>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> Rádios pessoais

Quais são as partes principais de um rádio?


As ondas de rádio transmitem som, vídeo e outros tipos de informação pelo ar. Se você tiver um rádio com antena, poderá receber essas informações e ouvir música, esportes ou conversas. O rádio tem vários componentes que ajudam a traduzir o sinal de entrada e produzir uma saída reconhecível. Os rádios vêm em muitas formas diferentes dos modelos típicos usados ​​para música. Por exemplo, um controle remoto de abertura de porta de garagem portátil pode conter um pequeno transmissor que transmite um sinal para um rádio dentro da unidade montada na garagem.

Antena


A antena permite que um rádio capte os sinais que estão sendo transmitidos no ar ao seu redor. O alcance do rádio depende do tamanho e da construção da antena. Uma antena de fio básica não será capaz de captar os mesmos sinais que uma antena de torre maciça. A antena cria uma corrente elétrica alternada e a envia para o diodo do rádio para iniciar o processo de conversão de eletricidade para áudio. A antena pode estar dentro da caixa do rádio ou montada externamente. As antenas externas geralmente consistem em uma série de tubos de alumínio sobrepostos. Você pode estender os tubos para aumentar o alcance de recepção do rádio. Antenas internas usam fio de cobre isolado e núcleo de ferrite para receber o sinal de rádio.

Diodo


O diodo atua como um interruptor para bloquear parte da corrente elétrica. A corrente só pode fluir em uma direção através do diodo. A corrente resultante inclui apenas metade do sinal original. Cristais de chumbo ou tubos de vácuo foram usados ​​como diodos nos primeiros rádios. Os diodos de rádio modernos são tipicamente feitos de silício ou selênio.

Bobina de ajuste


Quando você sintoniza o rádio em uma frequência específica, você está ajustando a bobina. Um rádio está constantemente sendo bombardeado com sinais de várias frequências. Ajustar a bobina bloqueia todas as frequências, exceto a que você deseja receber. Os rádios mais antigos usavam um botão de sintonização para controlar a frequência, enquanto os modelos mais novos geralmente possuem sintonizadores digitais. Os controles remotos e outros rádios destinados a um único uso são fixados permanentemente na mesma frequência e não incluem um controle de sintonia.

Amplificadores e alto-falantes


Uma vez que o sinal de rádio esteja pronto para reprodução, ele deve ser amplificado e enviado através de um alto-falante para se tornar audível. Um amplificador aumenta a força do sinal. O alto-falante recebe a corrente elétrica e a converte em ondas sonoras. Essas ondas sonoras imitam o padrão do sinal original da estação de rádio. As ondas de rádio viajam tão rápido que você pode ouvir a saída do alto-falante quase no mesmo momento em que a estação as transmite.

Transmissores de rádio


Alguns rádios transmitem um sinal em vez de receber. A transmissão começa com um oscilador que gera uma corrente alternada em uma frequência especificada. A saída do oscilador é conhecida como onda portadora ou onda senoidal. Um modulador adiciona mais informações à onda portadora por meio de um dos dois métodos. A modulação de amplitude aumenta ou diminui a intensidade da onda. A modulação de frequência altera a frequência da onda para modificar as informações que ela contém. O sinal também passa por um amplificador para aumentar sua força antes de ser transmitido pela antena do rádio.