>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Dispositivos de entrada e suas funções


A entrada de computador é um campo em constante evolução. O venerável sistema de mouse e teclado ainda é dominante no mundo dos PCs de mesa, mas as telas sensíveis ao toque dominaram a computação móvel e outros sistemas de entrada alternativos chegaram a nichos especializados. Esses dispositivos de entrada alternativos podem oferecer novas maneiras de controlar seus aplicativos e também podem ser uma bênção para usuários com deficiência.

Software de reconhecimento de voz


O software de reconhecimento de voz usa um microfone para capturar comandos de voz, um analisador de som para identificar as palavras faladas e um analisador para determinar o significado do comando. Esses sistemas são adequados para ditado, bem como para controle direto de software, e podem ser muito úteis para usuários com artrite ou outras condições que dificultam a digitação por longos períodos. Embora o software de reconhecimento de voz continue a evoluir e se tornar mais habilidoso no reconhecimento de palavras, esses programas geralmente levam algum tempo para treinar seu estilo de fala específico para obter a máxima precisão. O Dragon Naturally Speaking é um exemplo de software de reconhecimento de voz e apresenta edições especializadas para trabalho jurídico e comercial, bem como tarefas de voz do consumidor.

Canetas digitais e tablets


Na década de 1980, a "caneta de luz" oferecia a capacidade de "desenhar" diretamente em um monitor CRT, usando o feixe de elétrons dentro do tubo de raios catódicos como guia. Os LCDs modernos tornaram essa tecnologia obsoleta, mas canetas e canetas digitais ainda oferecem a capacidade de inserir caligrafia natural e gestos de desenho. Os tablets com caneta são touch pads que aceitam entrada da caneta associada, permitindo aos artistas um controle preciso sobre o peso e a espessura da linha, variando a pressão. Canetas digitais e tablets como os sistemas Wacom usam tecnologia de detecção de movimento em um instrumento de escrita para capturar digitalmente seus traços de escrita e geralmente incluem tecnologia de áudio para gravar notas de voz também.

Sensores de movimento e câmeras


Câmeras da Web e sensores de movimento infravermelho oferecem aos usuários a capacidade de comandar computadores com gestos e movimentos do corpo. O Kinect da Microsoft é um dispositivo de entrada de movimento popular, usando vários sensores para rastrear os movimentos do usuário, mapear recursos faciais e gravar comandos de voz. Esses dispositivos podem até reconhecer usuários individuais, adaptando as preferências do sistema para quem estiver usando o dispositivo a qualquer momento. Fundos desordenados, distâncias inconsistentes e movimento de fundo podem confundir esses sistemas, no entanto, tornando uma experiência frustrante.

Sensores biométricos


Dispositivos de entrada biométrica oferecem maior segurança do computador. O dispositivo de entrada biométrica mais comum é um scanner que cria a impressão digital de um usuário, usando-a para verificar a identidade antes de desbloquear o sistema. Outros métodos incluem reconhecimento facial, análise de impressão de voz, imagens da retina e até mapeamento de vasos sanguíneos sob a pele. Juntamente com um sistema tradicional de senha ou PIN, essas tecnologias podem tornar extremamente difícil para usuários não autorizados obter acesso a sistemas de computador protegidos. A Apple integrou um scanner de impressão digital no sistema operacional do iPhone 5S, e o Eyelock Myris é um dos primeiros scanners de retina de nível de consumidor, lançado em 2014.