>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como corrigir um erro de espaço livre em disco insuficiente


Quando você está tentando instalar um programa, salvar um arquivo grande ou mover itens entre discos rígidos, seu Mac ou PC pode gerar um erro de "espaço em disco insuficiente". Em muitos casos, você pode resolver o problema eliminando programas e arquivos que não usa mais para liberar espaço. No entanto, o problema também pode ocorrer se algum tipo de vírus fizer com que os arquivos infectados encham seu disco rígido. Portanto, você deve fazer alguma pesquisa e solução de problemas para decidir a melhor maneira de corrigir o erro.

Vírus de espaço insuficiente em disco


Na maioria das vezes afetando computadores Windows, os vírus que consomem espaço podem facilmente causar um erro de espaço em disco insuficiente. O vírus pode fazer com que os arquivos indesejados se dupliquem até que o disco rígido fique sem espaço. Verifique seu disco rígido pelo Explorador de Arquivos do Windows para ver se você percebe arquivos com nomes estranhos ou não são algo que você salvou ou instalou.

Um programa antivírus em tempo real geralmente pega esse vírus antes que ele possa causar danos. Mas se você não tiver um software antivírus instalado, precisará instalar um, executar uma verificação completa e deixar a ferramenta excluir os arquivos infectados. Um técnico de informática pode fazer mais algumas soluções de problemas se você não tiver sucesso por conta própria.

Como usar uma ferramenta de limpeza de unidade


Ao longo do tempo, seu sistema operacional e programas irão construir caches, logs e outros arquivos que ocupam espaço. Embora você possa percorrer programas individuais ou localizar os arquivos em sua unidade manualmente, você pode economizar tempo com as ferramentas de limpeza da unidade.

Se você usa o Windows, pesquise Limpeza de disco na barra de pesquisa. Você verá opções para que esta ferramenta se livre de logs, arquivos de erro e arquivos temporários, downloads, itens excluídos na Lixeira e caches que você não precisará. Depois de selecionar os tipos de arquivo, você pode clicar em "OK " para começar a limpá-los e liberar algum espaço no disco rígido.

Os Macs não têm esse tipo de ferramenta integrada, mas você pode encontrar opções de terceiros como o CCleaner e Limpar meu Mac que têm a mesma finalidade (consulte Recursos). Esses programas podem não apenas excluir arquivos e caches indesejados do sistema, mas também ter opções para programas de terceiros, como navegadores.

Desinstalando programas desnecessários


A remoção de programas grandes pode ajudá-lo a resolver rapidamente erros de espaço em disco insuficiente. Você precisará de permissões de administrador para fazer isso em um Mac ou PC.

Você pode pesquisar por "Adicionar e remover programas " na barra de pesquisa do Windows, selecione o programa indesejado e clique em "Desinstalar ." Depois de confirmar, o Windows removerá o aplicativo e possivelmente solicitará que você reinicie.

Se você tiver um Mac, basta fechar o aplicativo, encontrar o aplicativo em "Aplicativos ", arraste-o para o ícone da lixeira e esvazie a lixeira. O CCleaner e ferramentas semelhantes têm uma opção de desinstalação de programas com um botão para clicar para remover cada programa para você também.

Excluindo ou movendo arquivos


Arquivos antigos como mídia, documentos e downloads podem facilmente levar a espaço em disco insuficiente ao longo do tempo, especialmente se forem grandes. Embora dê algum trabalho, considere examinar seus arquivos e excluir qualquer coisa que você não precise mais. Você pode usar as opções de pesquisa e filtro no Explorador de Arquivos ou no Finder para classificar arquivos por tamanho e data da última abertura para facilitar o processo.

Se você tiver arquivos grandes que deseja manter, considere movê-los para um disco rígido externo ou usar um serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox ou Google Drive . Configurar um disco rígido externo geralmente é tão fácil quanto conectar um cabo e possivelmente usar um utilitário que acompanha o disco. Se você optar por um serviço de nuvem, terá o benefício adicional de fazer backup de seus arquivos fora do local, onde é menos provável que eles se percam se algo acontecer com seu computador.

Atualizando seu disco rígido principal


Em alguns casos, você pode ter um disco rígido antigo e pequeno que simplesmente não atende mais às suas necessidades para os aplicativos que você usa. Nesse caso, instalar um novo disco rígido você mesmo ou contratar um profissional pode valer a pena. Lembre-se de que, como você começará do zero, precisará fazer backup de todos os seus dados primeiro. Tanto o Mac quanto o Windows possuem utilitários integrados que podem fazer backup de todos os seus arquivos e programas em uma unidade externa para facilitar a restauração.