>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

10 dicas essenciais de manutenção de máquinas de lavar


A maioria de nós confia em nossas máquinas de lavar para fazer a tediosa tarefa de lavar nossas roupas. De roupas comuns, como camisetas, tops e calças, a roupas mais pesadas, como torres, lençóis e cortinas, essas máquinas tornaram nossas vidas mais fáceis e melhores. Faz sentido, portanto, manter essas máquinas funcionando em boas condições.

A manutenção regular da máquina de lavar roupa ajuda muito essas máquinas a durarem por muitos anos. A verdade é que você ou sua família podem fazer a maioria dessas coisas em sua casa.

10 dicas de manutenção da máquina de lavar


Aqui estão algumas dicas de manutenção da máquina de lavar que o ajudarão a cuidar melhor do seu eletrodoméstico.
  1. Limpeza profunda
    As pessoas esperam que suas máquinas de lavar dêem 100% todas as vezes. No entanto, isso nem sempre é o caso. Ocorrem problemas nas máquinas de lavar e os aparelhos começam a perder sua eficiência após um certo tempo. Você pode notar que suas roupas não estão saindo tão limpas quanto costumavam quando a máquina era nova. A principal razão por trás disso é a incrustação que ocorre devido aos micro-resíduos presentes na água. Isso pode ser um grande problema em áreas com água dura. Nesse cenário, você deve limpar profundamente sua máquina um pouco mais. Use um limpador de máquina forte que seja capaz de remover todas as incrustações sem danificar as partes metálicas e plásticas do aparelho. Isso não significa necessariamente que você tenha que comprar o limpador de máquina mais caro do mercado, mas também não é aconselhável comprar o mais barato.

  2. Limpe a junta de borracha
    Esta é uma parte importante da sua máquina que sofre muito desgaste. A junta de borracha envolve as bordas da máquina de lavar e secar e protege suas roupas de danos e suas mãos de arestas afiadas. Seja uma máquina de carga frontal ou uma máquina de carga superior, alguma quantidade de micro partículas de poeira entra nela toda vez que você abre a porta. Essas partículas de poeira geralmente se acumulam nas bordas e nas laterais da gaxeta. As partículas de detergente e amaciante também deixam resíduos na gaxeta. Estando localizado fora da banheira, sofre derramamentos regulares, mas permanece impuro, pois tendemos a ignorá-lo completamente. Esta é outra razão pela qual você deve limpar regularmente a junta de borracha com um pano úmido. Fazer isso uma vez por semana deve ser suficiente.
  3. Proteja o acabamento
    Eletrodomésticos novos e limpos melhoram a aparência do seu lugar. No entanto, uma máquina de lavar velha geralmente não fica bem e pode até prejudicar o visual do quarto ou da casa. Algumas pessoas ignoram este aspecto e não se preocupam em limpar a parte externa ou superior da máquina. As lavadoras front load são as que mais sofrem com isso. Sua superfície superior lisa as torna um ímã para coisas variadas que se acumulam sobre elas. As pessoas esquecem que, apesar de serem equipamentos volumosos, as máquinas de lavar são delicadas e exigem cuidados adequados, tanto em termos de capacidade de trabalho quanto de aparência. Os truques para manter a máquina com aparência de nova são simples.

    Limpe a parte superior e as laterais da sua máquina com um limpa-vidros para que não danifique o acabamento. Manter o acabamento de fábrica pré-instalado é a melhor maneira de manter sua máquina com aparência brilhante por muito tempo. Além disso, mantenha a máquina coberta quando não estiver em uso e não coloque objetos pesados ​​em cima. Isso evitará o desenvolvimento de arranhões.

    Leia também: 7 erros a serem evitados ao usar sua máquina de lavar

  4. Proteger contra derramamento
    As máquinas de lavar também recolhem resíduos de derramamento de detergente. Apesar de seus esforços para usar os melhores detergentes ou amaciantes do mercado, seus resíduos ficam pegajosos com o tempo e começam a cheirar mal. A melhor maneira de limpar esse resíduo pegajoso é limpá-lo com um detergente neutro. Além disso, não se esqueça de limpar o interior do tambor com um pano úmido, pois também acumula fiapos, detergente e resíduos de sujeira ao longo do tempo.
  5. Deixe a porta aberta
    Não feche a porta da sua máquina de lavar imediatamente após usá-la. Este é um dos maiores erros que a maioria das pessoas comete ao usar a máquina. Eles acham que manter a porta aberta vai acumular sujeira e poeira dentro da máquina. Isso é verdade até certo ponto, mas isso não significa que você tenha que fechá-lo imediatamente. Deixar a porta aberta por 15 a 30 minutos remove a umidade e evita o acúmulo de mofo e bactérias em sua máquina. Isso também seca adequadamente a banheira e protege as partes delicadas dos danos causados ​​pela umidade. Uma boa maneira de garantir que o interior não tenha umidade é limpá-lo com uma toalha seca e grossa 15 a 30 minutos após o término da lavagem e a umidade restante secar um pouco.
  6. Limpe os dispensadores de detergente e amaciante
    As máquinas de lavar automáticas possuem recipientes separados para detergente e amaciante. Essas máquinas misturam automaticamente essas substâncias com água e as despejam na banheira. Este é um processo bastante limpo, pois você não precisa esperar o detergente se misturar na água e depois colocar as roupas. No entanto, o uso prolongado desses recipientes sem a devida limpeza os torna um refúgio para bactérias e elementos tóxicos concentrados. Ele cria uma textura transparente e às vezes verde que parece suja ao toque. Imagine suas roupas sendo lavadas no extrato dessa bactéria nociva acumulada. Isso contaminará sua máquina e afetará também a qualidade da limpeza. Para se livrar desses problemas, você deve limpar os dispensadores regularmente.
  7. Continue verificando as mangueiras
    Para um fluxo suave de água tanto para dentro quanto para fora de sua máquina, você deve ficar de olho nas mangueiras da máquina. Tanto as lavadoras semiautomáticas quanto as automáticas possuem três mangueiras, sendo duas de entrada e uma de saída. Certifique-se de que as entradas estejam conectadas corretamente à fonte de água e não tenham rachaduras ou vazamentos. Isso também evitará o desperdício de água. Além disso, não se esqueça de verificar periodicamente o estado da mangueira de saída ou de drenagem. Como remove a água suja, fiapos e micropartículas de tecido geralmente se acumulam no filtro de drenagem e bloqueiam o tubo. Nesse caso, tente desbloqueá-lo ligando para um técnico especializado da Urban Company ou substitua completamente o tubo de drenagem por um novo.
  8. Limpar o filtro
    As máquinas de lavar semiautomáticas possuem um filtro de fiapos dentro da cuba de lavagem. Este filtro extrai os fiapos e outras partículas de sujeira do processo de lavagem e os recolhe em um saco. Você tem que limpar este filtro de vez em quando também. Isso ocorre porque uma vez que o filtro está cheio, ele não consegue coletar os detritos que continuarão na água. Esses detritos ficarão presos em suas roupas e se acumularão na máquina também. Isso, por sua vez, reduzirá a vida útil de sua máquina e afetará negativamente seu desempenho. Em alguns casos extremos, também pode danificar significativamente o pulsador ou o agitador. Você não imaginava que uma coisa tão pequena pudesse lhe custar tanto, certo? Portanto, comece a limpar o filtro da sua máquina pelo menos uma vez por mês.
  9. Use-o com cuidado
    Sua máquina de lavar pode ter uma alta capacidade de lavagem e um motor potente, mas ainda é um equipamento delicado. Ele precisa de operação cuidadosa e cuidados adequados. Você não deve colocar roupas na máquina. Não é a sua mala de viagem onde pode colocar mais coisas do que a sua capacidade. Colocar mais do que a quantidade sugerida de roupas significa que a máquina não irá girar corretamente e isso afetará o movimento circular do tambor. Você ficará preso com roupas parcialmente limpas. Além disso, também pode danificar o motor de sua máquina. Quer usar sua máquina em todas as suas capacidades? Coloque as roupas de acordo com sua capacidade de peso e siga as instruções fornecidas no manual. Em caso de dúvida, ligue para o suporte ao cliente da sua marca.
  10. Escolha o detergente certo
    A escolha de um bom detergente para máquina de lavar depende do seu orçamento e das necessidades específicas de lavagem. Algumas pessoas preferem usar detergentes específicos para máquinas, enquanto outras usam detergentes comuns. O ponto a ser lembrado é que o detergente que você usa não deve ser muito áspero ou de natureza muito alcalina, pois isso danificará tanto as peças da máquina quanto suas roupas. Então, escolha o detergente certo.