>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Recurso de manutenção de dispositivos Samsung:é útil?


Isso vem diretamente do manual do usuário do Galaxy S7:"a manutenção do dispositivo fornece uma visão geral do status da bateria, armazenamento, RAM e sistema de segurança do seu dispositivo. Você também pode otimizar automaticamente seu dispositivo com um toque de seu dedo." Mas esse recurso, que foi adicionado ao Android Nougat como parte de uma atualização, realmente funciona?
  • O Android Nougat transformará a experiência do usuário no Samsung Galaxy S7 Edge
  • Segunda impressão:Galaxy S7 Edge com Android Nougat

Desde o momento em que instalei o Android 7.0 Nougat no meu Galaxy S7 Edge e antes, no Galaxy S7, tenho usado o recurso "Manutenção do dispositivo". Para quem não se lembra, a Samsung tentou algo semelhante no Galaxy S6 com um aplicativo chamado "Smart Manager". Na verdade, fomos bastante críticos em relação a esse recurso:
  • Proprietários do Galaxy S6:aqui está um recurso que você nunca deve usar

Com o lançamento do Galaxy S7, a fabricante sul-coreana incluiu o recurso no sistema atual e o otimizou na interface Experience UX do Galaxy Note 7. Agora, com a atualização para o Nougat, o Galaxy S7 também traz um recurso semelhante integrado em TouchWiz. Devo confessar que, apesar de algumas desvantagens, a visão geral é que a "Manutenção do dispositivo" é uma adição bem-vinda para usuários comuns. O único problema é a necessidade de usá-lo em um dispositivo premium a partir do momento em que você o compra.

O que você pode fazer com a Manutenção do dispositivo?


Usando o recurso de otimização, que pode ser encontrado nas configurações, clique na opção de otimização rápida. Isso permitirá que você melhore o desempenho do seu Galaxy S7 com as seguintes etapas:
  • Limpando alguma memória
  • Exclusão de arquivos desnecessários e fechamento de aplicativos executados em segundo plano
  • Gerenciando o uso incomum da bateria
  • Verificação de malware

A seguir, temos ações específicas para cada ferramenta incluída no recurso.

Bateria


Verifique a carga restante da bateria e o tempo de uso do dispositivo. Quando a vida da bateria estiver baixa, o sistema economizará energia ativando os recursos de economia de energia. Isso limitará o uso do seu dispositivo, como não poder receber notificações de aplicativos.

Para fazer isso, os aplicativos em segundo plano serão monitorados para que não consumam toda a sua bateria.

Você também pode usar esse recurso para configurar seu dispositivo para carregar mais rapidamente e mostrar a porcentagem da bateria na barra de status. Ambos os recursos devem ser ativados por padrão, mas não faria mal ter certeza acessando "Configurações Avançadas" (os três pontos na parte superior da tela "Bateria").

Modo de desempenho


Como o próprio nome diz, esta opção altera o desempenho do dispositivo de acordo com as ações do usuário. Portanto, se você estiver usando seu dispositivo para jogar ou ouvir música, seu dispositivo pode oferecer melhor desempenho para cada ação, economizando ou usando energia de acordo. O objetivo deste recurso é melhorar o desempenho para cada ação específica.

Armazenamento


Aqui, é possível verificar o status da memória usada e disponível. Como todos sabemos, a capacidade de armazenamento e o que está realmente disponível nunca são os mesmos, pois os aplicativos de estoque e o próprio sistema ocupam espaço de armazenamento interno.

Com a opção "Armazenamento", você pode liberar espaço excluindo arquivos residuais como o cache do seu dispositivo e anúncios que aparecem em diferentes sites, aplicativos e jogos. Através desta opção, você também tem acesso ao armazenamento em seu cartão SD. Esse recurso foi desenvolvido em conjunto com o Clean Master.

RAM


O objetivo deste recurso é acelerar o seu dispositivo, reduzindo a quantidade de RAM que você está usando. Ele faz isso permitindo que você escolha quais aplicativos você gostaria de parar para economizar RAM.

Proteção


Verifique o status de segurança do dispositivo. Este recurso verifica seu dispositivo em busca de malware. É realizado em conjunto com a Intel Security.

As vantagens de usar a Manutenção de dispositivos


Antes da chegada do serviço atual, a Samsung fez bastante experiências com esse tipo de ferramenta de otimização de desempenho do dispositivo. Depois de muitas atualizações, finalmente chegamos ao que temos hoje e, francamente, é muito mais fácil de usar para usuários comuns - mesmo para quem não sabe o que realmente significa RAM em seu smartphone. Hoje em dia, acredito que eles sejam a maioria dos clientes da Samsung ou de qualquer outro fabricante de smartphones.

Um dia, um dos meus chefes me perguntou qual a porcentagem de memória que todos os recursos do meu computador usam atualmente. Honestamente, e até hoje, provavelmente é um pouco mais da metade. A principal consideração aqui é que eu uso um Mac, onde tudo é otimizado ao máximo para que eu não precise pensar muito nisso.

Então, o melhor desse recurso é que ele reúne todas as informações essenciais sobre o desempenho e a segurança do seu dispositivo em um só lugar. Por meio desse recurso, por exemplo, se um usuário não ativar o Knox primeiro nas configurações do dispositivo, ele será direcionado a fazê-lo por meio deste menu. De fato, se você não tiver preguiça de ler todos os detalhes fornecidos sobre o sistema, poderá aprender um pouco sobre o verdadeiro potencial do seu Galaxy S7.

Por fim, como este serviço chega ao estoque do sistema, aqueles usuários que desejam aproveitar todo o potencial de seu smartphone podem otimizar os recursos na "Manutenção do dispositivo" e não será necessário baixar aplicativos de terceiros para limpar seu sistema a cada agora e depois. Eles têm um serviço de estoque para isso agora.
  • Como limpar seu dispositivo Android:cache, histórico, arquivos e muito mais

Os contras de usar a Manutenção do dispositivo


Por outro lado, o fácil acesso à "Manutenção do dispositivo" pode fazer com que alguns usuários acreditem que seu nível de desempenho deve estar sempre em 100%. O que não é verdade, pois você deve levar em consideração que existem aplicativos em execução em segundo plano que precisam usar RAM. Simplesmente fechá-los é míope e pode causar problemas de desempenho a longo prazo.
  • Como impedir que aplicativos sejam executados em segundo plano no Android

Muitos aplicativos de limpeza de smartphones prometem melhorar a memória e o desempenho do seu aparelho. Isso acontece, mas muitas vezes é à custa da limpeza do cache do dispositivo. O cache é basicamente uma área de armazenamento onde os dados e processos usados ​​com frequência são salvos para acesso mais rápido no futuro. Isso economiza tempo e uso desnecessário do hardware do seu smartphone.

Portanto, usar um serviço de limpeza sempre que seu telefone estiver um pouco lento ou com pouca memória pode parecer a melhor opção a curto prazo, mas isso pode causar grandes problemas no futuro.

Além disso, os novos dispositivos Samsung, como o Galaxy S7, lançado há quase um ano, possuem hardware de última geração capaz de lidar com o TouchWiz sem problemas. Os usuários comuns não devem se preocupar com o desempenho nos primeiros seis meses de uso.

Considerações finais


Você poderia dizer que passar de "Gerenciador Inteligente" para "Manutenção de Dispositivos" é um bom desenvolvimento. Normalmente, não gosto muito de matadores de tarefas em smartphones de última geração. Devo dizer, porém, que a forma como a Samsung reduziu a conexão entre otimizar a bateria por meio de configurações do sistema e mecanismos de segurança do dispositivo, se usado com sabedoria, pode otimizar o desempenho do seu smartphone e aprimorar seu próprio conhecimento sobre ele.

Se você me perguntar quantas vezes eu otimizei meu Galaxy S7 por meio desse recurso do sistema desde que recebi a atualização do Nougat, eu diria pelo menos três vezes. Eu fiz isso principalmente apenas para experimentá-lo, e eu realmente não notei uma grande diferença. No entanto, se você me perguntasse novamente em seis meses ou talvez um ano, a resposta certamente seria diferente.

Minha sugestão é usar esse recurso do sistema para ter uma visão geral do desempenho orgânico do seu dispositivo mais do que para otimizá-lo.

Você usou a Manutenção do dispositivo desde que recebeu a atualização mais recente do Nougat para o seu Galaxy S7 ou S7 Edge? Você acha que isso ajudou a melhorar o desempenho do seu dispositivo. Deixe-nos saber nos comentários abaixo.