável.

O corpo da 6D Mark II é leve, além da câmera ser resistente a poeira e água. Portanto, sinta-se à vontade para levá-lo com você para algumas sessões de fotos ao ar livre em quaisquer condições climáticas. A pega também é bastante confortável.

A 6D Mark II possui uma montagem EF, para que você possa emparelhá-la com uma ampla variedade de lentes perfeitas para retratos. Para completar, você também recebe Wi-Fi, Bluetooth e GPS integrados.

3. Canon EOS 90D


Se você está procurando a melhor câmera com sensor de corte para fotografia de retrato, a Canon EOS 90D é o caminho a percorrer.

O sensor é de 32,5 MP, que é uma resolução maior do que o full-frame 6D Mark II recomendado acima (embora o sensor seja menor, fato que vem com uma série de diferenças na sensibilidade à luz, faixa dinâmica, etc.). O sensor recortado mantém este modelo na categoria prosumer ou entusiasta, mas isso não significa que não seja uma excelente câmera. Para alguns tipos de retratos – por exemplo, casais ou sessões de família – você pode absolutamente fazer um trabalho profissional.

Ao fotografar pelo visor, o foco automático possui um sistema tradicional de tipo cruzado de 45 pontos com detecção de rosto, o que é mais que suficiente para retratos de estúdio.

Além disso, se você deseja capturar fotos de ação e o AF do visor não consegue acompanhar, a câmera possui um sensor de alta resolução que ajuda no reconhecimento e rastreamento do assunto (e também possui detecção de olhos). E o foco automático Dual Pixel cobre 100% do quadro verticalmente e 88% horizontalmente para disparo no modo Visualização Direta.

4. Canon EOS R5


Se você é um profissional que deseja adotar a tecnologia sem espelho, a Canon EOS R5 é uma ótima escolha, supondo que você possa pagar o preço.

A EOS R5 vem com um sensor full-frame de 45 megapixels projetado para fotografia profissional (se você estiver procurando a versão amadora, confira a EOS R6 altamente capaz).

Para quem gosta de fazer retratos de ação, você obtém disparos contínuos de até 12 qps por meio do obturador mecânico, e isso salta para disparos contínuos de 20 qps ao usar o obturador eletrônico. O foco automático possui reconhecimento de olho/rosto/cabeça e suas 1053 zonas AF usam 100% da área AF para garantir as imagens mais nítidas.

Para máxima flexibilidade, a EOS R5 tem até 8 stops de correção de vibração; dessa forma, você pode fotografar retratos de mão mesmo com pouca luz. Ele também possui dois slots para cartão de memória, uma alça de bateria opcional, a capacidade de marcar fotos e vídeos com voz e muitos outros recursos que o tornam o companheiro perfeito para suas sessões de fotos. E – para quem gosta de trabalhar ao ar livre – é vedado contra intempéries, gotejamento e poeira.

5. Nikon D850


A Nikon D850 é uma DSLR full-frame avançada com poderosos 45,7 MP e é capaz de lindas retratos, mesmo que seja mais volumoso que a concorrência.

O que o D850 oferece? Boa qualidade de imagem e pouco ruído até 1600 ISO. Além disso, se você precisar imprimir em tamanho grande, esta câmera oferece belos arquivos maiores que A1.

Para fotos de ação, você obtém disparos contínuos de até 7 qps. A D850 também apresenta pico de foco (somente no foco manual), que permite identificar a área mais nítida na imagem exibindo uma sobreposição de cores. Se você preferir foco automático ao foco manual, vai adorar o sistema AF de 153 pontos.

A Nikon D850 foi projetada para lentes de montagem F, e há muitas delas; com uma gama tão ampla de vidro, você pode garantir a máxima qualidade óptica para todos os tipos de retratos.

6. Nikon D780


A Nikon D780 é a mais recente DSLR full-frame de nível básico da Nikon, com 24,5 megapixels, boa faixa dinâmica e excelente precisão de cores.

O sistema de autofoco – ao fotografar pelo visor – usa 51 pontos e, ao fotografar com Live View, salta para 273. O recurso de detecção de rosto funciona bem, mas a detecção de olhos não é tão confiável. Você pode querer fazer alguns testes antes de sair em campo para garantir que a detecção do olho seja boa o suficiente para o seu tipo de fotografia de retrato. O recurso Focus Peaking é excelente – e extremamente útil ao fotografar retratos com pouca luz.

A D780 possui dois slots para cartão SD – essenciais para fotógrafos profissionais – e a pega é confortável, perfeita para longas horas de filmagem. Além disso, a câmera é à prova de intempéries, para que você possa levá-la com você para o local sem preocupações, mesmo durante as intempéries.

7. Nikon D7500


A Nikon D7500 é a melhor DSLR APS-C da Nikon até hoje e, embora não seja tão poderosa quanto suas irmãs full-frame, ainda é capaz de belas fotos de retrato. O sensor de 20,9 megapixels lida muito bem com condições de pouca luz e retém uma boa quantidade de detalhes, mesmo em ISOs altos.

O sistema AF possui 51 pontos de foco para foco automático rápido e funciona bem mesmo com assuntos erráticos (por exemplo, dançarinos), especialmente quando combinado com uma taxa de disparo contínuo de 8 qps.

O D7500 oferece uma estrutura de fibra de carbono, o que o torna muito leve e portátil. No entanto, não é resistente a choques, então você terá que ter cuidado ao fotografar em condições difíceis. É à prova de intempéries, no entanto.

8. Nikon Z50


Esta câmera sem espelho de nível básico de 20,9 megapixels foi projetada como um modelo de transição para criadores que geralmente trabalham com um smartphone, mas não se deixe enganar; a Z50 é uma excelente câmera de fotografia de retrato, especialmente para iniciantes e fotógrafos intermediários.

O Z50 é fácil de usar e a interface é muito intuitiva, além da tela de 3,2 polegadas girar 180 graus. Você pode usar o aplicativo SnapBridge para compartilhamento rápido de fotos nas mídias sociais. A Nikon Z50 tem 20 modos criativos, incluindo efeitos divertidos, para apimentar seus retratos.

A Z50 funciona melhor com lentes DX de montagem Z da Nikon, mas é compatível com todas as lentes Z da Nikon, e você também pode adaptar as lentes de montagem F da Nikon sem perda de qualidade para uma variedade ainda maior de opções.

Os 209 pontos de foco automático cobrem mais de 80% do sensor (vertical e horizontalmente), enquanto a detecção de olho permite que você fixe o foco de forma consistente. E a Z50 foca até -4 EV, para que você possa fotografar muito depois do pôr do sol.

9. Sony a7 IV


A Sony a7 IV é uma câmera full-frame totalmente nova com sensor de 33 megapixels, mecanismo de processamento BIONZ XR e tecnologia de foco automático avançada; em outras palavras, ela está equipada com alguns dos melhores e mais recentes recursos da Sony e é uma das melhores câmeras sem espelho do mercado atualmente.

O sensor retém detalhes finos e alcança uma gradação suave mesmo em configurações de ISO alto. E possui uma faixa dinâmica de 15 pontos que oferece retratos de excelente qualidade, mesmo na iluminação mais desafiadora.

O rastreamento AF/AE com 759 pontos AF de detecção de fase cobre 94% da área da imagem. O a7 IV também possui AF de olhos em tempo real para assuntos em movimento, para que você nunca precise se preocupar em perder o foco nos olhos do assunto.

A Sony desenvolveu dois flashes externos para emparelhar com o a7 IV que são perfeitos para fotografia de retrato:o HVL-F46RM e o HVL-F60RM2. Em conjunto com a tecnologia de detecção de rosto da câmera, esses flashes medem a quantidade necessária de luz e fazem a correção automática do balanço de branco.

O HVL-F60RM2 também possui um recurso de cabeça rotativa chamado Quick Shift Bounce para posicionamento flexível quando você está refletindo o flash para retratos com luz suave.

10. Sony a7C


A Sony a7C é uma câmera full-frame pequena e leve, perfeita para retratos casuais, fotos espontâneas e até mesmo alguns retratos de rua. Seu sensor de 24,2 megapixels possui uma faixa dinâmica de 15 pontos e suporta processamento de 16 bits e saída RAW de 14 bits.

O corpo permite lentes intercambiáveis, embora muitas vezes você a encontre vendida em um pacote com uma lente 28-60mm f/4-f/5.6 - não é um mau negócio para fotógrafos de retratos iniciantes, graças às imagens de alta qualidade da lente em todas as distâncias focais. Ele também tem uma distância mínima de foco de 0,3 metros (0,99 pés) a 0,45 metros (1,48 pés) para fotos detalhadas de olhos, mãos e muito mais.

O foco automático usa rastreamento em tempo real, AF de olhos e apresenta 693 pontos de detecção de fase, que cobrem 93% da área da imagem, juntamente com 425 pontos de detecção de contraste para extrema precisão, mesmo ao capturar retratos com fundos movimentados.

11. Olympus OM-D E-M5 Mark III


A Olympus OM-D E-M5 Mark III é uma câmera Micro Four Thirds de 20 megapixels e, graças a um design compacto e leve, é perfeita para levar com você aonde quer que você vá.

Devido à sua vedação contra intempéries, você pode usar a E-M5 Mark III para retratos ao ar livre e fotos de ação. No entanto, para longas horas de uso, você pode querer obter um aperto externo; o corpo é relativamente fino e não é especialmente confortável de segurar.

A E-M5 Mark III é o primeiro modelo desta série a ter autofoco de detecção de fase no sensor com detecção de rosto e olhos, o que a torna uma ótima opção para entusiastas ou fotógrafos iniciantes interessados ​​em fotografar retratos. E enquanto a câmera oferece apenas 20 megapixels, você pode usar o modo de alta resolução para capturar JPEGs de 50 MP ou arquivos RAW de 80 MP.

E você obtém muito mais recursos e opções criativas, incluindo o Pro Capture, que registra até 14 fotos de alta resolução pressionando o botão do obturador pela metade. Dessa forma, quando você pressiona o botão até o fim, obtém várias fotos tiradas antes seu dedo martelou totalmente o obturador (você pode escolher a melhor foto mais tarde).

Embora projetado para fotografia de esportes, o Pro Capture é ótimo para trabalhar com modelos não profissionais, caso fechem os olhos ou fiquem tensos com o som do obturador.

12. Fujifilm X-T4


A Fujifilm X-T4 é a solução perfeita se você deseja complementar sua fotografia de retrato com cenas de bastidores ou vídeo comercial - ou se você deseja uma visão geral incrível câmera de retrato com um toque retrô.

A X-T4 possui um modo de disparo contínuo de 15 fps, que certamente é rápido o suficiente para imagens de ação em frações de segundo. Você também obtém uma focagem rápida de 0,02 segundo com 425 pontos AF. Além disso, se você quiser fazer retratos ao ar livre, a Fujifilm X-T4 é à prova de poeira e umidade.

E não negligencie os 85 anos de experiência da Fujifilm em tecnologia de cores. Isso cria cores precisas e vivas, e você também obtém muitos modos de simulação de filme para fotógrafos nostálgicos.

A melhor câmera para fotografia de retrato:palavras finais


Como você pode ver, existem muitas câmeras de retrato maravilhosas – mas você precisa escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Então pergunte a si mesmo:eu quero uma câmera sem espelho ou uma DSLR? Que tipo de sensor eu quero? A partir daí, você pode começar a restringir suas escolhas dependendo do seu estilo, do tipo de retrato que você gosta e da preferência pessoal.

Agora para você:

Qual ​​câmera de fotografia de retrato é a sua favorita? Qual você pretende comprar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!