>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Revisão JBL Flip 5


O JBL Flip 5 é um dos exemplos mais clássicos de um alto-falante Bluetooth portátil completo. A aparência cilíndrica da série Flip por si só gerou uma onda de imitadores fora da marca, e faz sentido. Ocupando não mais espaço do que uma pequena garrafa de água e construído com subwoofers de disparo lateral, este design de alto-falante se sai muito bem em dispersar o som para uma pequena reunião sem ocupar muito espaço por conta própria. A qualidade do som em si é bastante sólida, embora um pouco atrevida, e o preço pode ser um pouco alto para um alto-falante dessa categoria, mas certamente tem suas aplicações. Coloquei minhas mãos em um Flip 5 preto e passei cerca de uma semana vendo o que essa coisa poderia fazer.

Design:atraente e funcional


Como a série Flip é a linha Bluetooth portátil mais popular da JBL, o Flip 5 acaba sendo o carro-chefe de fato da linha. O chassi do cilindro com um driver principal acionado direcionalmente e dois “subs” pulsantes nas extremidades do dispositivo tem sido o design da JBL por algumas gerações, mas também foi copiado por nomes como Ultimate Ears e incontáveis ​​​​no exterior fabricantes. Isso parece legal, mas também implica um grau de “som de 360 ​​graus”. Falarei mais sobre a qualidade de reprodução em uma seção posterior dedicada ao som, mas é importante observar que, embora a grade do alto-falante percorra quase totalmente o perímetro do dispositivo, não há alto-falantes disparando em todas as direções.

Com isso dito, o alto-falante parece ótimo. Tirar de uma bolsa e colocá-lo em uma mesa mostra que você está falando sério, e os subwoofers pulsantes em ambos os lados do dispositivo parecem legais quando estão em movimento. Esse design florescente também tem um propósito funcional, pois esses submarinos disparam graves em qualquer direção. A unidade preta que tenho não é super chamativa, e o único toque real de cor vem do logotipo JBL laranja metálico na frente. Eu gosto dos anéis de borracha em cada extremidade porque eles não são exatamente simétricos e dão ao alto-falante um pouco de personalidade extra em sua forma.

Obviamente, o aspecto mais importante do design do Flip 5 é o quão personalizável ele é. As cores padrão incluem tudo, desde um sutil preto ou branco até uma cor mostarda ou o vermelho brilhante provavelmente mais familiar para a marca. Se você comprar o Flip 5 no site da JBL, poderá usar uma ferramenta online para criar seu próprio padrão, tornando suas opções visuais praticamente ilimitadas.

Portabilidade:modesta, mas não pequena


O que mais gosto no formato do Flip 5 é que não parece haver muito espaço desperdiçado. Não há clipes estranhos sobressaindo, sem partes arredondadas estranhas criando uma forma excêntrica. É apenas um pequeno cilindro que cabe no tamanho de uma pequena garrafa de água ou um copo de café portátil. Isso significa que ele se encaixa muito bem em uma bolsa de garrafa de água em uma mochila, mas como também é projetado em um chassi fino e longo (em vez de um oblongo arredondado), desliza bem ao lado de notebooks ou laptops dentro de sua bolsa. No papel, o Flip 5 tem pouco mais de 7 polegadas de comprimento e as extremidades circulares medem menos de 3 polegadas de diâmetro. Possivelmente, o aspecto mais complicado do dispositivo é o seu peso. Com quase 1,25 libras, este pequeno alto-falante não é exatamente leve, e eu definitivamente notei sua presença ao jogá-lo na minha sacola de piquenique. Mas, se ter um alto-falante razoavelmente alto à sua disposição para uma aventura ao ar livre ou uma reunião em seu quintal é importante para você, então não é muito volumoso ... mas você definitivamente precisa querer para alocar o espaço para ele.   

Durabilidade e qualidade de construção:Robusto com proteção integrada


Como com a maioria dos outros produtos JBL, robustez e durabilidade foram um foco claro no design do Flip 5. A grade que cobre a maior parte do dispositivo é na verdade uma casca rígida com tecido bem tecido, não me dando escrúpulos em jogar este alto-falante no chão. O resto do chassi é construído de um plástico emborrachado macio e resistente, mas resistente, que deve fornecer muita absorção de choque. Isso tudo me dá muita confiança na capacidade deste alto-falante de levar uma surra, tornando-o um companheiro perfeito para caminhadas, festas na piscina, dias de praia e outros locais que podem danificar eletrônicos mais delicados.

O outro lado da moeda de durabilidade é a resistência à água. Como a maioria dos alto-falantes da classe, a JBL aproveitou o tempo para ganhar resistência à água IPX7, o que significa que o alto-falante pode tecnicamente ser submerso em 3 metros de água por um período de tempo razoável. Esses testes são feitos em condições de laboratório, portanto, considerando que você provavelmente estará executando seus testes do “mundo real” em água clorada ou sob outras condições não ideais, não recomendamos deixar o alto-falante na água por diversão. O que a classificação IPX7 realmente significa é um alto-falante perfeitamente durável para uso na chuva ou em uma mesa ao lado da piscina sendo respingada.

Conectividade e configuração:simples e pronto para uso


Fiquei impressionado com a capacidade da JBL de fornecer alto-falantes que se conectam facilmente ao Bluetooth. Algumas opções fora da marca não funcionam tão bem com o menu Bluetooth do seu dispositivo, mas todos os dispositivos JBL que já desembalei (este incluído) entraram no modo de emparelhamento e apareceram rapidamente no meu dispositivo Bluetooth. E, como há um botão Bluetooth muito óbvio na parte externa que permite voltar ao modo de emparelhamento, você não terá que lidar com a dor de cabeça de se perguntar como se conectar a um novo dispositivo.

O protocolo usado aqui é o Bluetooth 4.2, que oferece cerca de 30 metros de conectividade no papel, mas não posso deixar de me perguntar por que a JBL não optou pelo Bluetooth 5 na versão mais recente do Flip. Se você estiver usando o alto-falante do lado de fora como fiz na maioria dos meus testes, sem paredes irritantes para interferir na transmissão, a diferença entre 5.0 e 4.2 não é tão perceptível.

E, verdade seja dita, meu alto-falante nunca corta, mesmo em ambientes de interferência pesada. Além disso, como os métodos padrão de conexão Bluetooth do monofone estão em jogo aqui, você pode usar este dispositivo como viva-voz para chamadas de melhor qualidade.

Qualidade de som:uma das melhores da categoria


Vou tentar ser transparente aqui:sou um pouco esnobe de áudio. Não são níveis de esnobismo “$ 1.000 ou seus fones de ouvido são ruins”, mas costumo preferir o perfil de som da Bose e da Sony a marcas como JBL ou Beats. No entanto, o Flip 5 é um dos melhores alto-falantes Bluetooth de pequeno formato que experimentei. Eu acho que isso provavelmente se deve ao driver super exclusivo que a JBL escondeu atrás de sua grade circular.

O Flip 4 ostentava dois alto-falantes menores para tentar oferecer um som estéreo, mas o que isso conseguiu foi na verdade uma resposta de graves abaixo da média. O Flip 5 incorporou o que a JBL está chamando de alto-falante “racetrack”, que, de acordo com a folha de especificações, mede uns estranhos 44x80 mm. Esse design oval teoricamente significa que o driver pode produzir graves mais fortes do que um driver circular de 44 mm (porque ganha algumas propriedades de 80 mm de diâmetro). No papel, o alto-falante só pode produzir 65Hz a 20kHz, tecnicamente faltando no lado baixo do espectro. Mas o driver de formato estranho, combinado com os subs de disparo lateral, oferece uma experiência de audição surpreendentemente completa.

O Flip 5 é um dos melhores alto-falantes Bluetooth de formato pequeno que experimentei. Eu acho que isso provavelmente se deve ao driver super exclusivo que a JBL escondeu atrás de sua grade circular.

O que mais me impressionou são os detalhes fornecidos por este alto-falante, esteja você ouvindo músicas clássicas suaves ou usando o alto-falante como viva-voz. Há uma grande resposta diferenciada que não parece tão propensa à distorção harmônica que assola outros alto-falantes desse tamanho em volumes mais altos. Nem tudo são positivos aqui - não há codecs Bluetooth sofisticados para falar, então você terá que se contentar com os formatos SBC e AAC com perdas.

Finalmente, como a JBL eliminou os cones de alto-falante duplos, você não está obtendo a propagação estéreo de alto-falantes maiores. No entanto, emparelhar o Flip 5 com o aplicativo (mais sobre isso depois) e outros alto-falantes JBL permite que essa propagação ocorra usando várias unidades.

Há uma grande resposta diferenciada que não parece tão propensa à distorção harmônica que assola outros alto-falantes desse tamanho em volumes mais altos.

Duração da bateria:ainda falta de alguma forma


Depois de testar algumas unidades JBL nesta classe, duas coisas ficam claras:a JBL adota uma abordagem muito conservadora ao citar suas estimativas de vida útil da bateria e, se você deseja uma vida útil melhor da bateria com um produto JBL, deve manter o volume relativamente baixo. Esses fatores também estão presentes no Flip 5. Os materiais de marketing da JBL citam que você terá cerca de 12 horas de jogo com a bateria recarregável de 4.800 mAh e, nos meus testes, isso parecia certo.

Percebi que a duração da bateria diminui em volumes mais altos, como esperado, mas acho que se você mantiver cerca de 40% no máximo, poderá obter mais de 12 horas, dependendo do conteúdo que estiver transmitindo. Só estou decepcionado com esses totais por causa do peso desse alto-falante. Com cerca de meio quilo, seria bom ver mais perto de 15 horas, mesmo em cenários de audição mais altos.

O lado bom é que, graças à porta USB-C mais moderna, você pode carregar totalmente o alto-falante em apenas cerca de duas horas e meia - uma velocidade de carregamento muito melhor do que os modelos micro USB da JBL. O alto-falante deve ajudar você a passar uma noite inteira com facilidade, mas não posso deixar de pensar que uma bateria maior justificaria melhor o preço.

Os materiais de marketing da JBL citam que você terá cerca de 12 horas de jogo com a bateria recarregável de 4.800 mAh e, nos meus testes, isso parecia certo.

Software e recursos extras:alguns extras legais


À primeira vista, o Flip 5 parece e parece bastante padrão, e isso ocorre porque o fator de forma do alto-falante Bluetooth portátil é realmente um dispositivo autônomo. Mas graças a marcas como Sonos, os consumidores têm mais uma expectativa de “rede”, então a JBL optou por incluir alguns extras aqui que ajudam a preencher a oferta.

Primeiro, o que a JBL está chamando de “Party Boost”, é uma função que permite reproduzir a mesma fonte de áudio em alguns alto-falantes JBL compatíveis diferentes, usando um como dispositivo de origem principal. Você pode até emparelhar até 100 alto-falantes JBL diferentes (você sabe, se você tiver 100 amigos que têm o mesmo alto-falante), o que é meio insano quando você pensa sobre isso. Talvez a função mais útil para esse recurso seja emparelhar apenas um outro Flip 5 e defini-los como um par estéreo para fornecer uma imagem sonora melhor.

Você alcança essas duas funções facilmente usando o aplicativo JBL Connect, e é esse aplicativo que ajuda você a monitorar a vida útil da bateria, atualizar o firmware e desligar os sons de “feedback de áudio”, que são os pings que informam qual modo as funções não são tão robustas quanto em outros alto-falantes compatíveis com Connect (como a série Pulse), mas há algo de bom em ter o controle de seu dispositivo por meio de um aplicativo, em vez de botões integrados limitados.

Preço:um pouco caro, mas possivelmente vale a pena


Como a maioria dos outros produtos JBL, o Flip 5 não é exatamente um alto-falante econômico. O preço de tabela na maioria dos varejistas é de pouco menos de US $ 120 para este alto-falante, e isso não inclui nenhum acessório além do cabo de carregamento. Embora fosse bom se este produto custasse cerca de US $ 100, US $ 120 não é exorbitante quando você considera a qualidade de som surpreendentemente boa e a durabilidade impressionante aqui.

Dito isto, ainda é importante considerar se esta é uma categoria de periféricos Bluetooth que você terá muito uso. Se você quer algo mais casual, existem ofertas muito melhores de fabricantes sem marca que o levarão até onde o Flip 5 chega.

JBL Flip 5 vs. Ultimate Ears Blast


Em aparência e perfil de som, os alto-falantes Ultimate Ears tendem a se sentir mais próximos da linha JBL de qualquer um de seus concorrentes. O Blast (ver na Amazon) é o modelo de tamanho médio com bateria que dura 12 horas e tem um manuseio de som alto e cheio. Não é tão alto quanto o Flip 5 e não parece tão bom. Mas com água IP67 e resistência à poeira, bem como opções de Wi-Fi, poderia ser mais flexível. O preço tende a pairar em torno de US $ 50 a mais, no entanto.
Veredicto Final
Uma ótima opção para quem precisa 

Se você vai fazer muitas festas na piscina e não quer instalar um sistema permanente na área da piscina, o JBL Flip 5 se paga em volume, durabilidade e confiabilidade. Mas, se este for apenas um dispositivo suplementar que você desejará, caso precise ocasionalmente, poderá obter um valor melhor em outro lugar. Não há como negar que este alto-falante soa e parece incrível.

Especificações

  • Viragem 5 do nome do produto
  • Marca do produto JBL
  • SKU B07QK2SPP7
  • Preço $ 119,95
  • Peso 1,25 libras.
  • Dimensões do produto 7,1 x 2,9 x 2,7 pol.
  • Duração da bateria 12 horas
  • Sem fio/com fio sem fio
  • Alcance sem fio 30m