>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Uso do smartphone com segurança no carro


Em 1982, Michael Knight conseguiu falar com seu Pontiac Firebird 1982 e pedir orientações de navegação. Claro, assistir “Knight Rider” significava que entendemos que KITT era um faz de conta. Avanço rápido de 35 anos, e falar com nossos veículos agora é uma realidade, graças ao nosso smartphone.



O smartphone moderno, seja um iPhone ou um dispositivo com sistema operacional Android, é mais um computador do que um telefone. Claro, ele tem um alto-falante e um microfone, e você pode realmente fazer chamadas telefônicas com ele. Mas mais pessoas gastam tempo navegando no Facebook, jogando Candy Crush ou mandando mensagens para seus amigos do que fazendo ligações. Nossa sociedade é simplesmente viciada no smartphone moderno, e a maioria de nós não consegue passar mais do que alguns minutos sem tê-lo ao nosso lado.

Telefones celulares em automóveis


Os primeiros telefones celulares eram mais um walkie-talkie do que um telefone. Você tinha que apertar um botão para falar e esperar que a pessoa do outro lado respondesse. Isso foi chamado de comunicação single-duplex. Depois de alguns anos, a comunicação full-duplex significava que você podia falar ao mesmo tempo que a pessoa para quem estava ligando. À medida que os telefones evoluíram, os provedores aumentaram o número de canais de comunicação disponíveis para que vários telefones pudessem ser usados ​​em uma área. Não foi até o início dos anos 80 que uma rede de comunicação padronizada dedicada especificamente ao uso do telefone foi implantada.

Avance algumas décadas e a comunicação entre nossos telefones e o provedor de serviços é toda baseada na comunicação digital. Por mais importante que sejam as chamadas de voz, a comunicação de dados tornou-se a principal prioridade para muitos usuários de telefone. Os provedores de serviços de telefonia celular estão constantemente atualizando suas torres e tecnologias de celular para aumentar a velocidade de comunicação e diminuir a latência.

Chamadas mãos-livres


Muito antes de termos que nos preocupar em olhar mapas em nossos telefones, tivemos que lidar com a questão das pessoas falando seus telefones enquanto dirige. Condução distraída é um problema sério e é a causa de muitos acidentes e mortes. Em 2013, mais de 3.000 pessoas foram mortas por causa de uma condução distraída. Em 2015, mais de 391.000 lesões foram causadas por distração do motorista.

A maneira mais simples de evitar distrações é não falar ou olhar para o telefone enquanto dirige. Várias empresas globais têm regras rígidas sobre comunicação no carro e proíbem estritamente qualquer tipo de uso do telefone.

Se você precisar falar, um sistema viva-voz que use Bluetooth é uma boa solução. Bluetooth é um protocolo de comunicação de rádio digital de curto alcance que funciona com um alto-falante e microfone para permitir que você fale e ouça a resposta de um chamador sem a necessidade de segurar o telefone. Mesmo os carros novos mais baratos incluem chamadas mãos-livres Bluetooth.

Aplicativos de navegação para smartphones móveis existentes


Começamos a conversar sobre pedir direções aos nossos telefones. Dispositivos de navegação portáteis com reconhecimento de voz estão disponíveis há mais de uma década. A diferença no uso do smartphone está na capacidade de recuperar informações de mapeamento e fluxo de tráfego em tempo real. O Google Maps, o Waze e o Apple Maps fornecem direções de navegação com base em acidentes, vias fechadas e informações de fluxo para ajudá-lo a chegar ao seu destino da maneira mais eficiente possível.

A informação do mapa é um grande negócio. O Google investiu milhões de dólares no desenvolvimento de suas informações de mapeamento. O Google reivindica cobertura de 99% do mundo, com impressionantes 25 milhões de atualizações por dia. Ele aprimorou ainda mais esse mapeamento de informações com dados sobre empresas para tornar ainda mais fácil chegar onde você deseja ir. Já se foram os dias de precisar comprar novos mapas para obter as informações mais recentes.

Sistemas de reconhecimento de voz


Ao contrário do sistema de reconhecimento de voz embutido em dispositivos de navegação portáteis que escutam frases ou solicitações específicas, o Siri da Apple e o Assistente de Voz do Google podem interpretar a comunicação de linguagem comum para executar comandos ou executar solicitações. “Navegar para” foi substituído por “encontre-me um”, “leve-me para” ou “obtenha direções para” qualquer endereço ou local desejado. Esses sistemas capturam o que você diz, analisam o conteúdo em seus servidores e enviam os comandos necessários de volta ao telefone.

Soluções de integração com smartphones


As soluções de integração de smartphones Apple CarPlay e Android foram desenvolvidas para tornar o uso do smartphone mais seguro enquanto você dirige. Essas soluções de software são executadas no receptor multimídia no painel do seu veículo e usam a conexão de dados do celular do seu telefone para ouvir suas solicitações e fornecer as informações ou entretenimento que você deseja. Pedir direções iniciará o Apple Maps ou o Google Maps. Pedir para ligar para um número de telefone ou para uma empresa iniciará uma chamada de viva-voz. Você pode enviar mensagens de texto e até mesmo fazer com que os sistemas leiam a resposta de seus amigos, colegas de trabalho ou familiares.

Controle seu veículo com seu smartphone


Outro uso popular para um smartphone moderno é como controle remoto para o sistema de conveniência do seu veículo. Nas funções mais básicas, você pode usar um aplicativo em seu telefone para enviar um comando ao seu veículo para travar ou destravar as portas, abrir o porta-malas ou ligar o motor remotamente. Obviamente, o hardware precisa ser instalado em seu veículo para executar essas funções.

Em uma solução premium, essas soluções de comunicação celular para smartphones incluem soluções de telemática. Quando o hardware do veículo está equipado com um receptor GPS, a localização e a velocidade do veículo podem ser comunicadas de volta ao seu smartphone. Os proprietários de empresas podem rastrear sua frota de veículos da empresa, e os pais saberão onde seus filhos estão alguns segundos depois de pressionar um botão em um aplicativo.

O futuro da comunicação móvel


As montadoras estão trabalhando para permitir que nossos veículos conversem entre si para reduzir o congestionamento do trânsito e a chance de acidentes. Para que isso aconteça, seu carro ou caminhão precisa saber onde estão todos os veículos ao seu redor e para onde estão indo. O hardware existe hoje para fazer isso acontecer, mas as redes de comunicação não são rápidas o suficiente para implementar o sistema.

Em 2020, a quinta geração de protocolos de comunicação móvel (chamada 5G) será lançada. As empresas de telefonia celular já possuem hardware 5G e estão ocupadas testando e configurando-o para fornecer taxas de comunicação de até 20 gigabits por segundo com menos de um milissegundo de latência. Curiosamente, o desejo de que os automóveis se comuniquem eficientemente entre si está impulsionando essa tecnologia.

A latência é o tempo que uma mensagem leva para viajar entre dois dispositivos. Atualmente, os telefones celulares levam de 20 a 30 milissegundos para se comunicar com um servidor. Para um veículo viajando a 65 milhas por hora, esse atraso significa que um veículo pode ter percorrido mais de 3 pés entre o momento em que a mensagem foi enviada e o momento em que foi recebida.

Acrescente a isso o tempo que levaria para transmitir essa informação para outro veículo, mais qualquer tempo de processamento do computador, e nossa precisão com base na velocidade de comunicação é superior a 10 pés. Isso não é adequado para um sistema inteligente de prevenção de colisões. Se conseguirmos reduzir a latência para 5 milissegundos, teremos uma precisão de cerca de 7 polegadas – mais do que suficiente para evitar que os veículos colidam.

Fique seguro ao volante


Até que nosso principal meio de transporte não seja mais nossos veículos pessoais, a necessidade e o desejo de se comunicar ao volante continuarão sendo uma importante consideração de segurança. Se estiver interessado em atualizar a tecnologia do smartphone no seu carro, camião ou SUV, convidamo-lo a visitar o seu revendedor local especializado em eletrónica móvel. Certifique-se de trazer seu smartphone com você, para que você saiba exatamente como os recursos e funções que eles demonstram funcionarão.

(Foto KITT:Por Shane K de Mississauga, Canadá (KITT) [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons)