>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Sua casa tem síndrome da meia suja? Veja como corrigi-lo.




Ai credo. Sua casa fede.

Não é o lixo. Você o tirou ontem à noite. Não é a roupa suada do seu filho. Você apenas lavou tudo, dobrou e guardou.

Mas com certeza cheira a calcinha suada. Não, risque isso. Cheira mais como… *cheira*… uma meia suja.

Sua casa provavelmente tem Síndrome da meia suja.


Se você está pensando que isso é um problema de HVAC, você está correto. Aqui está o que está acontecendo:Você tem uma bobina do evaporador muito suja.

A bobina do evaporador é a bobina do ar condicionado (ou bomba de calor) dentro do manipulador de ar do seu sistema HVAC, ou ventilador. Não só a bobina está suja - pequenos organismos microbianos estão se alimentando da sujeira, poeira e outras coisas que são coletadas nela. É isso que está causando o cheiro terrível.

Às vezes, você terá mofo na bobina. Às vezes você não vai. De um jeito ou de outro, vai feder.


A síndrome da meia suja tende a ocorrer e ocorrer novamente durante as estações do ombro. Simplificando, seu sistema HVAC não está vendo muita ação. Há apenas chamadas curtas para resfriamento ou aquecimento. Se houver umidade na bobina, ela permanecerá entre os ciclos e estimulará o crescimento bacteriano. Então o fedor vai soprar em sua casa sempre que o sistema reiniciar.

É também um problema mais comum com sistemas de bomba de calor. Quando você liga um forno a gás no outono, o calor geralmente é intenso o suficiente para matar qualquer micro-organismo antes de sentir o cheiro.

Mas quando as condições estão certas, qualquer um pode experimentar o funk fétido da temida meia. Mesmo pessoas com fornos a gás.

Além do cheiro horrível, quais são os efeitos da Síndrome da Meia Suja?


Boas notícias:geralmente não há nada importante para se preocupar. Você experimentará periodicamente um cheiro desagradável até corrigir o problema. Isso é tudo.

No caso de você ter mofo na bobina do evaporador (e lembre-se, pode não ser por isso que você tem o cheiro!), Alguns dos esporos podem estar entrando em sua casa. Se alguém em sua família tem alergias ou é sensível ao mofo, isso pode ser um problema.

Felizmente, a síndrome da meia suja normalmente não representa um perigo. É apenas um aborrecimento sério.

Para a maioria das pessoas, na maioria das vezes, os efeitos da Síndrome da Meia Suja chegam a…
  • Uma casa fedorenta (duh)
  • Um compromisso com sua empresa de HVAC
  • Limpeza ou substituição da bobina do evaporador
  • Medidas preventivas para ajudar você a evitar o problema no futuro

Quer saber mais sobre limpeza, substituição e prevenção da síndrome da meia suja? Leia!

Pode ser necessário limpar a serpentina do evaporador.


Este é o melhor cenário. Seu técnico de HVAC pode limpar a sujeira da bobina com ar comprimido, escovas e/ou produtos de limpeza comerciais especializados.

Quando seu técnico conseguir limpar a bobina, você estará pronto! A única outra coisa a fazer é tomar medidas para evitar que a bobina fique suja novamente (mais sobre prevenção em apenas um segundo).

Mas às vezes, a bobina simplesmente não fica limpa. Você pode fazer uma limpeza superficial, mas será difícil tirar sujeira suficiente da bobina para evitar ocorrências futuras da Síndrome da Meia Suja.

Substituir a bobina do evaporador não precisa ser caro.


Ter seu técnico de HVAC dizendo:"Bem, parece que precisamos substituir a bobina do evaporador" pode parecer assustador. Mas se o seu sistema ainda estiver na garantia do fabricante - e a maioria dos sistemas tem garantia de 10 anos! - você pode obter uma nova bobina de graça.

Na PV, instalamos principalmente sistemas Trane HVAC. Nos raros casos em que um desses sistemas é afetado pela Síndrome da Meia Suja, a Trane envia uma nova bobina revestida com epóxi preto. Por causa do revestimento, menos sujeira, poeira e material orgânico se acumulam na bobina, deixando menos oportunidades de crescimento microbiano.

Síndrome da meia suja é um ambiental problema, não um problema de equipamento.


Isso pode acontecer com o equipamento de qualquer fabricante. Quando você pensa sobre isso dessa forma, é realmente muito legal da Trane enviar uma bobina de reposição e cobri-la pela garantia, já que, você sabe... não foi o equipamento deles que falhou!

Ah, e se instalarmos seu sistema HVAC, nossa garantia trabalhista cobrirá a instalação da nova bobina. Bam! Você acabou de receber uma bobina de evaporador gratuita, instalação gratuita e (provavelmente) "curou" a síndrome da meia suja da sua casa.

Bobina limpa e bonita? Verificar. Agora pare o cheiro de voltar.


Se você já teve gripe, provavelmente desejou ter tomado uma vacina contra a gripe. Claro, o Tamiflu ajudou, mas teria sido melhor não ter ficado doente em primeiro lugar.

Prevenção =crítico. Para doença e para HVAC.


Lembre-se por que você teve crescimento microbiano em sua bobina do evaporador? Material orgânico de vários tipos estava grudado nele. Você quer evitar que essas coisas entrem em seu sistema HVAC em primeiro lugar! Aqui estão os passos para fazê-lo:
  1. Faça a limpeza dos dutos de ar, se necessário.
  2. Faça upgrade de um filtro de ar de 1" para um filtro de mídia.
  3. Vele seus dutos.
  4. Certifique-se de que seu sistema HVAC drene a água corretamente.
  5. Instale luzes UV que iluminam a bobina do evaporador dentro de seus dutos.

Primeiramente, determine se seus dutos de ar precisam ser limpos. Se você tiver uma espessa camada de poeira e sujeira dentro do duto de retorno, há uma boa chance de que algumas dessas coisas sejam sugadas para o manipulador de ar e se acumulando na bobina. Tenha esses dutos limpos profissionalmente!

Depois disso, é uma boa ideia atualizar seu filtro de ar para um filtro de mídia. Esses filtros têm mais área de superfície do que os filtros típicos de 1" e fazem um trabalho melhor filtrando o ar sem uma diminuição significativa na pressão estática. Quando instalados corretamente, eles também são muito menos propensos a deixar ar (e poeira)! fora do filtro.

Agora você quer ter certeza de que um duto de retorno com vazamento não está fazendo com que seu sistema sugue o excesso de poeira e sujeira. Tenha seus dutos selados por um profissional de desempenho doméstico que saiba como minimizar o vazamento do duto.

A drenagem também importa. Sua linha de drenagem está limpa e tem a inclinação adequada? Ou algo está impedindo seu sistema de drenar o condensado da maneira que deveria? Se a umidade não estiver drenando da bobina, você terá a Síndrome da Meia Suja novamente antes que perceba.

Finalmente - e você pode não precisar fazer isso, mas é uma boa ideia - obtenha luzes UV que brilhem diretamente em sua bobina e evitem a ocorrência de crescimento microbiano. Dessa forma, é improvável que você experimente novamente a Síndrome da Meia Suja mesmo que as condições dentro do seu sistema HVAC são propícias à proliferação de bactérias.

Síndrome da meia suja não é o fim do mundo…


Mas com certeza incomoda! E bruto.

Quando isso acontecer com você, ligue para sua empresa de HVAC para dar uma olhada na bobina do evaporador. Então, depois de tratar o problema, tome medidas preventivas para evitar que o cheiro volte.

Só não ignore a Síndrome da Meia Suja se ela desaparecer sozinha! Quando as estações do ombro terminam, o cheiro geralmente diminui ou desaparece completamente. Isso não significa que você está fora do gancho. Todo o lixo em sua bobina ainda está lá, e vai feder novamente quando as condições estiverem certas.

Com o tempo, o problema vai piorar. Então vá em frente e livre-se dele antes que se torne mais difícil - e mais caro - resolver!