>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Introdução ao uso de camadas de ajuste de curvas no Photoshop


E se eu lhe disser que há apenas uma ferramenta necessária para afetar os valores de claridade e escuridão de sua imagem? E se eu te disser que a mesma ferramenta é a única coisa que você precisa para toda a correção de cores na sua foto? Você estaria interessado em aprender essa ferramenta?

Sem dúvida, todos nós o faríamos. E tal ferramenta existe. É provável que você já tenha ouvido falar. Você pode até ter experimentado. É a Camada de Ajuste de Curvas, e é tudo que você precisa para:
  • melhorar as cores,
  • remover matizes de cores,
  • ilumine sua imagem,
  • escureça sua imagem,
  • adicione contraste.

O que? Então, por que não usamos essa ferramenta o tempo todo? Por que essa não é a primeira coisa que você aprende quando ensinam Photoshop?

Provavelmente porque sempre que você vê essa ferramenta em ação o resultado é algo assim:



Parece muito complicado. Se você é como eu, nem sabe por onde começar com isso. Parece além da capacidade de usuários experientes do Photoshop. Como resultado, evitei me envolver com Camadas de Ajuste de Curvas por anos. Achei que estava além de mim.

Mas estou aqui para dizer que usar o Curves não precisa ser muito complicado. Existem movimentos muito simples que você pode fazer com Curvas que permitem facilitar seu caminho para isso. Na verdade, se você sabe usar a ferramenta Níveis no Photoshop, já sabe muito do que precisa para usar o Curves.

E também estou aqui para lhe dizer que é assim que os usuários sérios do Photoshop usam o Photoshop. Se você domina o Curves, está no caminho certo para dominar o Photoshop. Os vários controles deslizantes e ajustes parecerão desajeitados e amadores para você em comparação com o Curves.

Neste artigo, vou apresentá-lo à Camada de Ajuste de Curvas e mostrar três coisas simples que você pode fazer para começar a se sentir confortável com ela. As dicas e técnicas neste artigo não permitirão que você domine o Curves imediatamente, mas eles o ajudarão a começar. A partir daí, você pode adicionar etapas e processos adicionais à medida que ganha experiência.

A camada de ajuste de curvas


Na verdade, é mais simples para mim mostrar como usar o Curves do que para explicá-lo. No entanto, aqui está como funciona:

Uma Camada de Ajuste de Curvas é apenas um histograma com uma linha diagonal passando por ele. Você provavelmente já está familiarizado com o histograma, que na verdade é apenas um gráfico de barras que mostra os valores de brilho dos pixels em sua imagem, com os pixels mais escuros empilhados nas colunas à esquerda e os pixels mais claros empilhados nas colunas à direita .

Mas então há aquela linha diagonal passando por ele. Essa linha diagonal representa a maneira como as coisas estão atualmente . Se você não alterar a linha diagonal, nada muda na sua imagem. Mas assim que você começar a fazer alterações nessa linha, as coisas mudarão na sua imagem. Especificamente, ao puxar a linha para cima, você aumenta os valores de exposição e, ao puxar a linha para baixo, você diminui os valores de exposição.

Para alterar a linha, basta clicar sobre ela em qualquer ponto e arrastá-la. Ao soltar o botão do mouse, a linha é alterada de acordo com o ponto que você acabou de definir. Se você arrastar para cima, as coisas ficam mais brilhantes. Se você arrastar a linha para baixo, as coisas ficam mais escuras. Você pode arrastar parte da linha para cima e parte da linha para baixo, se quiser. Na verdade, você pode definir quantos pontos quiser. Vá em frente e crie uma Camada de Ajuste de Curvas e faça algumas alterações na linha apenas para ter uma ideia. Quando terminar, você pode simplesmente excluir a camada e nenhum dano terá acontecido à sua imagem.

Mesmo que isso não faça sentido para você, continue. Como eu disse, é mais fácil mostrar isso para você do que explicar.

Definindo seus endpoints


Já mencionamos Níveis, então vamos começar fazendo algo parecido com isso. As curvas podem fazer tudo o que os níveis podem fazer e muito mais. Se você não fizer mais nada, use uma Camada de Ajuste de Curvas como uma Camada de Ajuste de Níveis, que fará com que você comece e se sinta confortável com o Curves. Você pode se preocupar com outros aspectos do Curves mais tarde.

Tanto as curvas quanto os níveis permitem que você defina o ponto branco e o ponto preto de sua imagem ou seleção. O ajuste é feito exatamente da mesma maneira para cada um. Abaixo está um exemplo de uma alteração feita em uma imagem usando uma Camada de Ajuste de Curvas da mesma forma que você pode usar um comando de Níveis. Ou seja, o exemplo apenas desloca o ponto branco e o ponto preto em direção ao centro da imagem. Esse movimento simples pode ter um efeito profundo em suas fotos.



Claro, a Camada de Ajuste de Níveis também tem o controle deslizante de gama no centro. Existem maneiras melhores de apenas leveza e contraste nas curvas, sobre as quais falaremos mais tarde. Mas agora você já está usando o Curves para definir seus pontos finais e aumentar o contraste da sua imagem.

Clarear e escurecer


Não tente fazer muito com uma camada de ajuste de curvas. Você pode criar um monte de Camadas de Ajuste de Curvas, cada uma fazendo pequenas tarefas discretas. Trabalhar dessa maneira provavelmente funcionará melhor para você. Adicionar mais camadas não custa nada. Criar várias camadas é muito mais simples do que tentar criar uma monstruosidade com uma curva complicada.

Se você quiser clarear toda a imagem ou sua seleção, basta puxar a curva para cima no centro. Puxe-o um pouco diagonalmente para o canto superior esquerdo, assim:



Agora você iluminou toda a imagem. Mas e se você quiser iluminar as partes mais claras da imagem, tendo menos efeito nas partes mais escuras da imagem? Nesse caso, basta puxar para cima a linha diagonal mais à direita do histograma. Lembre-se de que os pixels mais brilhantes ficam no lado direito do seu histograma. Ao puxar a linha diagonal desse lado, você está alterando mais a curva para esses pixels. A linha diagonal retornará naturalmente à sua posição central à medida que se move para a esquerda.

Já clareamos a imagem, mas agora vamos fazer o oposto e escurecer. Para escurecer a imagem, basta puxar o centro da curva para o canto inferior direito:



Se você quiser escurecer as partes mais escuras da sua imagem mais do que as partes mais claras, basta puxar a linha diagonal para baixo mais no lado esquerdo. Os pixels escuros estão no lado esquerdo do histograma. Ao puxar a linha mais para baixo desse lado, você está afetando mais esses pixels. Novamente, a linha diagonal tenderá naturalmente a voltar para onde estava à medida que os valores de pixel aumentam.

Dessa forma, você não apenas pode clarear ou escurecer sua imagem como um todo, mas também pode direcionar partes da imagem para ajuste.

Aguce a curva


O que a camada de ajuste de curvas faz muito bem é aumentar o contraste. É aqui que entra em jogo o verdadeiro poder da Camada de Ajuste de Curvas. Você provavelmente já ouviu falar da curva “S”, e é verdade que você pode criar essa curva para aumentar o contraste. Vai parecer algo assim:





Tudo o que você está fazendo com uma curva “S” é fazer dois movimentos simples em uma curva:você está escurecendo as partes escuras da imagem e clareando as partes claras da imagem.

Por mais simples que seja, nem precisa ser tão complicado. Eu tenho um pensamento simples para você ter em mente sempre que estiver pensando em aumentar o contraste e é este:Acentue a curva .

Encontre a essência da sua foto ou faça uma seleção usando uma das ferramentas de seleção do Photoshop. Então, para aumentar o contraste, tudo o que você faz é acentuar a curva na parte do histograma onde há mais pixels. Se você estiver começando com o histograma à esquerda, aumente a inclinação para ficar parecido com o da direita:

Observe que isso criou a famosa curva “S”. Mas você não precisa criar uma curva. Você também pode simplesmente deslizar no ponto branco e no ponto preto para criar a mesma inclinação acentuada. De qualquer maneira funciona.

Adicione máscaras para fazer ajustes direcionados


Até agora, fizemos alterações no quadro geral. Mas se você adicionar “mascaramento” à equação, poderá adicionar esses efeitos seletivamente a apenas partes da sua imagem.

A Camada de Ajuste de Curvas já possui uma máscara anexada a ela. Basta olhar para o lado direito da camada e você verá um retângulo branco:

A cor branca significa que, enquanto houver uma marca, você verá o efeito em suas fotos. Se você não quiser ver o efeito em todos os lugares, precisará alterar o branco para preto onde não deseja que as alterações afetem sua imagem. Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é usar sua ferramenta pincel, definir a cor para preto e pintar a máscara onde não quiser ver as alterações que está fazendo com sua camada de ajuste de curvas.

Você pode fazer o oposto invertendo a máscara, o que parece complicado, mas é feito simplesmente pressionando Ctrl+i. Agora sua máscara é preta, o que significa que os efeitos da Camada de Ajuste de Curvas não serão exibidos em nenhum lugar da sua imagem. Sua imagem aparecerá da mesma forma que era sem as curvas. Agora você pode usar sua ferramenta pincel e pintar com uma cor branca para adicionar o efeito exatamente onde quiser.

Você também pode trabalhar em tons de cinza para misturar o efeito. Para fazer isso, altere a “opacidade” do seu pincel. Quanto maior a porcentagem, mais efeito o pincel terá em sua máscara.

Quando você pode usar essas máscaras? Muito frequentemente. Na verdade, à medida que a maioria das pessoas ganha experiência e confiança com curvas e máscaras, elas começam a usá-las o tempo todo. Você pode clarear/escurecer seletivamente e aumentar o contraste para todas as partes separadas de suas fotos e isso adicionará enorme profundidade e interesse a elas.

Um exemplo de curvas e mascaramento


Como um exemplo rápido do que tenho falado, e espero juntar tudo, vamos fazer algumas alterações que você pode querer fazer em uma foto externa padrão. Começamos com esta foto tirada em Monument Valley, Utah:



Esta foto tem as coisas padrão erradas que você enfrentará uma e outra vez na fotografia ao ar livre:o céu está muito claro e o elemento de primeiro plano está muito escuro. Além disso, queremos que nosso assunto se destaque um pouco mais.

Então vamos começar com o céu. O céu tem bastante brilho (talvez demais), mas quero escurecer partes dele e adicionar contraste a ele. Então eu selecionaria o céu, o que fiz usando a Ferramenta de Seleção Rápida, e criaria uma Camada de Ajuste de Curvas para escurecer as partes escuras do céu. Eu também puxaria meu ponto branco para ter certeza de que os brancos são muito brilhantes. O ajuste que fiz no céu ficou assim:



Eu gosto disso, mas o primeiro plano é muito escuro. Então, eu vou iluminá-lo ao adicionar algum contraste a ele. Eu faço isso selecionando o primeiro plano (ou eu poderia simplesmente selecionar novamente o céu e clicar em “inverse”) e criar uma Camada de Ajuste de Curvas. Depois de criá-lo, arrasto o ponto branco para a esquerda para iluminar o primeiro plano. Também puxarei o ponto preto um pouco para a esquerda para evitar que o primeiro plano pareça desbotado. A alteração que fiz ficou assim:



Isso parece muito bom. Mas, finalmente, para o meu assunto, quero apenas adicionar um pouco de contraste. Neste caso vou selecionar os monumentos e criar mais uma Camada de Ajuste de Curvas. Vou desenhar tanto o ponto preto quanto o ponto branco em direção ao centro do histograma, mas como os monumentos são escuros vou acabar puxando o ponto branco em uma quantidade maior. A mudança fica assim:



Quando termino, passei da imagem da esquerda para a da direita com apenas 3 Camadas de Ajuste de Curvas simples:



Então aí está. E isso é apenas arranhar a superfície das curvas. Observe que não usamos nenhuma curva complicada. Não entramos nos canais individuais. Nós ainda nem afetamos a cor. No entanto, acho que você concordará que a imagem à direita parece muito melhor.

Conclusão


Estes são três passos simples que o colocarão no caminho para dominar o ajuste de curvas mais tarde. Com apenas isso, você pode clarear e escurecer sua imagem, além de afetar o contraste. Mas o aspecto mais importante disso, é claro, é adicionar contraste. Apenas lembre-se de sempre aumentar a inclinação.

A partir daqui, o céu é o limite. Você pode criar muito mais camadas para afetar diferentes áreas da sua imagem. Você pode fazer alterações nos vários canais de cores da sua camada. E, claro, você pode fazer curvas complicadas.

Falaremos muito mais sobre Curvas em artigos futuros da Outdoor Photo Academy. Mas eu queria esta introdução para você começar a usá-los.