>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

6 dicas para evitar uma lente embaçada


Isso já aconteceu com você?
  1. Você está de férias na praia. Você decide fotografar o nascer ou o pôr do sol, então pega sua câmera do seu quarto de hotel e sai. Você chega ao local perfeito e olha através do visor para o belo nascer/pôr do sol – apenas para descobrir que sua lente está completamente embaçada. Você limpa a condensação da frente da lente, mas ela instantaneamente volta. De novo e de novo.
  2. Você está em seu carro e vê algo que deseja fotografar. Você encosta, salta e configura a foto - apenas para descobrir que a lente está embaçada e, toda vez que você a limpa, a névoa volta imediatamente. Você erra o arremesso.

Em ambientes costeiros e tropicais, o nevoeiro da lente acontece o tempo todo. Transferir sua câmera e lente de um local fresco e de baixa umidade, como seu carro ou quarto de hotel, para um ambiente mais quente e de alta umidade causa a formação de condensação na lente – o que, por sua vez, faz com que você perca fotos (e pode aumentar problemas no caminho).

Além disso, ambientes úmidos são onde a maioria das pessoas vai de férias e, portanto, onde eles tendem a tirar mais fotos. O que significa que o problema das lentes embaçadas estraga muito de tiros.

Então, o que você faz? Como evitar que uma câmera embace? E uma vez que aconteceu, como você lida com a condensação? Existe alguma maneira de desembaçar uma lente?

Leia mais para descobrir.

Lidar com lentes nebulosas


Então, como você corrige esse problema?

Bem, tenho más notícias:

Uma vez que sua lente está embaçada, não há uma solução rápida e fácil. Existem algumas coisas que você pode tentar, que serão abordadas no final do artigo, mas você só precisa continuar limpando sua lente e esperando que ela se aclimate. Isso pode demorar um pouco. Às vezes, leva apenas alguns minutos para a lente se acostumar e parar de embaçar, mas outras vezes pode levar meia hora.

Portanto:como não há solução imediata, você deve evitar o problema em primeiro lugar – deixando sua câmera e lente se aclimatarem com antecedência.

Obviamente, você não pode simplesmente deixar a bolsa da sua câmera do lado de fora. Você precisará deixar tudo se aclimatar com segurança. Aqui estão algumas dicas para evitar lentes embaçadas enquanto mantendo seu equipamento de câmera seguro:

1. Deixe a câmera do lado de fora (mas em um local seguro)


Se você tem uma varanda de hotel segura, pode colocar sua câmera e lente do lado de fora para permitir que eles se aclimatem. Você provavelmente não quer deixar equipamentos de fora durante a noite, no entanto. Preocupações de segurança à parte, o ambiente costeiro não é amigável para eletrônicos e a exposição prolongada não é boa para sua câmera. Você pode, no entanto, colocar a câmera e a lente na varanda ou em outro local seguro enquanto se prepara para sair. (Deixá-los do lado de fora por 30 minutos ou mais deve ser suficiente.)

Se você acordar cedo para fotografar o nascer do sol, por exemplo, coloque a câmera e a lente principal do lado de fora imediatamente depois de acordar, e deixe-os se acostumar enquanto você se prepara para ir. Isso lhes dará algum tempo para embaçar e desembaçar antes que você precise atirar.

(Além disso, quando estiver pronto para ir, coloque a câmera e a lente na bolsa da câmera enquanto ainda fora , feche-o e traga-o. Você não quer reverter todo o seu trabalho de aclimatação fazendo com que seu equipamento esfrie novamente!)

2. Mantenha a câmera no porta-malas


Quando você estiver dirigindo ou indo para o local da sessão de fotos, mantenha sua câmera e lentes no porta-malas do seu carro. Dessa forma, evitam o ar condicionado e podem se aclimatar à temperatura e umidade externas.

Às vezes, no entanto, você deseja manter sua câmera à mão (apenas no caso de encontrar uma ótima foto). Se for esse o caso, desligue o AC e abaixe as janelas. Isso manterá sua câmera e lente fora do ar condicionado, para que se aclimatem à temperatura e umidade do lado de fora, garantindo que você ainda possa tirar uma ou duas fotos, se necessário.

3. Tire seu equipamento da bolsa


Se você deixar sua câmera e lente em uma bolsa de câmera com zíper, o processo de aclimatação levará muito mais tempo. Uma bolsa de câmera, embora certamente não seja hermética, impedirá o fluxo de ar e manterá sua câmera e lente cercadas por ar frio e seco - o que causará condensação no momento em que você abrir seu equipamento para o ambiente.

Em vez disso, quando você estiver aclimatando a câmera e a lente – seja na varanda do hotel, no porta-malas do seu carro ou em algum outro lugar – mantenha-os do lado de fora a bolsa da câmera.

4. Remova as tampas e filtros


A frente da sua lente provavelmente tem o maior problema com condensação, então essa é a parte que você deve gastar mais tempo e esforço para se aclimatar.

Embora não haja muitas maneiras de focar a aclimatação em um elemento de lente específico, você pode remover quaisquer filtros ou tampas de lente. Você não quer um filtro ND ou uma tampa de lente que impeça o ar quente de equalizar as temperaturas. Porque assim que você tirar qualquer um desses elementos para fotografar, o ar quente entrará rapidamente – e o embaçamento ocorrerá.

5. Mantenha um pano de microfibra à mão


Uma vez que a condensação acontece, você só precisa montá-la até que a câmera e a lente se aclimatem. Ao mesmo tempo, você deve limpar periodicamente a frente da lente. Dessa forma, você pode ver se a condensação vai voltar e se você pode começar a fotografar. Se você não estiver limpando a lente periodicamente, você simplesmente não saberá.

Além disso, se o embaçamento não for muito grave, você pode limpar a lente e rapidamente tirar uma ou duas fotos antes que a lente comece a embaçar novamente. Isso geralmente funciona depois que o processo de aclimatação está acontecendo há algum tempo.

Portanto, mantenha um pano de microfibra à mão por esse motivo. Se você não tiver uma, pode usar o que estiver disponível para limpar suas lentes, como sua camisa (eu gostaria de zombar da ideia, mas já fui forçado a limpar lentes com minha camisa muitas vezes).

Antes de sair, compre alguns panos de microfibra que vêm em pequenas bolsas. Você pode simplesmente prender um na alça da câmera e sempre o terá à mão. Isso também evitará que você tenha que vasculhar sua bolsa para encontrar seu pano (porque eles sempre vão para o fundo em um canto de difícil acesso!).

6. Corrija na pós-produção


Uma imagem com qualquer nebulosidade significativa devido à condensação é um caso perdido. Você não será capaz de salvá-lo.

Mas se a imagem tiver apenas uma pequena quantidade de névoa, você pode tentar limpá-la. Não há curas infalíveis, mas minhas sugestões abaixo ajudarão em alguns casos.

Seu primeiro pensamento provavelmente deve ser aumentar o contraste e a clareza no Lightroom ou ACR. Isso funcionará um pouco, mas um movimento um pouco mais forte é levar a foto para o espaço de cores LAB e executar um aprimoramento básico de cores LAB. Um efeito colateral afortunado do aprimoramento de cores é que você removerá a névoa da imagem.

Novamente, nenhuma das táticas é uma varinha mágica, mas elas podem ajudar.

Evitando lentes embaçadas:palavras finais


A condensação é definitivamente uma armadilha para os incautos. As condições de luz mudam rapidamente. As condições ideais ao nascer e ao pôr do sol são passageiras. Você não quer ficar parado esperando que a condensação na sua lente desapareça!

Portanto, tome medidas para evitar o problema. Aclimate sua câmera e lente com antecedência e, em seguida, certifique-se de limpar a frente da lente periodicamente. Isso evitará que você perca fotos quando a luz estiver ótima!

Agora para você:

Você tem algum conselho para lidar com a condensação da câmera e da lente? Alguma dica ou truque de desembaçamento? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!