>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

O que é um amplificador mono carro? Como faço para conectar monobloco?


Ter um amplificador instalado no áudio do carro coloca a experiência auditiva.

Ao olhar para o amplificador, você pode se deparar com diferentes classes, tamanhos, estilos, trabalhando com diferentes impedâncias, tendo um número diferente de canais, ou mesmo aqueles com um único canal, conhecidos como monoblocos.

Mas o que é o amplificador de carro monobloco e como ele funciona? Vamos descobrir abaixo:

Um amplificador monobloco é uma unidade única responsável por amplificar um único canal mono. Os monoblocos geralmente são maiores, mais pesados ​​e mais caros que os amplificadores multicanal, mas podem fornecer um som mais alto com menos distorção porque não há compartilhamento de componentes entre os canais, como nos amplificadores multicanal.

No artigo abaixo, explicarei mais sobre monoblocos e me referirei apenas aos subwoofers, pois são a aplicação mais comum para amplificadores monobloco.

No entanto, lembre-se de que você pode usar um amplificador monobloco para alimentar qualquer alto-falante do carro, incluindo seus tweets e alto-falantes de médio porte.

A desvantagem é que esses sistemas são caros e raramente instalados em carros.

Os amplificadores monobloco são melhores que os amplificadores multicanal?


O principal benefício de usar dois amplificadores monobloco em seu carro para dois canais, em vez de um amplificador de dois canais, é o isolamento de sinal e energia.

Quando você usa dois monoblocos, usa transformadores separados e uma fonte de alimentação para cada canal, e essa separação melhora significativamente a qualidade do som.

Em outras palavras, você dedica a energia total do amplificador ao único canal, e o efeito é fantástico.

Isso não significa que os amplificadores estéreo são ruins. Eles são ótimos e usados ​​na maioria dos carros. No entanto, amplificadores mono para veículos são frequentemente usados ​​para produzir graves profundos e fortes, e podem fazê-lo muito bem.

A potência total produzida pelo monobloco vai para um único alto-falante sem qualquer distorção de sinal.

Monoblocos geralmente funcionam em 4, 2 ou 1 Ohm, o que fortalece ainda mais o sinal. Quando você tem um subwoofer em seu carro, ter um monobloco para alimentar os woofers é o caminho certo a seguir.

A desvantagem de usar um monobloco é seu tamanho e peso. Normalmente, eles são muito maiores que os amplificadores estéreo, então quando você deseja instalar um em um baú pequeno, pode ser um desafio.

Além disso, quando você precisar usar monoblocos para alimentar alto-falantes, precisará ter pelo menos dois deles se estiver pensando apenas em alto-falantes de porta. Ou, ainda mais, quando seu projeto for mais ambicioso, você desejará ter um amplificador dedicado para cada alto-falante em um carro.

Outra razão pela qual os monoblocos não são tão populares em sistemas de som automotivos típicos é seu preço. Monoblocks são duas vezes mais caros que amplificadores de dois canais, mas com preço vem qualidade inquestionável. Se o seu orçamento permitir e você tiver espaço em um carro, poucas outras coisas no sistema serão tão poderosas quanto um amplificador monobloco.

Qual ​​é a finalidade de um amplificador monobloco?


Monoblock pode ser usado para alimentar um subwoofer ou alto-falantes, mas para alto-falantes, deve ser um amplificador por canal ou até mesmo um amplificador por alto-falante.

Quando você decide construir um sistema desta forma, o efeito sonoro será surpreendente. Imagine cada alto-falante de porta com um amplificador dedicado. Alguma coisa pode ser melhor?

No entanto, esta solução é bastante cara para a maioria dos carros e mais frequentemente considerada por audiófilos que prestam atenção em como as coisas soam e valorizam tons perfeitos mais do que qualquer outra coisa.

Mas, se os amplificadores monobloco podem alimentar o áudio em casa, por que não instalá-lo em um carro?

Antes de 2000, um dos meus amigos instalou três pequenos Chrome Genesis MK1 amplificadores em seu BMW Z4. Dois para alto-falantes de porta e um para um subwoofer. Não me lembro de quão potentes eram, mas olhando hoje os manuais, deve ter sido pelo menos 100W RMS por canal.

Ouvir música neste carro foi algo que nunca esquecerei pelo resto da minha vida, uma potência inacreditável, acústica, cada som nítido.

Você tem que tentar isso, e se você não está pensando em instalar monoblocos para estéreo no carro, tente encontrar um estúdio acústico e peça uma demonstração.

Primeiro, ouça os mesmos alto-falantes com um amplificador estéreo e, em seguida, com monoblocos separados de extremidade alta. Você não vai se arrepender.

Como faço para conectar monobloco em um carro?


Quando você deseja conectar um amplificador mono ao subwoofer, o processo é o mesmo para amplificadores multicanal e não deve levar mais de meia hora se você seguir o pequeno guia abaixo.
  • Desconecte o terminal negativo da bateria . Não brinque com a eletricidade do carro ou sistema de áudio com bateria aterrada.
  • Passe o fio de alimentação da bateria pelo firewall até o amplificador . Você pode fazê-lo também da cabine em direção ao motor. Cabe a você, de que maneira você achará mais confortável ou com melhor acesso à parede.
  • Corte o fio de alimentação e coloque um porta-fusíveis perto da bateria . Você deve colocar o fusível principal sob o capô por motivos de segurança.
  • Passe um fio terra da bateria ao amplificador . Embora muitas pessoas usem como aterramento qualquer conexão do chassi na área do tronco, você pode aumentar a resistência ao fazer isso e, na verdade, perder um pouco de energia do seu amplificador. No caso do subwoofer, eu não arriscaria nenhuma perda de potência. Use fio terra com a mesma bitola de um fio de alimentação. Ambos são igualmente importantes quando se trata de poder.
  • Passe um fio de sinal da unidade principal ao amplificador . Coloque os fios de sinal do outro lado do carro que não o fio de alimentação. Caso contrário, ao mantê-los juntos, você poderá ouvir ruído do motor nos alto-falantes , e esta é a última coisa que você quer ouvir depois de instalar um novo amplificador.
  • Conecte um controle remoto se o seu amplificador mono vier equipado com ele. Você pode executar fios remotos junto com fios de sinal. Isso permitirá que você ajuste o volume do amplificador no banco do motorista sem abrir o porta-malas toda vez que precisar alterar o baixo.
  • Conecte o fio remoto e os fios de sinal ao amplificador.
  • Conecte um amplificador com fios de alimentação e terra . Certifique-se de usar bitolas de fio correspondentes aos portais do amplificador.
  • Coloque seu monobloco em sua posição e prenda-o . Certifique-se de que o amplificador esteja instalado com ar livre suficiente ao redor, especialmente quando é classe A ou AB, pois eles tendem a criar muito calor. Ao instalar um amplificador potente, pode ser necessário colocá-lo verticalmente em vez de no chão em um porta-malas para melhor ventilação. Além disso, prenda-o com firmeza para que ele não se mova no porta-malas toda vez que você frear ou virar.
  • Conecte os fios do alto-falante do amplificador para o subwoofer. Tente fazer essa conexão o mais curta possível. É melhor criar uma conexão de energia mais estendida e até mesmo parafusar um amplificador no invólucro do que usar fios de alto-falante de 4 pés de comprimento.
  • Depois de tudo conectado e protegido, reconecte a bateria ao chassi do carro . Conecte a bateria traseira ao fio terra principal.
  • Ligue o motor e teste um amplificador . Não comece com o volume total; aumentá-lo gradualmente. Configure seu amplificador e faça os ajustes necessários nos filtros de alta e baixa passagem. Além disso, quando você estiver usando um crossover, agora é hora de testar todas as configurações possíveis e encontrar o baixo que você goste.

Por que os amplificadores monobloco têm mais de um terminal?


Monoblock tem apenas um canal, e o que você vê é a saída dupla para este canal. Saídas duplas em amplificadores mono não possuem uma opção conhecida de “ponte” de amplificadores multicanal e são frequentemente usadas para conectar vários subwoofers.

Muitos amplificadores monobloco têm quatro ou mais terminais, dois positivos e dois negativos, ou dois esquerdos e dois direitos.

Outra maneira de usar terminais duplos é para subwoofers muito potentes, onde você precisa usar fios de baixa bitola que não cabem em um único terminal. Passe um fio duplo de dois terminais positivos e coloque-os na saída do mesmo alto-falante e o mesmo para o negativo. Novamente, este é um recurso útil.

Ou, quando você não usa os dois pares de terminais, faça uma conexão de um e deixe o outro terminal vazio. Este é um amplificador de canal, então você não perderá nenhum sinal.

Como combinar o amplificador monobloco com um subwoofer?


Se o seu amplificador mono para carro tem uma saída simples ou dupla, você tem várias maneiras de conectá-lo aos seus subwoofers. Abaixo estão as alternativas de fiação mais populares com um ou dois alto-falantes.

Todos os diagramas de fiação de amplificadores monobloco são da Rockford Fosgate (link abre em nova janela). Nesta visão geral, você pode encontrar a maioria, se não todos os monoblocos possíveis com conexões de woofer:
  • Quando você deseja alimentar um woofer de bobina única, a impedância do alto-falante e do amplificador deve corresponder.

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina simples de 2 ohms com amplificador de 2 ohms:

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina simples de 4 ohms com amplificador de 4 ohms:

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina simples de 8 ohms com amplificador de 8 ohms:

  • Para usar um único alto-falante, mas com bobina dupla, você tem opções para conectá-los em paralelo ou em série, dependendo do amplificador e da impedância do subwoofer:

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina dupla de 2 ohms com amplificador de 1 ohm:

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina dupla de 4 ohms com amplificador de 2 ohms:

Diagrama de fiação do subwoofer de bobina dupla de 4 ohms com amplificador de 8 ohms:

  • Você terá mais alternativas de conexão se usar dois ou mais subwoofers alimentados por um amplificador mono e, para essas conexões, saídas duplas serão úteis.

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina de voz simples de 2 ohm e um amplificador de 1 ohm:

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina de voz simples de 2 ohms e amplificador de 2 ohms:

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina única de 4 ohms e amplificador de 8 ohms:

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina dupla de 2 ohms e amplificador de 2 ohms:

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina dupla de 2 ohms e um amplificador de 2 ohms:

Diagrama de fiação de dois alto-falantes de bobina dupla de 4 ohms e um amplificador de 1 ohm

Diagrama de fiação de dois woofers de bobina dupla de 2 ohms e um amplificador de 8 ohms