>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar um servidor de rede


Construir um servidor de rede significa muito mais do que montar hardware. Este artigo explica as etapas críticas para colocar qualquer máquina na Internet para acesso público. Este artigo se concentra nos requisitos para colocar um servidor na Internet pública. A maioria das funções também se aplica a uma intranet local, mas você substituiria "administrador de rede" por ISP nestas instruções.

Etapa 1


Existem algumas maneiras diferentes de obter sua presença aos olhos do público na Internet. Esta seção descreve como você pode pegar uma máquina que já possui e adaptá-la para uso na Internet. O primeiro passo é garantir que o sistema tenha software de Internet e, mais especificamente, usar o Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet (TCP/IP). Como o próprio nome indica, este protocolo está subjacente a todas as funções de cliente e servidor realizadas na Internet. Se o computador que você estiver usando já estiver se comunicando com a Internet, provavelmente já tem o protocolo instalado.

Etapa 2


Um provedor de serviços de Internet (ou ISP) representa a maneira como seu sistema entrará na Internet. Ao discutir suas necessidades com seu ISP, certifique-se de notificá-lo sobre sua intenção de executar um servidor de Internet. Pode haver um mundo de diferença entre apenas navegar na Internet por meio de seu ISP e hospedar um servidor de Internet por meio de seu ISP. Além de qualquer planejamento que ela possa precisar fazer para acomodar os volumes de tráfego do servidor, você precisará solicitar um "endereço IP estático".

Um endereço IP é um pouco como um número de telefone. É único na rede e é usado para conectar duas partes para uma conversa. Como fazer uma ligação telefônica, quando você é quem inicia a conversa, não importa muito qual telefone você usa, porque é você quem inicia a conversa. Para que você seja contatado por outra pessoa, no entanto, seu número exclusivo foi fixado e publicado - ou pelo menos conhecido com antecedência. A maioria dos clientes da Internet recebe um número temporário de seu ISP porque o trabalho que a maioria dos clientes faz na Internet é do tipo que disca - que inicia as conversas com outros sistemas. Para ser um servidor de Internet eficaz, seu sistema não pode ter qualquer número, ele deve ter o mesmo número dia após dia ou os computadores clientes não conseguiriam adivinhar qual número discar. Este é o seu endereço IP estático necessário.

Etapa 3


Embora seja tecnicamente possível parar no endereço IP estático, praticamente todo mundo dá um passo extra para estabelecer um nome amigável para seu endereço IP. É um pouco mais fácil lembrar "google.com" do que lembrar 72.14.205.99. A comunidade da Internet entendeu isso anos atrás e construiu um sistema de tradução massivo e global chamado Domain Name System (DNS). Embora seja um pouco mais complicado, é útil pensar no DNS como um catálogo telefônico gigante para a Internet. Quando um navegador da Web deseja procurar o número de www.google.com, ele solicita ao DNS o número. O DNS responde à pergunta e o navegador usa o número da Internet para www.google.com.

Etapa 4


Para que seu servidor de Internet seja encontrado usando um nome amigável, seu servidor deve obter uma entrada de nome de host no banco de dados DNS do seu domínio. As entradas de nome de host associam o endereço IP da máquina ao nome de domínio que as pessoas pesquisarão usando DNS (por exemplo, www.sun.com). Qualquer agência que tenha ajudado você a proteger seu nome de domínio provavelmente terá instruções para atualizar as entradas de DNS para seu nome de domínio. Siga essas instruções para estabelecer o nome do host para seu servidor.

Etapa 5


Agora é hora de carregar seu sistema com um software que forneça algum tipo de serviço à comunidade da Internet. Os serviços comuns são serviços da Web e serviços de FTP --- os quais podem ser ativados na maioria dos sistemas sem custo adicional. A Microsoft envia o Internet Information Server (IIS) com seus sistemas operacionais. A Apple também vem com servidores web e FTP, assim como Solaris (da Sun Microsystems) e as distribuições mais populares do Linux. O software de servidor web da Apache (o servidor web mais comum em produção na Internet) está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais mais populares, em http://apache.org.

Dica


Informe-se primeiro sobre os nomes de domínio permitidos. Se você estiver trabalhando em uma rede corporativa, verifique com seus administradores de rede as informações de nome de domínio e endereço IP. As probabilidades são de que eles tenham essas ideias bem trancadas.

Aviso


Não comece um projeto como este sem antes pesquisar nomes de domínio e endereços IP. Não adiantará desenvolver um servidor que você não possa colocar em uma rede interna ou na Internet. Seu ISP pode cobrar mais para fornecer um endereço IP estático