>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Diferença entre a CPU e a placa-mãe


A parte interna do gabinete do computador contém componentes que desempenham funções específicas. A placa-mãe é uma peça grande e plana de silício, enquanto a CPU (Unidade Central de Processamento) é um chip instalado na placa-mãe.

Noções básicas da placa-mãe


Além do processador, a placa-mãe possui slots para RAM (Random Access Memory) instalados em “sticks”. A RAM é usada temporariamente para armazenamento rápido e recuperação de dados. Você também pode instalar monitor de vídeo, rede de computadores e dispositivos de áudio.

Fundamentos da CPU


A CPU é o "cérebro" do seu computador. Fabricantes populares são Intel e AMD (Advanced Micro Devices). A CPU normalmente possui um grande dissipador de calor e ventoinha, distinguindo-a de outros componentes do gabinete.

Dissipadores de calor e ventiladores


Os dissipadores de calor são blocos aletados de metal, geralmente alumínio ou cobre, usados ​​para remover o calor da CPU mais rapidamente. Um ventilador conectado sopra esse calor para longe do dissipador de calor.

Arquitetura da placa-mãe


Uma placa-mãe contém "traços" de cobre, que são fios finos de metal que a placa usa para transmitir informações e eletricidade. Esses traços são impressos na placa e criam circuitos, daí a "placa de circuito impresso", ou PCB.

Arquitetura da CPU


Uma CPU, por sua vez, é criada em uma planta de fabricação (uma "fab") em wafers. Esses wafers são folhas de CPUs. Uma CPU também contém milhões, às vezes bilhões, de transistores que são usados ​​para executar milhões de instruções por segundo que são enviadas através dos traços de cobre na placa-mãe.