>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Tipos de cabos Ethernet


Embora todos os cabos Ethernet pareçam semelhantes; diferenças sutis na construção do cabeamento fazem a diferença no desempenho dele. Os cabos Ethernet usam um conjunto de quatro cabos de pares trançados e um par de conectores RJ-45. A diferença entre os vários tipos de cabos Ethernet é o tipo de fio usado, como ele é agrupado e a forma como termina com um conector.

Cabo Cat 3


Cabo de Categoria 3, ou Cat 3, é uma iteração mais antiga de cabos Ethernet limitados a 10 Mbps (megabits por segundo). Os cabos Cat 3 não são amplamente utilizados fora do VOIP (Voice-Over Internet Protocol) e outras soluções de voz. Os cabos Cat 3 têm um problema de cross-talk e interferência e foram rapidamente substituídos por cabos de alta qualidade como padrão.

Cabo Cat 5


Cat 5 foi o sucessor amplamente utilizado para o cabo Cat 3. Cat 5 permite 10/100 Mbps. Conexões Ethernet. A forma como o cabo foi enrolado mudou de Cat 3 para Cat 5 para não permitir tantas torções por pé. Isso reduziu a quantidade de interferência.

Cabo Cat 5e


Cat 5e é uma versão aprimorada do cabeamento Cat 5. Cat 5e permitirá 10/100/1.000 Mbps. Conexões Ethernet. Gigabit Ethernet (1.000 Mbps.) é amplamente utilizado em aplicações domésticas e empresariais. Devido ao seu preço mais baixo em relação aos cabos de ponta, o Cat 5e é o tipo de cabo mais comum vendido nas lojas. A maioria dos cabos pré-construídos será de design Cat 5e.

Cabo Cat 6


O cabo Cat 6 é muito semelhante ao Cat 5e; no entanto, não é tão popular. A menos que a rede esteja funcionando perto da velocidade máxima, um cabo Cat 6 não mostrará muitos benefícios em relação a um cabo Cat 5e. Os cabos Cat 6 têm fios mais grossos que os Cat 5e, mas são feitos da mesma maneira.

Cabos cruzados


A maioria dos cabos Ethernet que você encontrará são cabos padrão diretos. Cada extremidade do cabo será idêntica uma à outra. Os cabos crossover parecem quase idênticos aos cabos Ethernet padrão; no entanto, a ordem dos fios internos é trocada. Os cabos são usados ​​para contornar um hub ou roteador de rede e conectar um dispositivo diretamente a outro. Cabos cruzados não podem ser usados ​​no lugar de cabos Ethernet padrão.