>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Telêmetros

Diferentes tipos de sensores de infravermelho para medir a distância

infravermelho (IR) é uma luz invisível . O comprimento de onda ou a luz vermelha está entre 620-750 nanômetros - luz de comprimentos de onda inferiores a 750 nanômetros são invisíveis para os seres humanos . Essa luz invisível é muito útil - é o que o clicker canal envia para a televisão para torná-lo mudar de canal , aumentar o volume ou ligar e desligar . Códigos para todas estas funções são modulações do IR . Robots costumam usar IR para sentir a distância para os objetos ao redor. LADAR

LADAR é como RADAR , só que usa luz em vez de ondas de rádio ( SONAR usa soar da mesma forma) . Todas essas técnicas que vão enviar um feixe (codificado de alguma forma que possa ser reconhecido ) que atinge um objeto e salta para trás . Existem basicamente três maneiras que o feixe de retorno é usado para determinar a distância para o objeto que ricocheteou de : tempo, força e ângulo . O tempo é o mais difícil (mas o mais preciso ) e é utilizado na aviação ( RADAR ) e por animais como morcegos e botos ( sonar) . Para a detecção gama robótica são utilizadas as técnicas mais simples com base na força e ângulo. Robôs estão tentando manter-se de bater em artigos de papelaria , não detectar objetos em movimento rápido .
Distância por difusão

A força do sinal de retorno é proporcional à sua distância . O feixe pode ser bem focada quando se vai para fora, mas ele volta em um feixe que não é tão paralelo. Quanto mais longe o objeto é o mais difuso o sinal é quando ele retorna . A difusão do feixe de retorno é um pouco determinado pela natureza do objeto que ele saltou fora de , então isso não é uma boa maneira de medir a distância . Ele faz o trabalho , no entanto , se você só está tentando não correr em uma parede . Ao se aproximar do muro, o sinal de retorno fica nitidamente mais brilhante, e de medição do brilho é simples de implementar em dispositivos elétricos.
Distância por Angle

Se um feixe em movimento está em um canto de um robô móvel e do receptor para o feixe reflexivo está no canto oposto do robô móvel , o ângulo do transmissor estava quando o feixe foi recebido indica a distância a um objeto. O percurso do feixe de e para o objecto ( e a largura do veículo robotizado ) formam um triângulo isósceles . Quanto menor for o ângulo do vértice do triângulo , o objecto é ainda a partir do robô . Se o objecto é muito próximo do robô , o ângulo do vértice do triângulo será grande . Se o ângulo é medido a partir do robô, ele vai estar perto de 90 graus quando o objeto está muito longe e vai se aproximar de 0 graus como o objeto se aproxima do robô. Isto dá uma estimativa melhor do que a técnica de difusão ( que é independente do material que saltou fora de ) , mas é um pouco mais caro para medir o ângulo do que é para medir a intensidade .