>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

É REALMENTE a engrenagem?


EOS-1D X com EF 200-400 f/4L IS USM +1.4x Extender. 1/1000, f/5.6, ISO 800.

Recentemente, notei alguns comentários de leitores que parecem sentir que o equipamento que uso para minhas fotos é a razão pela qual recebo as imagens que faço. Eles parecem sentir que resultados semelhantes não podem ser alcançados usando equipamentos de nível de consumidor. É verdade, eu uso alguns equipamentos de primeira linha, e há muitas razões para isso. Mas rara é a foto que consegui com uma EOS-1D X ou 5D Mark III que também não consegui com uma Rebel T5i.

Isso levanta a questão:por que os profissionais gastam tanto dinheiro em câmeras e lentes de primeira linha?

Há três razões básicas:

#1 – A primeira é a velocidade


A EOS-1D X e a Nikon D4s, as duas principais câmeras de nível profissional disponíveis, ambas gravam a 12 quadros por segundo (fps) ou mais rápido. Muitas vezes, fotografar tão rápido é desnecessário. Mas quando você é um profissional e seu salário depende de você capturar o momento certo em um evento esportivo ou ao fotografar um evento de notícias, essa velocidade pode significar a diferença entre perder o momento decisivo ou capturar a foto exata do seu editor ou cliente está procurando. Na série acima, eu atirava a 12 quadros por segundo, e esses três quadros consecutivos foram o pico de ação de uma defesa feita pelo goleiro.

Rebel T2i e EF-S 55-250 f/4-5.6 IS – 1/500 em f/5.6, ISO 640

Eu poderia ter conseguido essa foto com uma câmera mais lenta? Se meu timing fosse bom, eu teria conseguido um desses quadros, ou algo próximo. Mas quando estou atirando por um salário, preciso ter certeza e, se possível, sair com vários tiros. Lembre-se de que, dessas três fotos, para uma câmera que fotografa a 5 qps, você obteria menos da metade dessa sequência. Para a pessoa comum que filma o evento esportivo de seu filho, cinco quadros por segundo podem parecer suficientes. Mas muito pode ser perdido nesses espaços entre as imagens. Além disso, a velocidade do processador é mais rápida e a câmera pode obter imagens do buffer da câmera para o cartão de memória mais rapidamente. É tudo sobre o que é bom o suficiente para você. Para a maioria das pessoas, cinco quadros por segundo são suficientes.

#2 – O segundo motivo é a durabilidade


As câmeras da série EOS-1D da Canon e a câmera D4s da Nikon estão entre as câmeras mais resistentes já fabricadas. Eles são construídos para suportar o uso pesado, com persianas classificadas para lidar com várias centenas de milhares de quadros. Os corpos são construídos em liga de magnésio, tornando-os resistentes a danos por impacto, e são vedados para resistir a poeira e umidade. Um profissional que trabalha depende de suas câmeras e lentes para colocar comida em sua mesa, e câmeras profissionais são projetadas para ajudá-lo a fazer isso repetidamente. Embora esses recursos possam ajudar a tornar a câmera mais confiável para um profissional, isso tem muito pouco a ver com a capacidade desse profissional de capturar uma imagem atraente.

#3 – O terceiro motivo é uma expansão dos recursos básicos


Os sistemas de foco automático tendem a ter mais pontos de foco e são mais configuráveis ​​do que nas câmeras de consumo. Os sistemas AF em câmeras de nível profissional geralmente também têm mais pontos de tipo cruzado, o que os ajuda a focar mais rapidamente. Os sistemas de medição também são geralmente mais elaborados em câmeras de nível superior, oferecendo medição RGB em alguns modelos, além de reconhecimento de rosto e cor. Esses recursos aprimorados podem tornar um pouco mais fácil para um profissional tirar uma foto, mas também tenha em mente que os profissionais geralmente trabalham em situações mais extremas, tanto para iluminação quanto para ação, do que uma pessoa comum com uma câmera.

EOS 5D Mark III com EF 70-200 f/2.8L IS II – 1/320 em f/5.6, ISO 640

Isso nos leva ao próximo tópico – lentes


EOS-1D X com lente EF 85mm f/1.2L II. 1/4000 em f/1.2, ISO 100.

Um comentário em particular perguntou como eu esperava que os outros fossem capazes de alcançar os resultados que eu consegui usando lentes top de linha, quando outros estavam usando apenas lentes de kit. A resposta final para isso é que algumas fotos você não poderá duplicar sem uma lente específica. Outras podem ser feitas independentemente da lente que você possui, como na imagem acima. Enquanto foi tirada com uma EF 70-200 f/2.8L IS II, a distância focal era de 135mm, e eu estava parado em f/5.6. Isso significa que alguém usando uma EOS Rebel T5i, com a lente EF-S 18-135 f/3.5-5.6 poderia facilmente duplicar a foto. As diferenças serão notáveis ​​quando uma abertura rápida for usada – por exemplo, quando eu uso a lente Canon EF 85mm f/1.2L II aberta, enquanto você pode usar uma 70-200 com zoom de 85mm em f/2.8. Embora o enquadramento seja o mesmo, a profundidade de campo não será, e o bokeh (a qualidade da área desfocada) será diferente. Isso fica evidente no chute à esquerda. Enquanto a lente EF 85mm f/1.8 chegará mais perto de alcançar esse visual, o bokeh é bem diferente entre as aberturas 1.8 e 1.2. Certas lentes têm certas características e muitas vezes os fotógrafos usam essas lentes especificamente por causa dessas características. Isso não quer dizer que imagens igualmente impressionantes não possam ser capturadas com uma lente de kit - elas certamente podem. Estou simplesmente afirmando que certas lentes têm uma qualidade que prefiro para certas fotos.

Ler: as lentes mais populares entre os leitores dPS aqui

Então, é o equipamento? Sério? Sim e não.


A conclusão é que imagens atraentes podem ser capturadas com um point and shoot tão bem quanto podem ser capturadas com uma DSLR top de linha. Mas um point and shoot, ou uma DSLR de nível básico, tem algumas limitações que uma DSLR de nível profissional não tem. Como fotógrafo, cabe a você aprender a contornar essas limitações ou decidir se é hora de atualizar para uma câmera ou lente de nível superior. Mas não assuma simplesmente que, como uma imagem foi feita com uma câmera de nível profissional, ela não poderia ter sido feita com a mesma facilidade com uma câmera de nível de consumidor. Na imagem abaixo, eu adoraria ter uma 5D Mark III com macro EF 100mm f/2.8L IS. Eu não tinha isso comigo no dia em que gravei isso. Em vez disso, um Rebel XSi com EF-S 55-250 fez o trabalho e me deu uma boa chance. Dizer que é o equipamento é dar muito crédito ao equipamento e também vende o fotógrafo a descoberto.

EOS Rebel XSi com EF-S 55-250 IS – 1/250 em f/5.6, ISO 100