>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Um guia para iluminação Octabox (+ 5 configurações fáceis)


As octaboxes são uma ótima maneira de melhorar seus retratos, naturezas mortas e fotos de produtos - mas o que exatamente é uma octabox e como você pode usá-la para obter belos resultados?

Neste artigo, compartilho tudo o que você precisa saber sobre fotografia octabox, desde o básico absoluto (como escolher a octabox certa para suas necessidades?) até conceitos mais avançados (como o tamanho da octabox afeta a qualidade do retrato?). Concluo com um punhado de configurações de iluminação octabox que você pode usar para obter efeitos consistentemente impressionantes.

Então, se você está pronto para se tornar um octabox mestre , então vamos mergulhar de cabeça, começando com:

O que é uma octabox?


Uma octabox é um modificador de iluminação com oito lados (daí o nome!). Ele se conecta à frente de um flash, estroboscópio de estúdio ou luz contínua e cria um lindo difuso (ou seja, suave).

Observe que as octaboxes vêm em muitos tamanhos diferentes, desde opções pequenas de 12 polegadas até modelos enormes de 5 pés ou maiores. Aqui está uma das minhas octaboxes, um modelo de tamanho médio da Rotalux:

Agora, as octaboxes são usadas por muitos fotógrafos de estúdio, incluindo fotógrafos de retratos, produtos e naturezas-mortas. Eles são um tipo de iluminação altamente versátil, e alguns fotógrafos até os chamam de “à prova de idiotas” graças ao seu efeito lisonjeiro e difuso. Embora eu não vá tão longe, concordo que as octaboxes são muito simples de operar (o que os torna uma ótima opção de modificador para iniciantes).

Na verdade, embora eu ofereça algumas configurações avançadas de octabox abaixo, a maneira mais simples de começar é simplesmente montar sua octabox em um flash, colocá-la em um suporte de luz, apontá-la para o assunto e começar a fotografar. O resultado deve ser decente – simplesmente porque as octaboxes são tão poderosas!

Escolhendo a octabox certa


Se você está começando com octaboxes (ou talvez até fotografia de estúdio em geral), provavelmente está lutando para escolher um modelo de octabox. Como indiquei acima, as octaboxes vão de muito pequenas a absolutamente maciças – com muitas opções no meio. Então qual você compra?

Isso depende do resultado que você procura. Veja bem, o tamanho da octabox afeta suas fotos de uma maneira importante:

Quanto maior a octabox, mais suave é a luz.

Portanto, se você deseja uma luz muito suave, difusa e lisonjeira que produz sombras muito graduais, deve optar por uma grande octabox (na área de quatro a cinco pés). Aqui está uma foto suavemente iluminada tirada com uma grande octabox:

Mas se você deseja uma luz mais forte e de alto contraste, deve optar por uma pequena octabox (por exemplo, dois pés ou menos). Aqui está uma foto no local que apresenta uma iluminação octabox mais difícil:

Embora nem grandes nem pequenas octaboxes sejam necessariamente ruins , se você não tem certeza do tipo de efeito que deseja, eu recomendaria um modelo no lado maior. A luz difusa é ótima para a maioria dos retratos, produtos e naturezas-mortas, enquanto a luz de alto contraste é mais específica. Faz sentido?

Vale lembrar, porém, que octaboxes maiores custam mais caro, além de serem menos portáteis e ocupam muito do espaço.

Além disso, considere que o tamanho da luz não é absoluto; é medido relativo ao assunto. Portanto, se você mover sua octabox para perto do rosto de um retrato, a luz ficará suave (mesmo se você estiver usando uma pequena octabox). E se você pegar uma enorme octabox e colocá-la do outro lado de um ginásio, o efeito de luz será difícil, mesmo que a octabox tenha dois metros e meio de largura!

Claro, é melhor obter uma octabox que melhor se alinha às suas necessidades - a maioria de nós não fotografa regularmente em ginásios e nem sempre é viável colocar uma octabox ao lado do rosto de uma pessoa ao fotografar - mas apenas tenha paciência lembre-se de que você faz tenha algum nível de flexibilidade, mesmo se você não puder comprar uma octabox enorme imediatamente.

Como fazer uma fotografia octabox impressionante:cinco configurações fáceis


Nesta seção, compartilho cinco configurações de iluminação octabox que você pode usar para obter belos resultados. Observe que quase todas essas configurações podem ser feitas com uma única octabox, portanto, não importa o seu equipamento, você deve se sair bem.

Além disso, enquanto eu compartilho exemplos de retratos, você também pode usar essas configurações para capturar fotos de produtos e naturezas mortas.

Configuração nº 1:Octabox na posição 45-45


Uma ótima configuração de octabox para iniciantes é o arranjo simples de 45-45, onde você posiciona sua luz a cerca de 45 graus do assunto, elevada ligeiramente acima do nível dos olhos:

Seu assunto pode olhar diretamente para a câmera – ou pode olhar em qualquer direção para efeitos ligeiramente diferentes. O objetivo aqui é posicionar o assunto próximo ao fundo, para que a octabox ilumine o rosto do assunto e o pano de fundo:

Observe a bela e suave queda de luz no meu assunto e a adorável vinheta de fundo.

Quanto às recomendações técnicas:Certifique-se de focar no olho mais próximo da câmera para obter a aparência mais agradável. E escolha uma abertura entre f/4 e f/11; f/4 lhe dará um efeito mais suave, enquanto f/11 manterá o assunto completamente em foco.

Aqui está uma imagem dos bastidores tirada de lado:

Configuração nº 2:ilumine um pouco atrás do assunto


Essa configuração de iluminação é semelhante à que compartilhei na seção anterior, exceto que você precisará posicionar a luz 45 graus atrás o assunto, conforme indicado por este diagrama:

Observe que você deve ter mais cuidado com a posição do assunto – certifique-se de que o assunto esteja voltado para a luz. Você quer pelo menos metade do rosto deles iluminado pela octabox, como você pode ver na foto abaixo:

Este efeito é conhecido como iluminação curta , e parece maravilhosamente dramático. Como a luz não está mais voltada para o fundo, você pode até obter um belo efeito discreto.

Configuração nº 3:Luz por trás



Esta configuração octabox é um pouco mais exótica, embora seja muito fácil de tirar e parece incrível:

Simplesmente peça ao seu assunto para ficar diretamente na frente de sua octabox (uma octabox grande é uma grande ajuda, aqui!). Certifique-se de que eles cheguem bem perto:

Além disso, permita que a luz envolva o corpo do sujeito. E certifique-se de que o rosto do seu assunto está bem exposto (e que o fundo da octabox está estourado).

A propósito, você pode modificar esta configuração para criar uma imagem mais brilhante, como esta:

Basta pedir ao seu assunto para se afastar da octabox e colocar uma segunda luz na frente do assunto:

Certifique-se de que a luz da octabox traseira não esteja brilhando sobre os ombros do sujeito e certifique-se de manter a octabox traseira em um nível de potência igual ou menor que a luz frontal.

Configuração nº 4:a mesa


Aqui está uma configuração que é muito popular na moda e círculos editoriais. Ele lhe dará um efeito glamouroso com maçãs do rosto altamente esculpidas:

Você precisará posicionar a octabox diretamente na frente do seu assunto (para que fique perpendicular ao chão). Em seguida, levante-o bem acima da cabeça do seu assunto:

Certifique-se de que a luz envolve o corpo do sujeito e posicione um refletor para direcionar a luz de volta ao rosto do sujeito e preencher as sombras.

Configuração nº 5:iluminação forte pela frente


Se você está atrás de um muito mais ousado olhar, em seguida, remova o painel de difusão frontal em sua octabox. (Algumas octaboxes ficarão com um painel de difusão interno, o que é bom, enquanto outras não terão difusão completa.)

Posicione a luz diretamente na frente de seu assunto. Em seguida, fique na frente da octabox e certifique-se de que seu corpo ou cabeça esteja bloqueando o centro da luz; isso minimizará os pontos de acesso.

O resultado será contrastante e lisonjeiro:

Fotografia Octabox:palavras finais


Espero que agora você esteja inspirado para capturar algumas fotos octabox suas!

Mesmo se você estiver trabalhando com um speedlight e uma única octabox, ainda poderá obter resultados maravilhosos.

Então pegue aquele flash, pegue aquele softbox e comece a atirar!

Agora para você:

Qual ​​octabox você planeja usar para suas fotos? O que você pretende fotografar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!