>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Efeitos perigosos das baterias do celular


A bateria do seu celular pode não parecer perigosa, mas na verdade pode representar vários perigos. A maioria das baterias de telefone celular são baterias de íon de lítio (Li-Ion). Essas pequenas baterias contêm grandes quantidades de energia em um pequeno pacote. Houve notícias ligando baterias de telefones celulares a incêndios, mas os riscos mais prováveis ​​incluem superaquecimento, queimaduras e bactérias.

Superaquecimento


As baterias do celular podem superaquecer. Em alguns casos, baterias superaquecidas podem explodir. Baterias explodindo enviam fragmentos quentes para fora do telefone. Esses fragmentos podem provocar um incêndio. Em 2004, baterias superaquecidas causaram vários incêndios. Na maioria dos casos, as baterias estavam com defeito ou falsificadas. O perigo de superaquecimento é bastante reduzido usando uma bateria legítima para o seu telefone celular.

Queimaduras


Baterias de celular também podem causar queimaduras. No caso de baterias superaquecidas, os usuários podem sofrer queimaduras de segundo grau. Um adolescente sofreu queimaduras de segundo grau na orelha depois que a bateria do celular superaqueceu. Outros usuários foram queimados quando as baterias superaqueceram enquanto o telefone estava guardado no bolso.

Bactérias


As baterias do telefone celular podem abrigar bactérias perigosas. Essas bactérias só sobrevivem neste ambiente específico. Eles podem infectar humanos e até levar à morte. As bactérias que vivem na bateria do seu celular não representam uma ameaça diária, mas podem ser perigosas se você tiver um sistema imunológico enfraquecido. As cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina, também conhecidas como MRSA, foram encontradas em baterias de telefones celulares. A maioria dos telefones celulares contém pelo menos um tipo de bactéria. Limpar o telefone pode reduzir o risco de infecção.

Problemas elétricos


As baterias de íons de lítio são frágeis. A queda do telefone pode causar danos perigosos aos circuitos do telefone. Colocar o telefone em contato próximo com a água também pode causar curto-circuito na bateria. Além disso, colocar a bateria perto de objetos metálicos, como chaves ou moedas, pode interromper o circuito.

Prevenindo o perigo


Se você cuidar do seu celular, os riscos da bateria são mínimos. Seguir algumas regras simples reduzirá ainda mais os riscos. Não deixe cair o telefone. Se você deixar cair o telefone, verifique se há danos pelo seu provedor. Evite deixar a bateria entrar em contato com a água. Se o telefone entrar em contato com água, substitua-o e a bateria imediatamente. Mantenha a bateria afastada de objetos metálicos. Use apenas baterias legítimas projetadas para o seu modelo de telefone.