>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Um conto de duas chaminés (e exaustão do forno)




Nos arredores de Atlanta, encontramos muitas casas antigas onde as fornalhas exalam gases de combustão para as chaminés. Em teoria, isso é ok. A exaustão do forno é mais quente que o ar circundante. Uma vez dentro da chaminé, gases nocivos, incluindo monóxido de carbono (CO), sobem ao topo e se dissipam ao ar livre. Sem problemas, certo?

Bem, sim. Na verdade, pode ser um problema.

Duas chaminés diferentes. Dois cenários diferentes.


Imagine duas casas diferentes, cada uma com uma fornalha que sai por uma chaminé.

A primeira casa contém uma chaminé principalmente interna. Quase toda a chaminé está contida dentro da casa (e, portanto, dentro do envelope do edifício). A única exceção é a parte no topo, logo acima da linha do teto. Esta chaminé também contém um forro de metal interior que se conecta perfeitamente com o tubo de exaustão do forno.

Agora considere outra casa onde a chaminé contém um revestimento de argila e argamassa. É uma chaminé externa, então três lados da chaminé ficam fora da casa. Em comparação com a chaminé da primeira casa, esta está mais exposta às flutuações de temperatura exterior porque não está localizada dentro de um espaço isolado.

Durante o inverno, a chaminé da primeira casa fica tão quente quanto a sala de estar da casa. Quando os gases quentes da combustão entram na chaminé, eles não perdem muito calor - ainda são mais quentes que o ar circundante. Sendo esse o caso, eles saem facilmente da chaminé e longe de casa. O revestimento de metal também garante uma conexão perfeita entre o tubo de escape e a própria chaminé.

Não é assim com a outra chaminé! Uma vez que está amplamente exposta aos elementos, a chaminé permanece fria durante todo o inverno. Quando o forno é exausto na chaminé, os gases esfriam rapidamente antes de sair para o exterior. Eles não podem subir até o topo da chaminé, então alguns deles retrocedem pelo próprio tubo de ventilação e entram no forro da casa. Não é bom.

Fornos que ventilam em chaminés podem ser perigosos, mas não precisam ser.


Em nosso "conto" acima, fica claro que a primeira chaminé é a melhor opção do ponto de vista da segurança. No entanto, no mundo real, as coisas nem sempre são tão simples.

Algumas pessoas têm chaminés externas que foram adaptadas com forros de metal. Outros têm chaminés interiores com forros de alvenaria. E assim por diante. Todos os tipos de cenários são possíveis.

Se o seu forno desaba em uma chaminé, um teste de segurança de combustão é a única maneira de ter certeza absoluta de que os gases de combustão não estão retrocedendo em sua casa. E embora você definitivamente deva ter um detector de monóxido de carbono em sua casa, esperar que ele dispare não é uma boa estratégia - especialmente porque ele pode nem disparar quando você precisar.

É melhor antecipar o perigo, não esperar que ele chegue. Aqui é quando você precisa contratar um profissional para realizar um teste de segurança de combustão para sua situação forno-chaminé:
  • Você nunca testou antes. Se a sua fornalha desaba em uma chaminé e você nunca fez um teste de segurança de combustão, é uma boa ideia fazer um. Isso é especialmente verdadeiro para chaminés externas, pois elas ficam mais frias durante o inverno e são mais propensas a problemas relacionados à exaustão do que as chaminés internas. Os revestimentos de argila e argamassa mais antigos também estão sujeitos a danos e deterioração que podem levar à ventilação inadequada da exaustão do forno.
  • Você vê corrosão branca nos tubos de ventilação do forno. Na maioria das vezes, isso significa que você tem um problema de backdraft. Quando os gases de combustão ficam dentro do tubo de ventilação ou são forçados a entrar nele antes de escapar da chaminé, você verá corrosão no metal - geralmente nos cotovelos.

Não entre em pânico se qualquer uma dessas situações se aplicar a você! Assumindo que você está sentado aqui, lendo isso, e ainda respirando bem, você provavelmente vai ficar bem. No entanto, é uma boa ideia agendar uma análise de segurança de combustão pronto para que você possa descobrir com certeza se há algo perigoso acontecendo.

A boa notícia? Sempre há uma solução.


Digamos que você tenha um problema de backdraft do forno à chaminé. E agora?

Uma solução é instalar um forro de chaminé de metal forte que provavelmente não rache ou corroa. Você pode amarrá-lo no tubo de exaustão do forno e reduzir o potencial de retorno do CO para sua casa.

Outra correção é atualizar para um forno de combustão fechada (90% AFUE ou superior). Essa correção geralmente faz sentido se você tiver um forno muito antigo ou uma grande chaminé externa que permanece fria durante o inverno. Essas unidades de alta eficiência usam tubos de PVC para puxar o ar para combustão e ventilar os subprodutos para o exterior. Seu forno não vai mais liberar gases em sua chaminé. Em vez disso, um empreiteiro de HVAC instalará o sistema para expelir o escapamento diretamente para fora de sua casa.

E os aquecedores de água a gás?


Em algumas casas, os aquecedores de água a gás também saem pelas chaminés. Estes também devem ser testados - especialmente se você vir ilhós de plástico derretidos (ou derretidos) na lateral do aquecedor de água. Isso é um sinal de que os gases quentes estão retrocedendo em direção à unidade.

Um aquecedor de água de backdrafting é sem dúvida um problema ainda maior do que um forno de backdrafting. Afinal, os vazamentos de exaustão do forno são apenas um risco quando o forno está operando. Aquecedores de água funcionam durante todo o ano, então você está em risco mesmo durante o verão!

Se você descobrir que tem um problema com um aquecedor de água com retroescavação, você tem duas opções:
  1. Instale um revestimento de chaminé. Este é o mesmo conselho de cima. Quando aplicável (e prático), instalar um forro de chaminé dentro de sua chaminé existente pode resolver o problema.
  2. Compre um novo aquecedor de água. Aquecedores de água a gás sem tanque têm tubos de exaustão dedicados que não ventilam em sua chaminé. Os novos aquecedores de água elétricos também são muito mais eficientes do que os que estavam disponíveis há vários anos. De fato, os aquecedores de água mais eficientes do mercado, os aquecedores de água com bomba de calor, são movidos a eletricidade e não requerem combustão para aquecer sua água!

O envenenamento por CO é muito real e muito sério. É inteligente verificar seu sistema.


Você provavelmente não tem problemas com monóxido de carbono, mas é uma boa ideia ter certeza.

Problemas no revestimento da chaminé, juntamente com trocadores de calor rachados, estão entre as fontes mais comuns de vazamentos de CO. A única maneira de ter certeza de que você não tem um problema é ter um profissional realizando uma análise de combustão. Na PV, sempre realizamos um como parte de nossa avaliação de toda a casa. Mas também podemos fazer um à la carte, se for o que você precisa.

Quando projetado corretamente, um forno com chaminé é realmente bom. Independentemente disso, você deve verificar se o design é sólido e se não foi comprometido de forma alguma ao longo dos anos. Uma verdadeira inspeção de segurança de combustão com um analisador de combustão é a melhor maneira de fazer isso.