>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

11 melhores lentes para fotografia macro (2022)


Escolher a melhor lente para fotografia macro é difícil. Existem dezenas de opções disponíveis, todas capazes de transformar pequenos objetos em obras de arte, e cada uma oferecendo um conjunto ligeiramente diferente de recursos. Dito isto, não importa seu nível de habilidade ou orçamento, quase certamente há uma lente macro adequada às suas necessidades.

Agora, se você nunca fez esse tipo de fotografia antes, recomendo que tenha alguns itens importantes em mente:

Por um lado, a maioria das lentes macro oferece distâncias focais fixas, mas a vantagem é a qualidade óptica excepcional e as aberturas muito grandes que permitem a entrada de muita luz. Além disso, observe que você não precisa escolher uma lente macro puramente para macrofotografia; muitos fotógrafos compram uma lente macro para close-ups e retratos, graças à excelente nitidez e contraste que proporcionam. Finalmente, enquanto algumas lentes macro (especialmente as mais baratas) apresentam distâncias focais amplas, a maioria dos fotógrafos macro prefere trabalhar em torno da faixa de 100 mm, pois permite capturar imagens brilhantes sem precisar estar fisicamente perto de seus assuntos.

Mais uma coisa:se você planeja entrar na fotografia macro, mas atualmente não tem um tripé, eu recomendo que você compre um. Todas as lentes desta lista podem ser usadas sem suporte extra, mas se você conseguir estabilizar sua câmera e lente, poderá trabalhar com velocidades de obturador mais longas e aberturas menores para criar imagens mais atraentes.

É muito para absorver, mas não se preocupe:se você começar pegando uma das lentes desta lista, você se preparará para o sucesso da fotografia macro!

1. Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM


A Canon EF-S 35mm f/2.8 é uma das minhas lentes macro favoritas porque é simples, barata e altamente eficaz. Eu recomendo para iniciantes que estão procurando um caminho para a fotografia macro sem gastar muito (além disso, ele foi projetado para a linha mais barata de câmeras APS-C da Canon, que são muito populares entre iniciantes e fotógrafos amadores). A distância focal de 35 mm exige que você se aproxime muito do assunto, mas depois de levar em consideração o fator de corte de 1,6x da Canon, a distância focal efetiva fica na área de 56 mm.

A melhor parte desta lente é a luz de anel embutida. Não, não é extremamente poderoso – mas pode facilmente ser a diferença entre uma boa foto e uma foto borrada, e lançará um brilho agradável e uniforme sobre seus assuntos. A lente também possui estabilização de imagem, o que é sempre um bom bônus. Embora essa lente não seja tão versátil ou nítida quanto outras lentes nesta lista, é quase impossível superar seu valor pelo dinheiro!

Prós

  • Barato
  • Luz de anel embutida
  • Estabilização óptica (incomum para esta faixa de preço)

Contras

  • O desempenho óptico não é tão bom quanto as lentes mais caras
  • Construção de plástico em vez de metal
  • Sem vedação contra intempéries
  • Não é adequado para câmeras full-frame

2. Nikon AF-S 40mm f/2.8G Micro


Esta lente macro de 40 mm f/2.8 tem sido reverenciada como uma das melhores opções para fotógrafos da Nikon que querem começar com fotografia de close-up (e que também apreciam uma lente versátil e versátil). É pequeno, leve e permite tirar fotos brilhantes de objetos minúsculos sem gastar muito dinheiro.

Na verdade, a Nikon 40mm f/2.8 é bastante semelhante à lente macro de 35mm da Canon, embora não tenha luz de anel e estabilização de imagem. Nenhuma dessas omissões é um grande negócio, no entanto; se você estiver usando um ring light, sempre poderá comprar um como acessório, e a estabilização de imagem é mais um luxo do que uma necessidade ao fazer trabalhos macro.

Esta é uma lente DX, o que significa que não funcionará em câmeras full-frame. Mas nos modelos APS-C, a distância focal de 40 mm é igual a 60 mm, portanto, além de fotos macro, a lente oferecerá muito potencial para retratos e fotografia de rua. Embora a abertura f/2.8 não possa competir com as lentes f/1.8 ou f/1.4, ela ainda oferece bokeh agradável e fundos fora de foco.

A melhor parte da 40mm f/2.8 é o preço:é de longe a opção mais barata nesta lista, então se você é um fotógrafo da Nikon e está em dúvida sobre mergulhar na fotografia macro, é difícil errar esta lente!

Prós

  • Valor incrível; uma das lentes macro de foco automático mais baratas disponíveis
  • Excelente desempenho óptico

Contras

  • Não é adequado para câmeras full-frame
  • O foco automático pode ser um pouco lento
  • Construção de plástico e vedação contra intempéries

3. Canon RF 100mm f/2.8L Macro IS USM


Os fotógrafos macro sérios que desejam nitidez de imagem de alto nível ficarão mais do que satisfeitos com a Canon RF 100mm f/2.8L. Ele foi projetado para câmeras sem espelho de montagem RF e seu alto preço o coloca fora do alcance da maioria dos iniciantes e amadores, mas você recebe o que paga.

Essa lente não apenas produz imagens opticamente impressionantes, mas também inclui alguns recursos de bônus brilhantes que impressionarão qualquer fotógrafo macro. Há um limitador de foco de três posições, que garante um foco automático mais rápido e confiável para diferentes cenários de disparo. Há também um anel inovador para controlar a aberração esférica, que basicamente permite ajustar a qualidade óptica dos elementos desfocados da sua imagem - não é obrigatório, mas um bom recurso que certamente pode ser útil.

Prós

  • Qualidade de imagem excelente
  • Foco automático confiável e preciso
  • Anel de controle de aberração esférica exclusivo

Contras

  • Muito caro; não é ideal para atiradores casuais
  • O foco automático pode ser um pouco lento
  • Os elementos de focagem tendem a ser barulhentos

4. Nikon Z MC 105mm f/2.8 VR S


Durante anos, a lente Nikon AF-S 105mm f/2.8G IF-ED foi basicamente o santo graal da fotografia macro da Nikon. Lançada pela primeira vez em 2006, ela se destacou facilmente contra concorrentes muito mais modernos e ainda é uma excelente opção de lente até hoje.

No entanto, a Nikon lançou recentemente uma versão atualizada projetada especificamente para câmeras sem espelho de montagem Z, a Nikon Z 105mm f / 2.8 VR S, e o resultado é um desempenho impressionante que deve estar no topo da lista de desejos de todos os fotógrafos macro da Nikon.

O que faz esta lente se destacar? Por um lado, sua qualidade óptica quase impecável. As imagens são extremamente nítidas e a aberração cromática é bem controlada. Além disso, o foco automático é rápido e confiável, e a lente ainda oferece um botão de função personalizado que você pode atribuir a diferentes funções no menu da câmera. Depois, há a estabilização de imagem embutida, que ajudará você a obter imagens nítidas mesmo com pouca luz, e também há um interruptor limitador de foco que aumentará a velocidade do foco automático em determinadas situações.

Prós

  • Qualidade de imagem incrível
  • A tela OLED mostra informações de foco
  • Menos cara que a Canon 100mm f/2.8

Contras

  • A tela OLED é um truque e não é especialmente útil em situações práticas de fotografia
  • O interruptor do limitador de foco inclui apenas duas posições, enquanto muitas lentes semelhantes oferecem um limitador de foco de três posições

5. Sony FE 90mm f/2.8 Macro G OSS


Se você é um fotógrafo da Sony que precisa de uma lente macro de classe mundial, então não procure mais, a 90mm f/2.8 Macro, que combina o melhor que seus concorrentes Nikon e Canon têm a oferecer. Espere que esta lente tenha uma construção forte e durável, juntamente com resistência à poeira e umidade, o que pode ser especialmente útil ao fazer fotografia macro na chuva, neve e muito mais.

A estabilização de imagem pode ser ativada por meio de um interruptor na lateral, e essa lente também possui um limitador de foco de três posições semelhante à Canon RF 100mm f/2.8. As lentes da Sony são conhecidas por sua excelente qualidade óptica e esta não é exceção, produzindo imagens que são nítidas com excelente contraste e reprodução de cores. Há um botão de função personalizável e você pode mudar rapidamente de foco manual para foco automático com um anel deslizante.

Uma pequena limitação é a abertura mínima de f/22 desta lente – mesmo parando em f/22, a profundidade de campo ainda é extraordinariamente fina em altas ampliações. Mas você sempre pode usar o empilhamento de foco para compensar (o que o ajudará a contornar a difração para obter resultados mais nítidos).

Prós

  • Elementos ópticos especialmente revestidos ajudam a reduzir o reflexo da lente e outros problemas comuns
  • Foco automático muito rápido
  • O anel de foco pode ser deslizado para trás e para frente para ativar e desativar o foco manual

Contras

  • 90 mm não é tão longo quanto as distâncias focais de 100 mm e 105 mm oferecidas pelos concorrentes
  • Abertura mínima relativamente grande de f/22

6. Arte Macro Sigma 105mm f/2.8 DG DN


Enquanto alguns fotógrafos estão relutantes em usar lentes de terceiros, fabricantes como Sigma e Tamron têm trabalhado duro para produzir vidros excelentes, e as ofertas recentes de ambas as empresas têm sido iguais em todos os aspectos (até mesmo superando-as em algumas áreas). ). A Macro 105mm f/2.8 da Sigma merece uma consideração séria de qualquer fotógrafo interessado em tirar belas fotos macro, especialmente aquelas com orçamento limitado, pois esta lente macro oferece tudo que um fotógrafo de close-up precisa, incluindo qualidade de imagem impressionante, foco automático rápido e bom tempo resistência.

Um recurso interessante é o anel de abertura manual, que permite alterar suavemente a abertura manualmente. Essa lente também foca internamente, então, ao contrário de outras lentes, você não verá o barril frontal se projetando para fora (o que ajuda se você estiver tirando fotos de insetos ariscos).

Alguns usuários acham o foco automático do Sigma um pouco lento, mas essa nunca foi minha experiência. Atualmente, a Sigma fabrica essa lente apenas para câmeras Sony e Leica, o que pode ser uma limitação importante a ser lembrada, dependendo do seu equipamento atual.

Prós

  • Excelente valor; com preço mais baixo do que lentes semelhantes de primeira linha
  • Construção sólida e durável
  • Anel de controle de abertura física para quem prefere uma experiência de disparo mais tátil

Contras

  • As imagens são nítidas, mas não correspondem à qualidade das lentes macro de primeira linha nesta lista
  • Disponível apenas para suportes Sony e Leica

7. Fujifilm XF 80mm f/2.8 R LM OIS WR


Pode parecer um pouco estranho ver uma lente macro de 80mm cara nesta lista, mas tenha em mente que a Fujifilm não produz câmeras full-frame; esta lente foi projetada para sua linha X de câmeras APS-C, o que dá a essa lente uma distância focal efetiva de 120 mm. Em outras palavras, a Fujifilm 80mm f/2.8 oferece o melhor dos dois mundos:a versatilidade de uma lente mais curta combinada com a distância de trabalho extra de uma lente mais longa.

Esta lente possui todos os recursos que você esperaria devido ao preço, incluindo vedação contra intempéries, um interruptor limitador de foco e um anel para ajustar manualmente a abertura. A estabilização de imagem óptica integrada é classificada em cinco pontos, o que é um grande benefício para fotógrafos macro que preferem trabalhar sem tripé, e o foco automático é rápido e silencioso. Eu gostaria que a abertura mínima fosse além de f/22, mas definitivamente não é um problema. Ao contrário de outros sistemas de câmeras, você não encontrará uma grande variedade de lentes macro para câmeras Fujifilm, mas com uma lente tão boa, você não precisará olhar para mais nada.

Prós

  • Distância focal efetiva de 120 mm quando montada em uma câmera Fujifilm APS-C
  • Qualidade de construção robusta
  • Boa estabilização de imagem integrada

Contras

  • Um pouco caro, especialmente para uma lente APS-C
  • Surpreendentemente grande

8. Tokina ATX-i 100mm f/2.8 Macro


Os fotógrafos macro que desejam ir além das lentes baratas, como a Nikon 40mm e a Canon 35mm, mas não querem esvaziar seus bolsos, encontrarão muito o que amar na lente macro 100mm f/2.8 da Tokina. Construída para câmeras full-frame, essa lente oferece um valor surpreendente e excelente desempenho óptico, mesmo que não possua alguns dos recursos oferecidos por seus concorrentes de preço mais alto. Sua distância focal de 100 mm é ótima para fotografia macro e retratos, e a qualidade da imagem é muito boa.

Embora essa lente tenha metade do preço de outras em seu suporte de distância focal, ela vem com algumas desvantagens. A construção do corpo é de plástico de alta qualidade em vez de metal, e não há vedação contra intempéries ou estabilização de imagem. O foco automático é bom, mas não tão rápido quanto as lentes semelhantes da Sony, Canon e Nikon. Felizmente, essas desvantagens provavelmente não importarão para a maioria dos atiradores de macro, enquanto você e sua conta bancária definitivamente aprecio obter uma ótima lente a um preço tão baixo.

Prós

  • Excelente valor; metade do preço de muitos de seus pares
  • Mecanismo de embreagem para alternar rapidamente entre foco manual e foco automático
  • O barril não gira quando estendido

Contras

  • A construção de plástico é boa, mas não tão durável quanto o metal
  • Alguns fotógrafos preferem lentes com foco interno
  • O foco automático está no lado mais lento

9. Olympus M.Zuiko Digital ED 60mm f/2.8 Macro


Embora as câmeras Micro Four Thirds não sejam tão populares quanto antes, elas ainda desfrutam de seguidores dedicados, e há muitos fotógrafos que apreciam seu tamanho pequeno e boa seleção de lentes. Ao usar um sensor de Quatro Terços, as distâncias focais são duplicadas para encontrar seu equivalente de quadro completo - portanto, esta lente macro Olympus 60mm f/2.8 oferece um equivalente de distância focal de 120mm. Também é significativamente mais barato e mais leve do que lentes full-frame semelhantes, o que é um grande benefício para fotógrafos macro que gostam de viajar.

Em termos de recursos e qualidade de imagem, esta lente macro Olympus 60mm f/2.8 tem tudo o que você espera de um profissional de alto nível:as imagens são nítidas, o foco é rápido e confiável e um limitador de foco de três posições permite fotografar assuntos que estão longe, muito perto, ou todas as opções acima. Não há estabilização de imagem integrada, mas você obtém um bom nível de resistência às intempéries. No geral, se você deseja capturar fotos macro com uma câmera MFT, não pode superar a combinação de preço, tamanho, peso e desempenho que essa lente tem a oferecer.

Prós

  • Pequeno e leve
  • Distância focal efetiva de 120 mm
  • O barril da lente tem indicadores integrados úteis para focar em assuntos próximos

Contras

  • Sem estabilização de imagem integrada
  • Boa qualidade de imagem para uma lente MFT, mas não consegue igualar a de seus pares full-frame

10. Irix 150mm f/2.8 Macro


À primeira vista, a Irix 150mm f/2.8 pode não valer a pena considerar:é foco manual, não inclui estabilização de imagem e seu desempenho óptico não está no mesmo nível de alguns de seus pares. Olhe mais de perto, no entanto, e os atiradores macro rapidamente encontrarão muito do que gostar. Por um lado, possui a distância focal mais longa de qualquer lente nesta lista, o que é ótimo para fotógrafos que desejam tirar fotos de alta ampliação sem se aproximar fisicamente de seus assuntos.

A lente possui excelente vedação contra intempéries e um anel de foco manual enorme e robusto para ajudá-lo a acertar a foto. O foco também pode ser fisicamente bloqueado para que não mude de um tiro para o outro, e você ainda obtém um pé grande do tipo Arca que funciona muito bem em muitos tripés. Por fim, o preço é cerca de metade do custo de seus pares fabricados pela Canon, Nikon e Sony; portanto, se você precisa de uma lente longa, mas está com orçamento limitado, é uma ótima escolha.

Prós

  • Longa distância focal em comparação com a maioria de seus pares
  • Vedação contra intempéries
  • Pé de tripé embutido para maior facilidade de uso

Contras

  • Somente foco manual
  • As imagens não são tão nítidas em comparação com outras lentes macro
  • Sem estabilização de imagem integrada

11. Laowa 100mm f/2.8 Ultra Macro APO


A Laowa ganhou fama ao produzir lentes exclusivas que oferecem excelentes resultados; esta lente macro 100mm f/2.8 continua a tradição indo além das ampliações macro “padrão”. Você pode até considerar isso um super lente macro.

Você vê, a maioria das lentes macro, incluindo todas as outras lentes nesta lista, permitem que você reproduza assuntos em uma proporção de 1:1. Parece complexo, mas na verdade significa apenas que os tamanhos dos objetos no sensor da câmera corresponderão aos tamanhos dos objetos na vida real. Em outras palavras, em ampliações de 1:1, você pode capturar detalhes incríveis que você simplesmente não consegue com uma lente normal. Mas esta lente Laowa leva as coisas um passo adiante:é capaz de fotografar em uma proporção de 2:1, então objetos minúsculos são duas vezes tão grandes no sensor da câmera quanto na vida real. Esse recurso, combinado com a distância focal de 100 mm, significa que você pode capturar fotos com essa lente que não consegue com nenhuma outra lente nesta lista.

Há algumas trocas importantes, no entanto. A Laowa 100mm f/2.8 não é apenas foco manual, mas também abertura manual, o que significa que você não pode definir a abertura na sua câmera. Isso resulta em uma curva de aprendizado bastante íngreme, mas se você deseja fotos macro alucinantes que são impossíveis de alcançar com outras lentes, vale a pena o esforço. Também é metade do preço de seus pares, o que torna suas limitações um pouco mais fáceis de lidar.

Prós

  • Incrível ampliação de 2:1
  • Excelente valor
  • Anel de foco grande e fácil de alcançar

Contras

  • O controle totalmente manual contribui para uma curva de aprendizado íngreme
  • Conjunto de recursos do Barebones em comparação com seus pares
  • A distância focal longa sem estabilização de imagem é difícil de usar sem um tripé

As melhores lentes para macrofotografia:palavras finais


A fotografia macro é uma busca incrivelmente divertida, desafiadora e recompensadora, e que traz uma quantidade quase infinita de alegria. Objetos chatos e cotidianos podem parecer obras de arte inestimáveis ​​quando fotografados de perto, enquanto flores, insetos e outros elementos do mundo natural podem adquirir uma beleza sobrenatural.

Embora você possa explorar esse tipo de fotografia com filtros de close-up e tubos de extensão, uma verdadeira lente macro pode levar as coisas a um nível totalmente novo. Se você está procurando a melhor lente para fotografia macro, não pode errar com nenhuma das opções desta lista; o importante é encontrar uma lente que se adeque ao seu estilo e orçamento.

Agora para você:

Qual ​​lente macro você planeja escolher? Qual você gosta mais? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!

Perguntas frequentes sobre as melhores lentes para macrofotografia

Preciso de uma câmera especial para tirar fotos macro?
Não. Qualquer câmera com lente intercambiável pode tirar fotos macro desde que você tenha a lente certa.
Posso tirar fotos macro com meu telefone?
Muitos telefones agora têm um modo macro integrado, e também há anexos e acessórios que permitem tirar belas fotos em close-up. No entanto, muitas pessoas preferem distâncias focais mais longas e outras qualidades que você só pode obter com uma câmera dedicada e lente macro.
Como saber se estou realmente tirando fotos macro verdadeiras?
“Macro” é uma espécie de termo abrangente, e realmente significa apenas “super-duper close”. A maioria dos fotógrafos define macrofotografia como objetos replicantes em uma proporção de 1:1, mas essa definição não está escrita em pedra. Se você conseguir tirar imagens nítidas de objetos minúsculos de perto, provavelmente contará como fotografia macro.
Preciso de um tripé para tirar fotos macro?
Você não precisa de um tripé, mas definitivamente ajuda. Eu gosto de tirar fotos em close-up com pequenas aberturas em ISOs baixos; isso geralmente significa velocidades longas do obturador, e fotos como essa são definitivamente mais fáceis com um tripé e um assunto parado.
Por que os fotógrafos macro não fotografam com abertura máxima em f/2.8 para obter um efeito de profundidade de campo raso?
As aberturas amplas são ótimas para efeitos de profundidade de campo rasa em condições normais de fotografia, mas quando você entra na fotografia macro, descobre rapidamente que f/2.8 resulta em extremamente profundidade de campo rasa em altas ampliações. Portanto, a maioria dos fotógrafos macro não fotografa aberta, a menos que planeje fazer o empilhamento de foco depois.