>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Outros Áudio

Tipos de Transistores Bipolares

Transistores são de estado sólido ( sem partes móveis e sem espaços vazios ) dispositivos que controlam o fluxo de elétrons. Eles podem ser usados ​​para os amplificadores ( em rádios ) ou interruptores electrónicos de acção rápida ( em computadores ) . O pode ser feito tão pequeno que milhões deles podem ser colocados em um único chip de silício chamado um circuito integrado , tornando telefones celulares e computadores portáteis possível. O tipo mais antigo e mais comum de transistor é o transistor bipolar. Neste caso, " bipolar " significa apenas que há dois tipos diferentes de portadores da corrente elétrica através do dispositivo de estado sólido
Semicondutores

Semiconductors começar a vida treliças 3D como muito puras de silício - muito cristal . -como com cada átomo de silício bloqueado no local com os átomos de silício em torno dele. Esses wafers de silício puro são depois cozida em um forno cheio por um muito puro gás, cuidadosamente escolhidos . Uma parte do gás vai substituir alguns dos átomos de silício . Se o átomo de substituição tem mais um elétron de um átomo de silício há um elétron livre flutuando ao redor e nós chamamos este tipo de negativa de semicondutores. Se os átomos de gás que infundiu o wafer teve um elétron a menos de um átomo de silício , em seguida, o wafer está faltando poucos elétrons e dizemos que é um semicondutor positivo. Em termos de semicondutores um semicondutor negativo é chamado N- tipo e nós dizemos que tem elétrons livres. Um semicondutor positivo é chamado de tipo P e dizemos que ela tem buracos . A corrente elétrica pode se mover através de semicondutores como qualquer movimento de elétrons ou movimento buraco , por isso que dizemos que os transistores bipolares têm duas transportadoras : elétrons e buracos . O processo de criação de N e P semicondutores tipo é chamado de " doping ".
PNP Transistor

transistores PNP tem uma fina camada de silício tipo N entre duas camadas mais espessas de P- digite silício dopado . A camada de N é a base e as outras duas camadas são o emissor e o colector de um componente de três derivações . Quando utilizada como um interruptor , um transistor PNP é "on" ( corrente flui do emissor para colector ) quando a base é baixa em relação ao emissor . Para funcionar como um amplificador, a base deve permanecer baixa em relação ao emissor , em seguida, um sinal fraco na base irá controlar um sinal mais forte do emissor ao coletor.
NPN

transistores NPN tem uma fina camada de silício tipo P entre duas camadas mais espessas de silício tipo N . A camada P é a base e as outras duas camadas são o emissor e o colector de um componente de três derivações . Quando utilizada como um interruptor , um transistor NPN é "ligado" ( corrente flui do emissor ao colector) quando a base é elevado em relação ao emissor . Para funcionar como um amplificador, a base deve permanecer elevado em relação ao emissor , em seguida, um sinal fraco na base irá controlar um sinal mais forte do emissor ao coletor.
Heterojunction Bipolar Transistor

transistores bipolares de heterojunção (HBT ) são semelhantes aos PNP e NPN , exceto que o centro (base) camada é mais fina e mais altamente dopado . O HBT são utilizados apenas para a amplificação (nunca para switches ) e funcionam bem em freqüências muito altas - até várias centenas de gigahertz. HBT geralmente são feitos de alumínio de arsenieto de gálio em vez de silício ou germânio como os transistores PNP e NPN .