>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

6 dicas para obter fotos mais nítidas da vida selvagem com uma lente super telefoto


Nos últimos anos, lentes super telefoto de fabricantes terceirizados, como Sigma e Tamron, foram disponibilizadas no mercado por preços realmente razoáveis. Anteriormente, os fotógrafos não tinham escolha a não ser gastar uma quantia enorme para comprar uma super teleobjetiva, mas agora essas lentes de terceiros a tornam mais acessível. Uma dessas super teleobjetivas é a Sigma 150-600mm f/5-6.3 DG OS HSM, que permite que você se aproxime muito de um assunto distante.

Usar uma super teleobjetiva para fotografia da vida selvagem é em si uma habilidade a ser dominada, pois você pode não obter resultados nítidos e claros quando pegar a lente pela primeira vez. As dicas abaixo ajudarão você a trabalhar melhor com uma super teleobjetiva para que você possa capturar fotos mais nítidas da vida selvagem daqui para frente.


1. Escolha a velocidade correta do obturador


A seleção da melhor velocidade do obturador é uma das tarefas mais importantes ao fotografar a vida selvagem. Existe uma regra padrão que diz que a velocidade do obturador deve ser igual ou mais rápida que a distância focal da lente que você está usando. Portanto, se você estiver fotografando com uma distância focal de 500 mm, precisará de uma velocidade do obturador de pelo menos 1/500 ou mais rápida (1/1000, 1/2000 e assim por diante).

Fotografar com uma velocidade do obturador inferior a 1/500 pode causar trepidação da câmera e, portanto, afetar a nitidez da imagem. No entanto, se sua lente possui tecnologia de estabilização de imagem, você pode fotografar com um obturador mais lento do que a distância focal. O quanto mais lento dependerá do desempenho da tecnologia para essa lente específica.

OBSERVAÇÃO: Esta regra é aplicável para câmeras digitais full-frame. Se você estiver usando uma câmera com sensor APS-C, também precisará multiplicar a distância focal pelo fator de corte da marca da sua câmera (1,5x para Nikon, 1,6x para Canon, etc). Nesse caso, a distância focal se tornaria 750 mm com uma câmera com sensor Nikon APS-C e, portanto, uma velocidade do obturador de 1/750 de segundo ou mais precisa ser usada para obter fotos nítidas.



Normalmente as super teleobjetivas como a Sigma 150-600mm f/5-6.3 DG OS HSM têm o melhor desempenho de 150mm a 500mm, e à medida que você vai além de 500mm a nitidez começa a diminuir. Portanto, tente evitar usar uma distância focal que esteja no limite máximo de uma lente telefoto.

2. Use o valor de abertura correto


Na fotografia da vida selvagem, a profundidade de campo desempenha um grande papel para ajudar a destacar o assunto do fundo. Caso você não esteja ciente, fotografar com uma abertura maior (valores de abertura menores como f/2.8) ajuda a obter uma profundidade de campo rasa. Isso resulta em uma foto onde o assunto é nítido e bem segregado do fundo, que por si só estará fora de foco.

Mas isso não significa que você fotografa cegamente usando o menor valor de abertura disponível. Em vez disso, recomendo que você fotografe no valor de abertura que é o ponto ideal de sua lente. Normalmente, o ponto ideal de uma lente é 2-3 pontos mais alto que o menor valor de abertura. Então ficaria em torno de f/11 se você estiver usando a Sigma 150-600mm f/5-6.3. Fotografar no valor de abertura do ponto ideal permite obter a máxima nitidez possível na foto, juntamente com uma profundidade de campo decente. A propósito, você provavelmente estaria fotografando em uma distância focal como 500mm ou mais e, nesse caso, obteria uma profundidade de campo rasa mesmo em f/8 ou f/11.


3. Selecionando a sensibilidade ISO


A sensibilidade ISO é um dos lados do triângulo de exposição que precisa ser ajustado de acordo com a velocidade do obturador e o valor de abertura necessários para a filmagem. No caso da fotografia da vida selvagem, você terá que comprometer a sensibilidade ISO em relação aos outros dois elementos do triângulo de exposição. Por quê?

Você terá que usar uma velocidade de obturador rápida para congelar o movimento do assunto e um valor de abertura que não seja tão amplo para capturar fotos mais nítidas. Esta é a razão pela qual você pode ter que aumentar o valor da sensibilidade ISO para capturar uma foto bem exposta. Portanto, o ISO deve ser a última configuração de exposição que você ajusta para expor corretamente o quadro.


4. Use um tripé ou monopé para estabilidade


Considerando que as super teleobjetivas são realmente pesadas, é importante e aconselhável montá-las em um tripé ou monopé. Quase todas as teleobjetivas têm um colar de tripé para montar a lente em um tripé ou monopé. Isso permitirá que você se concentre mais no ambiente e no movimento dos animais/pássaros em vez de se preocupar em carregar o peso da lente.

Se você fotografar com a câmera de mão em distâncias focais de telefoto, como 300 mm, 400 mm e assim por diante, suas fotos ficarão tremidas. Como medida de precaução, é melhor levar um tripé ou um monopé sempre que planejar fotografar animais selvagens.


5. Modo de estabilização de imagem em sua lente


Em uma situação em que você precisa deslocar sua câmera junto com o animal ou pássaro em movimento, certifique-se de ter ativado a estabilização de imagem em sua lente. Isso é útil caso você esteja fotografando com a câmera na mão, pois reduz a trepidação causada ao girar ou inclinar a câmera. O modo de estabilização de imagem pode ser encontrado em lentes como IS em lentes Canon, VR em lentes Nikon, OS em lentes Sigma, VC em lentes Tamron e OSS em lentes Sony.

Mas caso você esteja usando um tripé ou monopé conforme recomendado acima, desligue o modo de estabilização de imagem na lente. Se você mantê-lo ligado, o recurso de estabilização de imagem apresenta uma pequena trepidação que, por sua vez, atinge a câmera montada em um tripé ou monopé. Portanto, para eliminar essa pequena trepidação, você deve desativar o modo de estabilização de imagem em sua lente telefoto.


6. Explorar o foco do botão Voltar


Se você ainda não estiver usando o método de foco do botão traseiro para travar o foco no assunto, então você deve pressionar o botão disparador até a metade para fazer o necessário. Quando você usa o botão de liberação do obturador para travar o foco, você está contribuindo ainda mais com a introdução de uma pequena trepidação da câmera.

Usando a técnica de foco do botão traseiro, você pode dedicar um dos botões localizados na parte traseira da câmera para focar. Ao fazer isso, você equilibra o peso da câmera ao pressionar o botão na parte de trás. Não apenas reduz a trepidação da câmera, mas também ajuda a fotografar a uma taxa muito mais rápida em comparação com a abordagem tradicional.


Conclusão


Fotografar com uma super teleobjetiva é uma delícia, mas também é muito importante que você entenda os aspectos técnicos de como usá-la para obter resultados nítidos. Não fique desapontado se suas fotos iniciais não forem tão nítidas quanto você esperava.

Certifique-se de usar a velocidade do obturador e os valores de abertura corretos, esses dois elementos do triângulo de exposição são os que mais contribuem para a nitidez de suas fotos. Se possível, use um tripé ou monopé e monte sua lente telefoto nele para evitar qualquer possível trepidação da câmera. Caso você esteja fotografando na mão, ative o recurso de estabilização de imagem na lente para reduzir ainda mais a trepidação causada durante o movimento panorâmico ou a inclinação da câmera.



Você tem alguma dica adicional para obter fotos mais nítidas da vida selvagem usando uma super teleobjetiva? Se sim, compartilhe-os na seção de comentários abaixo.

Índice

Fotografia da vida selvagem

  • GERAL
    • Dicas de fotografia de natureza e vida selvagem para iniciantes
      • 6 dicas para capturar fotos da vida selvagem com impacto
      • 5 maneiras de se desafiar como fotógrafo da vida selvagem
      • Como tirar melhores fotos da vida selvagem:seja um naturalista primeiro
      • 5 abordagens diferentes para fotografar a vida selvagem
      • 5 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a fotografar a vida selvagem
    • PREPARAÇÃO
      • Como encontrar animais para iniciantes em fotografia de vida selvagem
      • Guia para atrair bichos para seu jardim para fotografia da vida selvagem no quintal
      • Como ser respeitoso e seguro fotografando a vida selvagem
      • Fotografia da vida selvagem – considere seu assunto primeiro
    • CONFIGURAÇÕES
      • Como expor corretamente para animais selvagens de alto contraste
      • Como fazer fotografias mais nítidas da vida selvagem – [Parte 1 de 2]
        • Por que o modo semiautomático é a melhor escolha para fotografia de vida selvagem
        • A importância da profundidade de campo 'suficiente' na fotografia da vida selvagem
        • Por que a exposição manual é melhor para a fotografia da vida selvagem no inverno
      • ILUMINAÇÃO
        • Manipulação da luz natural na fotografia da vida selvagem
        • Como fazer uma fotografia mais criativa da vida selvagem usando a iluminação de borda
      • GEAR
        • Transforme sua câmera DSLR em uma armadilha fotográfica para animais selvagens
        • 6 dicas para obter fotos mais nítidas da vida selvagem com uma superteleobjetiva
        • Como usar uma lente grande angular com a vida selvagem para uma nova perspectiva
        • Vida Selvagem em Contexto – A Abordagem de Lente Curta para Fotografia da Vida Selvagem
        • Teste de campo:a Nikon 200-500mm f/5.6 pode ser a lente de vida selvagem mais versátil?
        • Full Frame ou APS-C para fotografia de vida selvagem – qual é o melhor?
        • 5 lentes de alto valor para começar a fotografar a vida selvagem
        • Revisão da Nikon D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
        • Alguns dos prós do uso de micro câmeras de quatro terços para fotografia da vida selvagem
        • Revisão:Sigma 60-600mm f/4.5 – 6.3 DG OS HSM para fotografia de vida selvagem
        • Como escolher a melhor lente para fotografia de vida selvagem
        • Como escolher a bolsa de câmera certa para fotografia ao ar livre e vida selvagem
        • Lente de vida selvagem favorita do escritor – Tamron 150-600mm
      • GUIAS AVANÇADOS
        • 5 dicas para fotografar a vida selvagem em condições de pouca luz
        • 7 dicas para uma melhor fotografia da vida selvagem marinha
        • 6 dicas para capturar ação em suas fotos da vida selvagem
        • 6 dicas para capturar o caráter e a personalidade na fotografia da vida selvagem
        • Fotografia remota da vida selvagem do meu porão
      • TÉCNICAS CRIATIVAS
        • Dicas para fotografia em preto e branco da vida selvagem
      • PÓS-PROCESSAMENTO
        • 3 ferramentas do Lightroom para aprimorar sua fotografia de natureza e vida selvagem
      • INSPIRAÇÃO
        • Um passeio pelo lado selvagem:uma coleção de fotografias da vida selvagem
      • RECURSOS
        • Histórias de fotografia da vida selvagem do campo [Resenha do livro]