>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Um milésimo de segundo:tiro esportivo e ação rápida


Seja você um fã de esportes ou não, se você é um fotógrafo, provavelmente se verá tirando fotos de alguma ação competitiva em ritmo acelerado em algum momento.

Se você está acostumado a fotografar em um ambiente agradável e controlado, como um estúdio, ou se está acostumado a fotografia de rua, onde seus assuntos provavelmente estão andando em um ritmo normal e relativamente lento, fotografar um evento esportivo pode ser um desafio.

Seus súditos se recusam a ficar parados; a iluminação está quase sempre longe do ideal, e muitas vezes você precisa procurar um bom local onde possa ver a melhor ação.

Ou talvez você seja um fã de esportes, ou pai de um jovem aspirante a atleta em seus anos de formação, e gostaria de saber como usar aquela câmera que ganhou de Natal para capturar alguns grandes momentos.

Seja qual for a sua situação, você pode tirar muitas fotos de ação de qualidade, desde que faça um pouco de trabalho de preparação e mantenha algumas coisas em mente. Para ajudá-lo com tudo isso, reunimos uma lista de dicas e considerações para tirar ótimas fotos de esportes e ação.

É tudo sobre a localização


Chegue cedo o suficiente para demarcar um bom lugar. Procure lugares onde a ação mais interessante acontece. Você precisa ser capaz de ver a ação se quiser fotografá-la.

Esteja ciente de seu fundo. Tente se posicionar de forma que os fundos de suas imagens fiquem limpos e não distraiam o assunto.

Considere tirar algumas fotos do próprio local. Se você tiver uma lente grande angular em sua bolsa, encaixe-a e tire algumas fotos grandes do campo, quadra, arena, etc. Elas são fáceis de tirar, então por que não ter um pouco de contexto extra?

Algumas observações sobre equipamentos


Use uma lente de zoom. Muitos fotógrafos sugerem ter uma lente com zoom de pelo menos 200 mm. Você não quer ter que cortar suas fotos com muita força.

Considere usar um monopé. Eu exaltei as virtudes do monopé muitas vezes antes. Eles são fáceis de transportar e mover durante a filmagem. Eles fornecem muita estabilidade sem os problemas de mobilidade que um tripé de tamanho normal acarreta.

Defina sua câmera para o modo de disparo contínuo e, em seguida, fotografe em disparos curtos. Eu normalmente gosto de tirar 3-5 fotos por sequência. Explosões mais longas do que isso significam que você terá muito mais fotos quase idênticas para filtrar depois. Se isso não o incomodar, sinta-se à vontade para disparar rajadas mais longas.

No entanto, se o cartão de memória estiver lento, a câmera irá travar ocasionalmente enquanto o cartão salva as imagens. Você pode usar um cartão de memória com um buffer rápido, no entanto, para aliviar esse problema. Certifique-se de que ele tenha muito espaço e leve muitos extras. Essas imagens se acumulam rapidamente.

Se você ainda tiver problemas com o congelamento da câmera enquanto processa fotos, considere fotografar em JPEG em vez de RAW. Você perderá alguma qualidade e algumas opções de pós-produção, mas suas imagens serão salvas no cartão de memória mais rapidamente e você terá mais espaço de armazenamento.

Conheça sua câmera


Conheça as configurações de exposição em seu ambiente antes que a ação comece. Não perca tempo verificando suas imagens na tela da sua câmera. Se você tiver suas configurações discadas antes do início da ação, não perderá tempo olhando para a pequena tela da sua câmera, perdendo a ação posteriormente.

Se você estiver fotografando um evento interno, reserve um tempo para verificar seu balanço de branco. Eventos internos, especialmente em ginásios, geralmente têm uma mistura de diferentes fontes de luz terríveis, como lâmpadas fluorescentes e de tungstênio.

Conheça o atraso do obturador da sua câmera. Na maioria das DSLRs, isso não é um grande problema. Mas sempre há pequenos atrasos que podem se somar – o atraso de seus olhos para seu cérebro, o atraso de sua decisão de pressionar o obturador e seu dedo realmente se movendo, e o atraso de quando você pressiona o botão do obturador até quando o obturador realmente incêndios.

Quando você está fotografando ação em movimento rápido, esses preciosos microssegundos podem significar a diferença entre a foto que você sempre sonhou em capturar e desperdiçar espaço no seu cartão de memória.

Foco!


Use o sistema de foco automático de zona da sua câmera. Pratique com ele até poder trocar de área sem pensar muito. Configure sua câmera para Foco Contínuo. Neste modo, enquanto você segura o botão do obturador até a metade, sua câmera se ajusta continuamente para manter o assunto selecionado em foco enquanto ele se move.

Pratique a pré-focagem. Isso significa que você prevê para onde seu assunto está indo e se concentra nesse ponto. Isso funciona melhor se você tiver um objeto estático no mesmo plano do local onde espera que a ação ocorra. A pré-focagem pode ser difícil de entender e pode não ser útil em todas as circunstâncias. Mas saber como fazer isso pode realmente ser útil.

Atire com profundidade de campo rasa. Mantenha o foco no assunto; a pessoa com a bola ou o corredor que está na frente. A chave é minimizar qualquer coisa que possa distrair seu público do assunto pretendido.

Moção de Transmissão


Ação tem tudo a ver com movimento, certo? Então, qual é a melhor maneira de capturar o movimento? Normalmente, isso significa usar uma alta velocidade do obturador. Eu pessoalmente manteria não mais lento que 1/500 a 1/1000. Não tenha medo de aumentar o ISO se você não tiver luz suficiente para uma alta velocidade do obturador. O ruído da imagem é normalmente mais aceitável do que assuntos desfocados.

Domine o tiro panorâmico. Isso significa seguir seus assuntos enquanto eles se movem, fotografando enquanto você faz isso. Certifique-se de combinar sua velocidade de movimento com a do seu assunto e siga com o movimento depois de tirar a foto. Você pode achar útil uma velocidade mais lenta do obturador aqui. O resultado final é que seu assunto está em foco enquanto o fundo está desfocado, transmitindo uma sensação de movimento.

Outras ideias


Fique de olho em momentos pequenos, mas emocionalmente reveladores, à margem. As reações dos companheiros de equipe e da multidão às vezes podem fornecer um ótimo contexto para o evento.

Mude seu ponto de vista. Muitas vezes é uma boa ideia descer e disparar. Isso pode adicionar um pouco de drama às suas fotos.

Saiba de antemão quais são as regras para fotógrafos. Muitos locais proíbem o uso de flash e muitos terão regras sobre onde você pode estar. Pesquise um pouco antes de ir ao evento para evitar um confronto constrangedor com um segurança mais tarde.

Você tem experiência em fotografar eventos esportivos? Quais são algumas dicas que você achou úteis? Qual engrenagem você usa? Queremos ouvir você nos comentários abaixo.