>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Projetores de planetário de 20 estrelas para astrofotógrafos


A astrofotografia é um daqueles tipos de fotografia que, quando bem feita, pode produzir algumas fotos impressionantes. Assim como qualquer tipo de fotografia, entender a cena e o assunto que você está fotografando permite capturar imagens melhores.



É por isso que mais e mais astrofotógrafos estão se voltando para projetores de planetários de estrelas, pois eles permitem que você aprenda a localização das estrelas e a configuração do céu noturno antes mesmo de tirar sua câmera da bolsa.
Qual planetário de projetor de estrelas lo...Qual planetário de projetor de estrelas parece melhor? Demonstração do projetor


A astrofotografia depende de céus escuros e claros. Dependendo de onde você mora, conseguir as condições certas pode significar ter que viajar e/ou esperar que o tempo esteja do seu lado. Se você tiver que passar metade da noite tentando descobrir onde está no céu a coisa que você está tentando fotografar, você pode estar perdendo ótimas fotos.

Se você tiver acesso a um projetor de planetário de estrelas, terá acesso ao céu noturno sempre que for conveniente para você, tornando o aprendizado da localização das estrelas um processo muito mais rápido. Então, qual projetor você deve escolher? Bem, reuni os 20 melhores que ajudarão você a melhorar seu jogo de astrofotografia para ajudar a encontrar facilmente o caminho certo para você.

Uma breve história dos projetores de planetário


O sonho de poder projetar com precisão o céu noturno dentro de uma sala tem milênios. Caminho de volta em 250 a.C. Arquimedes desenvolveu o primeiro dispositivo que mostrava os movimentos planetários. Ao longo dos anos as melhorias de Ptolomeu, a criação do Globo Gottorp, depois a Esfera Gororro e o Globo Atwood aproximaram o sonho.

No início do século XX foi desenvolvido o primeiro dispositivo para projetar os movimentos planetários. Conhecido como o Orbitoscópio e criado pelo Professor E. Hindermann em Basileia, é composto por dois planetas que giram em torno de um sol central. Um dos planetas continha uma pequena lâmpada que projetava uma sombra nos outros dois objetos.

No entanto, não foi até 1913 que o fundador do Deutsches Museum (Museu Alemão) em Munique, Oskar von Miller, e o astrônomo e conselheiro privado Max Wolf tiveram uma ideia para um novo tipo de planetário. Eles queriam criar um aparelho que mostrasse os movimentos aparentes do sol, da lua, dos planetas e das estrelas.

Para dar vida a essa ideia, eles procuraram a ajuda de Carl Zeiss, dono de uma empresa que produzia microscópios e outros instrumentos ópticos. Após a conclusão da Primeira Guerra Mundial em março de 1919, o engenheiro-chefe de design da Carl Zeiss Company (e mais tarde diretor) teve a ideia de usar uma sala escura e projetar o céu noturno usando luz.

Após vários anos de testes e desenvolvimento de dispositivos mecânicos em agosto de 1923, um céu artificial foi iluminado pela primeira vez. O Modelo 1 (como ficou conhecido) foi instalado permanentemente dentro do Museu Alemão em 1925.

À medida que a tecnologia avançava ao longo dos anos, o Modelo 1 deu lugar a modelos posteriores que se tornaram menores em tamanho. Então, com o advento dos computadores, a Carl Zeiss foi capaz de adicionar sistemas controlados assistidos por computador aos planetários e incorporar fibra ótica para retratar o céu noturno com mais detalhes. Isso acabou levando ao projetor de vídeo VELVET em 2008, que foi capaz de projetar o céu noturno em preto brilhante em oposição ao cinza de outros projetores.

À medida que os planetários se tornaram cada vez mais informatizados, era apenas uma questão de tempo até que os “planetários domésticos” fossem desenvolvidos. Lançado pela primeira vez por Takayuki Ohira em cooperação com a Sega, eles são conhecidos por construir planetários portáteis que são frequentemente usados ​​em eventos e exposições, bem como os projetores Megastar frequentemente vistos em museus de ciências e o Sega Toys Homestar.

Os projetores de estrelas são para adultos?


Embora existam muitos projetores de céu noturno projetados para simplesmente projetar estrelas em uma parede ou teto para criar um clima ou atuar como uma luz noturna para crianças, eles não são apenas para diversão das crianças. Existem também várias marcas diferentes de projetores de planetário que podem projetar imagens detalhadas do céu noturno e são feitos especificamente para adultos. Se você deseja apenas rastrear os movimentos das estrelas ou aprender suas localizações para a próxima vez que estiver em uma filmagem, os projetores de estrelas são um gadget para os adultos.

Tenha em mente que se você tem um fotógrafo jovem ou uma pessoa pequena interessada nas estrelas em casa, possuir um desses projetores pode ser uma ótima maneira de aprender o céu juntos.

O que procurar em um projetor Star?


Nem todos os projetores de estrelas são iguais e enquanto alguns são feitos simplesmente como um brinquedo de criança para atuar mais como uma luz noturna do que qualquer outra coisa, outros são capazes de oferecer uma qualidade muito maior e realmente permitir que você aprenda a localização das estrelas.

Qual ​​é o tamanho do projetor Star?


Os projetores Home Star vêm em vários tamanhos. Saber que tipo de restrições de espaço você tem (especialmente em termos de armazenamento) é importante levar em consideração antes de comprar.

Também é importante observar que alguns dos projetores projetados especificamente para adultos geralmente têm pequenas peças que podem ser retiradas facilmente. Portanto, mesmo que o projetor seja para o seu eu adulto, se houver crianças por perto quando você o estiver usando, talvez seja necessário ficar de olho neles.

Ele se conecta?


Embora a maioria dos projetores de estrelas possa ser conectada à tomada, também existem modelos que são alimentados por baterias de uso único ou recarregáveis. Aqueles que são alimentados por baterias recarregáveis ​​geralmente vêm com um cabo de carregamento USB. No entanto, estes podem ser um pouco curtos, pois destinam-se exclusivamente a carregar o projetor quando não estiver em uso.

Qualquer tipo de sistema de energia que você escolher dependerá de onde você planeja usar o projetor. Se for apenas na casa onde você sempre terá acesso às tomadas, ótimo, escolha um projetor com plugue. Se você é um pouco mais aventureiro ou talvez planeja usá-lo em algum lugar que não haja acesso fácil a uma tomada, um projetor alimentado por bateria talvez seja uma opção melhor.



Não se esqueça de verificar quanto tempo a bateria deve durar! Um bom projetor de estrelas deve funcionar por cerca de 10 horas com carga completa.

Você pode definir um temporizador?


Esteja você usando o projetor do planetário para aprender a localização das estrelas ou simplesmente querendo adormecer sob as estrelas no conforto de sua própria cama enquanto chove lá fora, um temporizador significa que você pode configurar o projetor para desligar automaticamente após um certo quantidade de tempo. Quem não acordou de manhã para perceber que a luz do banheiro ficou acesa a noite toda? Bem, usando o temporizador embutido para isso.

A maioria dos projetores de planetário vem com uma configuração de timer. As opções podem variar de 15 minutos a várias horas. Isso é ótimo se você quiser testar suas habilidades de encontrar estrelas, dando a si mesmo um certo tempo para localizar estrelas ou constelações antes que o projetor desligue.

Qual ​​é o brilho da tela?


Quanto mais brilhante a tela, mais claro e fácil é descobrir quais estrelas e planetas estão localizados onde e distinguir um do outro. Infelizmente, nem todas as marcas informam isso nas especificações do produto.

No entanto, geralmente você pode determinar isso investigando algumas das revisões on-line. Você também pode considerar o preço do projetor de planetário específico. Os modelos mais baratos e aqueles que são projetados mais para serem brinquedos ou para definir o clima dos quartos provavelmente oferecerão telas de menor qualidade do que os modelos mais sofisticados.

Exibições fixas versus telas rotativas


Projetores de estrelas com telas fixas projetam uma imagem do céu noturno que permanece imóvel. Um projetor com tela giratória, por outro lado, projetará uma imagem do céu noturno que se moverá pela sala e saltará pelo teto e paredes.

Se o seu foco principal é aprender o céu noturno, um modelo que permita alternar entre os dois pode ser o ideal. Você pode usar a tela estática para aprender as localizações das estrelas e, em seguida, a tela rotativa para testar a si mesmo à medida que melhora.

Que tipo de exibição


Os projetores de estrelas planetários foram desenvolvidos com uma ampla gama de usos em mente. Isso significa que nem todos os projetores são ideais para astrofotógrafos. Alguns que são desenvolvidos para crianças até incluem alienígenas e naves espaciais voando pelo céu e geralmente não são tão detalhados.

Existem, no entanto, muitos projetores que vêm com imagens realistas que permitem que você veja os planetas, constelações e grupos de estrelas exatamente como você faria no céu noturno e são mais adequados para astrofotógrafos.

Posso obter discos adicionais?


Alguns projetores têm a capacidade de trocar discos. Estes permitem expandir a gama de objetos celestes que podem ser exibidos. Às vezes, eles vêm com o projetor e, às vezes, precisam ser adquiridos separadamente.

Esses discos extras podem permitir que você se concentre em certas áreas do céu noturno, como um determinado planeta, galáxia e até nebulosas, o que pode ser uma ótima prática para capturá-los quando você voltar para fora sob o céu noturno real.

Ele tem um controle remoto?


Um controle remoto significa maior comodidade. Claro, você pode facilmente se agachar ao lado do projetor e alterar as configurações ali mesmo, mas quando você voltar para admirar a tela, pode não parecer exatamente como você deseja. Então volte para o projetor.

Um controle remoto significa que você pode ajustar as configurações de onde quiser ver a projeção. Embora não seja essencial, descobrir se um controle remoto é algo útil antes de comprar vai poupar muito estresse.

Os 20 melhores projetores de planetário domésticos

Projetor Smart Galaxy Star Encalife Atmosphere


Este projetor será um vencedor se você gosta de integrações com Alexa e Google. Basta conectar o projeto ao aplicativo Smart Life para controlá-lo de qualquer lugar usando o aplicativo ou sua voz. O projetor vem com 16,7 milhões de cores de nebulosa e velocidade de movimento ajustável.



O projetor é facilmente programado para ligar e desligar em horários específicos e ajustar o brilho da estrela e da nebulosa individualmente.

Prós:
  • Alexa, Google e aplicativos para dispositivos móveis controlados.
  • Temporizador programável
  • Direção de luz ajustável
  • 7 milhões de cores de nuvens de nebulosa

Contras:
  • Projetado mais para o humor do que para observar as estrelas.

Confira aqui o preço atual


Projetor Encalife Ambience Star


Um dos poucos projetores de estrelas que vem com um controle remoto, o Ambience Star Projector vem completo com brilho ajustável e um temporizador de suspensão.



Com 21 modos de iluminação e diferentes velocidades de movimento, você pode visitar uma galáxia diferente a cada vez.

Prós:
  • Acessível
  • Fácil de usar.
  • Inclui um controle remoto
  • Conectividade Bluetooth

Contras:
  • Projetado para dormir, relaxar e definir o humor, em vez de observar as estrelas.

Confira aqui o preço atual


Sega Homestar Classic


A Sega Toys é a marca de referência para planetários domésticos. O Homestar Classic usa um sistema baseado em disco com diferentes mapas do céu disponíveis para você. Ele vem com discos para os hemisférios norte e sul e discos adicionais, incluindo a Terra, a Lua e Andrômeda, estão disponíveis para compra separadamente.



Ele vem com um projetor de LED branco de 3 watts e pode projetar até 60.000 estrelas. O projetor em si pesa apenas 800g e seu tamanho relativamente pequeno significa que é fácil de guardar quando não estiver em uso.

Prós:
  • Representação precisa do céu noturno
  • Opção de temporizador para 15, 30 e 60 minutos
  • Amigável ao usuário
  • Inclui a capacidade de alterar o foco e o ângulo.
  • A base compacta e resistente mantém o projetor no lugar.

Contras:
  • Não é tão brilhante quanto alguns outros projetores.

Confira aqui o preço atual.


Sega Homestar Flux


O Homestar Flux é o projetor de planetário doméstico mais recente da Segas. Com um projetor de LED de 5 watts e tela de 60.000 estrelas HD, o Flux recria o céu noturno exatamente como aqueles no interior estão acostumados a ver.



Vem com 2 discos, ambos do hemisfério norte com e sem as constelações marcadas. No entanto, existem mais de 30 discos adicionais disponíveis para compra separadamente. Além disso, uma infinidade de opções de carregamento com o cabo de carregamento USB incluído.

Como seu antecessor, o Flux possui um temporizador de desligamento automático por 15, 30 e 60 minutos, além de rotação e efeito de estrela cadente.

Prós:
  • Alta qualidade de imagem
  • Cabo de alimentação USB versátil
  • Grande variedade de discos extras
  • Leve e compacto
  • Temporizador de desligamento automático

Contras:
  • No lado caro
  • O efeito de estrela cadente aparece sempre no mesmo local.

Confira aqui o preço atual.


Omegon Star Theater Pro


Um dispositivo de aparência elegante que projeta imagens realistas do céu noturno, o Star Theater Pro é capaz de projetar até 10.000 estrelas, além da Terra, Lua e Sol. Ele vem com um projetor LED de 3 watts e 2 discos. Um disco mostra um céu estrelado enquanto o outro é da Terra, Lua e Sol.



O projetor é alimentado através de um cabo USB que pode ser conectado a um adaptador de parede ou banco de energia e com apenas 4 botões é simples de operar.

Prós:
  • Fácil de usar.
  • Alimentado via USB.
  • Oferece ajuste de distância de projeção.

Contras:
  • A projeção é muito detalhada.
  • Sem ajuste de brilho

Confira aqui o preço atual


Projetor Dark Skys DS-1 Star


O projetor de estrelas Dark Skys DS-1 tem a capacidade de projetar mais de 4 milhões de estrelas de alta definição em sua parede ou teto. Ele usa uma configuração de disco estrela de cromo em vidro, que é o único existente.



O projetor vem com um disco do hemisfério norte, mas outros estão disponíveis para compra e oferece 3 velocidades e rotação reversa do disco. Com uma enorme potência de 10 watts e brilho ajustável, você sentirá que pode tocar as estrelas.

Prós:
  • Projetos com mais de 4 milhões de estrelas
  • Temporizador de desligamento automático por 30, 60 minutos e 2 horas
  • Can be rotated to project vertical or horizontal.
  • The largest collection of star discs available
  • Shooting star effect is random.
  • includes a nightlight mode
  • easy to use.

Cons:
  • expensive
  • Only available in the US

Check the current price here

 

Nashika Real Home Planetarium


Made by the Japanese brand Nasika this projector allows you to view the stars, Milky Way, constellations and even Earth. The projector is able to show you real-time viewing which means that you can see what the night sky looks like right now – a great advantage if you’re looking to learn the locations of stars for astrophotography!



The images projected are noticeably clear and offers up to 9000 constellations and 31 galaxies with the 2 discs that are included. The only major downside is that the user manual is in Japanese which can make it a little challenging to first set up.

Pros:
  • Projects up to 10,000 stars onto any flat surface
  • Has an adjustable focus.
  • Auto-off timer function
  • USB charging cable

Cons:
  • User Manual is in Japanese
  • Fragile

Check the current price here

 

Ioptron Mini Livestar Planetarium


This home planetarium gives you lots of options, including being able to view the real-time night sky anywhere in the world. Its technology allows you to access a huge database with over 200 user-define objects.

It’s globe shape means that even when it’s not turned on it’ll still help you learn about the night sky.

Pros:
  • Accurate display of stars, constellations, Milky Way
  • Real-time night sky viewing
  • Rotation function
  • Affordable

Cons:
  • Not very durable

Check the current price here


Uncle Milton 3D Star Theatre


Want to feel like you’re actually standing in the stars? Then the 3D Star Theatre might just be what you’re after. Weighing just 1 pound and requiring 4 AAA batteries this home planetarium is very portable.



It comes complete with 3D glasses and a focus dial so that the stars are never blurry.

Pros:
  • Affordable
  • Easy to use.
  • 3D images

Cons:
  • Batteries not included.

Check the current price here


Sega Homestar Pure


The Homestar Pure is the mini, portable version in the Homestar planetarium series. Like the other Homestar projectors, it can project up to 10,000 stars but is battery powered for transportability.



It also comes with two northern hemisphere star discs and a 30-minute timer function.

Pros:
  • Portable
  • 10,000 stars
  • Auto-off timer
  • Easy to use.

Cons:
  • Manual is in Japanese.

Check the current price here


In My Room Star Theater Pro


This projector is very versatile with images that either rotate or remain still.



It has the ability to project stars, the Earth, moon, and sun using it’s ultra-bright LED source.

Pros:
  • Adjustable focus and projection angle
  • Auto-off timer
  • Realistic night sky view

Cons:
  • Discs have stopped being manufactured.
  • Doesn’t include adapter.

Check the current price here


Smithsonian Optics Room Planetarium


Recreate the experience of the Smithsonian Air and Space Museum’s planetarium in your own home. Ok, so it’s never going to be able to truly replicate the experience, but this home planetarium star projector does a pretty good job.



The projector comes with a rotating pattern of the northern hemisphere night sky plus multiple high-definition slides of the night sky. It runs on AA batteries which means you can use it wherever you want and has an auto-off function that turns the projector off after 15 minutes.

Pros:
  • Easy to use.
  • Have a choice of viewing the night sky, detailed images of planets and various celestial bodies.
  • Can adjust projection angle.
  • Works great with a large projection space
  • Affordable

Cons:
  • Not very bright
  • Some images are blurry.
  • Doesn’t feel high quality.

Check the current price here


Discovery Space and Planetarium Projector


This is a double-sided projector with stationary and rotating modes.



It comes with 4 discs with 8 slides each showing the nights sky, planets, and galaxies.

Pros:
  • Affordable
  • Easy to use.
  • Design modeled on real space and observatory equipment.
  • 30-minute auto-off timer

Cons:
  • Images not very detailed
  • Designed for kids.
  • Battery powered.

Check the current price here


BlissLights Sky Lite


The BlissLights Sky Lite is super user friendly with just a 3-button control panel that allows you to cycle through the different settings. It has the ability to choose to see the stars, nebulae, or both, adjust the brightness and turn the rotation on or off.



The projector comes with a 3-foot-long plug allowing you more flexibility of where you place it. Plus, the auto-off timer can be set up to 6 hours.

Pros:
  • Easy to use.
  • Long power lead
  • 6-hour auto-off timer
  • Lightweight and compact for easy storage
  • Uses real laser diodes.

Cons:
  • AC power only
  • Not designed specifically for star gazing

Check the current price here


BlissLights Ark Lite


The Ark Lite incorporates a direct diode laser, precision glass optics and helographic technologies to create its otherworldly projection.



It’s simple button controls make it easy to use.

Pros:
  • Affordable
  • Easy to use.
  • Vibrant colors
  • 6-hour auto-off timer

Cons:
  • Doesn’t have a remote
  • Doesn’t mimic realistic view of the sky.

Check the current price here


The 8,000 Stars Home Planetarium by EastCoLeigh


With an inbuilt Bluetooth speaker, you can listen to your music or a space themed podcast while gazing at the stars. This projector also gives you the ability to see the night sky on different dates and the rotation features gives it the realistic feature.



As the name suggests, it projects 8,000 stats and 61 constellations in the northern hemisphere accurately.

Pros:
  • Bluetooth speakers
  • Specific time/date display
  • 5 speed rotation available
  • Vivid and accurate display of stars

Cons:
  • Powered by 3 AA batteries

Check the current price here


Riarmo Galaxy Star Projector


Let this projector show you a starry sky complete with 3 levels of brightness and an adjustable nebulae effect.



It also comes with a remote control and Bluetooth speaker with the ability to sync the lights to the music.

Pros:
  • Affordable
  • Brightness controls
  • Remote included.
  • 16 lighting effects

Cons:
  • Doesn’t mimic realistic view of the night sky.

Check the current price here


Brainstorm Toys Deep Space Home Planetarium


The Deep Space Home Planetarium is a high-quality slide projector which includes 24 color NASA images across 3 interchangeable slide discs. Able to rotate with one of its 2 does projecting the stars and the other constellations.



It also comes with a helpful educational booklet.

Pros:
  • Easy to use.
  • Affordable
  • Multiple discs

Cons:
  • Designed for kids.
  • Not very detailed

Check the current price here


Laser Twilight Star Projector


Offers a realistic panorama of the night sky including comets, stars, and galaxies. It uses a mixture of blue and green stars that rotate and is capable of filling a large area.



Powered by an AC adapter and the projector has a 4-hour auto-off feature.

Pros:
  • Very simple to use.
  • 1000+ stars and cloud formations
  • 4-hour auto-off timer
  • Fill up large area.

Cons:
  • Only blue/green colors

Check the current price here


LBell 3 in 1 Galaxy Projector


This projector comes complete with remote control, auto-off timer, and Bluetooth speaker so you can listen to music as you study the stars.



The projector has 16 million colors, 8 scene options and a 3-color flash mode.

Pros:
  • Includes remote.
  • USB cable and adapter
  • Auto-off timer

Cons:
  • Designed for mood lighting rather than realistic viewing of the stars.
  • A little noisy

Check the current price here


Alternative Star Projectors


As technology has marched on, the ability to see and understand the night sky is becoming easier and easier. Now all you need is your phone and one of several free iOS or Android apps. Yes, there’s an app for that.

Here are Mike Smith’s essential apps for astrophotography.



Popular apps include iSky, Google Sky and Star Chart amongst others. Most star gazing apps have a free version which will allow you to point your phone up to the sky and identify what you are seeing.

So, when you are out with your camera taking photos of the night sky you have a map of the night sky in your pocket allowing you to easily identify or find the celestial object you are looking for!

Whether you are using a home planetarium or an app click here to find out how you can do astrophotography using DSLR and a telescope.