>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Usos para um cabo SATA


O cabo SATA (também conhecido como "Serial Advanced Technology Attachment) é fornecido com todos os computadores lançados em junho de 2010. Esses cabos são conhecidos por transferir dados em altas taxas (de 1,5 a 6 gigabytes por segundo) O cabo vem com alguns propósitos específicos que são usados ​​por todos os computadores para algum tipo de acesso a dados. Primeiramente, o cabo SATA é usado para que uma placa-mãe possa se comunicar com um disco rígido interno, mas existem outros dispositivos que podem fazer uso do cabo SATA como Nós vamos.

Conexão do disco rígido para a placa-mãe


O principal uso do cabo SATA é conectar um disco rígido interno a uma placa-mãe de computador. A taxa geral de transferência de dados para o cabo SATA mudou algumas vezes desde sua criação, mas permaneceu alta. A versão 1 do cabo SATA pode transferir 1,5 gigabytes de dados por segundo. A versão 2 do cabo SATA pode transferir 3 gigabytes por segundo. A versão 3 pode transferir 6 gigabytes por segundo. Essa capacidade do cabo SATA de transferir dados rapidamente torna esses cabos o dispositivo desejado para conectar esses dispositivos.

Disco rígido para disco rígido


Se você tiver dois discos rígidos em seu computador, o cabo SATA pode ser usado para conectar esses discos. Além disso, as portas SATA nos discos rígidos podem ser ajustadas para determinar qual disco rígido é o disco rígido principal e qual é o disco rígido secundário. Essas portas SATA são ajustadas simplesmente movendo um pequeno pino de plástico de um pino para outro. A partir disso, a placa-mãe determinará como a unidade será reconhecida.

Dispositivos ATA e ATAPI


Como todos os dispositivos ATA e ATAPI possuem portas SATA, esses dispositivos também podem ser conectados à porta SATA na placa-mãe do computador. Esses dispositivos podem incluir CD-ROMs e outras unidades de mídia removível.

eSATA


Em 2004, os criadores do cabo SATA produziram o cabo eSATA, que opera na mesma velocidade de um cabo SATA, mas é feito para ser conectado a um computador externamente, como um cabo USB. Esses cabos podem ser usados ​​com qualquer dispositivo que faça uso do cabo eSATA e podem ser conectados a qualquer dispositivo com uma porta eSATA.