>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como recuperar arquivos excluídos no Ubuntu


Acontece com todo mundo às vezes – não importa o quanto tentemos evitar. Todos nós perdemos um arquivo ou dois às vezes que não fizemos backup e precisamos absolutamente voltar. Para usuários do Windows, existem muitas ferramentas de terceiros que você pode comprar para recuperar dados perdidos. Os usuários do Ubuntu têm ainda mais sorte; eles podem recuperar seus arquivos perdidos gratuitamente. Scalpel, uma ferramenta de software gratuita para recuperação de dados, é fácil de usar e está disponível dentro da sua instalação do Ubuntu.

Etapa 1


Verifique sua pasta Lixeira para certificar-se de que os arquivos que você está procurando não estão lá. Se você os excluiu manualmente, é provável que eles estejam apenas esperando que você tome algum tipo de ação. Se eles estiverem lá, restaurá-los é uma questão de apertar um botão. No entanto, se você perdeu seus dados de outra forma, outras ações terão que ser tomadas.

Etapa 2


Abra um terminal. Digite "sudo apt -get bisturi" para baixar e instalar o Scalpel, um programa que recupera dados e arquivos perdidos em seu sistema Ubuntu. Após a conclusão do download, a instalação deve começar automaticamente. Por questões de conveniência, vamos supor que você aceitou todos os valores padrão para a instalação. Quando a instalação estiver concluída, você estará pronto para usar o Scalpel e tentar recuperar seus dados perdidos.

Etapa 3


Digite "scalpel/dev/sda1 -o output" em um terminal; "saída" deve ser substituído pelo nome de qualquer pasta na qual você deseja que os arquivos recuperados sejam colocados. Além disso, "sda1" é o nome padrão da unidade do usuário no Ubuntu. No entanto, se você alterou seu nome ou está tentando recuperar arquivos de uma unidade diferente, será necessário substituí-lo pelo nome dessa unidade. A execução do comando iniciará a pesquisa do Scalpel em seu disco rígido em busca de dados perdidos. Embora seja difícil prever quanto tempo a pesquisa deve levar, quanto maior o disco rígido, mais tempo a pesquisa durará. Depois que o Scalpel terminar sua busca, basta abrir a pasta designada e você pode começar a usar seus arquivos recuperados.

Dica


UbuntuOne, ou qualquer outro serviço de backup, é uma boa maneira de evitar a perda de seus arquivos, pois você terá cópias “na nuvem”. Como regra geral, todos os arquivos importantes devem ser copiados.

Aviso


Como acontece com qualquer programa de recuperação de dados, não há garantia de que os arquivos que você está procurando serão restaurados, especialmente se tiverem sido gravados mais de uma vez.