>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Diferenças entre um erro de sintaxe e um erro lógico


Um erro pode interromper o fluxo do programa, criar resultados sem sentido ou fazer com que um programa seja encerrado completamente. Compreender as diferenças entre erros de sintaxe e erros lógicos ajuda o processo de depuração, tornando a localização do erro uma tarefa mais simples. Nenhum tipo de erro está confinado à programação, e exemplos da vida real são fáceis de detectar.

Lógica e Sintaxe


Pense na lógica como perguntas de sim ou não e na sintaxe como as partes do discurso. A lógica é uma progressão de conclusões baseadas em declarações simples. Padrões lógicos complexos são criados combinando uma série de instruções que definem o resultado desejado. As instruções lógicas podem ser expressas matematicamente, mas os erros de sintaxe não. Um erro de sintaxe geralmente é uma ação executada desnecessariamente, na ordem errada ou completamente fora de contexto para o uso pretendido. Erros de sintaxe podem ser detectados por software analítico, enquanto um erro lógico é difícil para o computador discernir.

Erros de sintaxe e operação do programa


Na programação, um erro de sintaxe ocorre quando o programa tenta avaliar uma instrução e encontra um comando difuso ou uma instrução impossível. Um exemplo de erro de sintaxe seria uma equação com variáveis ​​indefinidas ou um comando de impressão sem valor de impressão. Ao pensar na sintaxe como as partes do discurso, você pode entender a importância da organização adequada das instruções de programação. Comandos são ações que são executadas sobre o assunto da instrução, com descrições adicionais e comandos de ramificação adicionados à estrutura na forma de operandos como AND, OR e WHILE entre outros, assim como na fala.

Lógica e Sintaxe na Vida Real


Erros de lógica são erros de cálculo ou interpretações errôneas de eventos. Em muitos casos, um erro lógico ocorre quando uma conclusão é tirada sem provas suficientes. Por exemplo, assumir que a energia está desligada porque não há aparelhos elétricos funcionando é um erro lógico porque contém apenas uma suposição. Um curto-circuito elétrico disparando o disjuntor principal é um exemplo de erro de sintaxe, pois o sistema é incapaz de atender a um consumo total de terra.

Erros e corrupção de dados


Se um erro lógico for gravado em um programa, ele poderá corromper os dados ou até mesmo fazer com que o programa pare de ser executado. Depois que um valor incorreto for estabelecido, o computador continuará a usar esse valor porque não consegue reconhecer o erro e o passará para o programa. Isso pode levar a um banco de dados corrompido, cálculos incorretos ou imagens distorcidas. Erros de sintaxe podem causar corrupção de dados pela introdução de comandos incorretos ou encerramento prematuro da execução do programa.

Erros lógicos e pontos de plotagem


As funções geométricas são particularmente suscetíveis a erros lógicos. Fórmulas que envolvem vários operandos devem ser cuidadosamente avaliadas e mantidas na ordem correta das operações. Instruções compostas envolvendo instruções IF..THEN..ELSE podem causar estouro de dados ou resultados de plotagem inesperados, como uma caixa que é plotada inversamente em vez de em incrementos diretos. Como esse tipo de erro é uma equação legal, o compilador da linguagem não detecta o erro e ele só ficará aparente quando o programa for executado.