>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Dicas para converter uma câmera antiga para fotografar fotografia infravermelha


Alguns anos atrás eu me tornei amigo de um cara que gosta de fotografia infravermelha. Foi algo que eu tentei quando estava filmando, mas nunca descobri. Meu amigo havia convertido uma câmera antiga dele e parecia uma boa ideia. Na época, eu tinha duas câmeras antigas e pensei que talvez pudesse usar uma delas para infravermelho. No entanto, o preço era muito alto na época.

Port Arthur e a penitenciária principal parecem muito melhores em infravermelho.

Avance para alguns anos e, depois de comprar uma câmera de segunda mão de um amigo, me encontrei na mesma posição. Eu tinha dois corpos de câmera extras, então por que não converter um para infravermelho.

Você pode fazer isso colocando um filtro na extremidade da lente, mas ao pesquisar informações, converter a câmera especificamente para infravermelho parecia uma alternativa melhor.

O que é fotografia infravermelha


Talvez antes de prosseguir, seja bom entender o que é realmente a fotografia infravermelha.

A fotografia infravermelha é a captura de parte do espectro de luz que é invisível a olho nu. A luz infravermelha está na extremidade superior do espectro e não é visível a olho nu, portanto, para capturá-la com uma câmera, são necessárias algumas técnicas e equipamentos especiais.

Não é um conceito fácil de entender, mas quando você chegar lá e começar a fazê-lo, descobrirá o que funciona e o que não funciona.

Fim de inverno em Alowyn Gardens. Nunca neva aqui, mas a câmera infravermelha faz parecer que nevava.

Diferentes maneiras de fazer infravermelho


Tal como acontece com a maioria dos tipos de fotografia, existem várias maneiras de fazer isso. A fotografia infravermelha não é diferente.

Conversão de computador para infravermelho


Você pode encontrar maneiras de fazer conversões de infravermelho no computador. Existem processos que você pode usar que ajudarão a dar aquele visual infravermelho, no entanto, é apenas um olhar e não será o mesmo que fazê-lo com filtros ou uma câmera dedicada. Se você estiver curioso, porém, você pode tentar isso primeiro antes de investir qualquer dinheiro extra nele.

Filtros


Alowyn Gardens novamente, parecendo novamente inverno e neve, ou talvez uma geada.

Existem filtros que você pode colocar em sua lente que o ajudarão a obter imagens no estilo infravermelho. Isso permitirá que a luz IR chegue ao seu sensor. A vantagem é que você não precisa abrir mão de um corpo de câmera para fazer isso. Eu nunca experimentei, então não posso comentar se são bons ou não.

Câmera


Uma coisa que muitos fotógrafos que amam esse tipo de fotografia fazem é converter uma de suas câmeras para ser dedicada apenas para fazer fotografia infravermelha. Alguns fazem isso sozinhos, ou você pode levá-lo ao local de reparo da câmera para fazer isso por você.

Eu levei o meu para um lugar para fazer a conversão de infravermelho. Estou sempre desconfiado de brincar com o sensor. Eles têm que remover o filtro que vem com a câmera e substituí-lo por um que deixe passar a luz infravermelha e bloqueie toda a luz visível.

Fim de inverno em Alowyn Gardens. Nunca neva aqui, mas a câmera infravermelha pode dar essa aparência.

Escolhendo qual filtro de sensor


Você precisa escolher qual filtro deseja e alguns lugares oferecem muitas opções. Para onde mandei minha câmera havia apenas duas opções.

A primeira escolha é o filtro de 720nm. Isso lhe dará quase um efeito infravermelho completo, mas permitirá que você coloque um pouco de cor em suas imagens. O segundo é o de 850nm que lhe daria pretos escuros muito ricos e perfeitos se tudo o que você quer fazer é infravermelho preto e branco.

Para mim a escolha foi fácil, queria pegar um pouco dessa cor. Não o tempo todo, mas era importante ter uma escolha, então optei pelo filtro de 720nm.

O filtro do sensor de 720nm permite obter alguma cor, como ter um céu azul.

O que fotografar em infravermelho


Como qualquer tipo de fotografia, você pode fotografar qualquer coisa com uma câmera infravermelha ou com um filtro especial. No entanto, nem tudo terá o mesmo efeito ou lhe dará grandes resultados. Você realmente precisa experimentar para ver o que vai funcionar.

Pessoas


Os retratos podem ser bastante estranhos, e a luz infravermelha faz coisas estranhas na pele e nas características faciais. O cabelo também pode ficar engraçado e os lábios quase desaparecem. Não sei se muitas pessoas gostariam de fazer seu retrato dessa maneira. Talvez para um evento especial ou algo assim, talvez. Quem sabe.

A câmera infravermelha dá a Chris uma aparência completamente diferente.

Árvores e natureza – dê à sua cena a aparência de inverno


As árvores são fantásticas para este tipo de fotografia. Todas as folhas saem brancas. Quanto mais umidade as folhas têm, mais brancas ficam na imagem. As árvores de goma na Austrália não têm o mesmo efeito que as árvores que não são nativas da área.

Isso torna a fotografia em florestas tropicais inútil, pois tudo aparece em branco e não tem o mesmo efeito que uma imagem colorida. É difícil ver qualquer definição entre as plantas.

Os nativos australianos são um pouco diferentes com a fotografia infravermelha.

Uma coisa que descobri foi que as árvores mortas pareciam incríveis no infravermelho. Se você fotografá-los cercados por muitas outras árvores, ou sozinhos, você terá uma aparência muito diferente. Eles se destacam com uma elegância que a fotografia colorida simplesmente não lhes dá.

Ao viajar pela Tasmânia com minha câmera convertida em infravermelho, eu estava procurando por árvores mortas em todos os lugares.

Árvores mortas na beira da estrada na Tasmânia.

Arquitetura


Uma das primeiras vezes usando a câmera foi na cidade de Melbourne. Eu apenas andei e tirei fotos dos prédios e ruas para ver o que poderia ser capturado em infravermelho.

As imagens foram decepcionantes. Uma vez convertidos para preto e branco, eles não pareciam diferentes de outras imagens feitas com uma câmera normal. Eles tinham uma qualidade que lhes dava uma aparência antiga, mas fora isso não havia diferenças discerníveis.

Catedral de São Paulo em Melbourne, parece com qualquer imagem em preto e branco, embora tirada com a câmera infravermelha.

Enquanto nessa mesma viagem à Tasmânia parecia haver alguns edifícios que eram realmente adequados para infravermelho, como algumas estruturas antigas de arenito. Lugares como Port Arthur, onde todos os prédios são feitos de pedra, ficaram muito bonitos com a câmera.

Ao visitar Port Arthur tirei imagens com a câmera infravermelha e a normal. Uma vez que as fotos estavam no computador, parecia claro que as feitas com a câmera especial eram muito mais interessantes. Muitas das imagens foram processadas, algumas coloridas à mão e depois publicadas nas redes sociais. As imagens coloridas dos mesmos assuntos eram chatas em comparação.

Processando


Todas as imagens tiradas com a câmera infravermelha precisam ser processadas. Você pode achar a qualidade sépia das imagens muito boa, mas há muito o que fazer com elas. Você pode converter direto para preto e branco ou brincar com o balanço de branco para obter alguma cor nas imagens.

Uma pequena igreja na Tasmânia, o céu ficou azul por causa do filtro e a pedra foi colorida à mão no computador depois.

Experimentando


Realmente, é disso que se trata a fotografia. Saia com sua câmera para ver o que você pode capturar, o que funcionará e o que não funcionará. Cada assunto parecerá diferente com a fotografia infravermelha, mas você deve tentar todos os tipos de fotografia que puder imaginar para tirar imagens e depois revisar seus resultados.

No momento, estou experimentando um filtro vermelho na lente. As imagens são interessantes, mas preciso tentar muito mais.

A Cascade Brewery é um antigo prédio de arenito que deu certo. Ao fundo, você pode ver a neve no Monte Wellington.

Finalmente


Embora possa ser um exercício caro converter uma câmera em infravermelho, se você tiver um corpo velho por aí, talvez queira considerá-lo. Você pode fazer muitas experiências com ele e provavelmente não se arrependerá de fazê-lo.

Se você gosta da aparência desse tipo de fotografia, também existem outras opções. É incrível o quanto o mundo pode mudar com o infravermelho e é uma ótima maneira de adicionar algo diferente ao seu portfólio.