>> Tecnologia Eletrônica >  >> Telefones >> Acessórios para Telefone

Quando você substitui um contator?

Você deve substituir um contator quando:

* dano visível está presente: Isso inclui contatos queimados, marcas de arco, revestimento rachado ou quebrado, fiação solta ou sinais de superaquecimento (descoloração, deformação). Qualquer dano físico indica possíveis riscos internos e riscos de segurança.

* Entre em contato com a soldagem: Se os contatos forem soldados juntos, o contator não abrirá e fechará adequadamente o circuito. Isso pode causar superaquecimento e possíveis riscos de incêndio.

* Falha em operar de maneira confiável: O contator falha consistentemente em energizar ou des-energizar a carga. Isso pode ser devido a uma variedade de problemas internos.

* ruído excessivo ou arco: O zumbido alto, clicando ou arco excessivo durante a operação indicam problemas internos. Estes são sinais de desgaste, desalinhamento ou dano.

* excede sua capacidade nominal: Se o contator estiver excedendo regularmente sua corrente, tensão ou energia nominal, é provável que superaqueça e falhe prematuramente.

* Manutenção preventiva: Em algumas aplicações ou ambientes de alta confiabilidade (como configurações industriais duras), pode ser necessária uma substituição proativa com base em um plano de manutenção programado, mesmo sem danos visíveis. Isso reduz o risco de falhas inesperadas.

* Idade: Embora não haja limite de idade difícil e rápido, os contatores, como todos os dispositivos mecânicos, eventualmente se desgastam. Os antigos contatores são mais propensos a falhas. Verifique as recomendações do fabricante quanto à vida útil estimada.


Antes de substituir um contator, sempre despernem o circuito completamente Para evitar choque elétrico. Se você não se sentir confortável em trabalhar com sistemas elétricos, consulte um eletricista qualificado.