>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Por que sua unidade de CA interna está vazando água? – 8 causas comuns e como corrigi-las


Ver a água escorrer pelo seu aparelho de ar condicionado pode ser muito perturbador. A última coisa que você quer é uma poça bagunçada dentro de casa, sem mencionar o temido custo dos reparos! Mesmo que sua unidade de CA remova a umidade do ar, esse cenário não é normal. Em vez disso, um vazamento de água AC pode indicar um problema sério.

Quando você perceber que o ar condicionado está vazando água, desligue a unidade imediatamente e entre em contato com o suporte HVAC o mais rápido possível. Se você continuar usando seu AC, ele pode quebrar devido ao acúmulo de água.

Embora uma unidade de CA interna que esteja vazando água precise de sua atenção imediata, não há necessidade de entrar em pânico. Um técnico de HVAC pode consertar rapidamente a maioria dos vazamentos de CA e pode não exigir reparos extremamente caros.

Continue lendo para descobrir as causas mais comuns de vazamento de ar condicionado, juntamente com suas correções imediatas.

Por que um AC coleta água?


Seu sistema HVAC não apenas mantém a temperatura, mas também afeta os níveis de umidade da casa. A unidade AC interna consiste em serpentinas do evaporador. À medida que o ar quente de sua casa é aspirado em sua unidade HVAC, ele é soprado sobre as bobinas do evaporador frio, o que faz com que ele condense, tornando-o menos úmido.

A umidade resultante pinga em uma bandeja de drenagem que leva a uma linha de drenagem de condensado. Esta linha leva para fora de sua casa e drena a água para fora.

O problema ocorre quando há acúmulo excessivo de umidade em seu ar condicionado, e ele está tendo dificuldade em remover a água extra. Isso pode levar ao vazamento de água do seu AC dentro de sua casa.

Você pode usar seu ar-condicionado quando há vazamento de água?


Seu aparelho de ar condicionado continuará funcionando mesmo quando estiver vazando água. No entanto, você pode notar uma diminuição na capacidade de resfriar seu quarto. Como você não sabe o motivo do vazamento, é sempre uma boa ideia desligar a unidade assim que detectar água pingando do ar condicionado.

Em alguns casos, os danos aos componentes internos do AC podem ser graves e, se sua unidade continuar funcionando, pode levar a uma falha do compressor. O vazamento de água da unidade de CA interna também representa uma ameaça potencial para suas paredes, tetos, móveis e outros utensílios domésticos. A umidade excessiva também pode levar ao crescimento de mofo.

8 razões pelas quais seu ar-condicionado está vazando água dentro de sua casa


De linhas de drenagem entupidas a filtros de ar sujos, pode haver muitas razões pelas quais seu AC não pode remover a umidade através do canal adequado. Vejamos problemas comuns de AC que podem fazer com que seu ar condicionado vaze água:

1. Linha de drenagem de condensado entupida


Esta é uma das razões mais comuns para um vazamento de água AC. A umidade coletada por sua unidade durante o processo de desumidificação contém sujeira e detritos. Com o tempo, se a linha de drenagem de condensado não for limpa, isso pode se acumular e causar um bloqueio. Eventualmente, a água começará a se acumular em sua unidade, fazendo com que ela saia da bandeja de drenagem dentro de sua casa.

Alguns aparelhos de ar condicionado modernos têm um interruptor de corte que desliga a unidade se detectar uma linha de condensado entupida. Esta é uma ótima opção para proteger sua casa dos danos causados ​​pela água. No entanto, se sua unidade não tiver essa opção, você terá que agir por conta própria.

Soluções para uma linha de drenagem entupida:
  • Desligue sua unidade e localize a bandeja de drenagem para verificar se há água parada. Esvazie a bandeja de drenagem e limpe-a completamente para evitar o crescimento de mofo.
  • Localize a linha de drenagem e verifique se ela está entupida. Em seguida, pegue uma escova de arame longa e esfregue bem a linha para remover qualquer sujeira. Se estiver muito entupido, pode ser necessária uma bomba especial ou vácuo. Para certificar-se de que está limpo, despeje uma pequena quantidade de água e certifique-se de que flui sem problemas pela outra extremidade.
  • Como medida preventiva, o foco na manutenção regular do HVAC deve estar na sua lista de prioridades. Como parte de sua rotina de manutenção, despeje água sanitária na linha de drenagem a cada seis meses para limpar a linha de drenagem de condensado. Isso também ajudará a remover os germes e evitar o mofo. No entanto, não aumente a frequência, pois pode aumentar as chances de corrosão.

2. Bandeja de drenagem enferrujada ou danificada


Uma bandeja de drenagem está localizada embaixo das bobinas do evaporador do seu AC ou no manipulador de ar para capturar a condensação à medida que pinga. A partir daqui, a água flui para a linha de drenagem e para o exterior. Agora, se a bandeja de drenagem estiver danificada ou enferrujada, a água começará a vazar em vez de viajar para a linha de drenagem.

Quando sua unidade de ar condicionado tem cerca de 15 a 20 anos, ela começará a mostrar sinais de envelhecimento, e um dreno enferrujado é uma ocorrência comum. A bandeja de drenagem pode enferrujar e corroer com o tempo, fazendo com que seu AC vaze água.

Solução:
  • Uma bandeja de drenagem rachada precisará ser selada com cuidado e segurança. Primeiro, limpe bem a bandeja de drenagem e, em seguida, usando uma lanterna e despejando água, identifique as rachaduras. Use um selante resistente à água de boa qualidade para remendar as rachaduras e teste o reparo derramando a água novamente.
  • É melhor substituir uma bandeja de drenagem enferrujada. Qualquer tipo de panela de drenagem não serve; tem que ser do tamanho certo para o seu AC funcionar corretamente.

3. Desconexão da linha de drenagem


Se a linha de drenagem não estiver conectada corretamente, ela será desconectada e resultará em vazamento de água do AC. A linha de drenagem pode se desconectar devido à instalação inadequada, após um reparo inadequado ou pode se soltar com o tempo.

No caso de uma linha de drenagem desconectada, a água pode acumular no chão ou vazar pelo teto. A fonte de vazamento pode variar dependendo da localização de sua unidade AC.

Solução:

Entre em contato com o suporte HVAC para reconectar a linha de drenagem. Para evitar esse problema no futuro, certifique-se de sempre chamar um profissional para trabalhos de reparo e instalação.

4. Bomba de condensado quebrada ou interruptor de bóia


Se a sua unidade central de climatização for colocada em um local como o porão ou o sótão distante, nem sempre é muito fácil a água fluir para fora da linha de drenagem. Aqui, a bomba de condensado desempenha um papel essencial na remoção de água do sistema.

Quando o nível de água no reservatório da bomba de condensado aumenta, o interruptor de bóia na bomba é ligado. Em seguida, aciona a bomba de condensado para drenar a água para fora de sua casa.

Se a bomba de condensado estiver quebrada ou o interruptor de bóia estiver com defeito, ele não bombeará água para fora da unidade. Como resultado, a água se acumulará e começará a derramar do ar condicionado.

Solução:

Você não pode corrigir esse problema sozinho. Entre em contato com um técnico para reparar ou substituir a bomba de condensado, dependendo do dano.

5. Acúmulo de Condensação


A condensação é uma parte normal do processo de desumidificação do seu ar condicionado. No entanto, o acúmulo excessivo de condensação pode resultar em vazamento de água de CA dos dutos de ar ou aberturas. A água pode pingar no isolamento da sua casa e causar danos. Além disso, pode causar o crescimento de mofo nos dutos de ar e deteriorar a qualidade do ar interno.

O acúmulo de condensação pode ocorrer devido a vários motivos:
  • O ar quente pode atingir a superfície fria dos dutos de ar se não estiverem devidamente isolados e levar à condensação. O mesmo problema pode ocorrer quando seus dutos passam por um sótão sem isolamento ou mal isolado.
  • Canais entupidos, filtros de ar sujos e uma bomba de drenagem bloqueada também podem resultar em vazamento de água dos dutos de ar. Quando o ar não pode circular livremente em todo o sistema devido ao bloqueio, ele ficará mais frio dentro dos dutos, aumentando as chances de transpiração nos dutos (condensação nos dutos).
  • Alta umidade no verão aumenta as chances de acúmulo de condensação. Vazamentos no telhado e falta de ventilação podem aumentar ainda mais os níveis de umidade. Idealmente, a umidade da sua casa deve estar entre 30 e 50%.

Leia este guia sobre como atingir os níveis ideais de umidade em sua casa.

Soluções:
  • Comece isolando seus dutos. Quando os dutos são cobertos com material isolante, o ar quente não consegue alcançar os dutos frios. Se o seu duto já estiver isolado, verifique se há danos e conserte-os o mais rápido possível. O isolamento deve ser instalado em torno dos dutos para evitar que o ar externo penetre.
  • Certifique-se de isolar o sótão, especialmente se os dutos passarem por ele.
  • Conserte o vazamento no telhado entrando em contato com um empreiteiro para evitar o aumento do risco de condensação.
  • Ficar em dia com a manutenção do ar-condicionado também pode ajudar a evitar problemas de vazamento de água, pois remove sujeira e detritos do sistema.

6. Bobinas do evaporador congeladas


As bobinas do evaporador fazem parte da sua unidade interna e, devido a um vazamento de refrigerante ou fluxo de ar bloqueado, elas podem congelar. Isso pode levar ao acúmulo de umidade, fazendo com que a bandeja de drenagem transborde e a água vaze.

Solução:

Se o seu ar condicionado estiver congelando, você precisa encontrar a fonte do problema e atendê-lo.
  • Se houver um bloqueio do fluxo de ar, você precisa verificar os filtros de ar, as saídas de ventilação, os dutos e as aletas etc. Limpá-los restaura o fluxo de ar e pode ajudar a corrigir o congelamento e o vazamento de água da unidade de CA.
  • >
  • Se a limpeza dos filtros do seu AC não resolver o problema, sua unidade pode estar com pouco refrigerante. Se não houver refrigerante suficiente, as bobinas do evaporador ficam muito frias, resultando na formação de gelo. Quando derrete, a água começa a pingar da sua unidade.

Infelizmente, você não pode corrigir esse problema por conta própria, e um técnico de HVAC precisará identificar a causa do vazamento, corrigi-lo e reabastecer o refrigerante.

7. Filtros de ar cheios de detritos


Como mencionado acima, os filtros de ar sujos também podem fazer com que as bobinas do evaporador congelem, levando ao vazamento de água do seu AC.

Os filtros garantem uma circulação de ar adequada. Eles retêm os poluentes do ar e permitem que o ar limpo entre em sua casa. No entanto, essas partículas combinadas com poeira podem se acumular dentro dos filtros e entupí-los completamente ao longo do tempo. Seu bloqueio é prejudicial à qualidade do ar interno e também pode causar danos à sua unidade. Também leva a um fluxo de ar HVAC fraco.

Além disso, quando os filtros de ar estão entupidos, o ar quente não passa facilmente. Como resultado, o refrigerante não absorverá o calor, fazendo com que as bobinas do evaporador congelem após algum tempo.

Quando eles começam a descongelar, você pode notar uma poça de água vazando dentro de sua casa.

Soluções:
  • Em primeiro lugar, certifique-se de coletar a água pingando corretamente. Não deixe que danifique o chão ou as paredes. Depois disso, comece a limpar seus filtros. Deixe os filtros secarem completamente antes de recolocá-los na unidade.
  • É aconselhável limpar o filtro de ar com mais frequência durante a alta temporada, quando o sistema de ar condicionado for usado por longos períodos. Você deve limpá-los a cada duas semanas e substituí-los a cada 3-4 meses.
  • Você pode definir lembretes ou uma opção melhor é usar um controlador de CA inteligente se tiver um mini-split, janela ou CA portátil. O controlador inteligente Cielo Breez, por exemplo, pode ajudá-lo a monitorar os níveis de limpeza do filtro de ar e notificar quando a próxima limpeza está prevista.

8. Instalação de CA incorreta


Se você instalou recentemente uma nova unidade e ela começou a pingar água, você pode estar se perguntando por que seu novo AC está vazando água.

O problema pode ser devido à instalação incorreta. Por exemplo, quando os tubos de ar condicionado e de drenagem não são proporcionais, isso interrompe o fluxo de água da bandeja de drenagem. Como resultado, sua unidade começa a vazar água.

Da mesma forma, quando um ar condicionado central não está nivelado, pode derramar água dentro da casa. O mesmo pode acontecer, se uma unidade de janela for instalada completamente plana, a água começará a pingar dentro de casa, causando muita bagunça.

Soluções:
  • O ar condicionado central precisa estar em uma superfície plana. Se estiver em uma superfície irregular, use um pad CA para resolver esse problema.
  • Para a janela AC, a frente deve ser inclinada para cima a partir da frente para que a água escorra para fora em vez de derramar para dentro.
  • Ao instalar uma nova unidade, certifique-se sempre de que um profissional experiente esteja fazendo o trabalho.

Agora você conhece todas as causas que podem levar ao vazamento de água da sua unidade de CA. Mas com a manutenção adequada, a maioria dos problemas de vazamento de água do seu ar condicionado podem ser evitados. Ao ajustar suas unidades internas e externas, o técnico examina os principais componentes em busca de possíveis problemas. Os ajustes anuais também ajudam seu ar condicionado a operar com desempenho máximo, o que mantém sua casa confortável durante todo o ano!