>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como saber se seus alto-falantes estão danificados


Deve ser simples o suficiente para saber se o alto-falante está queimado, certo? Na maioria das vezes, você apenas ouve uma grande quantidade de distorção. No entanto, é um pouco mais complicado do que isso, e a distorção não é o único recurso que um alto-falante queimado pode ter. Até mesmo o funcionamento e as peças internas do alto-falante estão sujeitos a desgaste, causando diferentes cenários de um alto-falante queimado.

Dependendo de como seus alto-falantes estão soprados, você pode ouvir um som distorcido, nenhum som, perda de som em frequências específicas, assobios, estalos e arranhões. Você também pode ver danos externos, como um cone rasgado ou nenhum movimento do cone.


Em primeiro lugar, neste artigo, abordaremos todos os componentes de um alto-falante porque quase todos eles estão sujeitos a causar a explosão de um alto-falante. Entendê-los nos dará uma visão clara de como restringir qual é a causa de um alto-falante estourado.

Em seguida, abordaremos como saber se seus alto-falantes estão danificados, analisando em detalhes as causas e sintomas mais prováveis ​​e, finalmente, analisando maneiras de testá-los (tanto testes externos quanto internos).

Leia também:Um subwoofer ainda funcionará se estourar?

Quais componentes compõem um alto-falante?


Para entender e saber se seus alto-falantes estão danificados, examinaremos os componentes que compõem um alto-falante.

Precisamos entender isso porque há muitas facetas em um alto-falante que podem dar errado, explodindo seus alto-falantes e, portanto, quando conhecermos todos esses componentes e como eles podem estar com defeito, poderemos dizer se nossos alto-falantes estão queimados e ser capaz de reparar e substituir as peças ou o alto-falante inteiro.

Suspensão dianteira


Essa parte do alto-falante (alto-falante) une o chassi ao cone e também é chamada de surround. Ele ajuda a determinar como a energia viajará pelo cone e como ela é absorvida e, em conjunto com a suspensão (outro componente do alto-falante), controlará o esforço do cone do alto-falante.

A suspensão dianteira também ajuda a limitar o movimento do alto-falante além dos pontos de sua capacidade. Suponha que a suspensão dianteira não seja projetada e usinada corretamente.

Nesse caso, pode levar a uma falha mecânica precoce do cone do alto-falante, causando distorção claramente audível, picos indesejados e quedas em sua resposta.

Cone de alto-falante


O cone é o que vemos quando olhamos para um alto-falante e é o fator mais significativo para determinar a faixa de frequência de um alto-falante e a qualidade geral do som. O cone também corre o risco porque é o mais vulnerável, tem mais demandas mecanicamente (movendo-se sempre para frente e para trás) e é influenciado pela potência do falante.

O cone feito de vários materiais, tanto naturais quanto artificiais, é muito delicado, fino e pode ser danificado mais facilmente por arranhões, rasgos, líquidos, excesso de direção e muito mais. O cone é tratado com várias resinas e vernizes para torná-lo mais resistente, resistente e dar resistência a diferentes elementos.

Muitos elementos podem afetar o desempenho do cone e sua capacidade de suportar muito uso com esses fatores, incluindo peso, rigidez, forma e perfil do cone. Se o cone estiver rasgado ou danificado de alguma forma, o cone explodirá, criando uma distorção claramente audível, e até mesmo uma completa falta de som pode ocorrer.

Cobertura contra poeira


Também conhecida como capa de proteção contra poeira, a capa de proteção contra poeira é muitas vezes considerada apenas como uma capa para impedir a entrada de poeira. No entanto, o design da capa de poeira é implementado no cone, tornando-se parte dele, afetando diretamente sua resposta de frequência e comportamento.

Além disso, devido ao seu design, ele ajuda a proteger o cone impactando os modos de separação e, se for projetado incorretamente com especificações incorretas, rasgará, fazendo com que seu alto-falante exploda.

Aranha


Também conhecido como amortecedor ou suspensão, é uma das partes mais estressadas de um alto-falante. Ele funciona para fornecer suspensão ao cone do alto-falante, mantém a bobina de voz adequadamente alinhada e garante que o alto-falante resolva sua posição normal entre as vibrações.

É tecnicamente usado para limitar a oscilação do indutor e o esforço do alto-falante sem afetar a linearidade. É feito apenas de papel tratado e revestido com cola adesiva e, por isso, também é vulnerável ao desgaste. Se esta parte do alto-falante rasgar, isso fará com que o cone se mova e vibre incorretamente novamente, causando distorção audível, apagões de som, estalos e rachaduras.

Bobina de voz


Feito de fio de cobre (pelo menos bobinas de voz de alta qualidade), é um eletroímã suspenso em um campo magnético. A bobina de voz prevê que o cone reage ao campo magnético quando uma corrente elétrica (o sinal de áudio) passa por ele.

O enrolamento do conjunto enrolado em torno da bobina de voz vem em duas formas:fio plano (fita) ou fio redondo. Esses enrolamentos são colocados em torno de alumínio, Kapton, Nomex ou outras formas de material.

Construir uma bobina de voz é bastante delicado. Embora algumas bobinas de voz possam ter as mesmas especificações, elas podem atingir diferentes níveis de eficiência e desempenho devido à tensão do fio, esmaltes e adesivos usados. Bobinas de voz também são os critérios usados ​​para determinar os níveis de impedância de um alto-falante, variando de 2ohms a 32ohms.

Se a bobina de voz do seu alto-falante estiver com defeito ou o fio estiver danificado de alguma forma, isso pode causar a passagem de corrente e resistência incorretas, o que fará com que o cone funcione de maneira incorreta, causando distorção e sons indesejados. Embora seu alto-falante possa não ser necessariamente queimado se sua bobina de voz estiver danificada, ele certamente está quebrado até certo ponto.

Chassi


Na maioria das vezes, as pessoas escolhem um chassi com base em sua aparência; no entanto, oferece mais funcionalidade do que parece. Se um chassi não for compatível com o design do alto-falante e seus componentes, ele poderá flexionar e vibrar quando o alto-falante estiver em uso.

Assim, a clareza e a definição do seu som serão perdidas devido à absorção de energia quando deveria redirecioná-lo. Um chassi incorreto contribuirá para a resposta de um alto-falante, fazendo com que soe estourado.

Placa frontal


A placa frontal é uma parte complexa do design de um alto-falante e, juntamente com o garfo e o ímã, completa o circuito permitindo a reprodução do som em seu alto-falante.

A largura da placa frontal deve estar correta; caso contrário, pode perder eficiência, causando distorção por ser muito fino e pode causar perda de dinâmica se for muito grosso.

Este pequeno componente também precisa ter os diâmetros internos e externos exatos, permitindo uma ótima eficiência magnética, estabilidade e manuseio de energia. Uma placa frontal e bobina de voz de tamanho incorreto prejudicarão o desempenho do alto-falante e não durarão muito.

Ímã


O ímã é feito de metais chamados metais ferromagnéticos, que incluem metais como níquel e ferro. Se projetados corretamente, esses ímãs mantêm uma carga indefinida e servem como um inversor positivo ou negativo para a bobina de voz.

Esses dois componentes acoplados forçam o cone em movimento, criando o som que ouvimos. Ao contrário da crença popular, o peso e o tamanho do ímã têm pouco significado.

É preciso entender que os ímãs também têm requisitos de design específicos que afetam o desempenho do alto-falante, e ignorar isso pode levar à desmagnetização do alto-falante e deformar o cone, além de produzir mais som, fazendo com que você pense que o alto-falante está queimado.

Jugo


Esta é a parte de trás do seu alto-falante. O design do garfo tem mais efeito na eficiência e estabilidade do ímã do que se pensa.

Além disso, também tem efeitos muito significativos na distorção e temperatura da bobina de voz. Por sua vez, estabilizando e criando um melhor desempenho para o alto-falante em geral.

Se o garfo estiver danificado de alguma forma, isso pode causar uma reação em cadeia de problemas, causando mau funcionamento de outras partes do alto-falante e, por sua vez, porque outros componentes estão danificados, pode fazer com que seu alto-falante sopre, perca definição e clareza, crie apagões de som e muito mais.

Como saber se seu alto-falante está danificado




Agora que entendemos quais componentes podem dar errado e como isso afetará e pode afetar seu alto-falante, vamos discutir o termo em detalhes. A maioria das pessoas usará o termo soprado para todos os aspectos de baixa qualidade de som relacionados a um alto-falante; no entanto, isso não é verdade.

Como sabemos agora, muitos componentes em um alto-falante podem estar com defeito, desgastados ou danificados, fazendo com que o alto-falante fique com defeito, mas isso não significa necessariamente que seu alto-falante esteja danificado.

Um alto-falante estourado constitui um alto-falante que não produz nenhum som, gera distorção, não importa em qual volume você o ajuste, e tem um cone rasgado ou danificado que está afetando o som do alto-falante até certo ponto, fazendo com que ele distorça ou torne o som desagradável .

Como é o som de um alto-falante estourado?


O som associado a um alto-falante estourado é geralmente o de abelhas zumbindo. Distorção, crepitação, assobio e estalos também serão sons comuns que você ouvirá ao ouvir atentamente para saber se o alto-falante está queimado.

Uma coisa a notar é que esses sons podem não ser aparentes o tempo todo, e você pode precisar ouvir atentamente porque a distorção pode estar incorporada em todos os outros áudios.

Além disso, dependendo de como seu alto-falante é soprado, apenas certas frequências podem ser afetadas e a distorção ocorrerá apenas dentro de uma faixa de potência específica (isso não significa necessariamente volume). Então isso é algo que você precisa ficar atento.

Como um alto-falante explode?


Há muitas maneiras diferentes pelas quais um alto-falante pode explodir, e listamos as causas mais comuns aqui para você.

Desgaste dos componentes do alto-falante


Como sabemos agora, alguns componentes dos alto-falantes são feitos de materiais delicados ou projetados de maneira muito específica, tornando-os frágeis.

Anos de uso e exposição a elementos como calor, frio e umidade podem fazer com que os componentes de um alto-falante se desgastem gradualmente. Por sua vez, isso pode causar mau funcionamento de alguns recursos e, em seguida, levar o alto-falante a explodir. Consulte a primeira seção para ver quais peças podem apresentar falhas.

Componentes defeituosos


Ao contrário dos componentes que se desgastam com o tempo, você pode comprar um alto-falante novo que não foi projetado corretamente ou tem uma peça defeituosa (isso acontece ocasionalmente).

Componentes defeituosos e falta de design adequado podem fazer com que seu alto-falante sopre quase instantaneamente ao ligá-lo, ou pode ocorrer em determinados volumes ou quando frequências específicas são aumentadas.

Abuso de volume e equalização


Este é provavelmente o motivo mais comum, além de potência incompatível (watts incorretos conduzindo seu alto-falante). A maioria das pessoas gosta de aumentar o volume e combinar o EQ para empurrar grandes quantidades de frequências graves e subgraves.

Além disso, os indivíduos não têm os drivers corretos (woofers, tweeters ou subwoofers) para lidar com esse abuso de frequência e volume.

Eles vão empurrar os alto-falantes de médio alcance além de seus limites tentando aumentar os graves, e quando as frequências de graves ainda não são predominantes (devido à tentativa de obter graves de um driver de médio alcance), eles aumentam o volume cada vez mais, causando estresse severo no cone.

Portanto, o cone do alto-falante irá explodir por não ter sido construído e projetado para lidar com esses tipos de volume com frequências específicas.

Altifalantes de potência incorretos


Você deve prestar muita atenção às especificações dos alto-falantes que possui e ao amplificador que os alimenta. Ambos os cenários de potência de seus alto-falantes e dominá-los podem, eventualmente, levar os alto-falantes a explodir.

Quando um alto-falante está com pouca potência, o corte ocorrerá e a onda sonora gerada se tornará mais quadrada. Isso reduz drasticamente a expectativa de vida de um alto-falante. Com o tempo, isso fará com que as bobinas de voz sejam danificadas devido ao deslocamento incorreto de calor.

O mesmo princípio se aplica a alto-falantes que estão sendo sobrecarregados com muita potência. Além disso, um alto-falante sobrecarregado fará com que o cone se mova além de sua ROM (amplitude de movimento), tornando efetivamente o cone distorcido e rasgado.

Portanto, a melhor coisa a fazer é combinar a amplificação correta com os alto-falantes adequados também em relação aos níveis de impedância. Por exemplo, você precisa comprar um amplificador de 300 watts se seus alto-falantes forem de 300 watts e se seus alto-falantes forem de 2 ohms, certifique-se de que seu amplificador possa acionar 2 ohms.

Quais são os sintomas de um alto-falante danificado?



Distorção em todos os volumes


Se seus alto-falantes estiverem queimados, não importa em que volume você o ajuste, você terá distorção. Mesmo se você definir o volume baixo, o problema ainda estará lá e, se você aumentar o volume, o problema se intensificará.

Movimento do cone


O cone do seu alto-falante deve se mover sempre, mesmo em volumes baixos. Se houver falta de movimento, você pode ter certeza de que há algum componente que está prejudicando a potência do seu alto-falante.

Nesse caso, você pode consertá-lo, onde na maioria dos outros casos de um alto-falante queimado, você precisaria substituir o alto-falante inteiro.

Sem resposta de frequência (apagão de som)


Em alguns casos, seu alto-falante pode funcionar perfeitamente e, em um certo ponto da música, há silêncio completo ou haverá muita distorção.

Isso normalmente acontecerá quando os indivíduos tentarem aumentar as frequências de graves e, de repente, não ouvirão nenhum baixo. Isso pode acontecer com todas as frequências, mas normalmente acontecerá com as frequências altas e baixas.

Ruídos indesejados


O som mais comum que você ouvirá é a distorção proveniente de um alto-falante estourado; no entanto, muitos outros ruídos incomuns podem resultar de um alto-falante estourado, como assobios, estalos, arranhões e chocalhos.

Esses ruídos não precisam necessariamente vir do som reproduzido do próprio cone, mas podem emanar de dentro do alto-falante devido a componentes soltos ou defeituosos.

Como testar um alto-falante danificado (teste externo)


As principais maneiras de testar e descobrir se o alto-falante está danificado é examinando e ouvindo a reprodução de áudio no alto-falante.

Ajudaria se você inspecionasse visualmente o cone e todos os outros aspectos externos do alto-falante e, em seguida, reproduzisse o áudio que você conhece (isso significa tocar uma música que você memorizou e saber como ela se comporta em termos de som).

Seria melhor se você achatasse a faixa de EQ (ou seja, pegue todas as configurações de EQ e coloque-as em 0db) e reproduza o áudio em um volume baixo, aumentando-o gradualmente antes de aumentar o volume máximo do alto-falante.

Lembre-se de que seus alto-falantes devem ser emparelhados com seu amplificador para lidar com os mesmos watts, portanto, você deve poder colocar seus alto-falantes no volume máximo. De qualquer forma, mesmo quando seus alto-falantes estão no volume total, eles nunca funcionam precisamente em sua capacidade máxima.

Isso se deve ao alcance do áudio (faixa de frequência e volume das referidas frequências) que está sendo reproduzido (você só aumentará a capacidade máxima de um alto-falante se estiver tocando uma onda de sinal inalterada). Ao analisar seu alto-falante dessa maneira, você poderá dizer se ele está estourado ou não, de forma eficaz.

Como testar um alto-falante danificado (teste interno)


Testar o funcionamento interno de um alto-falante é um pouco mais complicado e mais fácil dizer do que fazer. Você precisará de vários instrumentos, como um medidor e um conhecimento de design e circuitos de alto-falantes.

Se você tiver esse conhecimento, precisará examinar o alto-falante e suas peças sistematicamente, verificando se há fusíveis quebrados, fios gastos, peças defeituosas e muito mais.

Se você não sabe o que está fazendo, mas não consegue encontrar nada de errado depois de fazer o teste externo, é melhor levar o palestrante a um profissional e examiná-lo.

Conclusão


Discutimos os alto-falantes em detalhes, analisando todos os seus componentes e como eles poderiam efetivamente explodir um alto-falante se fossem projetados incorretamente ou com defeito.

Com esse entendimento, poderíamos compreender como um alto-falante funciona, pegar isso e correlacioná-lo com o que sabemos que um alto-falante quebrado soaria, entendendo efetivamente quais partes de um alto-falante seriam estouradas.

Examinamos as causas mais comuns que podem fazer com que um alto-falante estoure e quais sintomas um alto-falante estourado teria. Por fim, discutimos como avaliar e testar um alto-falante com defeito interna e externamente.

Concluindo, agora devemos ser capazes de, sem dúvida, dizer se um alto-falante está queimado ou não.