>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como liberar espaço em uma unidade de disco D


Quando você usa um computador Windows, ele terá uma unidade "C" - geralmente a unidade principal. Provavelmente haverá um segundo disco rígido ou a unidade principal será particionada. Em ambos os casos, seu sistema também apresentará uma unidade "D". É quase certo que você acabará ficando sem espaço na unidade D ou precisará limpá-la em algum momento. Seus discos rígidos podem ser limpos em três etapas fáceis, e você deve reservar um tempo para fazê-lo. Mesmo que uma unidade não esteja completamente cheia, você deve pelo menos se livrar dos arquivos inúteis, que não servem para absolutamente nada no computador, exceto para deixá-lo mais lento.

Etapa 1


Clique no botão Iniciar e, em seguida, no link (ou ícone) para “Meu Computador”. Localize a unidade D e destaque-a clicando no ícone uma vez. Clique com o botão direito do mouse no ícone enquanto destacado e na parte inferior do menu que aparece, clique em “Propriedades”. Isso traz um gráfico de pizza que mostra quanto da unidade D é usada e quanto espaço livre resta, se houver. É bom conhecer essas informações para que você possa ter um ponto de partida básico e decidir quanto da unidade D precisa de limpeza. A regra geral é que, se a unidade D estiver com menos de 50% de capacidade, nenhuma limpeza será necessária. De 50% a 75%, a limpeza é opcional. Qualquer porcentagem acima de 75 por cento, a unidade deve ser limpa.

Etapa 2


Limpe as pastas temporárias ou "Temp" do Windows. Clique em "Iniciar" e depois em "Executar..." e uma caixa aparecerá no canto inferior esquerdo. Onde está diz "Abrir" e o cursor está piscando digite "%temp%" (sem as aspas). Isso abrirá a pasta Temp do Windows. Tudo o que está nesta pasta é seguro para excluir. Pressione "Ctrl" e "A" ao mesmo tempo para selecionar todas as pastas, depois "Shift" e "Del" ao mesmo tempo para excluir permanentemente as pastas. Isso ignorará a lixeira. Se você quiser apenas deletar as pastas para que elas vão para a lixeira, com todas as pastas selecionadas, basta pressionar a tecla "Del" sozinha. Então você ainda tem a opção de restaurá-los mais tarde.

Etapa 3


Limpe os arquivos temporários da Internet ou "Temp". Este é o Cache e o histórico de navegação no seu computador. Para usuários do Windows XP:Clique em "Iniciar" e depois clique no "Painel de Controle" ou ícone (dependendo de como a exibição está definida), depois no ícone "Opções da Internet" e quando a janela for exibida, clique na guia "Geral". " Na guia Geral, sob o rótulo que diz "Histórico do navegador", clique no botão "Excluir". Isso exclui todo o histórico de navegação e os arquivos de cache do seu PC.

Para usuários do Vista:Se você usa o Internet Explorer 8:Clique em "Iniciar", depois em "Painel de Controle", depois em "Rede e Internet" e depois em "Opções da Internet". Quando isso for aberto, clique no botão "Segurança" e depois em "Excluir histórico de navegação". Clique nas caixas ao lado dos nomes dos arquivos que você deseja excluir. Isso coloca uma marca de seleção nas caixas. Se você quiser salvar as senhas e outras informações do navegador de seus sites no marcador "Favoritos", marque a caixa "Preservar dados de sites favoritos". Em seguida, clique em "Excluir".

Para todas as outras versões do Internet Explorer:Clique em "Iniciar", depois em "Painel de Controle" e depois no ícone "Opções da Internet". Quando a caixa abrir, clique na guia "Geral" e sob o rótulo "Histórico de navegação", clique em "Excluir", depois em "Excluir tudo" e, finalmente, em "OK" para confirmar que deseja excluir todos os arquivos.

Etapa 4


Desfragmente o disco rígido. Para usuários do Windows XP:Clique em “Iniciar”, depois em “Meu Computador”, clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja desfragmentar – neste caso, a unidade D – e clique em “Propriedades” e clique na guia “Ferramentas”. Clique no botão que diz “Desfragmentar agora” e a janela “Desfragmentador de disco” será aberta. Na parte inferior, existem dois botões, "Analisar" e "Desfragmentar". Clique no botão "Desfragmentar" e ele será iniciado automaticamente. Isso pode levar de 20 minutos a quatro horas para ser concluído, dependendo do tamanho da unidade e de seu conteúdo.

Para usuários do Windows Vista:Clique no botão “Iniciar”, em seguida, passe o mouse sobre o rótulo “Todos os Programas” e, em seguida, passe o mouse sobre “Acessórios”. Quando o menu Acessórios aparecer, clique com o botão direito do mouse em "Prompt de comando" e depois em "Executar como administrador". Quando a caixa de comando (janela) for aberta, digite exatamente "defrag D:-w" sem as aspas. Ele executará automaticamente o desfragmentador e informará quando estiver concluído.

Etapa 5


Esvazie a "Lixeira". Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no ícone "Lixeira" e depois em "Esvaziar Conteúdo da Lixeira". Como alternativa, você pode abri-lo para ver seu conteúdo antes de esvaziá-lo. Clique com o botão direito do mouse no ícone; clique em "Exibir conteúdo" e ele será aberto como qualquer outra janela. Então você pode excluir todos os arquivos permanentemente enquanto a janela estiver aberta.

Dica


Esse processo funciona em qualquer unidade particionada, embora a unidade principal seja a única com arquivos temporários. Para manter seu computador em ótimas condições e funcionando sem problemas, execute essas tarefas pelo menos uma vez a cada duas semanas. Geralmente, leva até quatro horas para concluir um processo de desfragmentação de disco, portanto, seja paciente, especialmente se parecer que “nada” está acontecendo. É, mas as unidades de hoje são muito grandes e contêm muitas informações, então o programa se move lentamente. No Internet Explorer 5, 6 e 7, não há opções para salvar seu histórico de “Favoritos”. Apenas no Internet Explorer 8.

Aviso


Certifique-se de fechar todas as janelas, arquivos e programas em execução antes de excluir os arquivos temporários ou alguns podem não ser excluídos. Embora isso seja opcional, você pode querer examinar os arquivos temporários, caso não queira excluir um. Você também pode fazer backup de seus arquivos, caso algo dê errado, como se você excluir um arquivo que não pretendia excluir. Qualquer coisa que você não excluiu permanentemente usando "Shift" e "Del" juntos estará na lixeira, ainda ocupando espaço na unidade.