>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Atualizações de lâmpadas de faróis HID versus LED – Qual é a melhor?




Quando se trata de dirigir com segurança à noite, atualizar os faróis do seu carro ou caminhão com lâmpadas HID ou LED pode fazer uma diferença dramática na sua capacidade de ver longas distâncias. Dezenas de artigos e vídeos na internet comparam as duas tecnologias. Reunir informações de todos eles e percorrer a hipérbole de marketing pode levar tempo. Vamos apresentar os recursos e benefícios das luzes LED e HID para ajudá-lo a escolher a solução que funcionará melhor em seu veículo.

Os fundamentos dos sistemas de iluminação HID


Lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID) operam aplicando 80 a 90 volts através de um tubo de arco de vidro de quartzo preenchido com gás xenônio a pressões entre 70 e 700 psi, dependendo do projeto e da aplicação. A corrente que flui através do tubo de arco faz com que o mercúrio e os haletos metálicos no bulbo se ionizem em plasma e produzam uma luz brilhante.

As lâmpadas HID não acenderão (acenderão) a partir da tensão de alimentação padrão de ~85V e requerem uma tensão ainda maior para iniciar o processo de ionização. Uma voltagem inicial de 15.000 a 25.000 volts é aplicada ao tubo de arco, onde uma pequena quantidade de gás argônio ajuda a voltagem a viajar de um eletrodo para o outro e criar calor. O processo é semelhante ao modo como um pacote de bobina cria uma faísca através dos eletrodos da vela de ignição para inflamar a mistura de ar e combustível dentro do motor. O calor criado pela faísca inicia o processo de ionização do mercúrio. Na maioria das aplicações, o processo de ignição leva de 10 a 15 segundos. O processo de ignição pode ser feito mais rápido, mas isso diminuiria a vida útil da lâmpada e do reator de controle.

Como funcionam as lâmpadas LED?


Em comparação, os LEDs são mais simples do ponto de vista mecânico, mas mais complicados em termos de química. Usando um processo chamado eletroluminescência, os diodos emissores de luz são dispositivos de estado sólido que emitem luz quando a corrente na forma de elétrons que passa pelo semicondutor se recombina com buracos de elétrons e libera energia na forma de elétrons. Se você está tendo flashbacks esporádicos das aulas de química do 9º ou 10º ano, então fizemos nosso trabalho.

Ao contrário das lâmpadas HID, os LEDs não exigem nada de especial para começar e, ao contrário da crença popular, os sistemas de iluminação HID e LED consomem aproximadamente a mesma quantidade de energia quando em operação, cerca de 3,0 amperes por lâmpada.

Desvantagens das atualizações de lâmpadas HID


Embora as lâmpadas HID sejam incrivelmente brilhantes e eficientes em comparação com as lâmpadas incandescentes, seu instalador precisa encontrar um local para montar o circuito de partida e fonte de alimentação de alta tensão — um dispositivo comumente chamado de lastro. Encontrar um local de montagem sólido é fundamental para a confiabilidade a longo prazo desses componentes.

As lâmpadas HID requerem até 15 segundos para atingir sua capacidade total de saída de luz. Por esse motivo, eles não são uma solução ideal para aplicações de farol alto, onde você precisa de luz instantânea em uma situação de “flash para passar”.

Finalmente, é imperativo para a confiabilidade a longo prazo de um sistema de iluminação HID que ele seja fornecido com tensão e corrente adequadas durante o processo de inicialização. A criação da faísca>15.000 volts pode consumir até 10 amperes de corrente por lâmpada. A fiação de fábrica cada vez menor encontrada em veículos modernos, juntamente com o fato de que os faróis geralmente são deixados acesos durante o processo de partida do motor, podem dificultar o fornecimento de toda a tensão do sistema elétrico com um consumo de 10 amperes por reator.

Quando a fiação é subdimensionada, você pode descobrir que uma lâmpada não acende quando você liga os faróis. Por esta razão, os fabricantes de sistemas HID recomendam fortemente o uso de um chicote de relé dedicado e de alta qualidade com uma atualização de lâmpada HID. Conexões diretas à bateria para alimentação e aterramento, relés classificados para a alta corrente de partida do sistema e condutores de cobre de qualidade ajudarão a garantir que seus reatores funcionem de maneira eficiente e confiável.

Desvantagens das lâmpadas LED


A moda nos últimos anos tem sido usar LEDs para atualizações de lâmpadas. Como mencionamos anteriormente, os LEDs atingem sua saída total quase instantaneamente, tornando-os ideais para aplicações de farol alto e sinal de mudança de direção. O principal problema com as lâmpadas LEDs é gerenciar seu calor. Se os chips de LED na lâmpada excederem cerca de 257 graus Fahrenheit (125 graus Celsius), eles podem falhar rapidamente. Por esse motivo, as lâmpadas LED incluem aletas de resfriamento na forma de fios trançados de cobre ou tiras de alumínio para ajudar a afastar o calor dos chips de LED. Alguns projetos usam pequenos ventiladores. Contanto que a lâmpada esteja totalmente fechada em uma caixa à prova de poeira, as lâmpadas LED refrigeradas por ventilador podem funcionar bem.

Os fabricantes de lâmpadas LED têm uma grande variedade de chips de LED para usar em seus projetos de lâmpadas. O objetivo do design da lâmpada é colocar uma fonte de luz exatamente na mesma posição que você encontraria em uma lâmpada incandescente. O filamento de uma lâmpada incandescente é longo e estreito, portanto, o conjunto de LEDs deve ser semelhante para manter o padrão de feixe adequado. Um problema com as lâmpadas LED é que elas não produzem uma fonte de luz de 360 ​​graus e podem exigir ajustes e ajustes para obter um padrão de feixe satisfatório.

O HID ou LED é melhor?


Decidir qual atualização de lâmpada é melhor para o seu carro é como tentar decidir se uma Ferrari vermelha é melhor do que uma McLaren laranja. São tão diferentes quanto semelhantes. Conversamos com Chris da HIDCOR Industries, um veterano de 20 anos no setor de iluminação automotiva, sobre as opções de atualização de iluminação. Ele nos disse que inicia cada consulta perguntando ao cliente por que ele quer atualizar suas luzes. As duas respostas mais comuns são para aparência e desempenho. Se você quer aquela luz branca moderna e elegante, ele sugere que os LEDs são o caminho a seguir. Eles são fáceis de instalar e muito confiáveis. Se a visão de longa distância for o objetivo, Chris sugere uma atualização HID de 4300K ​​(cor OEM) ou 6000K (branco puro) juntamente com um chicote elétrico dedicado para fornecer cada grama de saída possível. A atualização da HID é mais complexa, pois os reatores e o chicote precisam ser instalados corretamente, portanto, pode ser um pouco mais caro quando a poeira baixar.

Chris explicou seu raciocínio para HID sobre LED para necessidades de iluminação de longa distância, mas deixaremos isso para outro artigo em outro momento. Enquanto isso, se você estiver interessado em melhorar sua capacidade de enxergar à noite com segurança, visite seu revendedor local especializado em aprimoramentos móveis e pergunte sobre as lâmpadas HID e LED disponíveis para o seu veículo.