>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Prós e contras de fornos de alta eficiência


Se é hora de um novo forno, você pode estar se perguntando se os fornos atuais são mais eficientes do que o que você está substituindo. A resposta é sim! Em comparação com o que estava disponível há 10 a 15 anos, há uma variedade maior de eficiências e tipos de fornos para escolher.

Antigamente, quase todo mundo tinha um forno de eficiência padrão. Você ainda pode obter um. Sua medição anual de eficiência de utilização de combustível (AFUE) é de 80% porque 80% do calor que produzem é usado para aquecer sua casa. O restante é descarregado como escapamento.

Hoje em dia, você também pode obter um forno de alta eficiência. Estes têm um AFUE entre 90% e 97%. De um modo geral, essas unidades são mais eficientes do que seus 80% irmãos, mas o AFUE não conta toda a história! Vamos considerar os prós e contras dos fornos de alta eficiência.

Benefícios de um forno de alta eficiência


A maior vantagem de um forno de alta eficiência é… **cue drumroll** Eficiência. Surpreendeu muito?

Melhor eficiência


Tudo o mais sendo igual, um forno de 95% operará com mais eficiência do que um forno de 80%. Em comparação com a unidade padrão, um adicional de 15% do calor produzido durante o processo de combustão é usado para aquecer a casa. É uma coisa boa.

Melhor eficiência do forno significa menores contas de energia e um impacto mais suave no meio ambiente. Mas o custo mais baixo e uma pegada mais ecológica não são os únicos benefícios de um forno de alta eficiência.

Combustão selada


Muitas casas mais recentes de Atlanta têm espaços de rastreamento encapsulados e/ou sótãos isolados com espuma de spray. Esses espaços são isolados do exterior e fazem parte do envelope da sua casa. Se o seu forno fica dentro de um sótão ou forro selado, os fornos de alta eficiência usam um design adequado para esses tipos de espaços:combustão selada.

Para ter uma ideia do que esse design implica, primeiro considere um forno de 80%. Ele usa o ar ao redor - isto é, o ar dentro do seu sótão ou forro - para a combustão. Supondo que estejam instaladas corretamente, as unidades de alta eficiência funcionam de maneira diferente. Eles trazem ar de combustão do exterior através de um tubo dedicado que é selado do espaço que abriga o forno.

Por que isso é uma coisa tão boa? Porque em um sótão selado e sem ventilação, você não quer que seu forno use o ar ao redor para combustão.

O processo que os fornos padrão usam para produzir calor é chamado de "combustão aberta". Funciona bem quando o forno está dentro de um ambiente ventilado (como sótãos ou forros não vedados típicos) e é perfeitamente seguro. No entanto, quando opera em ambiente vedado, o volume de ar ambiente pode não ser suficiente para uma combustão adequada; isso pode criar uma situação de backdrafting onde o monóxido de carbono (CO) entra em seu espaço vital.

Em outras palavras, é um risco de segurança.

Fornos de alta eficiência com combustão selada não têm este problema e são uma boa escolha para fornos que irão operar a partir de um sótão selado ou forro. Se você está pensando em encapsular seu forro ou isolar seu sótão com espuma de spray, considere atualizar para um forno de alta eficiência ao mesmo tempo.

Desvantagens dos fornos de alta eficiência


A maior desvantagem dos fornos de alta eficiência é aquela que você pode ter encontrado para outros dispositivos ou produtos energeticamente eficientes:o custo inicial. Comparado a um forno de eficiência padrão, é mais alto.

Maior custo de equipamento


Dependendo das especificações, um forno de alta eficiência pode custar de 25% a 40% mais (incluindo a instalação do forno) do que um modelo 80% AFUE. Se isso parece muito para engolir de uma só vez, lembre-se de que um modelo de alta eficiência acumula economias significativas ao longo do tempo, pois requer menos energia para operar.

Custos de instalação


Se você estiver adquirindo seu primeiro forno de alta eficiência, seu contratante de HVAC terá que instalar dois novos componentes:

  1. Tubulações para o ar de combustão

  2. Drenagem para o condensado

Já mencionamos que as unidades de alta eficiência usam combustão selada, o que requer um tubo dedicado para trazer ar de fora. O outro componente especial é uma linha de drenagem de PVC, que também pode exigir uma bomba de condensado para enviar água do forno para o exterior.

Ao contrário dos fornos padrão, os modelos de alta eficiência produzem condensado. Esses fornos têm dois trocadores de calor (os fornos padrão têm apenas um), e os gases de combustão ficam significativamente mais frios dentro do segundo - frio o suficiente para formar condensação. É por isso que a drenagem é necessária.

A instalação desses componentes geralmente requer alguma construção leve, o que aumenta o custo de instalação. As boas notícias? É uma coisa de uma vez. Na próxima vez que você substituir seu forno, o ar de combustão e a infraestrutura de drenagem já estarão lá.

Onde a designação "alta eficiência" fica aquém


O AFUE de um forno informa apenas qual porcentagem do calor produzido pela unidade acaba aquecendo a casa. Essa é uma informação útil, mas não fornece uma visão completa da eficiência.

Fornos de estágio único, de dois estágios e modulantes


A AFUE não leva em conta os estágios de calor que um forno pode fornecer. Os fornos mais básicos oferecem apenas um. Com essas unidades, o calor começa a todo vapor sempre que a temperatura cai abaixo da configuração do termostato. Um estágio =aquecimento total.


Um forno de dois estágios, por outro lado, oferece um estágio alto (explosão total) e um estágio inferior. Quando o forno precisar aumentar a temperatura vários graus, ele usará a configuração mais alta. No entanto, geralmente só precisará usar o estágio inferior. O ciclo de aquecimento será mais longo, mas o consumo de energia será menor.

Com um forno modulante, a diferença é ainda mais pronunciada. O forno varia a quantidade de calor produzida de acordo com as condições dentro da casa. Uma vez que cada forno modulante está equipado com um ventilador de velocidade variável, eles também podem variar a velocidade do ventilador para atender às necessidades de aquecimento da casa. Dessa forma, o forno usa a menor quantidade possível de energia enquanto ainda atende aos seus requisitos de conforto.

Por que isso importa? Porque designações como eficiência "padrão" e "alta" não informam se um forno é uma unidade de estágio único, de dois estágios ou de modulação.


Além disso, essas designações não informam se um forno possui um soprador de velocidade variável. Aumentar ou diminuir a velocidade do ventilador de acordo com as condições pode ter um efeito positivo profundo na eficiência e no conforto, então você definitivamente deseja saber sobre esse recurso se a eficiência for importante para você.


Digamos que você tenha um forno de 80% em um sótão ventilado e o substitua por um forno de 95%. No papel, seu forno tem especificações mais eficientes. No entanto, se for um forno de 95% de estágio único, você provavelmente economizaria nos custos iniciais e reduziria ainda mais o consumo de energia se tivesse comprado um forno de 80% de dois estágios. E se essa unidade de dois estágios tivesse um ventilador de velocidade variável, você teria desfrutado do benefício adicional do fluxo de ar flutuante!

A unidade de 95% pode ter sido rotulada como "alta eficiência", mas uma unidade padrão de dois estágios forneceria melhor eficiência no mundo real.

Ao escolher um forno, olhe além de designações como "alta eficiência".


Esses rótulos são úteis, mas raramente contam toda a história. O que você realmente precisa é de um forno que seja adequado ao espaço em que você o abrigará (sótão, forro ou outro), mantenha você confortável e forneça a melhor eficiência para o seu orçamento, independentemente da porcentagem de AFUE.

Às vezes, esse forno será um modelo de alta eficiência. Mas não sempre.
Com os prós e contras dos fornos de alta eficiência em mente, vá em frente com discernimento enquanto você considera um novo forno para sua casa em Atlanta! Ah, e você sempre pode nos dar um grito quando estiver pronto para trocar aquele antigo.