>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Dicas de equipamentos para fotografia de paisagem


A melhor câmera é aquela que você tem com você " alguém disse. É verdade? Quase.

A questão é que, se você é um fotógrafo de paisagens e deseja buscar a foto perfeita do pôr do sol, é improvável que você atinja esse objetivo com seu iPhone.

Aqui estão alguns conselhos sobre o equipamento que você deve ter em sua mochila, tanto para o que chamo de equipamento primário (câmera, tripé e lentes) quanto para todos os outros acessórios. Sem mais delongas, vamos começar!


Câmera


Não foque na marca, foque nas características técnicas. Dado que todas as câmeras hoje têm todas as funções básicas, para fotografia de paisagem você precisa de uma câmera com um bom alcance dinâmico (por favor, leia “ótimo”) e corpo resistente às intempéries – isso é tudo.

O alcance dinâmico é essencial, pois define a capacidade da câmera de capturar detalhes de sombra e destaque ao mesmo tempo. Sua unidade é o Valor de Exposição (EV), e um valor de 14 EV ou superior identifica uma câmera excelente.

Resistente às intempéries significa que a câmera é à prova de intempéries até certo ponto (nota:à prova de intempéries não significa à prova d'água!). Lembre-se de que você não fará fotos confortavelmente sentado em um estúdio, portanto, esteja preparado para umidade, chuva e neve.

Uma câmera Full Frame ou APS-C DSLR depende de você e do seu orçamento.

Nos últimos meses notei um hype incrível por câmeras mirrorless e devo confessar que também fiquei tentado. Eles provavelmente serão o futuro, mas não hoje, pelo menos para a fotografia de paisagem. A questão é que a única vantagem real dessas câmeras é o peso, e em uma mochila de 10kg, economizar 0,5kg é bem inútil. Além disso, não se deixe enganar pelos megapixels:você precisa de uma câmera de 42,2MP APENAS se for imprimir maior que 24×16″, e ainda existem ótimas câmeras com muitos megapixels no mercado DSLR.

Nikon D810 – imagem cortesia da Nikon

Lentes


A fotografia de paisagem, felizmente, não requer muitas lentes, apenas algumas boas.

Foco em lentes grande angulares:para uma câmera full frame, lentes com alcance de 14-35mm são uma ótima escolha, de 10-22mm se você tiver uma câmera com sensor APS-C. As lentes de zoom são boas, mas obviamente as lentes prime são melhores para nitidez e qualidade geral.

Outro ponto para câmeras DSLR é que existem poucas lentes grande angulares para câmeras sem espelho. Se você está pensando em usar suas lentes DLSR em uma câmera sem espelho usando um adaptador, diga adeus à qualidade.

Assim como no corpo da câmera, recomendo lentes resistentes às intempéries:chuva, umidade e neve podem ser um problema sério.
Por fim, não foque em recursos inúteis:como você vai fotografar entre f/8 e f/11 em 95% das vezes, não precisa de uma lente rápida f/2.8 (e para essa escolha sua carteira será extremamente feliz!). Além disso, uma lente estabilizada é inútil, porque como você vai usar um tripé, você vai desligar todas as vezes de qualquer maneira.

Lentes grande angulares Zeiss Distagon T* – imagem cortesia da Zeiss.

Tripé


Não, você não pode usar uma mesa ou uma superfície plana, você precisa de um tripé de verdade. Eles podem ser muito caros, mas quanto a outros equipamentos, concentre-se apenas em alguns recursos principais. Verdade seja dita, há apenas um recurso que você precisa - robustez.

O objetivo de um tripé é permitir que você tire fotos evitando qualquer vibração, então você precisa de algo que possa resistir ao vento. Se puder, escolha um com pernas independentes, pois elas podem fazer a diferença se você estiver em uma rocha em frente ao mar ou em qualquer outra superfície irregular. Alumínio ou fibra de carbono depende de você (e do seu orçamento). Lembre-se de que um tripé de fibra de carbono não é apenas mais leve, mas também não será afetado pela corrosão galvânica da água, portanto, se você é um fotógrafo de paisagens marítimas, isso pode fazer a diferença em sua expectativa de vida. Por fim, lembre-se que o perigo de usar um tripé de fibra de carbono durante uma tempestade com raios, é apenas uma lenda urbana.

Tripés Induro – imagem cortesia de B&H Photo Video.

Obturador remoto


Para reduzir ainda mais a possibilidade de introduzir qualquer vibração, eu realmente recomendo o uso de um obturador remoto. Existem muitos tipos diferentes de persianas remotas e pode ser difícil decidir qual é o melhor para você. Na minha opinião, evite controles remotos sem fio/infravermelhos e opte pela solução cabeada mais confiável. Se você gosta de fotografia com lapso de tempo ou longa exposição, escolha uma programável.

Evite também aplicativos de smartphones:eles esgotam a bateria do seu telefone muito rapidamente e seu telefone não é à prova de intempéries.

Original ou compatível? Claro, os controles remotos genuínos são provavelmente mais confiáveis, mas são bastante caros, especialmente os programáveis. Dito isso, uso um controle remoto programável compatível há três anos e ainda está funcionando perfeitamente.

Obturador remoto programável Nikon MC-36 – Imagem cortesia da Nikon.

Filtros e saco de filtro


Sua câmera pode ter o sensor com a melhor faixa dinâmica disponível, mas infelizmente está longe da faixa dinâmica do olho humano. Você pode superar esse limite de duas maneiras:pós-produção ou usando filtros na câmera. Para um resultado mais limpo, como adoro passar meu tempo no campo e não atrás do monitor do meu computador, sugiro que use filtros. Também porque existem alguns filtros, como os filtros Neutral Density e Polarizing, que não são possíveis de simular na pós-produção. Existem muitos tipos diferentes de filtros e centenas de usos diferentes deles. Poderíamos falar por horas sobre esse assunto, então por enquanto vamos apenas considerá-los como algo que não pode faltar em nossa mochila.

Finalmente, se você é um usuário de filtro, não se esqueça de trazer com você um saco de filtro:manusear os filtros no topo de um penhasco ou com os pés no oceano é sempre um desafio:basta um passo em falso e seu precioso vidro se foi . Procure um saco de filtro dedicado e prenda-o ao cinto, ao ombro ou ao tripé. Já tentei muitas soluções, mas na verdade acredito que as bolsas Terrascape são a melhor e mais confiável solução do mercado.

Saco de filtro Terrascape – imagem cortesia Terrascape.

Tablet/Smartphone


Mesmo que você seja um fotógrafo da velha guarda, deve considerar as incríveis vantagens proporcionadas pelo uso de um tablet (ou smartphone) em campo. Aqui estão apenas alguns:

1) Cartografia: Baixe o incrível aplicativo gratuito Maps.me e você nunca se perderá. Você não só poderá baixar os mapas necessários para uso off-line, mas também poderá importar arquivos .kmz, e isso significa que terá sempre com você todos os pontos que encontrou no Google Earth para alcançá-los facilmente!

2) Clima: Um bom fotógrafo de paisagem deve monitorar continuamente a evolução do clima. Por esse motivo, a previsão meteorológica diária não é suficiente. Baixe um aplicativo que permite ver a situação real do satélite/radar e você poderá selecionar entre dois ou mais pontos de acordo com a previsão de curto prazo. Uma escolha sábia é o AccuWeather.

3) Planejamento: Se você quiser tirar uma ótima foto do pôr do sol, você deve saber exatamente onde o sol estará, no local onde você ficará com seu tripé. Uma vez que você sabe disso, você';; precisa de uma ferramenta que permita calcular, de forma rápida e precisa, todos os parâmetros de exposição necessários para configurar corretamente sua câmera. Existem muitos aplicativos diferentes que fazem essas tarefas, mas apenas um que permite fazer tudo em um aplicativo:PhotoPills

Imagem cortesia PhotoPills

4) Comida: Tem coisa melhor do que tomar o café da manhã perfeito depois de uma sessão fria de nascer do sol, ou uma sopa quentinha e deliciosa depois de um pôr do sol chuvoso? Um aplicativo como o Tripadvisor permitirá que você encontre rapidamente o melhor restaurante ou café perto de sua localização.

panos de limpeza e capa de chuva


Um fotógrafo de paisagem está à mercê do clima e da Mãe Natureza, então você deve considerar que um dia ensolarado pode se tornar um pesadelo chuvoso em poucas horas, então você deve estar preparado.

Antes de tudo, esteja pronto para proteger sua câmera e sua lente. Mesmo que sejam à prova de intempéries, não é uma boa ideia testar o sistema de controle de qualidade do fabricante da câmera. Você pode comprar uma capa de chuva cara em um site de fotografia, ou por apenas alguns dólares você pode ir a um mercado local para comprar alguns sacos de geladeira para legumes… eles funcionam perfeitamente!

Lembre-se também de que a qualidade geral da sua filmagem é afetada pela limpeza da sua lente – traga consigo o máximo de panos de microfibra que puder.

Dica extra: se estiver usando filtros de encaixe, para protegê-los da chuva enquanto não estiver fotografando, use uma touca de banho.

Capa ThinkTank Rain – imagem cortesia de ThinkTank

Tochas (lanterna)


Se você estiver com sua câmera para capturar um nascer do sol maravilhoso, é muito fácil lembrar de trazer uma tocha ou lanterna para chegar ao local desejado. Faça o mesmo com o pôr do sol! Após o pôr do sol, a luz desaparece muito rapidamente e você pode perder a orientação na escuridão.

Se uma lanterna de mão estiver boa, a melhor solução é uma lanterna de cabeça (lâmpada de cabeça – compre uma em uma loja de material de acampamento) é a melhor solução, pois deixará as duas mãos livres. Lembre-se – segurança em primeiro lugar.

Lanterna Petzl Tikka RXP – imagem cortesia de Petzl.

Peças


Você sabe o que poderia ser pior do que ter uma bateria descarregada ou um cartão de memória cheio? Nada. Acredite, se você estiver em frente ao pôr do sol perfeito apenas com seu iPhone é uma pena, mas se você estiver lá com sua câmera e bateria descarregada, você vai se culpar pelo resto da vida. Lembre-se de que o uso intenso do modo Live View ou frio extremo pode comprometer o nível de carga mais rapidamente do que o esperado.

Traga também sempre com você um cartão de memória sobressalente, mesmo que o cartão principal tenha muito espaço e você queira tirar apenas algumas fotos – ele pode quebrar ou travar. Se sua câmera tiver dois slots de cartão, use-os simultaneamente, pois ter um backup ao vivo é sempre uma ótima ideia.


Lupa


É difícil revisar imagens em sua tela LCD quando está ensolarado, então eu sempre uso uma lupa. Eles também são úteis para um foco manual mais preciso, pois podem atingir uma ampliação de 2x.

Lupa Kinotehnik – imagem cortesia de Kinotehnik.

Nível de bolha


Toda vez que você endireita a linha do horizonte na pós-produção, automaticamente você corta uma pequena parte da imagem. Então, por que não tirar suas fotos corretamente com uma linha de horizonte reta?

Se você é como eu, é impossível sem ajuda de fora. Se você possui uma câmera moderna, pode ter uma função de horizonte virtual integrada. Mas se sua câmera for mais antiga, ou simplesmente não tiver essa função, considere comprar um nível de bolha de sapata (também útil para proteger a sapata de sua câmera contra oxidação).

Nível de bolha de sapato quente

Roupas


Não subestime a importância de suas roupas; é tão essencial quanto sua câmera. Se você está sofrendo de calor ou frio, você definitivamente se concentrará em si mesmo, e não na fotografia. Você está vestido adequadamente quando as condições climáticas não afetam sua atividade. No verão, não se esqueça de levar uma garrafa de água e uma touca; no inverno, nunca se esqueça de luvas, gorro e gorro de lã. Leve sempre com você uma capa de chuva e um guarda-chuva (que você também pode usar para proteger seus filtros e tripé da chuva e do vento).

Luvas The North Face – imagem cortesia da The North Face.

Kit de primeiros socorros


Não é tão difícil tirar a pele de um joelho em um penhasco, ou fazer uma pequena ferida em um dedo, e quando isso acontece um curativo e um desinfetante valem mil pores do sol. Mais uma vez – segurança em primeiro lugar.

Mas não pense só por você, pense também pelo seu equipamento. Sempre traga com você uma faca multiferramenta suíça e um pouco de fita adesiva. Se eles conseguirem consertar a asa de um avião, eles também conseguirão consertar a perna do seu tripé.

Kit de primeiros socorros – imagem cortesia da Care Plus.

Dica bônus:música!


Para tirar uma ótima foto de paisagem, você deve estar no clima certo, e para mim não há nada como ouvir meu amado Ludovico Einaudi, enquanto vagava pela natureza, com meu tripé no ombro. Lembre-se de que você pode ter milhares de dólares em equipamentos em sua mochila, mas eles são completamente inúteis se sua alma não quiser usá-los.



Qual equipamento você usa para fotografia de paisagem?

Aqui no dPS esta é a semana da paisagem – aqui está a lista do que cobrimos até agora. Preste atenção para um novo artigo (ou dois) sobre fotografia de paisagem diariamente para o próximo dia ou assim.
  • 6 dicas para uma melhor fotografia de paisagens com pouca luz
  • Fotografia de paisagem e o elemento humano
  • 5 maneiras como uma lente telefoto pode melhorar sua fotografia de paisagem
  • Fotografia de paisagem à beira da estrada
  • 32 fotos de paisagens majestosas para inspirar seu desejo de viajar
  • Desafio de Fotografia Semanal – Paisagem
  • Fotografia de paisagem – fotografar no mesmo local ao longo das estações
  • Como resolver 5 enigmas de composição enfrentados por fotógrafos de paisagens
  • 6 dicas para criar fotografias de paisagens mais cativantes
  • Dicas para começar a fotografar paisagens urbanas
  • 3 etapas simples para fazer seus céus estourarem no Lightroom