>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

8 bits versus 16 bits:o que isso significa para mim?


Você já deve ter ouvido falar que JPEGS são arquivos de 8 bits, enquanto os arquivos RAW são arquivos de até 16 bits. Isso se repete muito, e é uma das justificativas para incentivar todos a filmar arquivos Raw. Mas você pode se perguntar que impacto isso realmente tem em nossas fotos. O que significa profundidade de bits?

Se você é como eu, você não se importa muito. Você percebe que 16 bits devem ser melhores que 8 bits, então, quando possível, trabalhe com arquivos de 16 bits. Mais =melhor. Você pode até entender como o número de cores disponíveis diminui à medida que você começa a lidar com tons mais escuros. Mas pode não parecer algo para se preocupar muito.

Acontece que entender esse problema renderá dividendos à sua fotografia. Por exemplo:

  • Compreender a profundidade de bits pode ajudar na hora de escolher entre as câmeras a serem compradas. Algumas câmeras criam arquivos com mais bits do que outras.
  • Importa quando falamos de cor. Na verdade, a profundidade de bits é o que determina o número de cores disponíveis.
  • A profundidade de bits determina o alcance dinâmico máximo da sua câmera.
  • Compreender a profundidade de bits também ajudará a demonstrar como expor suas fotos. Existe uma técnica chamada "Exposição à direita" que resulta diretamente dos conceitos deste artigo.

Esta edição de arquivos de 8 bits versus 16 bits aparecerá em outros artigos da Outdoor Photo Academy, então eu quero ter um artigo explicando o básico. Tenho certeza de que o tópico parece tedioso, mas prometo torná-lo o mais legível e simples possível. No final, você terá uma visão valiosa da tecnologia que está usando para melhorar sua fotografia.

O que é um pouco afinal?

Um arquivo criado por uma câmera é composto de pixels. Mas nem todos os pixels são criados iguais. Cada pixel é definido por quantos bits pode carregar dentro dele. Então, o que é um “pouco”?

Pense um pouco como um interruptor. Você pode pensar nisso como uma chave liga/desliga, ou uma chave binária 1/0, ou uma chave Canon vs. Nikon. Não importa o tipo de interruptor. Tudo o que importa é que um bit é uma proposição ou/ou, o que significa que existem 2 possibilidades em cada bit. Quanto mais bits você tiver em cada pixel, mais possibilidades você terá.

Arquivos de 8 bits

A seguir, você precisa entender como os bits são medidos. A maneira como você medirá os bits é 2 elevado à potência de quantos bits você tiver. O 2 vem das 2 possibilidades em cada bit. No caso de um arquivo de 8 bits, você tem oito opções. O número de opções é 2x2x2x2x2x2x2x2 ou 2Para evitar que você tenha que fazer contas, chega a 256.

Mas ainda não terminamos. Como existem 3 canais de cores, temos que levar isso em conta. Geralmente usamos o espaço de cores RGB, então há um canal vermelho, um canal verde e um canal azul, que coletivamente cria nossas cores na fotografia digital. Quando dizemos que um arquivo é um arquivo de 8 bits, isso significa que há 8 bits por canal . Esse número de 256 significa que existem 256 tons de vermelho possíveis. E 256 possíveis tons de verde. E 256 possíveis tons de azul.

Portanto, para obter o número total de cores em um arquivo de 8 bits, temos que multiplicar 256 x 256 x 256. Isso dá 16.777.216 cores possíveis em um arquivo de 8 bits Arquivo.

Sua primeira reação ao ler isso pode ser:” Com todas essas cores, por que eu me importo com uma profundidade de bits mais alta? 16,7 milhões de cores não são suficientes? De quantos eu poderia precisar?” Antes de tirar qualquer conclusão, continue lendo.

Arquivos de 16 bits

Antes de entrarmos nas diferenças entre arquivos de 8 bits e arquivos de 16 bits, vamos ver rapidamente o número de cores em um arquivo de 16 bits. Novamente, para determinar o número de cores, medimos o número de possibilidades por 2 elevado à potência do número de bits, que neste caso é 16.  Então, aqui serão 2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2 ou 2. Novamente, para poupar a matemática, o total é 65.536. Isso significa que existem 65.536 tons cada de Vermelho, Verde e Azul. Como existem 3 canais de cores, nosso total de cores disponíveis chega a impressionantes 281 trilhões e mudar.

Por que 16 bits são importantes?

Embora um arquivo de 16 bits obviamente tenha muito mais combinações de cores do que um arquivo de 8 bits, ainda pode não estar claro por que isso é importante. Afinal, você ainda tem 16,7 milhões de cores disponíveis em arquivos de 8 bits.

A razão pela qual as cores de 16 bits são importantes tem a ver com a maneira como as cores são distribuídas pelo espectro. Aqui está a chave:Das cores disponíveis, metade delas vai para registrar os 50% superiores dos valores de exposição. Isso provavelmente não parece tão ruim, mas é. Os 50% superiores dos valores de exposição em uma foto são apenas um ponto de luz. Lembre-se de que uma parada de luz é uma duplicação ou metade da luz.

E fica pior para arquivos de 8 bits. O número de cores disponíveis diminui em 50% para cada parada Depois disso. Cada vez que você move um stop mais escuro na escala de tons, você obtém metade dos tons para trabalhar. Confira no gráfico de 8 bits o que acontece à medida que você desce:


[box type=”info” style=”rounded”]Se você não estiver familiarizado com o sistema Zone, é um sistema para medir tons e valores de exposição usado principalmente no dias de cinema. Ficou famoso por Ansel Adams e Minor White. A premissa básica é simples:cada parada de luz é uma Zona e você tem apenas 11 Zonas que se movem do preto para o branco. A escala começa na Zona 0, que é preto puro, e os números sobem a cada parada de luz até a Zona 10, que é branco puro. A zona 5 é cinza médio. Por enquanto, pense em cada Zona como um ponto de luz.[/box]

Em particular, confira o número de cores disponíveis para as paradas inferiores do gráfico acima. Na Zona 0, você tem apenas 2 tons de cada cor, para um espectro total disponível de 8 cores. Isso não é bom, é? Portanto, o resultado é que em um arquivo de 8 bits você tem muitas cores nos níveis mais claros da imagem, mas tem muito pouco com que trabalhar no lado escuro. Essa é a desvantagem dos arquivos de 8 bits.

O principal inimigo aqui é o bando. Se você tiver poucas cores para trabalhar, essas cores terão transições duras. Embora isso provavelmente não esteja acontecendo na Zona VII com mais de 2 milhões de cores, pode definitivamente acontecer na Zona I com apenas 2 tons disponíveis por canal ou 8 cores no total. Além disso, supondo que você processe suas fotos, você deseja dar a si mesmo o que é chamado de “espaço de edição”. Isso evitará que seu histograma seja desfeito enquanto você edita suas fotos (principalmente ao adicionar contraste e puxar o histograma em direções diferentes).

O benefício dos arquivos de 16 bits

Arquivos de 16 bits corrigem isso. Confira o gráfico refletindo as cores disponíveis em 16 bits de dados:


Mesmo nos níveis de luminosidade mais baixos, você tem muitas cores para trabalhar. Por exemplo, em um arquivo de 16 bits, mesmo na Zona I, você tem 512 tons disponíveis em cada canal de cor, para um espectro total disponível de mais de 134.000 cores. Isso é um monte de tons diferentes para trabalhar. Na verdade, isso é mais tons do que obtemos de um arquivo de 8 bits, mesmo no seu mais brilhante. Mesmo nos tons mais escuros, há muitas cores, o que deve levar a transições mais suaves e menos possibilidade de faixas em nossas fotos.

Exemplo adicional:arquivos de 12 bits

Tenho um terceiro gráfico abaixo, para arquivos com profundidade de bits de 12.  Estou fornecendo isso porque muitas câmeras só são capazes de criar arquivos de 12 bits. A maioria das câmeras com sensores full-frame ou APS-C cria arquivos de 14 bits, e a maioria das câmeras com Micro 4/3 e compactas criam arquivos de 12 bits. Estou apenas mostrando o arquivo de 12 bits porque o objetivo é mostrar que, mesmo em 12 bits, o número de tons ainda é exponencialmente melhor do que um arquivo de 8 bits. É ainda melhor para uma câmera que cria arquivos de 14 bits.


Aplicando a profundidade de bits

Antes de ler este artigo, sem saber nada sobre tecnologia, você deve ter imaginado que um arquivo de 16 bits é melhor do que um arquivo de 8 bits. O objetivo deste artigo não é tanto mostrar que arquivos de 16 bits são melhores, mas mostrar quanto eles são melhores. Os arquivos de 16 bits têm exponencialmente mais gradações de cores.

Como você tira vantagem disso? Em primeiro lugar, fotografando arquivos Raw. Configurar sua câmera para um arquivo Raw fará com que ela use a maior profundidade de bits disponível para a câmera. A câmera pode não ser capaz de criar arquivos de 16 bits (a maioria das câmeras são de 12 bits ou 14 bits), mas obterá o número máximo. Se você fotografa em JPEG, está começando com um arquivo de 8 bits.

Segundo, você quer evitar tons mais escuros quando puder. Como vimos acima, cores mais claras têm exponencialmente mais tons para escolher. Manter as coisas brilhantes (mas não estouradas!) lhe dará o máximo de espaço para trabalhar com suas fotos sem que as faixas se tornem um problema. Também ajudará a manter o ruído sob controle. Quando você ouve os fotógrafos pregarem “exponha à direita”, é disso que eles estão falando. Eles estão dizendo para expor suas fotos para que os tons apareçam no lado direito (brilhante) do histograma. Você pode escurecer as coisas mais tarde para obter a aparência desejada.

Quando estiver fotografando, você também pode considerar expor normalmente, mas agrupando suas fotos. Isso significa que você configura sua câmera para tirar 3 fotos em vez de 1, com uma exposta normalmente, uma subexposta e uma superexposta. Dessa forma, você terá o benefício de ter a foto normalmente exposta com a aparência desejada, mas também terá uma foto mais clara caso os tons mais escuros da foto normalmente exposta sejam problemáticos.