>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Nikon 55 200 VR Vs . 70 300

A Nikon 55-200mm e 70-300mm são grandes lentes para fotografia de esportes ou trabalho paisagem . Em uma câmera de sensor APS- C, eles fornecem a 35 milímetros ampliação equivalente a 300 milímetros na lente 55-200mm e uma gritante 450 milímetros na lente 70-300mm . A lente 55-200mm foi desenvolvido para câmeras APS-C tamanho do sensor , como a D60 , D80 , D90 e D200 . As distorções efeito de borda foram muito bem controlado neste projeto . A lente 70-300mm foi projetado para sensores full frame usados ​​em câmeras como a D3X . Ele também pode ser usado em uma câmara com sensor APS - C em que apenas a porção central da lente é utilizada , resultando em efeitos de bordo muito menores , tais como vinheta e aberração cromática . Qualidade

A construção da qualidade da lente 70 -300mm é superior ao da lente 55 -200mm . A lente 55-200mm tem uma construção de plástico básico da Nikon e também tem um anel de montagem de plástico. Só o tempo dirá como os bens deste anel é . A lente 70-300mm passou por várias iterações ao longo dos anos . Embora também tem a construção de plástico de base de todos de lentes semi - profissional da Nikon , o anel de fixação é feita de metal . Dada a alta qualidade da óptica , não é surpreendente que um anel de montagem de melhor qualidade foi usado.
Chromatic Aberrações

aberração cromática aparece nas fotos como uma cor off halogéneo ao longo dos bordos das porções da imagem , com elevado contraste tal como uma transição de preto para branco . Ele pode ser minimizada durante a conversão para JPEG na câmera, ou ao usar da Nikon ou câmera de conversão raw da Adobe. Na lente 55 -200mm , que está bem controlada . A aberração cromática é moderado em níveis de zoom 55-135 , e aumenta um pouco como a lente se aproxima de 200 mm. Na lente 70 -300mm , a aberração cromática é moderada , e também aumenta a medida que o nível de zoom aumenta. A aberração encontrado na lente 55 -200mm parece ser ligeiramente menor do que o encontrado na lente 70 -300mm .
Imagem distorção

Com base nos resultados de laboratórios de teste , como photozone.de , a distorção em ambas as lentes começa como uma distorção de barril no final ângulo mais amplo do zoom, muda para uma almofada de alfinetes de forma bastante rápida , atinge um pico em torno do centro da faixa de zoom e, em seguida, diminui como o zoom é aumentado. A quantidade de distorção de imagem na lente 70-300mm é significativamente menor que a encontrada na lente 55-200mm .
Stabalization

A adição de redução de vibração (VR ) em sistemas de lentes Nikon melhorou a qualidade das fotografias que poderiam ser feitas . Com a nova geração de VR , a velocidade do obturador pode ser reduzido por 2-4 paragens sem causar impacto na qualidade da imagem . Tanto a 55-200mm e as lentes 70-300mm incluem um sistema de VR .
Vinhetas

Em uma lente normal , menos luz será transmitida através da lente na bordos do que é passado através do centro . Isso fará com que as vinhetas cantos da imagem a ser significativamente mais escuro do que o centro . A quantidade de vinhetas que aparece em uma fotografia é uma função da configuração de abertura . Será menos em uma configuração de abertura de f/16 , em que apenas o centro da lente é usada , que será a uma configuração de f /5, que utiliza mais da área da lente . Com base em ensaios realizados por photozone.de , a vinheta é muito bem controlada em ambas as lentes . No entanto, é muito melhor na lente 70-300mm do que é na lente 55-200mm .