>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Visores ópticos versus eletrônicos:qual é o melhor em 2022?




Qual é melhor para fotografia, visores ópticos ou eletrônicos? É uma pergunta difícil, que vem sendo discutida há anos, mesmo quando a tecnologia EVF foi introduzida, atualizada e atualizada um pouco mais.

Neste artigo, pretendo fornecer uma visão geral completa dos OVFs versus EVFs. Abordarei os prós e contras de ambas as opções de visor e explicarei por que você pode preferir usar uma em vez da outra.

Quando eu terminar, você saberá qual tecnologia de visor você prefere e poderá decidir com confiança se EVFs ou OVFs são o caminho a seguir.

Vamos mergulhar direto.


O que é um visor?


Um visor é um dos elementos mais básicos de qualquer câmera; é o que você usa para ver a cena que planeja capturar. Quando você segura a câmera no olho, seja fotografando com uma DSLR, mirrorless, câmera de filme ou dispositivo point-and-shoot, o pequeno orifício pelo qual você olha é conhecido como visor> .

Agora, nem todas as câmeras oferecem visores. Alguns o abandonam completamente e têm apenas uma tela LCD gigante na parte de trás (na verdade, você quase certamente possui um desses modelos – um smartphone!). Mas é comum que as câmeras incluam um visor junto com a tela traseira, especialmente os modelos de nível superior projetados para entusiastas e profissionais sérios.

Por que um visor é útil?


Como a maioria das câmeras hoje em dia inclui algum tipo de tela LCD, você pode estar se perguntando:por que precisamos de visores em primeiro lugar? Não posso simplesmente compor usando o LCD traseiro?

Bem, mesmo no mundo acelerado e centrado na tecnologia de hoje, há uma infinidade de razões pelas quais você pode preferir compor suas fotos com o visor em vez da tela LCD traseira. Aqui estão alguns dos principais:
  1. A cena parece muito maior em um visor em comparação com um LCD, o que lhe dá uma melhor noção de como sua imagem ficará, melhora sua capacidade de composição etc.
  2. Pressionar e segurar a câmera contra o rosto torna as coisas mais estabilizadas.
  3. Seguir um assunto em movimento com um visor é (relativamente) fácil; seguir um assunto em movimento com um LCD muitas vezes parece impossível.



Em última análise, geralmente vale a pena comprar uma câmera com visor, especialmente se você levar sua fotografia a sério.

O que me leva aos dois tipos de visores populares hoje em dia:visores ópticos e visores eletrônicos. Vamos dar uma olhada em cada opção por sua vez.

Visores ópticos:o bom


Os visores ópticos (OVFs) usam tecnologia de décadas, mas ainda têm muitos apoiadores firmes. Seu benefício mais importante, e a razão pela qual muitos fotógrafos preferem OVFs a EVFs, é que eles apresentam uma visão não filtrada e inalterada da cena enquanto você compõe sua foto.

Olhar através de um visor óptico não é diferente de olhar através de uma janela:nada é alterado de forma alguma, forma ou forma. Um OVF permite que você veja exatamente como será sua foto, e a visualização não depende de qualquer tipo de tecnologia sofisticada para funcionar, além de mostrar um mundo claro, contrastante e real.

Na verdade, os visores ópticos funcionam mesmo se a câmera estiver desligada, da mesma forma que olhar através de binóculos, um telescópio ou até mesmo um rolo de papel toalha pode ser feito sem bateria. Consequentemente, os OVFs não têm problemas com a reprodução de cores precisas ou taxas de atualização da tela, nem lutam com pouca luz; são janelas, e seu olho está simplesmente espiando através do vidro.



A maioria dos visores ópticos também possui informações na parte inferior da tela, como uma barra de exposição, configurações principais da câmera, etc. Os OVFs também fornecem indicadores para pontos de foco, bem como guias de enquadramento.

Visores ópticos:o ruim


Visores ópticos fazem têm algumas limitações significativas, e isso pode ser decisivo (dependendo do tipo de fotografia que você gosta de tirar).

Uma das desvantagens mais importantes do OVF é que você não pode ver a imagem quando tira uma foto, um fenômeno conhecido como apagão do visor . Quando você pressiona o botão do obturador, o espelho em uma câmera DSLR vira para cima e para fora do caminho para deixar a luz passar para o sensor de imagem. Durante este processo, o OVF fica completamente escuro.



O escurecimento do visor não é muito perceptível ao usar velocidades rápidas do obturador, mas se você estiver fotografando em cerca de 1/30s ou mais lento, verá uma grande caixa em branco de nada - apenas por um breve momento ao tirar uma foto. Na maioria das situações, esse período de blecaute não vai fazer ou quebrar a fotografia, mas pode causar problemas se você estiver fotografando assuntos em movimento rápido. Nesses casos, o curto período de blecaute do visor pode ser suficiente para que seu assunto se mova um pouco.

Outra desvantagem dos visores ópticos? Eles mostram o mundo como ele realmente é, não como aparecerá na sua fotografia final. O OVF vê o que seus olhos veem, o que não necessariamente o que o sensor da sua câmera vê.

A menos que você tenha uma compreensão sólida dos modos de medição, técnicas de medição e como eles afetam sua exposição, você corre o risco de criar fotos muito claras ou muito escuras. Mas olhando através do OVF, sua visualização ficará ótima e só depois de você tirou a foto e perceberá que suas fotos estão sub ou superexpostas.


Visores eletrônicos:o bom


Alguns anos atrás, os visores eletrônicos (EVFs) não podiam competir com os visores ópticos - mas a tecnologia EVF percorreu um longo caminho e agora é usada por muitos profissionais. O que os torna tão valiosos?

Bem, um EVF é uma pequena tela de alta resolução que você segura a menos de uma polegada do seu olho. Por ser totalmente digital, ele pode mostrar uma riqueza de informações e dados - além além para uma representação da cena que você está fotografando. Você pode ver coisas como um histograma ao vivo e um nível digital, áreas de foco destacadas (ou seja, pico de foco), guias de foco e muito mais.



Além disso – e talvez o mais importante de tudo – os visores eletrônicos mostram exatamente como sua cena ficará quando fotografada, não como é o mundo na frente da lente. Portanto, os visores eletrônicos permitem que você veja instantaneamente, em tempo real, se sua foto está exposta corretamente. Dessa forma, você pode fazer ajustes rapidamente e corrigir erros de exposição antes que eles se manifestem.

Aqui está outro benefício legal dos EVFs:eles permitem que você visualize a cena em diferentes modos, incluindo Preto e branco. Configure sua câmera para o modo Monocromático e o mundo através do EVF ficará instantaneamente em preto e branco.

Em suma, os EVFs removem grande parte das suposições inerentes aos OVFs. De muitas maneiras, isso facilita muito o ato de tirar fotos, especialmente para novos fotógrafos.

Acertar a exposição foi fácil, graças ao meu visor eletrônico!

Visores eletrônicos:o ruim


Como você pode esperar, existem algumas desvantagens importantes nos EVFs. Por um lado, eles consomem muito muito de poder; câmeras que dependem de visores eletrônicos tendem a ter muito vida útil da bateria mais curta em comparação com suas contrapartes carregadas de OVF, e muitos fotógrafos que usam câmeras EVF têm o hábito de carregar baterias sobressalentes.



Além disso, embora os visores eletrônicos mostrem uma boa representação de como será sua imagem final, eles não são perfeitos. Com pouca luz, os EVFs podem ficar bastante granulados, o que é problemático para fotógrafos noturnos frequentes. E embora a clareza do EVF seja decente (e melhorando o tempo todo), há uma diferença óbvia entre EVFs e OVFs em todas situação.


EVF x OVF:qual você deve escolher?


Como muitos aspectos da fotografia, tudo se resume ao que se adequa a você e às suas necessidades como fotógrafo. Algumas pessoas preferem a precisão analógica e a clareza de um visor óptico, enquanto outras preferem os recursos de alta tecnologia oferecidos pelos visores eletrônicos. No final das contas, o que realmente importa é que você use a ferramenta certa para o trabalho.

Então, agora que você está familiarizado com a tecnologia OVF vs EVF, pergunte a si mesmo:uma opção se adapta melhor ao meu estilo de filmagem do que a outra? Se a resposta for “sim”, então, por todos os meios, vá em frente!

Agora para você:

O que você acha sobre visores ópticos versus eletrônicos? Você prefere um ao outro? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!