>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como remover arquivos fantasmas excluídos


Um arquivo fantasma é um arquivo que não pode ser excluído por meios normais. Os usuários normalmente receberão um erro semelhante a "não é possível excluir a pasta" ou "não é possível excluir o arquivo". Normalmente, o problema com um arquivo fantasma é causado pela corrupção do sistema, o sistema bloqueando o arquivo fantasma ou um vírus recriando imediatamente o arquivo fantasma depois que ele é excluído. A solução geralmente exige que o usuário repare a estrutura do arquivo do sistema, crie um DVD inicializável ou encontre outros meios de acessar o arquivo fantasma antes que o sistema seja inicializado completamente ou exclua o vírus em questão.

Corrupção do sistema

Etapa 1


Clique no botão "Iniciar". Selecione "Executar".

Etapa 2


Digite "chkdsk /f [unidade]:". Substitua [unidade] pela letra da unidade onde está o arquivo fantasma.

Etapa 3


Selecione "OK".

Etapa 4


Aguarde o programa Check Disk concluir sua verificação. Isso pode levar algum tempo, dependendo da velocidade do seu computador.

Etapa 5


Exclua o arquivo fantasma desejado.

Excluir arquivos fantasmas bloqueados antes da inicialização

Etapa 1


Anote o local e o nome do arquivo fantasma em questão.

Etapa 2


Coloque o CD de instalação na unidade de CD/DVD ROM. Reinicie o computador e inicialize a partir do CD de instalação. Você pode precisar configurar seu computador para inicializar a partir da unidade de CD/DVD ROM primeiro.

Etapa 3


Clique em "Reparar seu computador" se você estiver executando o Windows 7 ou Vista. Pressione “R” quando a tela “bem-vindo à instalação” aparece se você estiver executando o Windows XP.

Etapa 4


Selecione a instalação do Windows com o arquivo fantasma nele. Para computadores que executam o XP, também pode ser necessário inserir a senha do administrador, se houver.

Etapa 5


Selecione "Prompt de comando" para máquinas que executam o Windows 7 ou Vista. Se você estiver executando o Windows XP, deverá receber o prompt de comando automaticamente.

Etapa 6


Digite "cd [path]" no prompt de comando, onde [path] é o local que você anotou na Etapa 1. Pressione enter.

Etapa 7


Digite "del [ghost file]", onde [ghost file] é o nome do arquivo fantasma em questão. Reinicie o computador.

Desbloqueando arquivos usando "msconfig"

Etapa 1


Mantenha pressionada a tecla Windows e pressione "R". Digite "msconfig" e pressione a tecla "enter".

Etapa 2


Selecione a guia "Inicialização".

Etapa 3


Desmarque as caixas que correspondem aos arquivos fantasmas que você está tentando excluir. Reinicie o sistema.

Etapa 4


Exclua o arquivo fantasma desejado.

Desbloqueando arquivos usando “regedit”

Etapa 1


Mantenha pressionada a tecla Windows e pressione "R". Digite "regedit" e pressione a tecla "enter".

Etapa 2


Selecione "Sim" na caixa de diálogo intitulada "Controle de conta de usuário", se presente.

Etapa 3


Pressione Ctrl + F. Digite o nome do arquivo fantasma e pressione "enter".

Etapa 4


Pressione F3 se a primeira pesquisa não for o nome exato do arquivo fantasma em questão.

Etapa 5


Faça backup da entrada do registro selecionando "Arquivo" e depois "Exportar". Salve a entrada em algum lugar fácil de acessar e lembrar. Essa ação ajudará a proteger seu sistema se você impedir o carregamento de um arquivo crítico.

Etapa 6


Pressione o botão delete e confirme a exclusão.

Etapa 7


Continue procurando entradas adicionais, repetindo as etapas 4 a 6. Exclua todas as ocorrências do arquivo em questão. Quando isso for concluído, reinicie o sistema e exclua o arquivo fantasma desejado.

Dica


Use um antivírus antes de tentar qualquer um dos métodos acima para excluir um arquivo fantasma. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido apenas com uma verificação de vírus.

Os usuários podem optar por usar outro software para verificar e reparar o sistema de arquivos. Verificar se há erros no disco geralmente é a melhor opção para começar, pois é a menos invasiva.

Você pode querer fazer um DVD inicializável para excluir o arquivo fantasma. Isso tem o benefício adicional de evitar todo o processo de desabilitação de arquivos bloqueados. Você pode precisar executar um programa para limpar o processo de inicialização do seu computador posteriormente

Aviso


Tenha muito cuidado ao usar programas como msconfig ou regedit. Esses programas podem criar muitos problemas se usados ​​incorretamente. Sempre consulte um especialista, se necessário. Tenha cuidado ao excluir arquivos. Embora um arquivo fantasma possa ser irritante, a exclusão de um arquivo crítico também pode causar falhas no sistema. Consulte um especialista se não tiver certeza. Não pare o programa “chkdsk” enquanto estiver em execução. Isso pode causar corrupção de arquivo adicional.