>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como fazer um gráfico no Excel com coordenadas X e Y


O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa para manipular e exibir dados, e produzir um gráfico de eixo x e eixo y usando o software é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que apresente dados. Apenas um tipo de gráfico apresenta os valores xey para um conjunto de dados em um gráfico no Excel:o gráfico de dispersão. No entanto, é fácil dominar os gráficos de dispersão, desde que você tenha o tipo certo de dados em sua planilha.

Formato de dados para gráficos de dispersão


Para produzir um gráfico do Excel de valores x vs. y, você precisa ter dados compatíveis. Cada ponto em um gráfico de dispersão representa um valor x e um valor y emparelhado, portanto, você precisa de duas colunas (ou linhas) de dados em que os dois pontos vizinhos estejam relacionados entre si. Por exemplo, suponha que você tenha dados mostrando quantas aulas cada aluno de uma turma participou e suas pontuações em um teste de final de ano. Uma coluna dos dados seria o número de aulas assistidas e a próxima coluna seria a pontuação final do teste, com cada linha representando um aluno. Por padrão, a coluna da esquerda são os dados do eixo x e a coluna da direita é o valor do eixo y emparelhado. Continuando o exemplo, liste a frequência de Mark na célula B2 e sua pontuação no teste em B3, e registre a frequência de Mary em C2 e sua pontuação no teste em C3, e assim por diante.

Contanto que você tenha dados para o eixo x e o eixo y, você pode fazer um gráfico de dispersão. Você também pode ter vários valores y para cada valor x se plotar cada conjunto de valores y como uma série separada.

Criar um gráfico XY no Excel


Quando você tem dados adequados, é fácil criar um gráfico de eixo x e y no Excel. Realce as duas colunas (ou linhas) de dados que você deseja transformar em um gráfico, observando que a coluna da esquerda representa o eixo x e a coluna da direita representa o eixo y. Vá para a guia "Inserir" e procure a seção "Gráficos". No Excel 2007 e versões anteriores, clique em "Dispersão" e escolha uma das opções que aparecem no menu suspenso. No Excel 2010 e posterior, procure o ícone com pontos plotados no plano xy que diz "Inserir Dispersão (X, Y) ou Gráfico de Bolhas".

O gráfico xy mais simples ("Scatter with only Markers") é a única opção que funciona quando seus dados não estão na ordem do eixo x com o menor valor x primeiro e aumentando o maior valor, mas também funciona quando o está em x -ordem do eixo. As opções restantes funcionam melhor quando seus dados estão na ordem do eixo x e, nesses, os pontos vizinhos são conectados por linhas. Duas opções usam linhas suaves com ou sem marcadores e funcionam melhor para funções de plotagem, e duas usam linhas retas com ou sem marcadores e são melhores para dados compostos de valores separados, como o exemplo de assiduidade versus pontuação de teste acima.

Escolha um gráfico e ele será exibido com base nos dados selecionados. Você pode adicionar outro conjunto de valores do eixo y clicando com o botão direito do mouse no gráfico e escolhendo "Selecionar dados" e expandindo o intervalo de células no campo "Intervalo de dados do gráfico" ou clicando em "Adicionar" na seção "Entradas de legenda" e selecionar os conjuntos de dados x e y para a segunda série. Você também pode usar esta caixa de diálogo para alternar entre os valores do eixo x e do eixo y.

Plotando coordenadas em um gráfico XY


Use a mesma abordagem para produzir um gráfico Excel de coordenadas xy. Se você tiver um conjunto bidimensional de coordenadas, como latitudes e longitudes de diferentes locais, poderá plotar as localizações dos objetos neste plano. Por exemplo, plote as longitudes de diferentes locais na primeira coluna para que sejam plotadas no eixo x e suas latitudes na segunda coluna do eixo y, incluindo valores negativos conforme necessário. Escolha um gráfico "Scatter with only Markers" para obter o melhor resultado.