>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Os alto-falantes de 2 Ohm 6×9 são bons? O que procurar.


Muitos produtores de áudio automotivo oferecem alto-falantes 6 × 9 de 2 ohms, afirmando que podem dobrar a saída do seu amplificador.

Mas os alto-falantes 6 × 9 de 2 ohms são bons? Vamos descobrir.

Como regra geral, alto-falantes de carro de 2 ohms são muito bons e têm uma vantagem sobre alto-falantes de 4 ohms, que é seu volume que pode ser maior do que em alto-falantes de 4 ohms. Infelizmente, o volume mais alto vem junto com uma qualidade de som reduzida. Os alto-falantes de 2 ohms também exigem amplificadores muito mais potentes.

No artigo abaixo, você descobrirá como os alto-falantes são bons quando os fabricantes jogam em termos como ohms e se eles afetam o desempenho e a potência dos alto-falantes, especialmente 6x9s.

Você também verá uma comparação de diferentes tipos para ver quais alto-falantes são melhores em relação a 6x9s, alto-falantes de 6,5 polegadas, coaxiais e componentes.

Por fim, mostrarei como os amplificadores lidam com alto-falantes de 2 ohms e como conectá-los corretamente.

Compreendendo os Ohms em alto-falantes automotivos


Antes de nos aprofundarmos, primeiro você precisa entender como ohms, resistência e alto-falantes funcionam juntos.

Isso é crucial para determinar se os ohms desempenham ou não um papel na qualidade e volume do alto-falante e as diferenças entre alto-falantes com menos ohms e ohms mais altos.

Sem mergulhar em muitos detalhes e tentar manter as coisas simples para que você possa entender a impedância, no que diz respeito aos alto-falantes, significa quanta carga eles colocam em um amplificador, e os alto-falantes conseguem isso com resistência.

A impedância dos alto-falantes é medida em ohms, e o número de ohms que um alto-falante possui informa o quão alto ele é e como isso afeta a qualidade do áudio.

Isso ocorre porque um alto-falante com baixa impedância (no nosso caso, 2 ohms) terá mais corrente fluindo através dele. Portanto, a carga será menos significativa no amplificador; no entanto, o amplificador estará empurrando muita energia para o alto-falante.

O oposto é verdadeiro para alto-falantes com impedância mais alta, e esses valores podem ser cada vez mais altos, mas para nossos propósitos, equipamentos de áudio e alto-falantes de carro geralmente variam de 2 ohms a 8 ohms.

Qualquer coisa acima disso, e você está olhando para grandes sistemas de áudio normalmente não projetados para uso em carros.

Quanto mais ohms um alto-falante tiver, mais resistência ele terá, e isso normalmente significa que o alto-falante será um pouco mais suave do que um alto-falante de 2 ohms (isso ocorre porque o amplificador terá que trabalhar duro para enviar energia pelos alto-falantes).

O som produzido por alto-falantes de impedância mais alta geralmente cria uma qualidade de áudio mais alta.

Em relação à eficiência do palestrante


Uma coisa que muitos entusiastas de áudio automotivo não observam é a eficiência dos alto-falantes. Embora eu não aborde isso em detalhes, vou destacar brevemente suas principais características.

Alto-falantes de alta eficiência com tipicamente mais de 90dB são agrupados como alto-falantes de alta qualidade. Eles produzirão sons melhores e mais altos com menos potência do que os alto-falantes com uma classificação de eficiência mais baixa.

No lado negativo, alto-falantes de alta eficiência serão mais caros do que alto-falantes de baixa eficiência. Você definitivamente deve considerar a eficiência do alto-falante, independentemente dos ohms e da potência do alto-falante (watts), se estiver realmente procurando comprar alto-falantes de alta qualidade.

Por exemplo, você pode ter um alto-falante de 4 ohms com alta eficiência que produzirá um som mais alto e melhor do que um alto-falante de 2 ohms com baixa eficiência que pode até custar mais. Isso faz sentido? Não olhe para um parâmetro separado, mas sim para toda a especificação técnica.

Considerando alto-falantes de 2 ohms


A última coisa que você precisa considerar antes de iniciar qualquer comparação entre alto-falantes e equipamentos de áudio é por que existem alto-falantes de 2 ohms e se você pode usá-los em seu carro.

Muitas pessoas dizem que alto-falantes de 2 ohms são mais altos do que alto-falantes semelhantes com uma classificação de impedância mais alta, e isso é um fato, mas apenas quando se trata de alto-falantes semelhantes .

Isso porque o amplificador, quando trabalha com menor impedância, tem menos resistência ao enviar potência para os alto-falantes e, ao enviar mais, permite que os alto-falantes toquem em um volume mais alto.

Volume mais alto não significa necessariamente áudio de boa qualidade também e, dependendo dos alto-falantes de 2 ohms que você compra, você pode ouvir a diferença.

No entanto, quando você não tem uma unidade principal ou amplificador capaz de lidar com alto-falantes de 2 ohms ou conectar incorretamente os alto-falantes ao seu amplificador ou unidade principal, isso pode ser destrutivo para o sistema de som do carro.

Se a sua fonte de alimentação tiver um nível de impedância nominal mais alto e você empurrar alto-falantes de 2 ohms através dela, seu amplificador ou unidade principal provavelmente queimará.

Os alto-falantes 6×9 de 2 ohms são melhores que os alto-falantes de 6,5 polegadas?


Para mim, “melhor” é um termo relativo e pode variar muito dependendo do indivíduo e do próprio sistema de áudio do carro existente.

Ao comparar os alto-falantes, você deve primeiro considerar vários fatores antes de esclarecer essa questão. Em nosso exemplo, suponho que os alto-falantes de 6 × 9 e 6,5 polegadas são alto-falantes coaxiais ou componentes.

No passado, era mais vantajoso comprar um conjunto de alto-falantes de 6,5 polegadas em vez de 6x9s, porque 6x9 costumavam ter desempenho inferior.

Hoje os tempos são outros, e a diferença no design não é mais tão crítica. Muitos alto-falantes 6x9s estão superando alguns alto-falantes de 6,5 polegadas.

Depende da marca e de quanto você está disposto a pagar, mas você pode encontrar 6x9s que são tão bons quanto alto-falantes de 6,5 polegadas e vice-versa.

Do lado técnico, os alto-falantes 6×9 têm uma área de superfície maior, o que significa que você pode obter mais dinâmica ou midbass do driver usando a mesma quantidade de energia de um alto-falante de 6,5 polegadas.

2 Ohm 6×9 Componentes vs. Coaxiais. Quais são melhores?


Como você já sabe, a única vantagem real de ter alto-falantes de 2 ohms é que eles podem ser mais altos do que alto-falantes com valores de impedância mais altos.

Mas também, você deve considerar a eficiência do alto-falante; é aí que você encontrará a qualidade real do som diretamente proporcional ao volume.

Os alto-falantes componentes são projetados para lidar com faixas de frequência específicas, dependendo de cada um dos drivers independentes. Eles são acionados por crossovers separados, que enviam a faixa de frequência correta para os drivers.

In terms of coaxial speakers, they typically have all the drivers mounted onto one speaker, and no crossover is needed because there should be one built into the drivers themselves.

Coaxial speakers are great because they offer an easy installation and require no knowledge of drivers and frequencies.

However, the caveat comes in the form of sound quality. The audio quality of component speakers will always be better when compared to coaxial speakers because they are made and designed with specificity in mind.

Because all the drivers are placed on one speaker mount, you may have conflicting air pressure and sound waves that perhaps can’t move freely enough in extreme cases.

This may not be audible, but you will notice a difference if you compare coaxial and component speakers side by side.

The only advantage of a 2-ohm 6×9 over coaxial speakers is the volume, and this will be only beneficial if your amplifier or head unit is designed to handle low impedance.

Can I Use a 2 Ohm Speaker on a 4 Ohm Amp?


As a general rule, you should not install 2-ohm speakers that are powered just by a head unit.

The amplifier in your head unit is small, and in this regard, it can only handle a certain amount of power and load. Typically most head units will have an impedance load of between 4 ohms to 8 ohms, and your car will have the correct speakers set up accordingly. Hence, your amplifiers or speakers will sustain no damage.

Things are different when installing a separate car amplifier, but the amplifier’s power is also important.

Now your speakers can have different impedance values than your amplifier. Depending on how your speakers are connected to your amplifier (series or parallel), ohms law will change their impedance value.

I won’t go over Ohms’s law because that is beyond the scope of this article, but I will give you a simple understanding of how this process works.

If you connect a 2-ohm speaker to the left channel and a 2-ohm speaker to the right channel, the speakers are in series and deliver 2 ohms of resistance per channel where each channel’s impedance is 4 ohms.

This combination is not good because you have to remember the lower the ohms, the lower the resistance, which means that the amp will be powering the speaker with a lot more current than it is designed for. Hence it will overheat, and it can get damaged, blowing fuses and probably ruining the circuitry inside.

Can I Hookup 2 2ohm Speakers to One Channel?


As you already know, you should not connect individual 2-ohm speakers to any amplifier that has a rated higher impedance level, but what happens if you decide to wire two 2-ohm speakers to one channel?

If you connect two 2-ohm speakers to one channel in the amplifier, you have to make sure you are running them in a series.

If low impedance speakers are connected in parallel, the total impedance of having two 2-ohm speakers will result in an impedance rating of only 1-ohm.

That scenario is even worse than having just one 2-ohm speaker connected to the amplifier channel.

In our case of using two 2-ohm speakers, the result will amount to 4 ohms, which is suitable for your 4-ohm head unit.

Hence you will be able to have two 2-ohm speakers wired in series on each channel of your 4-ohm head unit. For a better understanding of serial and parallel connections, watch this short video below:


Do I Need an Amplifier for My 2-Ohm 6×9 Speakers?


If your car stereo does not work with an impedance rating of 2 ohms or your 2-ohm speakers are not wired correctly, you will definitely need an aftermarket amplifier.

Depending on your needs, what you want, and how much money you have, the amplifier you can choose will vary greatly.

The most important thing to remember is that you will need to either purchase an amplifier that supports the impedance rating of all your speakers when they are calculated within the circuit of your amplifier.

Otherwise, depending on how many speakers you have and their impedance ratings, you will need to wire them correctly (in series or parallel) depending on how your car audio system layout is or how you would like it to be.

Can I Wire 2-Ohm Speakers in Front and 4-Ohm Speakers in the Back of the Car?


Yes, you can, and this method can apply to both the head unit or your aftermarket amplifier.

If your amplifier or head unit has an impedance rating of 2-ohms, there is nothing out of the ordinary you need to do in terms of wiring up your speakers.

If the impedance rating of your speakers is higher than that of your power source, no damage will occur. The only thing that will happen is that the amplifier will probably not drive the 4-ohm speakers as loud as possible, but no harm will come to the speakers or the power source.

Regarding the 2-ohm speakers, you will have to wire them in series on each channel. This means you need two 2-ohm speakers for both the left and right channels of your head unit or amplifier.

Hence it is up to you to decide whether you want to purchase two additional 2-ohm speakers or a mono amplifier, but for practicality’s sake, you would be better off either purchasing different speakers or another set of 2-ohm speakers.

Conclusão


2-ohm speakers, although louder than other speakers, are not the greatest in terms of sound quality and concerning your audio equipment.

Louder is not always better, and if your power source (head unit or amplifier) does not have a 2-ohm impedance rating or you do not wire the 2-ohm speakers correctly to your power source, then it is more than likely going to overheat and blow.

When picking up speakers, you should consider speaker efficiency rather than anything else when it comes to the volume and quality of your audio, and this applies to both coaxial and component speakers.

Hopefully, this article will make you think twice before running out and purchasing 2-ohm speakers that manufacturers say can boost or double your amplifier’s output.

Source list


Understanding Speaker Impedance

Why Is It Bad If Speaker Impedance Is Too Low? Your Question Answered

Component Vs. Coaxial Speakers:Differences, Pros/Cons, And Which Is Best